Colas!!!!

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
FredNogueira
Posts: 103
Joined: Wed Jan 28, 2009 9:31 pm

Colas!!!!

Post by FredNogueira » Mon Nov 02, 2009 10:37 pm

Ola a todos..

Nesta minha introdução do modelismo o que mais tem complicado é a utilização dos materias correctos.

estas são as colas que de momento eu possuo:

a 1ª cola que comprei. Dificil de utilizar pra peças mais pequenas
PB020060.JPG
PB020060.JPG (96.95 KiB) Viewed 6070 times
uma cola da revell que comprei pra plasticos e com pincel(que ajuda muito para uma correcta aplicação)
PB020055.JPG
PB020055.JPG (103.56 KiB) Viewed 6070 times
uma cola da revell com pincel recomendada numa loja do porto para a aplicação dos vidros principalmente(mas muito espessa e de dificil aplicação pois ao retirar do frasco faz um efeito esquesito, mas pra explicar melhor, é como retirar uma fatia de pizza e faz aquele efeito do queijo derretido vindo aquele fio atras)
PB020054.JPG
PB020054.JPG (119.1 KiB) Viewed 6070 times

a ultima cola que comprei no ElCorte. tem uma grande precisão graças à fluidez correcta e ao pincel com o tamanho adequado pra escala que trabalhei.
PB020058.JPG
PB020058.JPG (115.75 KiB) Viewed 6070 times
O melhor resultado que obti foi com a ultima cola da tamyia, muito facil de aplicar e com um bom poder de colagem. No entanto reparei que ao aplicar a cola, a tinta reage com a mesma, e em qualqer uma das colas :? ou seja, por exemplo, o simples colar de uma antena torna-se um momento de grande tensão pois pode lá ficar uma marca e para sempre se antena se deslocar.... outro promenor é a reação com os decalques.. presumo que deve ser um risco enorme colar seja o que for por cima de um decalque.
para a colocação de por exemplo das escovas nos vidros, nos 2 primeiros modelos utilizei um verniz:
PB020066.JPG
PB020066.JPG (128.23 KiB) Viewed 6070 times
Confesso que o resultado foi muito bom e não sei porque raio fui mudar de tecnica no meu ultimo modelo :x

Em jeito de conclusão pergunto ao pessoal que colas em concreto utilizam e se existe alguma que não reaja com as tintas?!
A partir dos meus proximos modelos pretendo colocar por exemplo os feixos dos capots, a utilização do verniz será a opção mais valida pra não reagir com os decalques?!
Ainda estou muito confuso em relação às colas....

Abraços

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Colas!!!!

Post by borntobedevil » Mon Nov 02, 2009 10:50 pm

Fred eu sempre utilizei a Revell como a fina que tu tens, mas com aplicador de tubo, mas há pouco tempo decidi experimentar a Tamiya que tu também experimentaste, que perfiro para peças mais pequenas pela sua rápida secagem, utilizando a revell para colagens onde exista mais contacto e precisem uma colagem mais forte.

- Com as tintas e decalques todas as colas são um risco!
- Utilizo muito também a "Super cola" para peças pequenas
- para vidros a vulgar cola branca de madeira em preço qaulidade bate todas as outras e se "borrares" um pouco o vidroseca transparente
- Tenho sempre cuidado para que os sítios de contacto, não tenham tinta, decalques e especialmente cromados, no caso que das antenas e retroviõres faço sempre um furo para que a colagem seja mais ressistente

Penso que é tudo, ou é pelo menos o que me lembro, mas isto é para 1/24!!!! :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Luis Pacheco
Posts: 534
Joined: Sun Sep 12, 2004 11:25 am
Location: Ponta Delgada, Açores

Re: Colas!!!!

Post by Luis Pacheco » Mon Nov 02, 2009 10:56 pm

A cola extra thin da Tamiya funciona por capilaridade. É indicada para o pessoal dos aviões para colar as duas metades das fuselagens. A cola escorre pelas ranhuras e funde o plástico garantindo uma colagem bastante forte.

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Colas!!!!

Post by borntobedevil » Mon Nov 02, 2009 10:59 pm

Luis Pacheco wrote:A cola extra thin da Tamiya funciona por capilaridade. É indicada para o pessoal dos aviões para colar as duas metades das fuselagens. A cola escorre pelas ranhuras e funde o plástico garantindo uma colagem bastante forte.
A Revell fina funciona da mesma maneira.
Fred uma coisa que me tinhas esquecido, usa sempre pouca cola, pois o usares muita não quer dizer uma melhor colagem!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

FredNogueira
Posts: 103
Joined: Wed Jan 28, 2009 9:31 pm

Re: Colas!!!!

Post by FredNogueira » Mon Nov 02, 2009 11:45 pm

borntobedevil wrote:
Luis Pacheco wrote:A cola extra thin da Tamiya funciona por capilaridade. É indicada para o pessoal dos aviões para colar as duas metades das fuselagens. A cola escorre pelas ranhuras e funde o plástico garantindo uma colagem bastante forte.
A Revell fina funciona da mesma maneira.
Fred uma coisa que me tinhas esquecido, usa sempre pouca cola, pois o usares muita não quer dizer uma melhor colagem!

Devil
Sim a cola da tamiya é a que consigo aplicar melhor, mas quando têm que colar algo por cima de um decalque, como o fazem?! digo isto porque no ultimo modelo(focus) ao colar a "asa" traseira, reparei que na pouca cola que chegou ao decalque, este parece ter reagido à cola. mas tambem pode ser impressão minha..
A parte de colar as peças mais pequenas e finais ainda é um dos meus muitos grandes quebra-cabeças....

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: Colas!!!!

Post by nuno22467 » Mon Nov 02, 2009 11:53 pm

Olá,
Das colas que apresentaste, eu uso a cola da Tamiya em gel (1a. foto) para colar foto-incisões em superfícies: ao contrário da super-cola 3, não esfuma mas a quantidade a aplicar tem de ser mínima. Também se pode fazer com Tamiya «Clear» X-22 (não o diluente que colocaste na foto :wink: ), mas a colagem não é tão garantida a longo prazo.
Para as peças transparentes e papeis para detalhar, apenas uso cola branca própria para marcenaria, daqueles boiões à venda na drogaria: para facilitar a aplicação verto o conteúdo num tubinho com bico aplicador, idêntico ao «Craft Bond» da Tamiya, (que aliás não é mais do que cola branca 10x mais cara).
Para o plástico dos kits não prescindo da «Contacta» de agulha da Revell. Para todas as outras peças, ex: fios, metais, outros plásticos, etc vai tudo corrido a super-cola 3.
E conforme já foi dito, nenhuma cola gosta de decalques, excepto talvez um pingo de verniz.
Boas colagens,
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
Pedro Miguel Costa
Posts: 1306
Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
Location: sintra

Re: Colas!!!!

Post by Pedro Miguel Costa » Tue Nov 03, 2009 12:32 am

Boas

Todas essas colas que tu tens são boas dependendo da finalidade ,para a asa do focus como ela é cola no oculo traseiro devias ter usado aquela do efeito queijo :D caso contrario correste o risco do vidro ficar com uma mancha branca

Para as antenas eu faço como o devil,um furo e para colar por cima dos decalques ( normalmente são piscas e peças muito pequenas ) uso verniz

Tens que ter o cuidado de tirar a tinta na zona a colar,senão acontece uma reação das tintas

Um abraço
Attachments
DSC08524.JPG
DSC08524.JPG (144.31 KiB) Viewed 6046 times

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Colas!!!!

Post by Adolfo » Tue Nov 03, 2009 10:42 am

eu uso da revell para quase tudo excepto em:
- peças que quero que fiquem "logo" coladas uso a super cola mas para aplicar deito umas gotas num bocado de madeira ou plástico e depois com um palito tiro um pouco e meto no local a colar.
- vidros, farois, espelhos... utilizo cola de madeira, mais uma vez coloco com um palito uma pequena quantidade e deixo secar de um dia para o outro, esta cola depois de seca fica trasparente.

como já foi dito para bons resultados é utilizar pouca cola e ao colar várias peças colar antes de pintar pois com tinta quase semper a tinta vai "borrar".

Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

FredNogueira
Posts: 103
Joined: Wed Jan 28, 2009 9:31 pm

Re: Colas!!!!

Post by FredNogueira » Tue Nov 03, 2009 4:10 pm

Isto aqui é só pessoal porreiro :D
Ainda ando um pouco a nadar mas já começo a assimilar e a perceber melhor umas coisitas.. Graças a vossas ajudas e às minhas "cabeçadas". :wink:
ok, tenho de usar menos cola e dosear com o palito. pouca cola mas boa..
Tenho tambem de comprar cola de madeira :wink:

agora do que o nuno falou que da foto (X-20A) expliquem-me por favor.. eu pedi um verniz na loja e não me venderam um verniz?!?!? 8) :oops:

Eu sei que deve ser muito seca estarem a falar de coisas tão basicas, mas dá-me uma ajuda do craças :D

É que estou a começar mesmo do zero

Obrigado a todos..

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Colas!!!!

Post by borntobedevil » Tue Nov 03, 2009 4:14 pm

FredNogueira wrote:
agora do que o nuno falou que da foto (X-20A) expliquem-me por favor.. eu pedi um verniz na loja e não me venderam um verniz?!?!? 8) :oops:
As referências não as sei, mas a foto que tu mostras é de diluente acrílico! :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Colas!!!!

Post by Adolfo » Tue Nov 03, 2009 4:25 pm

O que tu tens na foto X-20A é diluente, serve para diluir as tintas tamiya, o verniz tem como referência X-22, mas não vale a pena colar coisas com verniz, as colas que tens mais a super cola e cola de madeira chegam para tudo.
Estás á vontade em perguntar, eu tambem já passei pelo mesmo :)
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

FredNogueira
Posts: 103
Joined: Wed Jan 28, 2009 9:31 pm

Re: Colas!!!!

Post by FredNogueira » Tue Nov 03, 2009 4:37 pm

Adolfo wrote:O que tu tens na foto X-20A é diluente, serve para diluir as tintas tamiya, o verniz tem como referência X-22, mas não vale a pena colar coisas com verniz, as colas que tens mais a super cola e cola de madeira chegam para tudo.
Estás á vontade em perguntar, eu tambem já passei pelo mesmo :)
Adolfo
Fui enganado!!!! :oops: 8) Ou quem me atendeu percebia menos que eu :D

Obrigado

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Colas!!!!

Post by Adolfo » Tue Nov 03, 2009 5:20 pm

A que lojas fostes??
Existe muitas coisas que mais vale comprar pela net.
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

Post Reply