Fazer decalques

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
model43
Posts: 211
Joined: Mon Sep 24, 2007 4:36 pm
Location: Portugal
Contact:

Fazer decalques

Post by model43 » Fri Feb 26, 2010 2:11 pm

Ola a todos, neste momento estou liso e preciso imenso de me dedicar a uma maneira de fazer decalques ca em casa para criar decoraçoes para viaturas de amigos que correm, alguém me pode ajudar?
Que tipo de programas usam para os desenhar?
Como é que os importam do original at´+e criar o decalque em si mesmo?
Para imprimir que tipo de impressora é preciso?
E já agora, se eu scnanear uma folha de decalques, poderei imprimi-la numa outra folha para decalques vazia? Isto resultara!!
Venham ideias, livros que possa comprar para me orientar neste tema, experi~encias que possa fazer.
Obrigado
Alexandre

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Fazer decalques

Post by FSousa » Fri Feb 26, 2010 8:02 pm

Olá, se procurares um pouco por aqui já muito foi falado acerca de fazer decalques.
No entanto penso que não irás retirar muito lucro disso (fazer para vender), mesmo para pilotos.
Eu por vezes faço alguma coisa, mas por carolice, pois o lucro não compensa o tempo despendido sequer a fazer uma decoração, tenho modelos que demoraram cerca de 40 horas, se levares 5€/h = 200 €, se levares 3€/h=120... por uma semana de trabalho... :doubt:
Talvez compensaria se se fizesse umas centenas.
Embora as decorações variem umas das outras, umas mais simples que outras, existem sempre situações difíceis de reproduzir no PC.
O programa que uso é o Corel, é poderoso, mas exige "uma curva de aprendizagem" que varia de pessoa para pessoa.
Para imprimir, Impressora laser, mas nem todas servem perfeitamente.
Estas impressões requerem o branco à parte, que não imprime.
Talvez para teres uma ideia mais correcta, as decalcomanias são feitas em serigrafia, como estampar camisolas ou tecido.
Se conheceres alguém que tenha uma estamparia pede um orçamento para uma ou duas decorações, até te arrepias !
Por carolice, ainda vá lá, para ganhar algum com isso, "tira o cavalinho da chuva". 8)
A tudo isto ainda acresce a trabalheira de desmontar, decapar, pintar e voltar a montar os modelos. :oops:
Se assim fosse estaria rico! :D
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

model43
Posts: 211
Joined: Mon Sep 24, 2007 4:36 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Fazer decalques

Post by model43 » Sat Feb 27, 2010 2:44 am

Não quero ganhar dinheiro com isso, quero é fazer versões muito especiais que me pediram, e outras que eu pretendo fazer para mim, neste caso específico dos decalques não se destina a fazer em séries, mas sim também aprender um pouco e poder fazer as decorações que não há no mercado.
De qualquer forma obrigado pela resposta, talvez com esse programa e com uma ajuda informática talvez, um dia , chegue lá.
Cumprimentos,
Alexandre

User avatar
tunyco
Posts: 167
Joined: Sat Sep 09, 2006 6:25 pm
Location: Famalicão

Re: Fazer decalques

Post by tunyco » Thu Apr 29, 2010 10:56 pm

Nao sei se já resolveu o problema dos decalques, mas de qualquer forma da uma olhada nesse link:
http://www.f1m.com/main/forum/viewtopic ... 13&t=13097" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços

Post Reply