Como fazer um pequeno molde com Mascol.

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Como fazer um pequeno molde com Mascol.

Post by FSousa » Sun Mar 14, 2010 3:58 pm

Olá a todos.
Alguém conhece um produto chamado Mascol, penso que era da Revell ou da Humbrol e é usado para fazer máscaras para as pinturas ?
É um liqudo "meio roxo" que depois de seco parece borracha, alguém sabe onde posso comprar isso cá em Portugal ?
Um abraço.
FSousa.
Last edited by FSousa on Fri Mar 19, 2010 6:26 pm, edited 1 time in total.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Mascol.

Post by art » Sun Mar 14, 2010 4:11 pm

Eu ainda tenho um frasco disso, que comprei há já muitos anos. Não sei é onde... :roll:

Eu não me dei nada bem com aquilo. Retornei logo à fita adesiva.

Art

User avatar
Luis Pacheco
Posts: 534
Joined: Sun Sep 12, 2004 11:25 am
Location: Ponta Delgada, Açores

Re: Mascol.

Post by Luis Pacheco » Sun Mar 14, 2010 6:31 pm

O Maskol é da Humbrol.
Image

Comprei um mas não fiquei muito satisfeito. Aplicado sobre tinta deixa um certo resíduo e o cheiro a amoníaco também não é muito agradável.

Agora uso esta máscara líquida da Hobbico. Não larga cheiro e não deixa qualquer vestígio nas peças pintadas

Image

User avatar
Starr
Posts: 113
Joined: Wed Nov 18, 2009 2:53 am

Re: Mascol.

Post by Starr » Mon Mar 15, 2010 1:06 am

Olá amigos,

Existe um produto aqui nos EUA que se chama "Silly Putty", que é uma massa de modelar. Pode ser usada para fazer máscaras em áreas de difícil acesso do modelo. Não deixa resíduo após a retirada e o que é melhor: pode ser reutilizada várias vezes sem problemas! A embalagem é em formato de um pequeno ovo.

Saudações,

Starr

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Como fazer um pequeno molde com Mascol.

Post by FSousa » Fri Mar 19, 2010 6:45 pm

Olá Modelistas.
Como há dias perguntei se alguém conhecia o Mascol e onde o podia comprar, agradeço desde já as ajudas que me forneceram, obrigado a todos.
No entanto as alternativas que me forneceram ficaram em segundo plano pois numa deslocação que fiz ao Porto, Basar Paris, onde comprei um frasco de "color stop" da Revell, que está estagado, ou seja está "empastado" mas que segundo me disseram ou trocam ou devolvem-me o dinheiro.
No entanto como sou cliente de um establecimento de material para belas artes, também no Porto, passei por lá e expliquei o que pretendia.
Então mostraram.me isto por 6,50€:
1 Latex liquido [640x480].JPG
1 Latex liquido [640x480].JPG (32.79 KiB) Viewed 8119 times
2 Latex liquido [640x480].JPG
2 Latex liquido [640x480].JPG (75.25 KiB) Viewed 8119 times
É um produto identico ao mascol, até no cheiro.
E para é que eu quero isto?
É que para além de sr usado para mascarar pinturas pode ser usado para um "desenrrasque" de um molde pequeno e simples.
Para isso tenho estes espelhos que pretendo copiar, colo-os com supercola num chapa metálica.
3 Espelhos a copiar [640x480].jpg
3 Espelhos a copiar [640x480].jpg (42.12 KiB) Viewed 8119 times
Apliquei uma camada deste latéx de modo a preencher até um pouco mais à sua volta e por cima e deixo secar mais de 24 horas.
4 Espelhos tapados com latex [640x480].jpg
4 Espelhos tapados com latex [640x480].jpg (31.05 KiB) Viewed 8119 times
Quando vir que está seco coloco um pouco de gaze das feridas e dou mais uma camada de latéx por cima e deixo novamente secar (poderia acelerar este processo usando um secador de cabelo)
5 Refrço com gase [640x480].jpg
5 Refrço com gase [640x480].jpg (54.7 KiB) Viewed 8119 times
Depois de seco novamente é só descolar com cuidado e retirar, fica assim.
6 Molde concluido [640x480].jpg
6 Molde concluido [640x480].jpg (44.1 KiB) Viewed 8119 times
Depois de retirar os espelho que copiei, com uma espatua aplico massa de poliester, que depois de seco retiro.
7 Molde com massa [640x480].jpg
7 Molde com massa [640x480].jpg (44.18 KiB) Viewed 8119 times
Então aqui teem um processo simples para se copiar péças pequenas e não queremos estar a perder muito tempo a construir um molde com borracha de silicone.
8 Molde latex fim [640x480].jpg
8 Molde latex fim [640x480].jpg (65.58 KiB) Viewed 8119 times

Também para pinturas em que precisamos de isolar areas e não queremos ou podemos isolar com fita serve perfeitamente.
9 Latex aplicado [640x480].JPG
9 Latex aplicado [640x480].JPG (55.99 KiB) Viewed 8119 times
Aplica-se um pouco na àrea que se pretende.
10 Latex pintado [640x480].JPG
10 Latex pintado [640x480].JPG (67.61 KiB) Viewed 8119 times
Deixa-se secar e pinta-se.
Segundo diz no rótulo deve-se retirar antes da tinta secar completamente, mas eu tirei depois de seca.
11 Latex retirado [640x480].JPG
11 Latex retirado [640x480].JPG (67.38 KiB) Viewed 8119 times
Ficando assim.

Um grande abraço.
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Re: Como fazer um pequeno molde com Mascol.

Post by valdispert » Fri Mar 19, 2010 7:26 pm

Uma lata de litro de látex custa 5 euros (preço de um frasco de Maskol) na loja onde compro borracha de silicone e a resina, pode ser que encontres por aí também. Tenho usado para fazer moldes de peças com pouco detalhe e para isolar partes de peças para pintura, mas é um material versátil.

http://www.youtube.com/watch?v=h5ozmmKQeIo" onclick="window.open(this.href);return false;

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Como fazer um pequeno molde com Mascol.

Post by FSousa » Fri Mar 19, 2010 11:38 pm

valdispert wrote:Uma lata de litro de látex custa 5 euros (preço de um frasco de Maskol) na loja onde compro borracha de silicone e a resina, pode ser que encontres por aí também. Tenho usado para fazer moldes de peças com pouco detalhe e para isolar partes de peças para pintura, mas é um material versátil.

http://www.youtube.com/watch?v=h5ozmmKQeIo" onclick="window.open(this.href);return false;
Muito obrigado pelo esclarecimento =D> =D> =D> =D> =D> , por acaso até mais esclarecedor que o tempo que eu perdi a dar (e fotografar) este exemplo para uns simples espelhos que até pode ser usado para outras pequenas peças.
Quase que poderia citar um ditado que é o seguinte. "depois do baptizado feito, não faltam padrinhos" :D
Muito obrigado, é por estes exemplos que este forum está, como está.
OBRIGADO!
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Re: Como fazer um pequeno molde com Mascol.

Post by valdispert » Mon Mar 22, 2010 2:00 am

Deve-me estar a escapar qualquer coisa porque não percebi bem essa reacção. O meu comentário anterior foi no sentido de alertar para o facto de que em alternativa a uma bisnaga de 100ml (?) de látex por 6.50 euros numa loja de belas artes, encontra por menos do que isso uma lata de litro do mesmo produto nas lojas onde compra a resina e borracha de silicone, adequado para fazer cópias de peças simples. Se a informação não lhe é útil ou a minha participação não lhe agrada, tem bom remédio, é passar à frente e procurar uma alternativa mais do seu agrado.

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Como fazer um pequeno molde com Mascol.

Post by art » Mon Mar 22, 2010 6:32 am

valdispert wrote:Deve-me estar a escapar qualquer coisa porque não percebi bem essa reacção. O meu comentário anterior foi no sentido de alertar para o facto de que em alternativa a uma bisnaga de 100ml (?) de látex por 6.50 euros numa loja de belas artes, encontra por menos do que isso uma lata de litro do mesmo produto nas lojas onde compra a resina e borracha de silicone, adequado para fazer cópias de peças simples. Se a informação não lhe é útil ou a minha participação não lhe agrada, tem bom remédio, é passar à frente e procurar uma alternativa mais do seu agrado.
Penso que o comentário "amargo" do Fernando não foi dirigido a ti, pois deste uma dica muito importante.

A malta mais participativa está um pouco desiludida com a "estagnação" do Fórum.
Tu dás dicas excelentes e o teu contributo tem sido muito valioso.

Mas o Fernando dirá de sua justiça.

Abraço

Art

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Como fazer um pequeno molde com Mascol.

Post by FSousa » Tue Mar 23, 2010 12:33 am

Caro valdispert, realmente está-lhe a escapar alguma coisa. :D
Os seus comentários são alternativas muito generalistas, embora muito úteis para quem tenha falta de imaginação. 8)
O latéx liquido custa um pouco mais que 5 € (a não ser que esteja a ficar fora de prazo), mas mesmo a 10€ mais os portes ainda seria compensatório comprar, realmente.
Mas o que eu pretendi neste meu simples e pequeno exemplo era mostrar um processo que EU utilizei e que pode ser usado por qualquer um que pretenda copiar uma pequena peça para os seus modelos.
Muito diferente que uma simples pesquisa no Youtube é, eu, o Sr. ou alguém apresentar um tipo de trabalho ou processo feito por nós, mesmo que baseado ou copiado por esses videos, que muitas vezes não são mais que simples publicidade a determinados produtos. :D
Como aquela "mistela marada" que o Sr. apelidou (mas muito eficiênte :shock: ), a massa consistente, quando expus como fiz um molde duplo, eu não pretendi qualquer tipo de "louros" por aquilo que apresentei, exponho e pronto mas no sentido de explicar aos outros aquilo que EU faço e quando entender que não devo partilhar mais nada, não partilho.
Da sua parte, pelo que entendi (pesquisando pelos seus trabalhos/comentários neste Forum) resumem-se a pouca partilha "pessoal", sabendo que é dos que fazem dioramas militares, tinha(mos) muito interesse que nos presenteasse com os SEUS exemplos técnicos.
Eu pelo menos teria muito a aprender pois admiro os vossos trabalhos e as vossas técnicas. :D
Por favor, não leve a mal, não pretendia isso, mas 105 vizualizações em 3 dias, é sinal que alguém aproveitou o meu exemplo e para mim isso basta. :wink:
Um grande abraço.
FSousa
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Re: Como fazer um pequeno molde com Mascol.

Post by valdispert » Tue Mar 23, 2010 1:36 am

Bem me parecia que a sua reacção era prenúncio de choradeira, a habitual lenga-lenga que mais cedo ou mais tarde surge nestas coisas dos modelismos na Internet. Sendo assim reitero que, se não está contente com o conteúdo ou com a forma da minha participação, tem bom remédio, o que não falta são outros fóruns e outras fontes de informação mais ao seu jeito. Pelo menos tentei acrescentar alguma coisa, ao contrário dos restantes 800 e tal membros registados neste fórum (ou dos cento e tal que o visualizaram?), que não fizeram qualquer comentário ao seu trabalho. Imagino que agora lhes vai demonstrar também o seu desagrado, usando de mais algum sarcasmo - sempre constructivo.
A única coisa acertada que disse foi em relação ao preço da borracha de látex. De facto, o preço de uma lata de litro na DinisSantos não é de 5 euros, é 8€.

O colega Art foi um bom exemplo de como se pode estar predisposto a entender algo de uma maneira ou de outra oposta, agradeço-lhe pela sua intervenção.

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Como fazer um pequeno molde com Mascol.

Post by art » Tue Mar 23, 2010 6:15 am

Eu é que, ao que parece, não tinha entendido.

Peço desculpa ao Fernando e ao Francisco, pelo facto.

Art

Post Reply