Finalizar modelo: incluí dúvidas de maçarico!

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
RedTurtle
Posts: 8
Joined: Tue Apr 01, 2008 10:35 pm

Finalizar modelo: incluí dúvidas de maçarico!

Post by RedTurtle » Wed Jun 16, 2010 4:29 pm

Olá a todos

Estou quase a finalizar o modelo que comecei praí há um ano... e agora que estou na recta final queria colocar algumas questões para conseguir o melhor resultado possível (que mesmo assim não vai ser grande coisa):

1. Queria polir um pouco a carroçaria para disfarçar uma pintura medíocre. Deverei faze-lo antes de aplicar os decalques e as peças finais (retrovisores, faróis, etc)? Ou faço apenas quando estiver tudo pronto?

2. Horas a ler este forum e ainda não percebi muito bem o que aplicar para proteger os decalques. E essa aplicação é quando? No final de tudo? Antes de polir?

3. Finalmente, que produtos utilizar para polir e proteger os decalques? Se for só um melhor ainda :wink:

Desde já obrigado.

RedTurtle
Posts: 8
Joined: Tue Apr 01, 2008 10:35 pm

Re: Finalizar modelo: incluí dúvidas de maçarico!

Post by RedTurtle » Wed Jun 16, 2010 4:30 pm

Agora que vejo a minha data de registo vejo que já comecei o modelo há mais de 2 anos, mas devagar se vai ao longe :P

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: Finalizar modelo: incluí dúvidas de maçarico!

Post by nuno22467 » Wed Jun 16, 2010 10:57 pm

Viva,
Gostava de poder ajudar, mas não há respostas prontas para o teu questionário.
Creio que o melhor é colocares umas fotos do teu trabalho, assim surgem logo sugestões e soluções!
Abraço,
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
Rui Mendes
Posts: 496
Joined: Tue Dec 02, 2008 2:28 pm
Location: Setúbal

Re: Finalizar modelo: incluí dúvidas de maçarico!

Post by Rui Mendes » Thu Jun 17, 2010 8:38 am

Pois é, sem fotos é complicado.
Mas a ordem de trabalhos de um modo genérico será primeiro tratar da pintura e só depois dos decalques.
para polimento uso massa de polir para automovel 1:1 (à venda nos supermercados) e polish da tamiya.
Para proteger os decalques, uso verniz.

Espero ter ajudado, pelo menos um pouco :)
O modelismo para mim não tem segredos. Tem é muitas técnicas desconhecidas...

RedTurtle
Posts: 8
Joined: Tue Apr 01, 2008 10:35 pm

Re: Finalizar modelo: incluí dúvidas de maçarico!

Post by RedTurtle » Thu Jun 17, 2010 8:58 pm

Não pus fotos porque pensei que não fossem acrescentar grande coisa e ainda por cima não percebo nada desta máquina mas aqui vão...

Anyway, aquilo que não se vê são riscos finos no capot, alguma imperfeições na pintura... e é isso que eu queria disfarçar. Por outro lado também não queria alargar-me muito porque preciso de acabar um kit :D
Attachments
IMG_6074 (Large).jpg
IMG_6074 (Large).jpg (75.96 KiB) Viewed 5663 times
IMG_6065 (Large).jpg
IMG_6065 (Large).jpg (66.74 KiB) Viewed 5663 times

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: Finalizar modelo: incluí dúvidas de maçarico!

Post by nuno22467 » Thu Jun 17, 2010 9:43 pm

Boas,
Tens aí um belo modelo.
Há massa de polir própria para kits, eu uso o «Compound» fino da Tamiya e o Model Wax da Revell, mas em termos genéricos, qualquer massa de polir fina para automóvel também dá.
Para tirar pequenos riscos, aplica um pouco nas superfícies e espalha suavemente com movimentos circulares. Não coles ainda os espelhos, pára-choques e outras peças frágeis. Depois puxas o brilho com uma flanela, sempre muito suavemente.
O Model Wax da Revell é uma massa de polir finíssima para acabamento. Aplica-se da mesma forma, depois do kit finalizado, para dar um brilho extra (e tirar dedadas, também :D ).
Quanto aos decalques, deixa-os para o fim de tudo. Depois da carroçaria pronta e bem limpa, aplica os decalques normalmente. Para selar bem há quem use verniz, não sei se estás bem familiarizado com esta técnica, mas deixo-te uma solução simples e sem perigo: dá uma pincelada com cera acrílica líquida para pedra (Pronto, Future Wax, etc).
Vai colocando mais fotos!
Abraço,
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

RedTurtle
Posts: 8
Joined: Tue Apr 01, 2008 10:35 pm

Re: Finalizar modelo: incluí dúvidas de maçarico!

Post by RedTurtle » Fri Jun 18, 2010 9:56 pm

Obrigado pelos conselhos! Já encomendei a massa de polir a um colega meu e vamos ver como fica. Entretanto já comecei outro modelo que se calhar vou por na secção de trabalhos em progresso porque também preciso de uma ou outra dica...

Post Reply