BOAS CAROS AUTOMODELISTAS
tenho aqui umas duvidas que me presistem ao fim de alguns anos e modelos
e por isso necessito da ajuda dos modelistas mais experientes deste forum
quais os passos a seguir e que materiais utilizados a seguir ao primario e à pintura da carroceria?
a seguir à pintura quanto tempo espero pra polir e qual a tecnica e material utilizado?
depois de polir verniz ou aplicação de decalques?
que verniz utilizar pra nao danificar os decalques???
obrigado desde ja pelas vossas respostas
PINTURA POLIMENTO E ENVERNIZAMENTO DE CARROÇARIA
PINTURA POLIMENTO E ENVERNIZAMENTO DE CARROÇARIA
tenho 34 anos.faço modelismo desde os 15anos.o meu primeiro modelo foi um helicopetro apache.mas os carros de rallyes sao a minha verdadeira paixão.
- Rui Mendes
- Posts: 496
- Joined: Tue Dec 02, 2008 2:28 pm
- Location: Setúbal
Re: PINTURA POLIMENTO E ENVERNIZAMENTO DE CARROÇARIA
Olá Voodoo
Vou tentar explicar como costumo fazer.
A primeira regra a observar é que este metodo resulta comigo e não quer dizer de modo nenhum que seja a verdade universal sobre como pintar.
1º colo todas as peças que devem ser coladas e/ou que acho que se as colar me facilitam o trabalho na montagem. Aplico betume que deve ser aplicado e removo as marcas dos moldes e excesso de betume (após decagem deste).
2º lixo as peças com lixa de água muito fina grade 1000 ou mais. O objectivo é para alem de retirar qq residuo de gordura do desmoldante, é uniformizar a superficie que não foi lixada anteriormente e a que já conheceu a lixa.
3º Aplico primário para preparar a superficie para a aplicação da tinta e para ver se existem correcções a fazer. Por norma uso primario cinza pois é da cor do betume. Se a pintura for clara, branco, amarelo por ex aconselho a usar primario branco. Aconselho tb a usar primário em peças finas ou peças que tenham duas cores, clara por fora e escura por dentro por ex.
Após a aplicação do primário, sejam lá quantas demãos forem, lixo tudo com uma lixa de água muito fina (grade 1000 ou mais) sempre com muita água e com cuidado para não chegar ao plastico. A ideia desta operação é que a superficie fique o mais lisa possivel.
4º tinta para cima! por norma uso aerografo, mas usando os sprays a coisa não difere muito. Começar pelos sitios de pior acesso e a primeira camada é muito ligeira. Aumentar gradualmente a quantidade de tinta e por norma dou 4 ou 5 camadas.
Se tudo correr bem deverá haver uma superficie que não necessita de grandes correcções, se a pintura for metalizada será muito complicado lixar para corrigir.
Nesta fase há quem espere um mês antes de fazer mais qq coisa. eu espero uma a duas semanas. Vou sempre entretendo-me com outras coisa.
Se for necessário corrigir, por norma lixo com um conjunto de lixas que tenho que começam no 3000 e acabam no 12000. mas só nos locais a corrigir.
5º Decalques.
6º verniz. Aqui isto dá pano para mangas. Vou abreviar. Uso em cima dos decalques verniz aplicado com aerografo. Por norma tamiya acrlicico e até agora não tive qq problema. De facto considero este verniz o mais seguro de usar no entanto pode de precisar de muitas camadas para que possamos lixar e ou polir com segurança.
Tambem já usei spray, mas não gosto muito pois não me dá o controlo que gosto de ter. Ultimamente uso verniz bi-componente que é o verniz usado na industria automovel. Quando corre bem, não há melhor. Quando corre mal...é modelo para o lixo.
7º Após secagem vem outra vez a história da correcção onde e só nos locais necessários e para finalizar massa de polir fina.
para um acabamento "full extras" tb se pode usar cera para e apenas para dar lustro ao modelo terminado.
Este metodo resulta comigo de um modo geral são estas as instrucções que sigo. Por vezes abrevio um pouco mas por norma dou-me bem com este metodo.
Há quem se renda aos sprays e tenha optimos resultados e mais rapidamente que eu. Acho que é mesmo uma questão de testar para ver qualo metodo que te dá melhores resultados.
Como dica final, procura neste forum por este tema pq acho que já foi abordado e certamente há mais opiniões e certamente melhores explicações que esta.
Espero ter ajudado.
Fica bem e bom trabalho.
Vou tentar explicar como costumo fazer.
A primeira regra a observar é que este metodo resulta comigo e não quer dizer de modo nenhum que seja a verdade universal sobre como pintar.
1º colo todas as peças que devem ser coladas e/ou que acho que se as colar me facilitam o trabalho na montagem. Aplico betume que deve ser aplicado e removo as marcas dos moldes e excesso de betume (após decagem deste).
2º lixo as peças com lixa de água muito fina grade 1000 ou mais. O objectivo é para alem de retirar qq residuo de gordura do desmoldante, é uniformizar a superficie que não foi lixada anteriormente e a que já conheceu a lixa.
3º Aplico primário para preparar a superficie para a aplicação da tinta e para ver se existem correcções a fazer. Por norma uso primario cinza pois é da cor do betume. Se a pintura for clara, branco, amarelo por ex aconselho a usar primario branco. Aconselho tb a usar primário em peças finas ou peças que tenham duas cores, clara por fora e escura por dentro por ex.
Após a aplicação do primário, sejam lá quantas demãos forem, lixo tudo com uma lixa de água muito fina (grade 1000 ou mais) sempre com muita água e com cuidado para não chegar ao plastico. A ideia desta operação é que a superficie fique o mais lisa possivel.
4º tinta para cima! por norma uso aerografo, mas usando os sprays a coisa não difere muito. Começar pelos sitios de pior acesso e a primeira camada é muito ligeira. Aumentar gradualmente a quantidade de tinta e por norma dou 4 ou 5 camadas.
Se tudo correr bem deverá haver uma superficie que não necessita de grandes correcções, se a pintura for metalizada será muito complicado lixar para corrigir.
Nesta fase há quem espere um mês antes de fazer mais qq coisa. eu espero uma a duas semanas. Vou sempre entretendo-me com outras coisa.
Se for necessário corrigir, por norma lixo com um conjunto de lixas que tenho que começam no 3000 e acabam no 12000. mas só nos locais a corrigir.
5º Decalques.
6º verniz. Aqui isto dá pano para mangas. Vou abreviar. Uso em cima dos decalques verniz aplicado com aerografo. Por norma tamiya acrlicico e até agora não tive qq problema. De facto considero este verniz o mais seguro de usar no entanto pode de precisar de muitas camadas para que possamos lixar e ou polir com segurança.
Tambem já usei spray, mas não gosto muito pois não me dá o controlo que gosto de ter. Ultimamente uso verniz bi-componente que é o verniz usado na industria automovel. Quando corre bem, não há melhor. Quando corre mal...é modelo para o lixo.
7º Após secagem vem outra vez a história da correcção onde e só nos locais necessários e para finalizar massa de polir fina.
para um acabamento "full extras" tb se pode usar cera para e apenas para dar lustro ao modelo terminado.
Este metodo resulta comigo de um modo geral são estas as instrucções que sigo. Por vezes abrevio um pouco mas por norma dou-me bem com este metodo.
Há quem se renda aos sprays e tenha optimos resultados e mais rapidamente que eu. Acho que é mesmo uma questão de testar para ver qualo metodo que te dá melhores resultados.
Como dica final, procura neste forum por este tema pq acho que já foi abordado e certamente há mais opiniões e certamente melhores explicações que esta.
Espero ter ajudado.
Fica bem e bom trabalho.
O modelismo para mim não tem segredos. Tem é muitas técnicas desconhecidas...
Re: PINTURA POLIMENTO E ENVERNIZAMENTO DE CARROÇARIA
Caro Rui,
Excelente esta explicação. Será possível um breve tutorial acerca do verniz bi-componente, ou é pedir muito??!!
Achei a abordagem simples e concisa.
Obrigado pela explicação e também ao Voodoo pela questão.
Abraço,
Gustavo
Excelente esta explicação. Será possível um breve tutorial acerca do verniz bi-componente, ou é pedir muito??!!
Achei a abordagem simples e concisa.
Obrigado pela explicação e também ao Voodoo pela questão.
Abraço,
Gustavo
- Rui Mendes
- Posts: 496
- Joined: Tue Dec 02, 2008 2:28 pm
- Location: Setúbal
Re: PINTURA POLIMENTO E ENVERNIZAMENTO DE CARROÇARIA
Gustavo, Obrigado pelo teu comentário.GUSTAVO wrote:Caro Rui,
Excelente esta explicação. Será possível um breve tutorial acerca do verniz bi-componente, ou é pedir muito??!!
Achei a abordagem simples e concisa.
Obrigado pela explicação e também ao Voodoo pela questão.
Abraço,
Gustavo
Quanto ao verniz bi-componente, infelizmente não me sinto tão à vontade para explicar o que quer que seja pois no fundo as minhas aplicações, quando saiem bem, deve-se maioritáriamente à sorte e não ao saber.
No entanto aproveito para dizer o que acho deste verniz
Vantagens: É muito resistente aos riscos o que quer dizer que podemos polir com o mini berbequim pois o risco de derreter é menor que com verniz acrilico.
Quando bem aplicado sobre uma pintura perfeitamente lisa, fica soberbo e não precisa de polimento nenhum.
Desvantagens: São algumas. Aplicação (na minha opinião) mandatóriamente com aerografo.
Produtos nocivos que implica a utilização de máscara e locais muito bem ventilados (pintares no quarto de noite e depois ires para a cama? esquece...).
Grande probabilidade de reacção com as tintas e mesmo o plástico que está por baixo.
A aplicação em peças muito finas pode derreter o plástico.
A utilização das percentagens fora da janela de tolerância por norma conduz a resultados catastróficos.
...Assim de repente não me lembro de mais nada, apenas reforço que a utilização deste verniz pode se tornar uma verdadeira lotaria.
Pessoalmente aconselho o salto para este verniz se e só se o acabamento conseguido com os outros já não satisfizer o modelista e quando o modelista tratar por tu o aerografo.
No entanto acho que neste forum há pessoas com opiniões e experiencias bem mais válidas que a minha neste campo e que pode ajudar a desmistificar um pouco mais este modo de envernizar.
O modelismo para mim não tem segredos. Tem é muitas técnicas desconhecidas...
Re: PINTURA POLIMENTO E ENVERNIZAMENTO DE CARROÇARIA
Caro Rui,
Obrigado pela disponibilidade e explicações.
Antes de mais dou-te os parabéns pela "aventura no desconhecido" do verniz bi-componente. Tenho a certeza que depois de algumas explicações da malta mais "expert" isto deixa de ser uma roleta russa.
Um abraço,
Gustavo
Obrigado pela disponibilidade e explicações.
Antes de mais dou-te os parabéns pela "aventura no desconhecido" do verniz bi-componente. Tenho a certeza que depois de algumas explicações da malta mais "expert" isto deixa de ser uma roleta russa.
Um abraço,
Gustavo