PINTURA POLIMENTO E ENVERNIZAMENTO DE CARROÇARIA

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
User avatar
voodoo
Posts: 100
Joined: Tue Aug 31, 2004 3:37 pm
Location: amarante

PINTURA POLIMENTO E ENVERNIZAMENTO DE CARROÇARIA

Post by voodoo » Fri Sep 03, 2010 11:27 pm

BOAS CAROS AUTOMODELISTAS

tenho aqui umas duvidas que me presistem ao fim de alguns anos e modelos

e por isso necessito da ajuda dos modelistas mais experientes deste forum


quais os passos a seguir e que materiais utilizados a seguir ao primario e à pintura da carroceria?


a seguir à pintura quanto tempo espero pra polir e qual a tecnica e material utilizado?

depois de polir verniz ou aplicação de decalques?


que verniz utilizar pra nao danificar os decalques???


obrigado desde ja pelas vossas respostas
tenho 34 anos.faço modelismo desde os 15anos.o meu primeiro modelo foi um helicopetro apache.mas os carros de rallyes sao a minha verdadeira paixão.

User avatar
Rui Mendes
Posts: 496
Joined: Tue Dec 02, 2008 2:28 pm
Location: Setúbal

Re: PINTURA POLIMENTO E ENVERNIZAMENTO DE CARROÇARIA

Post by Rui Mendes » Mon Sep 06, 2010 10:55 pm

Olá Voodoo

Vou tentar explicar como costumo fazer.
A primeira regra a observar é que este metodo resulta comigo e não quer dizer de modo nenhum que seja a verdade universal sobre como pintar.

1º colo todas as peças que devem ser coladas e/ou que acho que se as colar me facilitam o trabalho na montagem. Aplico betume que deve ser aplicado e removo as marcas dos moldes e excesso de betume (após decagem deste).

2º lixo as peças com lixa de água muito fina grade 1000 ou mais. O objectivo é para alem de retirar qq residuo de gordura do desmoldante, é uniformizar a superficie que não foi lixada anteriormente e a que já conheceu a lixa.

3º Aplico primário para preparar a superficie para a aplicação da tinta e para ver se existem correcções a fazer. Por norma uso primario cinza pois é da cor do betume. Se a pintura for clara, branco, amarelo por ex aconselho a usar primario branco. Aconselho tb a usar primário em peças finas ou peças que tenham duas cores, clara por fora e escura por dentro por ex.
Após a aplicação do primário, sejam lá quantas demãos forem, lixo tudo com uma lixa de água muito fina (grade 1000 ou mais) sempre com muita água e com cuidado para não chegar ao plastico. A ideia desta operação é que a superficie fique o mais lisa possivel.

4º tinta para cima! por norma uso aerografo, mas usando os sprays a coisa não difere muito. Começar pelos sitios de pior acesso e a primeira camada é muito ligeira. Aumentar gradualmente a quantidade de tinta e por norma dou 4 ou 5 camadas.
Se tudo correr bem deverá haver uma superficie que não necessita de grandes correcções, se a pintura for metalizada será muito complicado lixar para corrigir.
Nesta fase há quem espere um mês antes de fazer mais qq coisa. eu espero uma a duas semanas. Vou sempre entretendo-me com outras coisa.
Se for necessário corrigir, por norma lixo com um conjunto de lixas que tenho que começam no 3000 e acabam no 12000. mas só nos locais a corrigir.

5º Decalques.

6º verniz. Aqui isto dá pano para mangas. Vou abreviar. Uso em cima dos decalques verniz aplicado com aerografo. Por norma tamiya acrlicico e até agora não tive qq problema. De facto considero este verniz o mais seguro de usar no entanto pode de precisar de muitas camadas para que possamos lixar e ou polir com segurança.
Tambem já usei spray, mas não gosto muito pois não me dá o controlo que gosto de ter. Ultimamente uso verniz bi-componente que é o verniz usado na industria automovel. Quando corre bem, não há melhor. Quando corre mal...é modelo para o lixo.

7º Após secagem vem outra vez a história da correcção onde e só nos locais necessários e para finalizar massa de polir fina.
para um acabamento "full extras" tb se pode usar cera para e apenas para dar lustro ao modelo terminado.


Este metodo resulta comigo de um modo geral são estas as instrucções que sigo. Por vezes abrevio um pouco mas por norma dou-me bem com este metodo.
Há quem se renda aos sprays e tenha optimos resultados e mais rapidamente que eu. Acho que é mesmo uma questão de testar para ver qualo metodo que te dá melhores resultados.

Como dica final, procura neste forum por este tema pq acho que já foi abordado e certamente há mais opiniões e certamente melhores explicações que esta.

Espero ter ajudado.

Fica bem e bom trabalho.
O modelismo para mim não tem segredos. Tem é muitas técnicas desconhecidas...

User avatar
GUSTAVO
Posts: 533
Joined: Tue Jan 17, 2006 4:48 pm
Location: Vila do Conde

Re: PINTURA POLIMENTO E ENVERNIZAMENTO DE CARROÇARIA

Post by GUSTAVO » Mon Sep 06, 2010 11:58 pm

Caro Rui,

Excelente esta explicação. Será possível um breve tutorial acerca do verniz bi-componente, ou é pedir muito??!!

Achei a abordagem simples e concisa.

Obrigado pela explicação e também ao Voodoo pela questão.

Abraço,

Gustavo

User avatar
Rui Mendes
Posts: 496
Joined: Tue Dec 02, 2008 2:28 pm
Location: Setúbal

Re: PINTURA POLIMENTO E ENVERNIZAMENTO DE CARROÇARIA

Post by Rui Mendes » Tue Sep 07, 2010 5:39 pm

GUSTAVO wrote:Caro Rui,

Excelente esta explicação. Será possível um breve tutorial acerca do verniz bi-componente, ou é pedir muito??!!

Achei a abordagem simples e concisa.

Obrigado pela explicação e também ao Voodoo pela questão.

Abraço,

Gustavo
Gustavo, Obrigado pelo teu comentário.

Quanto ao verniz bi-componente, infelizmente não me sinto tão à vontade para explicar o que quer que seja pois no fundo as minhas aplicações, quando saiem bem, deve-se maioritáriamente à sorte e não ao saber.

No entanto aproveito para dizer o que acho deste verniz
Vantagens: É muito resistente aos riscos o que quer dizer que podemos polir com o mini berbequim pois o risco de derreter é menor que com verniz acrilico.
Quando bem aplicado sobre uma pintura perfeitamente lisa, fica soberbo e não precisa de polimento nenhum.
Desvantagens: São algumas. Aplicação (na minha opinião) mandatóriamente com aerografo.
Produtos nocivos que implica a utilização de máscara e locais muito bem ventilados (pintares no quarto de noite e depois ires para a cama? esquece...).
Grande probabilidade de reacção com as tintas e mesmo o plástico que está por baixo.
A aplicação em peças muito finas pode derreter o plástico.
A utilização das percentagens fora da janela de tolerância por norma conduz a resultados catastróficos.
...Assim de repente não me lembro de mais nada, apenas reforço que a utilização deste verniz pode se tornar uma verdadeira lotaria.

Pessoalmente aconselho o salto para este verniz se e só se o acabamento conseguido com os outros já não satisfizer o modelista e quando o modelista tratar por tu o aerografo.

No entanto acho que neste forum há pessoas com opiniões e experiencias bem mais válidas que a minha neste campo e que pode ajudar a desmistificar um pouco mais este modo de envernizar.
O modelismo para mim não tem segredos. Tem é muitas técnicas desconhecidas...

User avatar
GUSTAVO
Posts: 533
Joined: Tue Jan 17, 2006 4:48 pm
Location: Vila do Conde

Re: PINTURA POLIMENTO E ENVERNIZAMENTO DE CARROÇARIA

Post by GUSTAVO » Sun Sep 19, 2010 10:09 pm

Caro Rui,

Obrigado pela disponibilidade e explicações.

Antes de mais dou-te os parabéns pela "aventura no desconhecido" do verniz bi-componente. Tenho a certeza que depois de algumas explicações da malta mais "expert" isto deixa de ser uma roleta russa.

Um abraço,

Gustavo

Post Reply