Alguém usa tinta automotiva nos kits?

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
Herbie
Posts: 44
Joined: Tue Aug 10, 2004 3:51 am
Location: Londrina-Paraná-Brasil

Alguém usa tinta automotiva nos kits?

Post by Herbie » Fri Aug 13, 2004 3:37 pm

Ou será que isso só ocorre no Brasil?
Attachments
1abe.jpg
Impala pintado com tinta automotiva. Bem até agora ó está com o primer(automotivo também)
1abe.jpg (32.86 KiB) Viewed 4309 times

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Fri Aug 13, 2004 7:31 pm

Bem, cá também se usa disso, mas eu, pessoalmente, nunca tive oportunidade de usar. Por outro lado, um amigo meu já pintou kits com este tipo de tinta, e o resultado é *apenas* maravilhoso. O melhor de tudo isso é mesmo o verniz, que costuma ser epóxido (2 partes) e quando aplicado, fica SEMPRE bem, não como nem porquê.....

User avatar
Patrick Bateman
Posts: 1157
Joined: Fri Feb 13, 2004 7:02 pm
Location: Linda-a-Velha

Post by Patrick Bateman » Sat Aug 14, 2004 1:46 am

olá herbie
olha, respondendo à tua pergunta, a malta aqui em portugal, é mais Super Bock. eh eh
agora a sério. sei de um caso q utilizou essa tinta e depois passados largos meses, a tinta saiu toda tipo pele de cobra!
hey, petter, eu tenho cá desse verniz ( minha mulher é usa, e com o aerografo, ainda por cima!!!!!!!) vou já exprimentar na primeira oportunidade
cumps
patrick
Image

Kitmotors

Post by Kitmotors » Sun Aug 15, 2004 11:12 pm

so vos posso dizer que fica exelente..mas tem que se ensaiar a quantidade de secante para que nao aconteça alguma surpresa inesperada ao nossos modelos...

User avatar
GUSTAVO
Posts: 533
Joined: Tue Jan 17, 2006 4:48 pm
Location: Vila do Conde

Re: Alguém usa tinta automotiva nos kits?

Post by GUSTAVO » Fri Jan 20, 2006 5:11 pm

DIZ-ME UMA COISA, A TINTA AUTOMOTIVA É DAQUELA QUE SE PODE COMPRAR EM SPRAY NOS SUPERMERCADOS OU TEM QUE SE COMPRAR A ALGUMA OFICINA DE CARROS??? E O VERNIZ???

paulo duarte
Posts: 307
Joined: Sun Jul 03, 2005 10:36 pm
Location: cascais

Tinta biconponente

Post by paulo duarte » Sun Jan 22, 2006 7:01 pm

Como o nome indica é uma tinta de base acrilica que além do verniz leva um catalizador para endurecer.
A Base tem de ser bem lavada e lixada para a tinta poder aderir ( inclusivé o primário )depois leva a cor com que vai ficar a carroçaria, esta é em mate também , o verniz é aplicado directamente sobre a cor do modelo e é o que lhe vai dar profundidade e o brilho.
Embora pareça estranho esta tinta pode ser aplicada sobre vários primários estes terão de ter a propriedade de não atacar o plástico, porque as tintas bicomponentes devido ao diluente não podem ser aplicadas directamente.
Funcionam bem aplicadas sobre tinta ,Tamiya, Humbrol, Alcladd, e sobre os decalques não atacando os mesmos.
Percentagem de diluição de 30% a 50% aconselham 50%de verniz para a mesma quantidade de catalizador mas prefiro uma quantidade menor de catalizador cerca de 70% de verniz diluido para 30% de catalizador.
Estas tintas são do ramo automóvel podendo ser adquiridas com as marcas Halfords em ( Inglaterra )Spies & Hecker ( internacional ), Glassurit, Valentine, ou Lesonal em Portugal.
Podes adquirir numa loja de tintas auto ou se arranjares quem tenha uma estufa de pintura eles por vezes têm máquinas para misturar as cores primárias podendo fornecer um minimo de 250cc com a cor pretendida, no caso de explicares para o que é podem ceder um pouco da tinta que utilizam numa embalagem de rolo de fotografia para experimentares, toma nota que precisas sempre do catalizador e do verniz.
Sempre ao dispôr.
Abraços Paulo Duarte
raio do pelo debaixo do verniz

paulo duarte
Posts: 307
Joined: Sun Jul 03, 2005 10:36 pm
Location: cascais

Esquecido

Post by paulo duarte » Sun Jan 22, 2006 7:09 pm

A tinta descasca como pele de cobra porque a mesma não aderiu ao modelo, as causas podem ser várias desde uma má aplicação da tinta , ao facto de não se ter lixado o modelo para a aplicação do primário.
Eu por vezes nem dou primário se não o justificar aplico atinta sobre o modelo mas sempre com a base bem lixada e desengordurada.
ENTRE CAMADAS DE TINTA PODEMOS DAR COM LIXA 1200 OU 1000 para criar aderência á camada seguinte , mesmo com o verniz o processo é o mesmo lixar para dar base á próxima camada.
Esqueci-me também de dizer que o brilho é superior ás tintas clássicas, e o facto destas tintas serem muito boas é que a camada superficial seca ao ar muito rápidamente não permitindo que o pó ou outras impurezas adiram ao modelo.
Paulo Duarte
raio do pelo debaixo do verniz

paulo duarte
Posts: 307
Joined: Sun Jul 03, 2005 10:36 pm
Location: cascais

Ok vejam aqui

Post by paulo duarte » Tue Jan 24, 2006 12:36 pm

ftopic1575-0-asc-45.html
ftopic1575-0-asc-30.html
Nas fotos tem uma em que bancada está o diluente e o verniz e três amostras da aplicação do verniz uma sobre um capot de um enzo pintado só com tintas desta marca , um azul que está pintado com alcladd e envernizado, não sei se o porche aparece mas era um modelo antigo pintado com umbrol que foi envernizado com os decalques colocados há já muito tempo, o carro que aparece sobre uma das latas é o carro de testes que foi pintado lá na altura.
Vou tentar encontrar a foto da parte pintada do carro.
Abraços Paulo Duarte
raio do pelo debaixo do verniz

User avatar
Muttley
Posts: 485
Joined: Sun Jan 01, 2006 9:34 pm
Location: Brasil

Post by Muttley » Tue Jan 24, 2006 6:03 pm

HERBIE

O primer automotivo e muito grosso, você tem que diluir muito ai ele ataca o plastico.
Eu uso como fundo para qualquer tinta menos esmalte sintético a cor prata, porque ela adere bem no plastico.

Fala o que você quer fazer que tento te explicar direito.
qual tinta,verniz e diluente.

Abraço :D

Post Reply