Dicas para pintar uma carroçaria...

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
ei33023
Posts: 21
Joined: Mon Feb 18, 2008 10:44 pm

Dicas para pintar uma carroçaria...

Post by ei33023 » Fri Jul 08, 2011 12:43 pm

Boa tarde a todos modelistas

Já fiz alguns kits (sempre da tamiya) e a parte que mais "medo" me mete, em termos de montagem, é a parte da pintura da carroçaria, já que é a parte mais importante na montagem de um modelo, por isso gostaria de saber algumas dicas para a pintura da carroçaria assim como alguns dos materias mais apropriados para utilizar.

Sendo assim gostaria de saber alguns passo básicos, nomeadamente qual a primeira coisa a fazer quando se pega na parte da carroçaria, o que devo fazer antes de colocar os decalques e depois de colocar os decalques e materiais a utilizar (marca e onde se pode comprar na net ou zona norte - Braga, Guimarães ou V. N. de Famalicão) nomeadamente verniz, massa de polir, etc...

Gostaria e agradeço que me podecem elucidar nestas dúvidas.

Obrigado

Rui Martins

User avatar
RamStein44
Posts: 258
Joined: Fri Apr 09, 2010 10:07 am

Re: Dicas para pintar uma carroçaria...

Post by RamStein44 » Fri Jul 08, 2011 2:05 pm

Viva
Antes de iniciar o processo de pintura da carrocaria deveras lava-la com detergente ou pasta dos dentes com o auxilio de uma escova dos dentes para retirar toda a gordura que tiver, poderás lixa-la com lixa fina 600 mas com cuidado para não desgastar detalhes, seguidamente aplicar primário acrílico e verificar se não existe nenhuma falha, se existir aplicar massa puty, quando este processo estiver concluído aplicar a cor que desejas, primeiro uma demão ligeira para que a próxima agarre bem, após secagem da primeira demão uma segunda para cobrir toda a superfície de maneira uniforme pintando sempre a uma distancia que não provoque o efeito casca de laranja spray muito longe ou que comece a escorrer spray muito próximo, após secagem da segunda demão uma terceira para terminar o processo de pintura.
Poderás após a secagem aplicar os decalques e depois de bem secos caso apliques amolecedores deixar secar cerca de 24 horas, aplicar verniz para acrílicos, depois do verniz bem seco aplicar massa de polir fina pode ser Tamiya ou mesmo para automóveis.
Ter em atenção nunca misturar tipos de tinta diferentes, eu aconselho para plásticos a utilização de tinta acrílica assim como verniz, estes produtos podes encontrar em qualquer grande superfície a gama de cores é que pode ser mais restrita.
Atenção deves pintar as borrachas dos vidros que são normalmente preto baças depois de aplicar o verniz.
Pintar sempre em espaços arejados de preferência utilizar mascara, sem humidade e sem poeiras , a humidade pode influenciar o brilho final do processo de pintura, para obter um bom brilho deves deixar secar ao sol e livre de poeiras.
A nível de marcas eu utilizo verniz acrílico em spray da marca Krylon e as tintas em spray podes utilizar motip ou tamiya, não aconselho a utilização de verniz Tamiya pois os relatos de estragar os decalques são imensos, locais por essas zonas não sei mas se procurares na net encontras de certeza .
Espero ter ajudado, mas se deres uma volta pelo fórum podes encontrar mais dicas sobre pintura e detalhamento.
Bom trabalho e vais mostrando os teus trabalhos e progressos.
viewtopic.php?f=6&t=7466" onclick="window.open(this.href);return false;
viewtopic.php?f=6&t=7603" onclick="window.open(this.href);return false;
Ram
Last edited by RamStein44 on Wed Aug 03, 2011 6:52 am, edited 1 time in total.

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: Dicas para pintar uma carroçaria...

Post by DIOGO_TIAGO » Fri Jul 08, 2011 2:13 pm

Ram, onde compras essa marca de verniz Krylon? Existe problema se aplicar por cima de uma cor de marca motip ou dupli color?

:wink:

User avatar
RamStein44
Posts: 258
Joined: Fri Apr 09, 2010 10:07 am

Re: Dicas para pintar uma carroçaria...

Post by RamStein44 » Fri Jul 08, 2011 8:57 pm

DIOGO_TIAGO wrote:Ram, onde compras essa marca de verniz Krylon? Existe problema se aplicar por cima de uma cor de marca motip ou dupli color?

:wink:
Viva
Compro no AKI, não tenho tido problemas com a aplicação deste verniz, desde que sejam acrílicas não há problemas.
Ram

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: Dicas para pintar uma carroçaria...

Post by DIOGO_TIAGO » Fri Jul 08, 2011 10:49 pm

Obrigado pela info. Tenho que reabastecer o stock. Por isso vai ser primer motip, cor motip para os modelos que estou a fazer e vai ser verniz krylon.

Outra coisa, consegues arranjar-me uma foto da lata e o custo da mesma? Obrigado

ei33023
Posts: 21
Joined: Mon Feb 18, 2008 10:44 pm

Re: Dicas para pintar uma carroçaria...

Post by ei33023 » Sun Jul 10, 2011 11:10 am

Obrigado pela ajuda. Acho que já estou muito mais esclarecido, mas caso tenha alguma dúvida não hesitarei em perguntar. Quanto aos trabalhos que tenho feito ou que irei fazer irei colocar aqui no forum, para ser a vossas opinião e saber pontos a melhorar.

Obrigado

Post Reply