Ajuda - Ferrari California

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
panzer360
Posts: 55
Joined: Sun Aug 30, 2009 11:32 pm

Ajuda - Ferrari California

Post by panzer360 » Sun Sep 11, 2011 12:37 pm

Bom dia pessoal, eu como alguns devem saber ainda sou muito novo nestas andanças do modelismo (só tenho um kit completo Audi A4 DTM 2009) e como é óbvio ainda tenho algumas dúvidas que vão surgindo à medida que se fazem os modelos. Neste momento estou a fazer um Ferrari California e espero aprender com voçês sempre que me deparo com alguma dúvida! :P

Neste caso pintei as rodas com Alclad 2 Polished Aluminium, a minha dúvida é que gostaria de dar um ar mais reflector/brilho mas não quero algo irrealista ou que pareça a pintura de um carro. Sabem se posso aplicar o Alclad Gloss/Klear Kote para conseguir este brilho ou estes productos servem só para proteger as tintas Chrome/High Shine e não alteram muito o aspecto destas tintas?

As rodas em questão:
Image

Os productos que tenho:
Image

Já agora na primeira foto encontra-se a base do Ferrari pintado com Alclad 2 Steel, posso também aplicar um destes productos para lhe dar um ar mais de aço/metal ou vai ficar demasiado reflector?

Um abraço e agradeço desde já a ajuda, sei que o mais óbvio era pintar uma colher de plástico e experimentar estes productos e ver como fica, mas estas tintas são tão perigosas que tento sempre mexer-lhes o menos possível :|

panzer360
Posts: 55
Joined: Sun Aug 30, 2009 11:32 pm

Re: Ajuda - Ferrari California

Post by panzer360 » Tue Sep 13, 2011 4:48 pm

Ninguém usou produtos ALclad :?

User avatar
Bucov
Posts: 664
Joined: Wed Nov 08, 2006 3:33 pm

Re: Ajuda - Ferrari California

Post by Bucov » Tue Sep 13, 2011 11:10 pm

Olá Panzer

Por acaso utilizei pela primeira vez o Aqua Gloss por cima do Alclad chrome nos escapes duma Ducati que estou a fazer. O resultado não foi o que estava a espera,pensei que iria criar uma camada mais brilhante. Posso ter sido por ter dado só duas camadas? Não sei, no entanto nota-se que tem uma camada protectora o que é excelente pois o Alclad a tocar com os dedos rapidamente sai ou cria manchas.Tenho que experimentar nalguma peça velha e dar 5 ou 6 camadas para ver se o resultado altera! Quanto à parte de baixo do carro eu não aplicava nada para dar brilho.


Abraço
Image Image

panzer360
Posts: 55
Joined: Sun Aug 30, 2009 11:32 pm

Re: Ajuda - Ferrari California

Post by panzer360 » Wed Sep 14, 2011 5:21 pm

Obrigado Bucov sendo assim não faz o resultado que eu queria. Já que a Revell faz as rodas em duas peças vou experimentar nas peças que ficam por trás dos discos dos travões e ver como fica, eu também não quero algo exageradamente brilhante.

Thanks! :wink:

panzer360
Posts: 55
Joined: Sun Aug 30, 2009 11:32 pm

Re: Ajuda - Ferrari California

Post by panzer360 » Wed Nov 02, 2011 12:17 am

Pessoal devido a uns problemas ainda ando de roda deste modelo. Acabei de o pintar com tinta Zero Paint Ferrari "F1 2007", composta por duas cores Silver e depois o vermelho Ferrari por cima. A minha dúvida prende-se com o facto de não ter nenhuma experiência em aplicar o "clear" por cima da pintura de modo a dar-lhe aquele ar reflector e brilhante.

Eu de momento só tenho o Alclad2 Aqua Gloss e o Alclad 2 klear Kote Gloss, eu procurei na net e não consegui encontrar um único carro com estes productos na pintura. Só vi aviões e tanques que não têm quase brilho nenhum nem reflexos, o que eu queria saber é se posso aplicar o Alclad 2 Aqua Gloss por exemplo sobre a Zero Paints e conseguir aquele efeito brilhante e reflector.

Agora está assim:

Image

Queria algo tipo isto:

Image

Tenho também as lixas de polimento micro mesh e massa para polis (coarse/médio/fine).

Um abraço!

User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Re: Ajuda - Ferrari California

Post by scirocco » Wed Nov 02, 2011 10:51 am

Eu não sou a pessoa mais indicada para te responder a isto...
Os produtos que falas da Alclad desconheço, mas o Gustavo tem dado verniz 2K, adquirido tambem no Hiroboy, com muito bons resultados. Procura aqui pelos seus últimos trabalhos para ver se é isso que pretendes.

Scirocco
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

panzer360
Posts: 55
Joined: Sun Aug 30, 2009 11:32 pm

Re: Ajuda - Ferrari California

Post by panzer360 » Wed Nov 02, 2011 11:21 am

scirocco wrote:Eu não sou a pessoa mais indicada para te responder a isto...
Os produtos que falas da Alclad desconheço, mas o Gustavo tem dado verniz 2K, adquirido tambem no Hiroboy, com muito bons resultados. Procura aqui pelos seus últimos trabalhos para ver se é isso que pretendes.

Scirocco
A minha ideia era caso alguém saiba que faz o mesmo efeito usar o producto da Alclad 2 Aqua Gloss, até para evitar estar a encomendar e porque este é à base de àgua. Mas sim os modelos do Gustavo estão com um aspecto muito bom.

User avatar
Bucov
Posts: 664
Joined: Wed Nov 08, 2006 3:33 pm

Re: Ajuda - Ferrari California

Post by Bucov » Wed Nov 02, 2011 3:03 pm

Só consegues obter um brilho decente com o verniz 2k, há quem utilize em spray mas penso ser mais dificil de aplicar.
Atenção teres um brilho como esse que mostras tens que para além do verniz , lixar e polir até doer o braço!!! :D :D
Tem uma curva de aprendizagem não muito fácil mas quando dominada tiras resultados muito bons. Eu ainda vou a 40% da curva :mrgreen: :mrgreen:

Para comprares tens o hiroboy , as casas de pintura para automóveis (emb grandes) ou a zmodels (nunca usei)

Abraço
Image Image

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: Ajuda - Ferrari California

Post by nuno22467 » Wed Nov 02, 2011 5:14 pm

Viva,
Subscrevo inteiramente o que foi dito. Se o que pretendes é um brilho idêntico ao da foto, só consegues com verniz bi-componente do tipo Zero-2K (ou verniz de pintura para automóvel diluido para modelismo).
O Aqua e o Klear da Alclad2 numa pintura matte, fazem o mesmo efeito que a cera acrílica do tipo 'Future' da Johnson, que não valem tanto pelo brilho, mas sim pela camada protetora do pigmento, bem como a selagem dos decalques. O ponto forte dos produtos Alclad2 são os metalizados não pintados.
Abraço,
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Ajuda - Ferrari California

Post by Rally24 » Thu Nov 03, 2011 12:37 am

Viva,

Metendo literalmente a "colherada" podes obter o brilho da foto assim:
Foto7.JPG
Foto7.JPG (146.29 KiB) Viewed 8292 times
O "clear" é verniz acrilico da Motip + Lixas da MicroMesh e massas de polir da Tamiya...Ha!!! e muita paciência. :D

Atenção: Nunca utilizei Verniz Motip por cima de tintas da ZeroPaint. É melhor fazer um teste antes.


Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

panzer360
Posts: 55
Joined: Sun Aug 30, 2009 11:32 pm

Re: Ajuda - Ferrari California

Post by panzer360 » Thu Nov 03, 2011 10:45 am

Pedro Gomes é exactamente isso que eu quero! :) Eu encontrei um parecido mas este da Dupli-Color Aqua fica muito pegajoso mesmo depois de alguns dias de secagem ao ponto de nem conseguir espanhar a massa de polir.

Image

Vou ver se encontro o que tu dizes confirma-me só se a embalagem diz "Motip 2-Coat Clear Lacquer" Acrylic Spray?

Um abraço!

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Ajuda - Ferrari California

Post by Rally24 » Thu Nov 03, 2011 12:12 pm

panzer360 wrote:Eu encontrei um parecido mas este da Dupli-Color Aqua fica muito pegajoso mesmo depois de alguns dias de secagem ao ponto de nem conseguir espanhar a massa de polir.
:shock: :shock:

Há qualquer coisa de errado com essa lata... :doubt: Misturas-te tintas de marcas diferentes??? A Dupli-Color é Motip.

O verniz acrilico que uso da Motip é este.
DSC02147.JPG
DSC02147.JPG (219.28 KiB) Viewed 8276 times
As cores que tenho usado com grande sucesso são estas.
DSC02148.JPG
DSC02148.JPG (206.36 KiB) Viewed 8276 times
Dão para pintar directamente da lata e para decantar para o aerografo.
Se utilizares a lata para pintar, megulha-a em água quente durante alguns minutos antes de pintares, vai aumentar a pressão dentro da lata e a tinta vais fluir melhor.


Estou muito satisfeito com a Motip, boas palete de cores, boas tintas, e bom preço. :wink:

Faz testes primeiro.

Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

panzer360
Posts: 55
Joined: Sun Aug 30, 2009 11:32 pm

Re: Ajuda - Ferrari California

Post by panzer360 » Thu Nov 03, 2011 3:18 pm

Obrigado Pedro, com essas imagens é impossível falhar só mesmo se não houver na loja :) A ver se hoje ainda vou ao Leroy Merlim ver se encontro. Por acaso está a fazer-me pena por esta lata da dupli-color aqua de lado pois oferece um resultado muito bom, o problema que eu tenho com estas latas "aqua" é que por mais que mexa bem e meta em àgua morna como disseste parece que larga uns minusculos grãos tipo os grãos de areia.

Quanto à tua pergunta eu lembro-me de ter visto um artigo que fizeste à uns meses que falavas para nunca misturar tintas de marcas diferentes e afins e desde então tenho feito as minhas experências em colheres como sugeriste. Ontem pintei uma colher com a tinta zero paint e o verniz da dupli-color que ficou com o efeito que queria mas estava tão pegajoso que era impossível lixar e polir.

Tenho outra colher pintada e a secar à uns 3 dias, se não conseguir polir e lixar vou experimentar a lata que aconselhaste.

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Ajuda - Ferrari California

Post by Rally24 » Thu Nov 03, 2011 5:28 pm

Viva,
panzer360 wrote:...A ver se hoje ainda vou ao Leroy Merlim ver se encontro.
Eu compro no AKi, salvo erro o Leroy Marlin só tem Dupli-Color.
panzer360 wrote: Por acaso está a fazer-me pena por esta lata da dupli-color aqua de lado pois oferece um resultado muito bom, o problema que eu tenho com estas latas "aqua" é que por mais que mexa bem e meta em àgua morna como disseste parece que larga uns minusculos grãos tipo os grãos de areia.
Opps ! Not Good. é assim tão mau? #-o
panzer360 wrote: Ontem pintei uma colher com a tinta zero paint e o verniz da dupli-color que ficou com o efeito que queria mas estava tão pegajoso que era impossível lixar e polir.
O problema pode estar aqui , tintas ZeroPaint + Verniz Acrilico.


Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

Ruben_AE86
Posts: 576
Joined: Fri Feb 12, 2010 8:56 pm

Re: Ajuda - Ferrari California

Post by Ruben_AE86 » Fri Nov 04, 2011 12:42 pm

Por falar em verniz 2k em spray... Já alguem daqui testou?
Vi á venda da Motip e despertou me a curiosidade.
Image

Post Reply