Porsche 956

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
User avatar
johniboy16
Posts: 80
Joined: Thu Jul 29, 2010 2:40 pm

Porsche 956

Post by johniboy16 » Sun Oct 02, 2011 1:34 pm

Boa tarde meus caros modelistas, lá venho eu chatear com mais dúvidas de principiante :lol:

Estou agora a fazer um modelo do Porsche 956 mas tenho várias dúvidas a esse nível, pois parece-me haver várias versões desse mesmo carro! Então é o seguinte:

Eu vejo diversas imagens deste carro, mas o que acontece é que o mesmo modelo existe de duas formas diferentes:

desta forma:
82_Porsche_956_Grp_C_DV-07_AI_010.jpg
82_Porsche_956_Grp_C_DV-07_AI_010.jpg (131.09 KiB) Viewed 15993 times
e desta forma:
Porsche-956_12.jpg
Porsche-956_12.jpg (187.78 KiB) Viewed 15993 times
Se repararem, na parte traseira do carro, existem duas formas, uma em que a parte da carroçaria que ajuda a suster o aileron e a dar aerodinâmica (penso que é para isso) é bastante alta e grande e outra em que é bastante reduzida e pequena. Os modelos da Tamiya são os que têm essa parte mais vestigial, mas eu tenho um aqui da Protar que é do tipo que tem essa região maior. Primeiro gostaria que, se alguém soubesse, me ajudasse a perceber qual é o modelo mais correcto ou se realmente não existe um modelo mais correcto e o mesmo carro tem estas duas formas.

Para além do mais, tenho aqui uns decalques da Carpena para esse Porsche 956 que se adaptam e têm as formas para o Porsche que tem essa área superior na parte traseira do carro. Mas esse kit veio com dois sets de decalques e eu gostava de aplicar o outro set num kit da Tamiya, mas não sei como o fazer, visto que esse modelo não possui os mesmos comprimentos nessa parte. Se alguém me conseguisse ajudar em como o fazer, também gostaria imenso!

A minha última dúvida reside no facto de um dos sets de decalques ser o da Rothmans, mas em vez de ter escrito Rothmans, tem escrito Racing. Isso é mesmo assim??

Peço desculpa pelo testamento, mas é algo que me dava jeito saber :lol:

Agradeço qualquer disponibilidade, um abraço
João Alegrias

User avatar
Rui Mendes
Posts: 496
Joined: Tue Dec 02, 2008 2:28 pm
Location: Setúbal

Re: Porsche 956

Post by Rui Mendes » Sun Oct 02, 2011 11:16 pm

Olá

Na primeira dúvida digo-te que ambas as versões existiram (existem). isto é, o carro poderá ser o mesmo mas o capôt traseiro muda consoante as características dos circuitos. Por exemplo em Le Mans foi usada a verão "longa".
Quanto à segunda questão, a marca de tabaco substituída por racing tem a ver com politicas anti tabagistas e/ou pagamentos de direitos de imagem.
Não sou perito na história automóvel e muito menos na da Porsche mas acho que a palavra "racing" não terá sido usada pelo menos em 1983.

Quanto aos decalques, sugiro uma fotocópia dos mesmos e depois sobre o modelo perceber onde cortar ou qual se adapta melhor ao modelo.
Mas eu não percebi uma coisa, quantos carros existem? Um protar com duas decorações e um tamiya? então os decalques do tamiya?

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Rui Mendes
O modelismo para mim não tem segredos. Tem é muitas técnicas desconhecidas...

User avatar
RamStein44
Posts: 258
Joined: Fri Apr 09, 2010 10:07 am

Re: Porsche 956

Post by RamStein44 » Mon Oct 03, 2011 1:10 am

Viva

Estas duas versões como o Mendes disse existiram a mais longa chamada de "Long Tail" e a mais curta " Short Tail"
A primeira vez que o 956 compareceu numa corrida que também serviu de prova de teste foi em 1982 nas 6 Horas de Silverstone na configuração "Short Tail" isto deve-se, como o Mendes referiu, ás características do circuito, Silverstone requeria mais apoio aerodinâmico pois é um circuito sinuoso, após mais testes o carro chega ás 24 Horas de Le Mans onde a carga aerodinâmica não era tão necessária pois tem rectas enormes onde se atinge grandes velocidade assim sendo correu na versão "Long Tail"
Quanto á decoração ja foi esclarecido, existem restrições a publicidade então as marcas são substituídas por outras palavras ou riscas, a Rothmans optou pela palavra Racing a Marlboro pelo codigo de barras a Mild Seven por Team Spirit a Lucky Strike por Look Alike, treta pois as cores estão visíveis e a mente humana facilmente descodifica e identifica a marca de tabaco.
Quanto ao método segue os concelhos do Mendes.
Espero ter ajudado.
Ram

User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Re: Porsche 956

Post by scirocco » Mon Oct 03, 2011 3:38 pm

Ram, acho que baralhaste um pouco as cargas aerodinamicas. Percebo pouco do assunto mas julgo que a versão "short tail" era usada em circuitos mais sinuosos como dizes mas que requeriam MENOS apoio aerodinamico, já o contrário se passava em Le Mans com as suas longas rectas em que os carros atingiam a sua velocidade máxima, a carga aerodinamica requerida era maior, se bem que a questão não se resume só em termos de velocidades.
Do que me lembro, a palavra "Racing" nunca foi utilizada nestes carros em corrida, pois na altura as leis anti-tabaco ainda não estavam na moda, no entanto por alguma das razões já explicadas os produtores dos decalques foram por ai.

Scirocco
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
RamStein44
Posts: 258
Joined: Fri Apr 09, 2010 10:07 am

Re: Porsche 956

Post by RamStein44 » Mon Oct 03, 2011 11:43 pm

Viva
Também não sou um entendido em aerodinâmica, mas não me baralhei. Se tivermos maior apoio aerodinâmico temos mais efeito de solo logo mais aderência do carro logo mais velocidade em curva, menos apoio menor efeito de solo menos atrito mais velocidade.
Se reparares nos F1 actuais eles podem alterar o ângulo de ataque das asas permitindo que alterem a carga aerodinâmica durante a corrida para que ganhem vantagem nas rectas e aderência nas curvas. Método que não é recente já os Chaparral e alguns F1 o utilizavam nos anos 60.
A aerodinâmica de veiculo serve para criar maior ou menor resistência ao ar e estabilidade, claro que tem influencia nos consumos e degastes, isto tudo associado a afinações de suspensões, cambers e toe in e out se consegue um bom desempenho do veiculo.

Ram

User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Re: Porsche 956

Post by scirocco » Tue Oct 04, 2011 12:34 am

Já há muito que não acompanho o assunto e agora estou eu baralhado :doubt: .
Ram, nestas 2 versões que estamos a comparar dizes então que o "short tail" produz maior apoio aerodinamico, é isso?
Peço desculpa pelo "of-topic".

Scirocco
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
RamStein44
Posts: 258
Joined: Fri Apr 09, 2010 10:07 am

Re: Porsche 956

Post by RamStein44 » Tue Oct 04, 2011 12:41 am

Viva
Sim, a Short Tail tem mais apoio.
Ram

User avatar
Rui Mendes
Posts: 496
Joined: Tue Dec 02, 2008 2:28 pm
Location: Setúbal

Re: Porsche 956

Post by Rui Mendes » Tue Oct 04, 2011 10:39 am

Peço desculpa de continuar o off topic.

@ scirocco:long tail para provas de velocidades medias elevadas como Le Mans, pois o ângulo de incidência da asa não é elevado, logo o apoio vertical não precisa de ser tão alto. Ver o meu 956 viewtopic.php?f=23&t=5656&start=150
Para provas mais sinuosas, onde é importante colocar a potencia rapidamente no chão e rectas curtas é necessário mais asa, logo maior ângulo e daí a asa estar mais alta.

Li algures que as traseiras são do mesmo comprimento, só que a mais alta dá a sensação que é mais curta.

@Ram: o efeito de solo é um fenómeno que não tem a ver com as asas dos bólides. Tem a ver com a forma do fundo do carro e não tem ajuste. Trata-se do mesmo principio que a asa de avião mas ao contrário. Em vez de providenciar sustentação empurra o carro contra o solo. Nos F1 o efeito era maximizado com a utilização de saias, nos sport/protótipos não existiam saias mas nesta época tb tinham efeito de solo.

Cumprimentos

Rui Mendes
O modelismo para mim não tem segredos. Tem é muitas técnicas desconhecidas...

User avatar
johniboy16
Posts: 80
Joined: Thu Jul 29, 2010 2:40 pm

Re: Porsche 956

Post by johniboy16 » Tue Oct 04, 2011 12:50 pm

Boas,
Obrigado a todos pela ajuda que me deram e ao esclareceram-me as minhas dúvidas!

Rui, eu tenho um modelo da Protar para fazer que veio com dois sets de decalques. Queria utilizar o set que sobrar noutro modelo, que penso que vai ser um Tamiya e eu também já fiz um Tamiya com a decoração da Kenwood, daí não utilizar os decalques da Tamiya.

Mais um agradecimento pela ajuda a todos os que participaram tanto em ajuda para me esclarecer as dúvidas e também para me dar um pouco de história que faz sempre muito bem!!

Um abraço,
João Alegrias

User avatar
RamStein44
Posts: 258
Joined: Fri Apr 09, 2010 10:07 am

Re: Porsche 956

Post by RamStein44 » Tue Oct 04, 2011 3:05 pm

Viva
Em vez de efeito de solo devia ter dito "downforce" coisa que o efeito de solo também cria.
Todos os spoilers dianteiros e traseiros são asas invertidas.
Ram

User avatar
great.scale.models
Posts: 133
Joined: Sat Jul 30, 2011 9:58 am

Re: Porsche 956

Post by great.scale.models » Wed Oct 05, 2011 12:29 am

Image

Saudações,

Ei-lo, Stefan Bellof no Nurburgring Nordcheife em 1983, a palavra Rothmans substituida por Racing.

GSM
GSM - Um modelista atrás de um balcão

User avatar
RamStein44
Posts: 258
Joined: Fri Apr 09, 2010 10:07 am

Re: Porsche 956

Post by RamStein44 » Wed Oct 05, 2011 8:57 am

Viva
E aqui fica um video.
http://www.autoblog.gr/2011/10/02/stefa ... rsche-956/" onclick="window.open(this.href);return false;
Ram

User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Re: Porsche 956

Post by scirocco » Wed Oct 05, 2011 12:00 pm

Obrigado pela correcção gsm, não tinha mesmo ideia que neste altura já trocassem os "letering`s" alusivos ao tabaco.
Obrigado ainda ao Rui e ao Ram pela explanação sobre as cargas aerodinamicas.

Scirocco
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
RamStein44
Posts: 258
Joined: Fri Apr 09, 2010 10:07 am

Re: Porsche 956

Post by RamStein44 » Wed Oct 05, 2011 1:25 pm

Viva
@Rui o efeito de solo pode ser ajustado, a forma como se faz é variando a altura do carro em relação ao solo, quanto menor for a altura maior downforce (força de sustentação negative) se cria devido a maiores baixas pressões.
Principio de Bernoulli.
Ram

User avatar
Rui Mendes
Posts: 496
Joined: Tue Dec 02, 2008 2:28 pm
Location: Setúbal

Re: Porsche 956

Post by Rui Mendes » Wed Oct 05, 2011 3:36 pm

Sim Ram

Mas o ajuste não é feito como se ajusta uma asa. O fundo não era alterado nem de prova para prova. A altura dos carros provavelmente era alterada tendo mais em conta as características da pista e estilo de condução do piloto que obtenção de determinado downforce. Isso ficaria a cargo das asas.
De facto o downforce gerado pelo fundo do carro era o suficiente para que muitos pilotos de F1 abdicassem da asa frontal.
Olha, mas estas discussões vão bem é com umas min's e uns tremoços :D :D :D

Rui
O modelismo para mim não tem segredos. Tem é muitas técnicas desconhecidas...

Post Reply