Fotos com fundo negro.........

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
User avatar
petersport
Posts: 187
Joined: Sun Jan 04, 2009 12:32 pm
Location: Coimbra

Fotos com fundo negro.........

Post by petersport » Sun Jan 15, 2012 12:47 pm

Boas pessoal

De certeza que todos vocês já chegaram aquela fase em que acabam o vosso kit e querem tirar umas fotos para documentar o resultado de dias, semanas ou meses de trabalho. No entanto uma simples foto na própria bancada ou mesmo no peitoril da janela lá da sala não é o mais digno para ajudar a retratar o resultado do nosso esforço....... e nós sabemos isso. :wink: Para resolver este problema existem inúmeras soluções, há quem faça cenários com areia, imitação de locais ou simplesmente uma base com uma parede por detrás......

No meu caso e porque gosto de salientar o kit, não gosto de ter outras cores que roubem o olhar do kit, optei por realizar um mini estúdio para quando acabo os trabalhos. É uma solução simples com construção simples:

1º- Peguei numa caixa, no meu caso era de uma impressora, onde vi que ia dar para colocar o kit em várias posições.
2º - Abri a caixa e pintei-a por dentro a preto mate. O preto mate tem a particularidade de absorver toda a claridade e dessa forma não a reflectir para o obturador da câmara.
3º - Arranjei uma placa de PVC para cobrir o fundo da caixa, pintei-a de preto brilhante e ainda lhe dei uma de verniz no final. O objectivo é que faça o espelho do kit, dessa forma aumenta-se a imagem do mesmo.
4º - Abri um buraco no tecto da caixa para entrada de luz. Este buraco costumo tapá-lo com papel para diminuir a intensidade de luz. É uma questão de afinar ao gosto de cada um.

Agora quanto aos resultados que se poderão obter, é uma questão de jogar com a intensidade/orientação da luz que entra dentro da caixa e com a exposição e tempo de obturação da máquina, se esta permitir afinação a esse nível.

Deixo aqui umas fotos da minha caixa, dos testes que realizei com vários tempos de obturação e um último em que utilizo um espelho para alterar a orientação da luz, de forma a dar ao objecto um efeito como que se um foco o estivesse a iluminar..... :) :)

Image

Image

Elevado tempo de obturação:
Image

Tempo de obturação correcto:
Image

Tempo de obturação muito rápido:
Image

Efeitos com um espelho, tapando a entrada de luz pelo tecto:
Image

Vários resultados:

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Espero ter ajudado...... :wink:

Abraço
Pedro Rodrigues
São peças tão delicadas para os meus grandes dedos!!!!

Ruben_AE86
Posts: 576
Joined: Fri Feb 12, 2010 8:56 pm

Re: Fotos com fundo negro.........

Post by Ruben_AE86 » Sun Jan 15, 2012 2:46 pm

Obrigado :D :D
=D>
Image

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: Fotos com fundo negro.........

Post by DIOGO_TIAGO » Sun Jan 15, 2012 3:18 pm

Eu suspeitei logo :D

Fantástico

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Fotos com fundo negro.........

Post by Rally24 » Sun Jan 15, 2012 6:05 pm

Boas,

Concordo com o Pedro ver umas boas fotos dos nossos modelos dão tanto gozo como a constução do modelo em si.
Por isso tambem ando a "investir" um pouco do meu tempo modelistico aprender como tirar boas fotos do modelos.
Esta tecnica é muito boa e simples e rápida.

Andei a "Googlar" e encontrei alguns tutoriais miutos bons.
Aqui ficam alguns exemplos:
http://www.learnmyshot.com/Introduction ... -Technique" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.learnmyshot.com/How-to-Photograph-Shoes" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.learnmyshot.com/Using-an-Ima ... Photograph" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.learnmyshot.com/Photography- ... ow-Texture" onclick="window.open(this.href);return false;

É simples tiras boas fotos.

Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Re: Fotos com fundo negro.........

Post by scirocco » Sun Jan 15, 2012 10:03 pm

Obrigado pela partilha Pedro.
Experimenta fechar mais a abertura, terás uma profundidade de campo maior o que te permite ter mais carro dentro da zona focada. Vais ter que compensar com exposições maiores o que tambem permitirá percorrer a totalidade do carro com o reflexo do espelho, deixando assim de haver zonas do modelo sub-expostas.

P.S. a técnica exemplificada no 1º video que o Pedro Gomes colocou foi a que utilizei na foto do GTO que aparece na minha assinatura.

Scirocco
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
Starr
Posts: 113
Joined: Wed Nov 18, 2009 2:53 am

Re: Fotos com fundo negro.........

Post by Starr » Thu Jan 19, 2012 3:23 am

Ótimo!

Muito obrigado ao Pedro Rodrigues e ao Pedro Gomes pelo tutorial e pelos links, respectivamente. =D> =D>

Saudações,

Starr

User avatar
type_r_24011975
Posts: 410
Joined: Thu Apr 29, 2010 11:33 pm
Contact:

Re: Fotos com fundo negro.........

Post by type_r_24011975 » Thu Jan 19, 2012 5:39 pm

a ideia ta boa, mas mais uma dica.
para evitar ver-se essa linha do horizonte provocada pela junção dos dois planos,
podias ter usado apenas uma cartolina brilhante como fundo, sem a dobrares ficavas com um ciclorama á maneira.
Image

Post Reply