Fotogravados.....a 1ª vez

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
User avatar
Mike
Posts: 604
Joined: Tue Sep 14, 2010 5:26 pm
Location: Aveiro

Fotogravados.....a 1ª vez

Post by Mike » Mon Mar 19, 2012 11:20 am

:bye Olá amigos.

Venho aqui descrever esta minha primeira experiência com os fotogravados. A necessidade de pelo menos ter fivelas dos cintos para dar um ar mais realista aos nossos pópós e tentando poupar uns tostões neste tipo de materiais, depois de algumas surfadelas na net avancei para a aquisição dos materiais.

- Papel de lustro para impressão a laser (10 folhas A5 = 4,03€)
- Ouro Mouro que não é mais do que latão amarelo de 0,01mm ( este é caro, 43€/kg uma folha A4= 3,44€)
- Um litro de Percloreto de Ferro - 9,00€

A aventura começou pelo artwork, desenhado em CorelDraw que depois de verificado o tamanho (a olhometro) foi impresso a laser no papel descrito em cima.
Aqui já impresso
Image

Aqui o "ouro mouro"
Image

Depois de recortado o desenho e o latão no mesmo tamanho, juntam-se os dois "cara a cara" e seguram-se as pontas com fita cola:
Image
Image

Depois armados em dona de casa e com o ferro bem quente, passa-se a ferro o conjunto...
Convém não deslocarem o ferro do sitio, se usarem um platex por baixo, como eu, não queima.
Atenção que o ferro não deve ter água e fazer vapor. Aguentem 3 a 5 minutinhos e depois deixem arrefecer a placa.
Image
Image

Quando arrefecer, retirem as pontas de fitacola e começem a retirar o papel com jeito e verão que o desenho passou para a placa...
Image
Image

Voilá:
Image

A seguir corrigam as falhas que poderão existir de maneira que o desenho fiquei o mais uniforme possivel, eu utilizei um marcador mais grosso para as partes maiores e um fininho para dar uns retoques no desenho das peças....

Image
Image

Agora a placa está pronta a ir pró molho:
Image

Preparem o Percloreto de Ferro num recipiente plástico que não é atacado por este ( :?? a quimica sempre me fez sentir muito burro) e não façam como eu, preparei tudo sem luvas, sem mascara, em cima da banca da cozinha e outras barbaridades a nivel de segurança de que com a pika que estava nem me lembrei :oops:
Façam tb um suporte (eu fiz com fio eléctrico) para segurar a placa de modo a poderem controlá-la ao longo do processo.

Agora pelo que me apercebi (e estas fotos são da 2ª tentativa) o segredo está em ir controlando a "queima" do metal de maneira a não corroer demais, a minha primeira tentativa esteve 4 horas no ácido e quando fui ver como estava tinha desaparecido :oops:
Vão retirando a placa, passem por água e vejam como está, se ainda tiver metal nas zonas a destapado, voltem a mergulhá-la.....

Image
Image

Um promenor importante que me esqueci de referir em cima: por trás pintei totalmente a placa, a spray motip que estava à mão, de maneira a que o ácido não começe a roer na "traseira" da placa.

No fim fica com este aspecto :?
Image

O metal foi comido, só ficaram as peças e os restos da tinta da parte de trás:
Image

Depois para parar o processo de corrosão, lava-se a placa debaixo de água e seca-se bem com um guardanapo de papel.....

Como pintei com tinta, (há quem utilize fita adesiva por trás) dei umas camadas de decapante para dissolver a tinta...
Image

Ficando com este aspecto, mais limpinho :)
Image

No fim, uma "sprayzada" de metalizado e cá está, Umas fivelinhas prontinhas a entrar no meu mini, lol :lol:
Image


:geek: Agora a sério, acho que o processo para a primeira vez não ficou assim tão mal e deixa-me animado para outras aventuras com este processo....a seguir vêm uns discos de travão à maneira..... :evil:


E é tudo Abr ;)

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: Fotogravados.....a 1ª vez

Post by DIOGO_TIAGO » Mon Mar 19, 2012 6:34 pm

Excelente tutorial Mike.

Parece que com pouco dinheiro se poupa imenso nestas peças que mais realismo dão ás miniaturas :D

User avatar
Bucov
Posts: 664
Joined: Wed Nov 08, 2006 3:33 pm

Re: Fotogravados.....a 1ª vez

Post by Bucov » Mon Mar 19, 2012 11:34 pm

Para primeira vez acho que correu muito bem!! Há já algum tempo que ando para me aventurar nesse campo mas a falta de tempo não o tem permitido :(
Li algures que se deve aquecer a química!!

Abraço
Image Image

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Fotogravados.....a 1ª vez

Post by Rally24 » Tue Mar 20, 2012 12:09 am

Mike,

Excelente resultado.
Para quem se está a iniciar na arte dos "PE home made" saiu muito bom.
Mike wrote: ...para a primeira vez não ficou assim tão mal e deixa-me animado para outras aventuras com este processo....a seguir vêm uns discos de travão à maneira.....
Tens razão para estar animado, o pior vem depois, é aquilo a que chamas " outras aventuras", torna-se um vício e quando dás por ti tens um modelos com 20/30pcs em Foto-gravados para fazer...:shock:

Também faço grande para parte dos meus foto-gravados, não utilizo a mesma técnica que utilizas, penso que esta técnica é para pcs mais básicas e com menos grau de detalhe, a transferência do toner para a chapa poe aquecimento não é tão confiavel como a pelicula fotosensivel.

O tutorial que fiz sobre o metodo que utilizo está neste tópico do forum:
viewtopic.php?f=6&t=6745&start=15" onclick="window.open(this.href);return false;
Bucov wrote:...
Li algures que se deve aquecer a química!!
É verdade, aquecer o acido acelera a reacção do acido com a chapa e permite obter melhores resultados.
O tempo normal para um foto-gravado como que o Mike fez será 20/30min.


Abaixo deixo algumas fotos de umas fivelas que acabei de fazer para um modelos que estou a construir.
DSC03020.JPG
DSC03020.JPG (203.62 KiB) Viewed 18641 times
DSC03099.JPG
DSC03099.JPG (180.73 KiB) Viewed 18641 times
Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

User avatar
Bucov
Posts: 664
Joined: Wed Nov 08, 2006 3:33 pm

Re: Fotogravados.....a 1ª vez

Post by Bucov » Tue Mar 20, 2012 3:05 pm

Olá Pedro,

Essas duas fotos estão de classe, excelentes pormenores, destaque para os cintos TopNoch =D> =D> . É pena é seres da Maia se não já me tinha colado para umas aulas ao vivo!!! :D :D :D

Abraço a todos
Image Image

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Re: Fotogravados.....a 1ª vez

Post by Marco » Tue Mar 20, 2012 7:59 pm

Bem, trabalho espectacular! Parabéns!

E obrigado pelo guia e instruções bem claras!

Abraço!
Marco

User avatar
037
Posts: 82
Joined: Sun Apr 09, 2006 3:23 pm

Re: Fotogravados.....a 1ª vez

Post by 037 » Tue Mar 20, 2012 11:00 pm

Verdadeiro espirito de partilha.
Muito bom.

Cumprimentos

037

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Re: Fotogravados.....a 1ª vez

Post by valdispert » Thu Mar 22, 2012 11:21 pm

Creio que seria importante acrescentar, tanto ao tutorial cá do fórum quanto ao do NME, que os resíduos de perclorato não deverão ser despejados na canalização pública nem no lixo comum, mas sim selados num frasco de vidro e entregues num ecocentro para posterior tratamento.

User avatar
Mike
Posts: 604
Joined: Tue Sep 14, 2010 5:26 pm
Location: Aveiro

Re: Fotogravados.....a 1ª vez

Post by Mike » Thu Mar 22, 2012 11:42 pm

valdispert wrote:Creio que seria importante acrescentar, tanto ao tutorial cá do fórum quanto ao do NME, que os resíduos de perclorato não deverão ser despejados na canalização pública nem no lixo comum, mas sim selados num frasco de vidro e entregues num ecocentro para posterior tratamento.
Claro =D>

NightRider
Posts: 13
Joined: Tue Jun 05, 2012 6:09 pm

Re: Fotogravados.....a 1ª vez

Post by NightRider » Mon Jun 25, 2012 12:33 pm

Olá, Mike !

Posso reproduzir seu tutorial em um forum brasileiro que participo, lhe atribuindo os devidos créditos ? Achei muito interessante e bem didática a sua explicação.

Um abraço !

User avatar
Mike
Posts: 604
Joined: Tue Sep 14, 2010 5:26 pm
Location: Aveiro

Re: Fotogravados.....a 1ª vez

Post by Mike » Mon Jun 25, 2012 2:23 pm

NightRider wrote:Olá, Mike !

Posso reproduzir seu tutorial em um forum brasileiro que participo, lhe atribuindo os devidos créditos ? Achei muito interessante e bem didática a sua explicação.

Um abraço !
Claro amigo, desde que depois me envie o link para ver também, ok sem problema.

Abr :wink:

NightRider
Posts: 13
Joined: Tue Jun 05, 2012 6:09 pm

Re: Fotogravados.....a 1ª vez

Post by NightRider » Mon Jun 25, 2012 2:53 pm

Grato pela autorização.

Assim que fizer a postagem lá, deixo o link aqui para você poder conferir.

Um abraço !

NightRider
Posts: 13
Joined: Tue Jun 05, 2012 6:09 pm

Re: Fotogravados.....a 1ª vez

Post by NightRider » Tue Jun 26, 2012 11:11 pm

Mike,

Como lhe disse, fiz a transcrição do seu tutorial no forum brasileiro do qual participo. Fiz algumas pequenas alterações, à titulo de complemento e esclarecimento, mas mantive seu post em essência, lhe dando o crédito do tutorial e das fotos utilizadas, inclusive o endereço do forum. O link para você ver é:

http://www.plastibrasil.org/forum/viewt ... 23035d4fff

Se, por algum motivo, não lhe agradar o que fiz, me avise que retiro imediatamente o tópico que criei.

Espero que visite nosso forum e se for de seu interesse, participe.

Mais uma vez agradeço sua postura de autorizar a utilização de seu material.

Um abraço !

User avatar
Bucov
Posts: 664
Joined: Wed Nov 08, 2006 3:33 pm

Re: Fotogravados.....a 1ª vez

Post by Bucov » Wed Jan 02, 2013 11:46 pm

Vou aproveitar o tópico do Mike para deixar aqui uma alternativa ao percloreto de ferro , bem mais simples de arranjar. (acido muriatico e agua oxigenada).

Se alguem experimentar ou que já tenha experimentado deixe aqui o feedback!!!

http://www.instructables.com/id/Stop-us ... r-Etchant/" onclick="window.open(this.href);return false;


Espero que ajude alguem nas aventuras do etch!!!


Abraço!
Image Image

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Fotogravados.....a 1ª vez

Post by Rally24 » Thu Jan 03, 2013 12:44 am

Bucov wrote:...
Se alguem experimentar ou que já tenha experimentado deixe aqui o feedback!!!

http://www.instructables.com/id/Stop-us ... r-Etchant/" onclick="window.open(this.href);return false;

Espero que ajude alguem nas aventuras do etch!!!
Abraço!
Bucov,

Já tinha visitado este site e já tinha pensado em experimentar esta solução,(o percloreto de ferro suja tudo...:evil: ) mas como ainda tenho muito percloreto ainda não o fiz.
Será que dá para outros metais ou só para o cobre????

Já agora, alguém sabe onde posso comprar folhas de Nickel de 0.3/0.4/0.5mm??? São folhas iguais ás que utilizam o produtores de PE.
Queria substituir os meus foto-gravados de latão por nickle.


Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

Post Reply