Fonte placa rali

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
ASantos
Posts: 40
Joined: Thu Jan 29, 2009 11:24 pm

Fonte placa rali

Post by ASantos » Mon Jun 25, 2012 12:55 pm

Bom dia! Estou a vectorizar a decoração do Joaquim Santos de 1983. Mas como ainda estou no inicio a aprender sobre o ilustrator estou com uma duvida nas fotos das placas do rali, na placa da porta, ja encontrei uma fonte parecida, mas na placa que leva no capot e na mala, nao consigo identificar qual o tipo de letra, e as placas das matriculas, tem uma fonte meia quadrada que tambem nao consigo identificara fonte. Sera que alguem com mais experiencia nao pode ajudar?

Desde ja o meu muito obrigada.

Cumprimentos
Antonio Santos

Pcosta
Posts: 46
Joined: Sun Mar 25, 2012 2:51 am

Re: Fonte placa rali

Post by Pcosta » Mon Jun 25, 2012 5:09 pm

Caro António Santos,

"Poste" aí uma imagem que eu posso ajudar, uma vez que trabalhei na área das artes gráficas muitos anos.

Em jeito de tutorial:

Para identificar uma fonte (tipografia) é preciso, ou conhece-la ou então saber em que estilo se insere: Oldstyle, Modern, Slab Serif, Sans Serif, Script.

Depois de definido o estilo, a busca é uns milhares de fontes mais pequena.

Para ajudar a identificar o estilo: http://www.newbiewebsitedesign.com/diff ... s-of-fonts

Para identificar a tipografia, um dos sites mais completos é :http://www.fonts.com. Depois de descoberta a tipografia é ver se se arranja na net uma descarga "menos onerosa" que a do site que recomendo.

Cumprimentos,

PCosta
Image

I think this, by a long way, is the most beautiful car I have ever seen. It might actually be the most beautiful thing I have ever seen.

Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011

User avatar
Bucov
Posts: 664
Joined: Wed Nov 08, 2006 3:33 pm

Re: Fonte placa rali

Post by Bucov » Mon Jun 25, 2012 10:10 pm

O site http://www.dafont.com" onclick="window.open(this.href);return false; tem muitas fonts e o download é grátis (para uso particular), vale apena dar uma saltada lá!!!!!

Abraço
Image Image

ASantos
Posts: 40
Joined: Thu Jan 29, 2009 11:24 pm

Re: Fonte placa rali

Post by ASantos » Mon Jun 25, 2012 11:34 pm

Boa Noite! A fonte e igual a esta que esta no vidro de tras do lancia.


Image


Cumprimentos
Antonio Santos

Pcosta
Posts: 46
Joined: Sun Mar 25, 2012 2:51 am

Re: Fonte placa rali

Post by Pcosta » Tue Jun 26, 2012 11:17 am

Caro António Santos,

Trata-se de uma tipografia Garamond (os "chifres" do "T", ou seja as sarifas para cima, denunciam a origem). A tipografia mais próxima que encontrei foi a ITC Garamond Ultra.

A tipografia é ainda mais pesada do que o Ultra (existe o Ultra Bulk em algumas tipografias, mas não encontrei para esta), mas com um "u" minúsculo e o "o" com um itálico invertido, diria que a tipografia foi adaptada a partir de um original, para o nome da empresa.

Não é um trabalho simples e implica algum trabalho em programas de vectores, após converter a tipografia em curvas.

Para visualizar: http://www.itcfonts.com/Assets/images/trans1x1.gif

http://www.fontpalace.com/font-download ... +LT+Ultra/

Espero ter ajudado,

PCosta
Image

I think this, by a long way, is the most beautiful car I have ever seen. It might actually be the most beautiful thing I have ever seen.

Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011

ASantos
Posts: 40
Joined: Thu Jan 29, 2009 11:24 pm

Re: Fonte placa rali

Post by ASantos » Tue Jun 26, 2012 11:36 pm

Boas! Muito obrigada. Claro que ajudou. Mas nao percebi um parte da sua msg, o que quer dizer com isto " (os "chifres" do "T", ou seja as sarifas para cima, denunciam a origem)"

Mais uma vez obrigada.


Cumprimentos
Antonio Santos

User avatar
Mike
Posts: 604
Joined: Tue Sep 14, 2010 5:26 pm
Location: Aveiro

Re: Fonte placa rali

Post by Mike » Wed Jun 27, 2012 12:35 am

:roll: Acho que o ASantos se referia à font das placas do próprio rali e não da "Duriforte".

:wink:

ASantos
Posts: 40
Joined: Thu Jan 29, 2009 11:24 pm

Re: Fonte placa rali

Post by ASantos » Wed Jun 27, 2012 11:04 pm

Mike wrote::roll: Acho que o ASantos se referia à font das placas do próprio rali e não da "Duriforte".

:wink:
Boas! Sendo assim ja percebi o que eram os chifres...


Cumprimentos
Antonio Santos

ASantos
Posts: 40
Joined: Thu Jan 29, 2009 11:24 pm

Re: Fonte placa rali

Post by ASantos » Wed Jul 04, 2012 10:44 am

Boas! Ainda nao conseguir por mesmo igual, mas ficou parecido. Para ja e enquanto nao encontrar a fonte correcta, vai ficar assim. Precisava de outra ajuda, se fosse possivel, como nao tenho muita experiencia em desenho grafico estou a ter deficuldades em conseguir desenhar o logo da diabolique. Sei que algumas pessoas ja fizeram esta decoração, sera que nao ha ai ninguem que me posso dispobilizar a logo da diabolique?


Cumprimentos
Antonio Santos

User avatar
type_r_24011975
Posts: 410
Joined: Thu Apr 29, 2010 11:33 pm
Contact:

Re: Fonte placa rali

Post by type_r_24011975 » Wed Jul 04, 2012 2:52 pm

Boas
arranjei esta imagem... não sei se é o desenho original.
Image

se ninguem tiver em vectores, diz-me que depois eu faço-te isso.
Cumps
Rodrigo

ASantos
Posts: 40
Joined: Thu Jan 29, 2009 11:24 pm

Re: Fonte placa rali

Post by ASantos » Sun Jul 08, 2012 10:46 pm

Boas! Problema resolvido.

Obrigada

Cumprimentos
Antonio Santos

Post Reply