Retirar Primário da Resina

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: Retirar Primário da Resina

Post by baraka » Mon Jan 28, 2013 9:55 am

Boas Pessoal,

Lá fui eu à Norauto comprar um litro de Óleo de travões e após 24 horas de molhos eis o resultado

Image
Image

Fiquei mt agradado com o mesmo e obrigado a todos os que me deram a dica.

Já agora F.Sousa, essas tintas da marca Fontana adquires onde?

Um Abraço

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Retirar Primário da Resina

Post by FSousa » Mon Jan 28, 2013 4:02 pm

Olá.
Ainda bem que o óleo resultou em pleno.
Agora só tens que, com muito cuidado, com um x-ato muito afiado ou uma agulha de tricô, bem afiada na ponta retirar aqueles restinhos de tinta como parece ter nas grelhas ou vincos dos frisos dos vidros.

Lixar com uma lixa de agua bem molhada de modo a tirar o "brilho" da resina e retirar quaisquer vestígios de desmoldante.
Depois de todo despolido e sem brilo, lavar muito bem em agua morna, com uma escova de dentes e Cif, (casa de banho) é o melhor, ou pasta dos dentes, mas lavar bem, várias vezes.

Quanto às tintas, eu compro numa loja de ferragens aqui perto, mas em lojas como AKI, Maxmat, etç deve ter.
Tem é que ser, ou ter, a designação de "esmalte acrilico universal", no caso do primário cinza da Laky, ou "esmalte acrilico multiuso" da Fontana.
E como o tempo tem estado frio e humido, podes dar um aquecimento nas miniaturas com um secador de cabelo, antes de pintar e depois de aplicar a tinta a intervalos de 15 minutos.
Um abraço e guarda o oleo. :D
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: Retirar Primário da Resina

Post by baraka » Mon Jan 28, 2013 4:08 pm

Ah sim o óleo ficou guardado :D

Quanto a tirar os restos de tinta, foi mesmo isso, limpar tudo o que havia a mais, se bem que pouco sobrou depois do óleo. Lavei tudo com sabão e pasta dos dentes, secou, lixei, voltei a lavar e agora depois de bem seco já dei a 1ª de mão de primário e ficou impec :D

Vamos lá ver como corre a tinta principal.

Abraço

L. Dias
Posts: 304
Joined: Thu Jun 02, 2005 5:19 pm
Location: Mafra
Contact:

Re: Retirar Primário da Resina

Post by L. Dias » Tue Jan 29, 2013 12:09 am

Fixe! Ainda bem que conseguiste. :)
Boa sorte para a próxima tentativa. Vai correr bem. ;)


Abraço,
LD

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: Retirar Primário da Resina

Post by baraka » Tue Jan 29, 2013 12:14 am

A próxima será com o Aerógrafo que me foi oferecido como prenda antecipada de aniversário :D

L. Dias
Posts: 304
Joined: Thu Jun 02, 2005 5:19 pm
Location: Mafra
Contact:

Re: Retirar Primário da Resina

Post by L. Dias » Tue Jan 29, 2013 12:40 am

baraka wrote:A próxima será com o Aerógrafo que me foi oferecido como prenda antecipada de aniversário :D
Boa!
Muitos parabéns pelo presente antecipado (não pelo aniversário ainda, que dizem que dá má sorte ;) )
Vais ver que se abre todo um leque de possibilidades que os sprays não permitem.

Muitas felicidades com a ferramenta nova! :D

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: Retirar Primário da Resina

Post by baraka » Tue Jan 29, 2013 12:43 am

Quando começar o novo kit para experimentar o Aerógrafo será colocado ali no In Progress :D

fura
Posts: 205
Joined: Mon Mar 26, 2012 5:01 pm

Re: Retirar Primário da Resina

Post by fura » Sun Feb 03, 2013 2:37 am

Boas Baraka
Foi talvez a melhor prenda antecipada que poderias oferecer a ti próprio, sem medo de o utlizar, comecei a cerca de ano e meio a utilizar um iwata e só posso disser bem da utilização. Poupa-se bastante na tinta, melhores acabamentos pois o aerografo permite direccionar melhor o fluxo de tinta, Todo um conjunto de mais valias.
Treinar e depois é sempre a dar.
Abraço
Paulo Costa
" nem sempre digo o que penso.... mas penso sempre no que digo "

Post Reply