Retirar Primário da Resina

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Retirar Primário da Resina

Post by baraka » Tue Jan 22, 2013 9:58 pm

Ora boas pessoal

Nunca me tinha acontecido mas nos últimos kits que fiz, a tinta seja primário ou a cor da carroçaria tem ficado toda encarquilhada ainda não entendi porquê.
Já cheguei a aplicar o primário, ficar todo direitinho e passado 24/48h aplicar a cor e ficar todo encarquilhado.

Depois lavei o kit, lixei para tirar a tinta, voltei a dar primário e ainda ficou pior.

Não sei o que fazer mais :(

Deixo umas fotos dos modelos em causa
Attachments
DSC05610.JPG
DSC05610.JPG (137.58 KiB) Viewed 9974 times
DSC05611.JPG
DSC05611.JPG (124.12 KiB) Viewed 9974 times
DSC05612.JPG
DSC05612.JPG (131.84 KiB) Viewed 9974 times
DSC05613.JPG
DSC05613.JPG (150.01 KiB) Viewed 9974 times
DSC05614.JPG
DSC05614.JPG (108.26 KiB) Viewed 9974 times

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Retirar Primário da Resina

Post by FSousa » Wed Jan 23, 2013 12:03 am

Olá.
Nas resinas o melhor é usar óleo de travões, no caso de teres "grelhas" daquelas que veem à volta dos volantes, jantes, etç. que tenham a mesma resina da carroçaria, experimenta antes com diluente celuloso e vês se a resina amolece.
Mas o melhor será óleo de travões (e muita paciência),: Pões de molho, passado um dia, esfregas com uma escova, voltas a colocar de molho... e por ai fora, até conseguires retirar a tinta toda.

Isso é típico dos desmoldantes usados nos moles, (aconteceu-me muito em tempos idos com modelos "Starter e Prouvance,) não há nada a fazer.

Muita lixa de água bem molhada em Cif minimiza isso antes da pintura.
:(
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: Retirar Primário da Resina

Post by baraka » Wed Jan 23, 2013 12:23 am

Pois um deles é da Starter e o outro da Project Rally 43, nunca me tinha acontecido fiquei mesmo chateado, ainda pensei que fosse do spray que uso mas ja tinha usado antes sem estes resultados.

Vou ter mesmo que pensar em comprar um aerógrafo :/

Obrigado pela dica, vou ver se arranjo óleo para lhes dar banho

L. Dias
Posts: 304
Joined: Thu Jun 02, 2005 5:19 pm
Location: Mafra
Contact:

Re: Retirar Primário da Resina

Post by L. Dias » Wed Jan 23, 2013 11:56 am

Muitas das resinas que por aí andam são imunes ao diluente celulósico. Experimenta numa zona escondida a reação antes de aplicar. A ideia também não será mergulhar a peça, mas antes limpar a maior parte com um pano embebido em diluente e depois limpar os detalhes com um pincel de cerdas mais rígidas.

Em alternativa, embora mais cara, tens o "lacquer thinner" (Ex.º Tamiya). Leva todas as tintas à frente sem atacar sequer o plástico dos kits (mesmo as transparências).
Tenho salvo assim alguns kits que, de outra forma estariam condenados. ;)


Boa sorte,
L. Dias

L. Dias
Posts: 304
Joined: Thu Jun 02, 2005 5:19 pm
Location: Mafra
Contact:

Re: Retirar Primário da Resina

Post by L. Dias » Wed Jan 23, 2013 11:58 am

Já agora, a causa pode ser uma reação com o desmoldante ou o primário não curado aquando da aplicação da demão de tinta seguinte. Também se pode dar o caso de haver alguma incompatibilidade química entre o primário o a tinta, mas se já usaste esta combinação em kits anteriores, não será por aí. :?

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: Retirar Primário da Resina

Post by baraka » Wed Jan 23, 2013 12:28 pm

O problema está mesmo no facto de já ter experimentado esta combinação noutros kits, aliás no RS 1800 que tenho aqui no Post a parte que não está mostrada na foto, está impecável sem qualquer problema.

Poderá de ser do modo de aplicação da tinta, de estar a sair mal da lata?

E já agora, óleo de travões, qual o preço dessa brincadeira e onde poderei arranjar?

Abraço

L. Dias
Posts: 304
Joined: Thu Jun 02, 2005 5:19 pm
Location: Mafra
Contact:

Re: Retirar Primário da Resina

Post by L. Dias » Wed Jan 23, 2013 12:56 pm

Então poderá ser mesmo algum desmoldante ou agente químico à superfície do kit.
Não te sei dizer de cor o preço do óleo, mas é fácil de encontrar nos hipermercados ou nas lojas de acessórios de automóveis.
Atenção que o óleo não ataca "aparentemente" o plástico dos kits, mas torna-o muito mais quebradiço. No caso das resinas experimenta antes. Sei de um ou dois casos em que a resina e o óleo reagiram e a coisa não correu lá muito bem para o lado do kit... :?

Abraço,
LD

L. Dias
Posts: 304
Joined: Thu Jun 02, 2005 5:19 pm
Location: Mafra
Contact:

Re: Retirar Primário da Resina

Post by L. Dias » Wed Jan 23, 2013 12:58 pm

Já agora: que primário estás a usar?

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: Retirar Primário da Resina

Post by baraka » Wed Jan 23, 2013 12:59 pm

Uso o primário da Motip

Image

L. Dias
Posts: 304
Joined: Thu Jun 02, 2005 5:19 pm
Location: Mafra
Contact:

Re: Retirar Primário da Resina

Post by L. Dias » Wed Jan 23, 2013 1:13 pm

Experimentei esse para uns testes e não gostei. A aderência não é a mesma do Tamiya, a opacidade e "nivelamento" também me pareceram inferiores e é mais suscet+ivel ao destacamento. També tive ataques moderados ao plástico da Tamiya, Protar e Hasegawa. A superfície ficava um pouco rugosa, o que é uma "gaita" para os acabamentos brilhantes.

Se puderes, depois de limpar os kits, experimenta usar o primário cinzento da Tamiya.

Melhor ainda o "Mr. Resin Primer Surfacer" da Gunze. Existe em spray e em frasco mas não me ocorre de momento quem possa vender isso cá em Portugal (comprei diretamente no estrangeiro). Pessoalmente prefiro o frasco, que aplico a aerógrafo, diluído com o "Mr. Color Leveling Thinner" e um pouco de "Mr. Retarder Mild", para evitar as "teias de aranha" que as tintas celulósicas da Gunze tendem a fazer ao ser assim aplicadas.
Pode haver problema em encomendar sprays através da Internet, pois têm que vir por via terrestre. :(

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: Retirar Primário da Resina

Post by baraka » Wed Jan 23, 2013 1:25 pm

Pois eu tenho é que investir no Aerógrafo, disso já me mentalizei.

Agora falta escolher o ideal com compressor de preferência.

L. Dias
Posts: 304
Joined: Thu Jun 02, 2005 5:19 pm
Location: Mafra
Contact:

Re: Retirar Primário da Resina

Post by L. Dias » Wed Jan 23, 2013 1:41 pm

Encontras aerógrafos "clones" baratos no eBay. Conheço malta que comprou e está satisfeita. A principal diferença está nas ligas metálicas em que são feitos, geralmente inferiores e mais frágeis do que os de "marca".

Comecei pelos Badger e depois passei para os Iwata, apesar de manter um Badger 150 e um 200NH (ambos de sifão). Sinto mais suavidade e progressividade de trabalho nos Iwata. Para as carroçarias, principalmente a 1/24 e aeronaves grandes a 1/48, prefiro o Iwata Kustom TR que, ao ser de gatilho, dá um jeitaço!
Depois tenho um Iwata HP-B Plus, para o trabalho fino de detalhe fino (0.2mm com "crown cap") e, o meu preferido e "todo-o-terreno", um HP-C Plus.

Destes todos, sugiro para "único aerógrafo" o Iwata HP-C Plus, se quiseres uma coisa durável e boa. Se não, começa pelos "chineses" do eBay e mais tarde avanças para outra coisa. ;)

Compressores é outra "loiça": podes fabricá-lo; comprar um silencioso e caro ou ainda um "barato", grande e barulhento. Não te recomendo latas de gás nem pneus...
Mas já estou a fugir ao tópico. :oops:


Abraço,
LD

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Retirar Primário da Resina

Post by FSousa » Sun Jan 27, 2013 5:25 pm

baraka wrote:Uso o primário da Motip

Image
Olá.
Eu uso frequentemente tintas da Motip mais pela variedade de cores disponiveis, mas para primários, brancos, pretos e pretos matt uso dos mais baratos:
E sempre por esta ordem:
1º- Primário cinza de marca Laky Color Max 40 "antiruggine grigia" (3,80€)-uma leve camada
2º Primário branco matt, uso da Marca Fontana (branco opaco RAL 9010) - uma camada mais forte.
3º Dependendo da cor da miniatura aplico outra tinta, uso para cores (como expliquei acima) tintas Motip por cima destas.
Para brancos, uso também da Marca Fontana "Branco Brilhante RAL 9010"
Estas tintas da Fontana são bastante boas e existem e algumas cores, pintei o Bx em branco perola e amarelo nesta tinta.

Quanto ao problema de retirar a tinta nesse Kit, como disse, o óleo de travões não afecta isso, demora é muito a amolecer a tinta.
Quanto a usar diluente... :doubt: já usei nas peças de resina que eu faço e não aconselho pois deforma um pouco, tipo amolecer e perder pormenores.
um abraço
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Retirar Primário da Resina

Post by FSousa » Sun Jan 27, 2013 5:42 pm

baraka wrote:Pois eu tenho é que investir no Aerógrafo, disso já me mentalizei.

Agora falta escolher o ideal com compressor de preferência.
Eu tenho 2 aérografos, 1 "Vivaz Model Nº 100 e outro (muito antigo) Holding Air Brush Kit.
Mas raramente faço uso disso por 2 motivos:
1º Porque a limpeza deles é muito trabalhosa, principalmente no Holding.
2º Porque o spray é mais cómodo.

Para quem trabalha em escalas grandes, 1/24 para cima eu aconselhava uma mini pistola de pintura automóvel (com reservatório de gravidade de 250 ml), se quisermos mais precisão de tinta só temos que comprar uns bicos mais finos que são baratos.

Um abraço
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

L. Dias
Posts: 304
Joined: Thu Jun 02, 2005 5:19 pm
Location: Mafra
Contact:

Re: Retirar Primário da Resina

Post by L. Dias » Sun Jan 27, 2013 5:46 pm

FSousa wrote:Quanto ao problema de retirar a tinta nesse Kit, como disse, o óleo de travões não afecta isso, demora é muito a amolecer a tinta.
Quanto a usar diluente... :doubt: já usei nas peças de resina que eu faço e não aconselho pois deforma um pouco, tipo amolecer e perder pormenores.
Nas peças que faço, costumo recorrer às resinas da Wacker (vendida pela Dinis dos Santos / Coriprel) e da Smooth-On e não tenho tido qq problema com ambas.
Ainda ontem à noite limpei um conjunto de pneus com diluente celulósico e até as letras pequeninas ficaram impec. :mrgreen:

Mas é prudente o que dizes e uma experiência prévia é a melhor tática. ;)


Abraços,
Luís

Post Reply