[Técnica] Efeito textura nos bancos

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

[Técnica] Efeito textura nos bancos

Post by DIOGO_TIAGO » Tue Jan 14, 2014 12:11 pm

Muitos já devem saber desta experiência, mas agora vou passar a representá-la com imagens ilustrativas

Materiais:

- Uma taça com farinha q.b
- Spray de cor brilhante de preferência
- Bancos ou qualquer coisa que queiram "texturar"
- Pincel
- Secador de cabelo (por exemplo)

Começamos por tratar, neste caso, dos bancos, lixando-os com uma lixa 500 e seguidamente 800 e um pouco de água para deixar um acabamento liso no plástico. Posto isto, eu dei primário e deixei secar, mas esta fase é relativa, cada um é que sabe se deve meter ou não.

O primeiro passo é dar uma camada molhada de cor brilhante nos bancos, de modo a cobrir toda a superficie plástica. Neste caso eu usei um restante que tinha aqui vermelho Motip

Image

Sem mais demoras, começamos a sujeira :D Com os dedos, começamos a meter farinha sobre toda a área do banco, até não restar espaços brilhantes.

Image

Image

De seguida, para remover o excesso, eu abanei um pouco os suportes onde tinha os bancos colados e com cuidado, mandei dois ou três sopros valentes. Retirado assim o maior, com um pincel de tamanho médio é só retirar o excedente dos ângulos mais escondidos

Image

O último passo é dar com um bocado de secador ( ar quente ) para que a tinta seque completamente e que assim deixe a farinha agarrada com segurança. Eu fiz isto à noite, mas deixei-as repousar até ao dia seguinte. O passo final é pintura a gosto do vosso modelo, cor fosca de preferência

Aspecto final anterior à pintura

Image

Desde já quero dizer que este tutorial é de gostos muito relativos, pois há quem diga que não fica muito à escala, que fica muito texturado etc e vocês sabem. Para mim, sendo a opção até agora experimentada mais parecida, gosto do resultado e desta vez resolvi partilhar com vocês o processo da coisa

Espero que sirva para projectos futuros,
Abraço :D

Post Reply