Primário Vallejo decantado - Teias de Aranha!!!!![AJUDA]

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
RACP
Posts: 20
Joined: Thu Feb 19, 2015 2:53 pm

Primário Vallejo decantado - Teias de Aranha!!!!![AJUDA]

Post by RACP » Tue Sep 29, 2015 10:13 pm

Boa noite rapaziada...

Ontem a noite iniciei-me na primeira pintura dos modelos que tinha na bancada e, atendendo ao que por aqui tive oportunidade de aprender, comecei pela aplicação do primário.

O primário que tenho é o de lata de 400 ml da vallejo, cinza claro, que depois decantei para um frasco, já que só pretendia pintar peças pequenas e achei que assim conseguiria ser mais eficiente.

Depois de colocar no frasco ainda o deixei uns bons minutos para perder o gas e ficar a temperatura “ambiente” pois quando ele sai esta gelado!

Passado algum tempo, verti para o copo do aerógrafo (quando deitei o primário começou a borbulhar, certamente por ainda ter algum gás no seu interior que foi libertado ao contactar com o copo do aerógrafo) mas após ter parado de borbulhar começei a treinar numa folha branca e notei logo que ao pintar, da mesma forma que saia a tinta, também se formavam uma espécie de teias de tinta que eram projectadas para a zona de pintura e conspurcavam tudo!!!!

Pensando que era algo inicial, continuei a pintar, desta vez já nas pecinhas pequeninas que tinha ali à mão mas o resultado não foi grande coisa e as teias continuavam a a sair a grande ritmo! Muitas dessas teias acabavam por ser projectadas para a peça que estava a ser pintada!!! De igual modo algumas peças ficaram “granuladas” pelo que suspeito que o primário estivesse já seco quando tocava no modelo… (embora depois de secarem tenha dado apenas ar e as “teias” saem, ficando as peças minimamente aceitáveis!!!) :mrgreen:

As peças onde o primário estava irremediavelmente perdido, coloquei-as num banho de lacquer thinner (já que não ataca o plástico), porque me apercebi que esse diluente diluía bem o primário e tive que usar na limpeza do aerógrafo já que não tinha mais nenhum ali à mão.


O Material que usei foi:

-Aerógrafo H&S Infinity Cr-plus com agulha 0.4 mm
-Compressor a debitar 20 psi
-Primário Vallejo cinza claro, decantado da lata para um frasco

1- Alguém me pode explicar o que fiz mal?
2- Não deveria ter decantado o primário e deveria te-lo usado da lata?
3- Deveria ter diluído o primário com alguma espécie de diluente?
4- Porque se formavam as teias? Era o primário a secar antes de chegar ao modelo?
5- O que me recomendam fazer para poder continuar a usar o primário no aerógrafo?

Image

Image

Image

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Re: Primário Vallejo decantado - Teias de Aranha!!!!![AJUDA]

Post by lucas » Sun Oct 04, 2015 10:37 pm

Primeira coisa: porque primário em peças pequenas? não precisas.
Como nunca decantei, as 'teias' poderão ser falta de alguma diluição.No aerografo a tinta tem que ter a consistência aquosa tipo leite.
Espero ter sido útil, ab

RACP
Posts: 20
Joined: Thu Feb 19, 2015 2:53 pm

Re: Primário Vallejo decantado - Teias de Aranha!!!!![AJUDA]

Post by RACP » Mon Oct 05, 2015 1:29 pm

Estou a iniciar-me agora no modelismo e como tenho uma perspectiva preventiva, achei que aplicar primário em todo o modelo seria "adequado" e iria fazer aderir melhor a tinta que depois lhe resolver aplicar...

É que muitas dessas peças pequenas vão depois ser pintadas a pincel, e tenho receio que não adira bem a tinta se não colocasse o primário...

Fiz-me entender?

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Re: Primário Vallejo decantado - Teias de Aranha!!!!![AJUDA]

Post by lucas » Wed Oct 07, 2015 5:33 pm

Mas não precisas de todo, primário sim, só para grandes peças; carroçarias e afins.

Post Reply