Aerografo

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
sparco
Posts: 48
Joined: Thu Jan 22, 2015 8:41 pm

Aerografo

Post by sparco » Mon Jan 16, 2017 9:06 pm

Boas pessoal..

Comprei a pouco um aerografo.ainda ando em experiencias ja estive a dar um volta por aqui e vi k em tintas acrilicas mete.se alcool...mas o alcool é normal ?...tipo o k se compra nos hipers?

E queria ajuda na compra de tintas pro aerografo..nao sei de nenhum site portugues k venda zero paint..gostaria de ajuda obrigado

User avatar
jmaclane
Posts: 30
Joined: Tue Apr 01, 2014 6:56 pm

Re: Aerografo

Post by jmaclane » Wed Jan 18, 2017 2:01 pm

Boas,

Se fores ao nosso amigo google vais obter muitas respostas a essas dúvidas das tintas.

Eu tenho acrílicas da Tamiya e para as diluir uso o X-20A da Tamiya, que é o diluente da marca para as tintas acrílicas. Também se pode usar o Laquer Thinner da Tamiya, porque as tintas acrílicas deles, pelo que dizem, não são acrílicas "puras" (está entre aspas porque não sei explicar bem). Já experimentei com os dois diluentes e não vi diferenças aos meus olhos, mas ainda não tenho muita experiência. Diluo normalmente 50/50.

De um modo geral do que já li aconselha-se usar os diluentes das marcas das próprias tintas, porque cada marca formula as suas tintas de forma diferente. Mas as tintas acrílicas de uma forma geral deviam poder ser diluídas com água ou com um álcool do qual agora não sei o nome (julgo que é diferente do que se compra no supermercado).

Tintas já diluídas, que normalmente é só colocar no aerógrafo e pintar, há várias. Vallejo Model Air (acrílicas), Gravity, Zero Paints, entre outras. Gravity e Zero têm cores iguais às cores dos automóveis e motos reais (pelo que os próprios dizem são color-matched com as cores reais). Mas ficam mate, e precisam sempre de levar verniz para ficarem brilhantes, não te esqueças disso.

Depois, qualquer tinta devidamente diluída pode ser usada em aerógrafo, não é obrigatório ser "tinta para aerógrafo".

As Zero Paints eu compro na loja Spotmodel, de Espanha, que tem até as newsletters aqui no fórum, na parte dos Classificados. São as tintas que comecei agora a utilizar para alguns carros branquinhos que já comecei a fazer. Não sei se existe alguma loja ou representante da Zero cá em Portugal.

Quanto a segurança e saúde tenho um extrator a puxar o ar, tipo cabine de pintura, e uso máscara de vapores orgânicos, conforme recomendado. No local onde pinto posso ainda abrir uma porta para o exterior para ajudar a circular o ar de forma aos cheiros também desaparecerem mais depressa.

sparco
Posts: 48
Joined: Thu Jan 22, 2015 8:41 pm

Re: Aerografo

Post by sparco » Wed Jan 18, 2017 4:22 pm

Obrigado pela explicação. .foi.me muito útil. ..agradeço muito..

sparco
Posts: 48
Joined: Thu Jan 22, 2015 8:41 pm

Re: Aerografo

Post by sparco » Wed Jan 18, 2017 4:24 pm

E qual o verniz k aconcelhas mais?obrigado jmaclane

User avatar
jpinho
Posts: 431
Joined: Mon Aug 16, 2004 7:37 pm
Location: Lisboa

Re: Aerografo

Post by jpinho » Wed Jan 18, 2017 11:28 pm

O alcool que o jmclane refere é o isopropílico. Vende-se, por exemplo, no AKI ou Leroy Merlin.
Além de diluir as acrílicas, serve também como produto de limpeza para os aerógrafos.
Jorge Pinho

Errar é humano, persistir no erro é americano...

User avatar
jmaclane
Posts: 30
Joined: Tue Apr 01, 2014 6:56 pm

Re: Aerografo

Post by jmaclane » Thu Jan 19, 2017 2:25 pm

sparco wrote:E qual o verniz k aconcelhas mais?obrigado jmaclane
Para a Yamaha M1 que terminei agora usei Tamiya X-22, diluído com tamiya Laquer Thinner, e aplicado com aerógrafo (na altura ainda não tinha testado o 2K).
Como comprei tintas da Zero Paints também comprei o verniz deles, o 2 Pack GLOSS Clearcoat Set (2K Urethane). É um verniz bi-componente (tens de misturar a resina com o endurecedor) e fica logo brilhante e é bastante resistente. Aqui no fórum acho que já há menções ao mesmo.
Esqueci-me de dizer que a Zero também tem um verniz "normal" 1K, que é só pôr do frasco para o aerógrafo. Não será é tão resistente.
jpinho wrote:O alcool que o jmclane refere é o isopropílico. Vende-se, por exemplo, no AKI ou Leroy Merlin.
Além de diluir as acrílicas, serve também como produto de limpeza para os aerógrafos.
Obrigado Jorge, assim também já fiquei a saber o nome do produto.

sparco
Posts: 48
Joined: Thu Jan 22, 2015 8:41 pm

Re: Aerografo

Post by sparco » Thu Jan 19, 2017 6:09 pm

Obrigado amigo aos dois..e sempre bom ter uma ajuda..ja estive a ver tintas zero paint na loja spotmodel..vamos a ver quanto fica os portes..loool..

User avatar
212colors
Posts: 91
Joined: Wed Dec 22, 2010 6:20 pm
Location: Ílhavo - Aveiro
Contact:

Re: Aerografo

Post by 212colors » Thu Jan 19, 2017 8:46 pm

As tintas da Zero Paints podem ser diluídas quer com diluente celuloso quer com diluente acrílico sem causar problemas.
Mas não com o diluente do AKI ou Leroy, mas sim indo a uma casa de tintas para pintura automóvel comprá-los.
Os do AKI/Leroy só servem para limpeza.

A definição de tinta acrílica tem a ver com as resinas e pigmentos que são utilizados na sua elaboração e consoante os componentes utilizados, tanto podem ser diluídas com diluente ou com água.
O pessoal tem tendência a atribuir o ser acrílico aquelas tintas que se misturam com água/álcool.

sparco
Posts: 48
Joined: Thu Jan 22, 2015 8:41 pm

Re: Aerografo

Post by sparco » Thu Jan 19, 2017 9:23 pm

212colors wrote:As tintas da Zero Paints podem ser diluídas quer com diluente celuloso quer com diluente acrílico sem causar problemas.
Mas não com o diluente do AKI ou Leroy, mas sim indo a uma casa de tintas para pintura automóvel comprá-los.
Os do AKI/Leroy só servem para limpeza.

A definição de tinta acrílica tem a ver com as resinas e pigmentos que são utilizados na sua elaboração e consoante os componentes utilizados, tanto podem ser diluídas com diluente ou com água.
O pessoal tem tendência a atribuir o ser acrílico aquelas tintas que se misturam com água/álcool.
Obrigado 212colors..mas tb estou no fim do mundo aqui nem ha aki nem leroy..loool..tenho k me desenrrascar por outro meios..loool..mas estive a ver as tintas zero paint nao precisam de ser diluidas...mas claro a experiência fala sempre mais alto..vou seguir os vossos concelhos pessoal..ja ando a experimentar o aerografo no meu kit hummer h2

model43
Posts: 211
Joined: Mon Sep 24, 2007 4:36 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Aerografo

Post by model43 » Sat Dec 10, 2022 1:42 am

Boa noite,
Uma dica, comecei só á cerca de 1 ano a usar aerografo, tintas acrilicas base de água da vallejo e assim pode procurar por Marsigor modelismo, veja no site.
Para os modelos em que nao encontro cores que quero,uso os acrilicos já diluidos Fire scale , em que pode comprar no site DModelkits, estes já exigem um diluente especifico da própria marca ou acetona , embora acabam aos poucos com as borrachas do aerografo.
Tudo isto aqui em Portugal.

Post Reply