Ferrari F190

Mostra aqui os teus projectos finalizados
Post Reply
JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Ferrari F190

Post by JMCARC1 » Mon Apr 28, 2008 5:47 pm

Olá pessoal.

Apesar de ter prometido à já muito tempo, apenas agora coloco aqui umas fotos do modelo mais antigo que ainda tenho na minha colecção: o Ferrari F190 da Tamiya.

Este modelo foi feito em 1994, durante as férias grandes e demorou 15 intensivos dias :lol:

Apesar de hoje olhar para ele com alguma pena, pois obteria um resultado bem melhor caso o iniciasse agora, não deixo de sentir orgulho no resultado obtido na altura. Pintado inteiramente a pincel, este modelo representou uma mudança de cuidado de produção e uma evolução em relação ao que tinha feito até ao momento.

Com as limitadas informações que tinha deste modelo, tentei detalhar o máximo possível, tentando transmitir o ar limpo e imaculado que o modelo real tinha. Apesar de ser impossível de ver nas fotos (e muito difícil na realidade tb :roll: ), todos os comandos do cockpit tem as indicações escritas, pintadas com recurso a um palito afiado e uma aguja de costura. O volante foi forrado com meia de licra - eu sei que ficou muito volumoso - mas ajuda a conferir um aspecto musculado ao interior.

Image

Image

Image

Image

Com o passar do tempo, a direcção deixou de funcionar e apareceram alguns riscos na carroçaria. No entanto, o modelo tem envelhecido bem. Claro que se fosse hoje teria sido saido algo completamente diferente, e teria ligado a determinadas áreas em que me faltou "coragem" para mexer. Há uns tempo, comprei outro modelo deste kit (com a tampa transparente) para fazer uma segunda versão / tentativa.

Prometo que vou tentar não demorar mais uns anos para colocar aqui mais fotos...

João

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Ferrari F190

Post by Adolfo » Tue Apr 29, 2008 10:36 am

Em relação aos teus modelos n sei por onde começar...... :)
Eu nem com tinta spray ainda consigo um resultado tão limpinho, e esses pormenores todos estão demais... e diga-se 15 dias !!!!!!
"quem têm unhas toca guitarra" !!!!!!!!!
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Ferrari F190

Post by JMCARC1 » Tue Apr 29, 2008 5:15 pm

Obrigado, Adolfo.

Este modelo é muito bom e tudo parece encaixar de feição. E isso é uma ajuda fantástica... Não é um modelo muito cenográfico devido à racionalização dos elemento internos, mas que é muito bonito é.... =D>

João

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Ferrari F190

Post by Adolfo » Tue Apr 29, 2008 5:22 pm

eheheheheh
MAS EXISTE ALGUM FERRARI QUE SEJA FEIO :)
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
IgeL
Posts: 142
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:13 pm
Location: Ethiopia

Re: Ferrari F190

Post by IgeL » Wed Apr 30, 2008 3:23 pm

Sem querer por defeitos :P o Floking não foi demasiado? no Volante?
Mas lá que é bonito isso é um dos F1´s mais bonitos postos em pista.
....Keepin It SideWayz....

Image

A pressa é inimiga da perfeição. By CpMonteiro

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Ferrari F190

Post by JMCARC1 » Wed Apr 30, 2008 6:17 pm

IgeL,

todas as sugestões ou possíveis melhorias são sempre bem-vindas. Sim, o forro do volante, como já tinha indicado, está muito exagerado, tanto em espessura como em "rugosidade". Mas, apesar de pouco realista, até gosto do aspecto final... há cá cada coisa....!

Como prometido, aproveito para colocar outras fotos do mesmo modelo... fica como uma espécie de homenagem a um modelo, que por sugestão do Art, vai ser transformado (e actualizado) em exemplar do Mansell eh, eh. Se isto continua assim, ainda tenho de comprar um 3 exemplar para fazer o do Alesi.... estou a brincar!!!! :lol:

Image

Image

Image

Image

Image

Image


Image



Image



Image

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Ferrari F190

Post by JMCARC1 » Wed Apr 30, 2008 6:20 pm

Adolfo wrote:eheheheheh
MAS EXISTE ALGUM FERRARI QUE SEJA FEIO :)
Epá... assim de repente e apenas na F1 recente lembro-me do F310 de nariz alto (GP do Canada até ao final da temporada) e do F2005. Então o primeiro é medonho....!

User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Re: Ferrari F190

Post by scirocco » Wed Apr 30, 2008 9:48 pm

Adolfo wrote:MAS EXISTE ALGUM FERRARI QUE SEJA FEIO :)
JMCARC1 wrote: Epá... assim de repente e apenas na F1 recente lembro-me do F310 de nariz alto (GP do Canada até ao final da temporada) e do F2005. Então o primeiro é medonho....!
Não sei o modelo mas o famoso "bico de pato", creio que do tempo do Berger, tambem devia muito à beleza.
Eu sou daqueles que Ferraris de competição, nem vê-los :mrgreen:, é que são todos feios.

Mais a sério, está uma montagem muito boa, tudo bem que um bom modelo ajuda muito, mas essa pintura...e a pincel :shock: , fiquei pasmado, como é que conseguiu esse aspécto final, esse brilho, essa homogeneidade, a pincel?
Muitos parabens.
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Ferrari F190

Post by JMCARC1 » Mon May 05, 2008 1:27 pm

scirocco wrote:Mais a sério, está uma montagem muito boa, tudo bem que um bom modelo ajuda muito, mas essa pintura...e a pincel :shock: , fiquei pasmado, como é que conseguiu esse aspécto final, esse brilho, essa homogeneidade, a pincel?
Muitos parabens.
Sciroco,

Obrigado pelas suas palavras. Para conseguir esta pintura, usei a tinta TS-8 da Tamiya (spray) "atirada" para a tampa em alguma quantidade diluida com diluente celuloso. Em seguida pintei as peças, com um pincel grosso, com pinceladas rápidas sempre no mesmo sentido (como faria a spray!), resistindo à tendência de retocar qq coisa ou voltar atrás. Como as linhas do modelo são muito fluidas, a pintura tb ficou bastante uniforme.

No entanto, hoje, acho que foi uma "estupidez" e, já que usei tinta de spray, teria aplicado directamente :-k

João

PS: O famoso "bico de pato" era o Ferrari F189 ou 640, sendo o modelo de 1989.

User avatar
Morbius
Posts: 554
Joined: Mon Nov 26, 2007 11:07 am
Location: Massamá

Re: Ferrari F190

Post by Morbius » Fri Jun 13, 2008 4:40 pm

qualquer Ferrari é bonito...simplesmente pelo nome.....FERRARI =D>
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
viewtopic.php?f=5&t=9303" onclick="window.open(this.href);return false;
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421" onclick="window.open(this.href);return false;

" So Many Idiots ... So Few Bullets" :(

User avatar
Morbius
Posts: 554
Joined: Mon Nov 26, 2007 11:07 am
Location: Massamá

Re: Ferrari F190

Post by Morbius » Fri Jun 13, 2008 4:41 pm

MAS DEIXEM ESTAR NEM TODOS TEMOS ESTA FEBRE....
ehehehehehe :roll:
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
viewtopic.php?f=5&t=9303" onclick="window.open(this.href);return false;
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421" onclick="window.open(this.href);return false;

" So Many Idiots ... So Few Bullets" :(

Aldo Carvalho
Posts: 153
Joined: Sat May 10, 2008 7:21 pm

Re: Ferrari F190

Post by Aldo Carvalho » Tue Jun 17, 2008 11:50 am

Este é um dos Ferrari F1 que mais gosto pela limpeza e fluidez de linhas e fazia um par perfeito nos grids com os também puros McLarens. E uma montagem como a sua, com requintes do antigo modelismo, é digna de admiração. O brilho e a luminosidade do vermelho estão fantásticos e o único reparo que faço é quanto à rugosidade na aplicação do que parece ser Bare Metal junto ao motor.
Sinceros parabéns
Aldo

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Ferrari F190

Post by JMCARC1 » Tue Jun 17, 2008 4:30 pm

Aldo Carvalho wrote:Este é um dos Ferrari F1 que mais gosto pela limpeza e fluidez de linhas e fazia um par perfeito nos grids com os também puros McLarens.
Obrigado Aldo pelo seu comentário.

Tb gosto muito das formas fluidas deste modelo. É na minha opinião um dos mais bonitos F1 que a Ferrari fez. E não era apenas bonito como era muito bem equilibrado e com um comportamento fantástico. Pena que o ambiente interno da marca italiana não estivesse à altura!
Aldo Carvalho wrote:O brilho e a luminosidade do vermelho estão fantásticos e o único reparo que faço é quanto à rugosidade na aplicação do que parece ser Bare Metal junto ao motor.
A pintura saiu muito bem... ainda estou a pensar como consegui. Talvez devido à forma da carroçaria que ajuda ao espalhar da tinta.

A rugosidade do Bare Metal Foil é propositada. Pelas fotos de referência que tinha, esta aplicação era algo rugosa e não "espelhada" como se costuma ver. Assim tentei reproduzir aquele efeito. Talvez tenha ficado um pouco exagerado demais!

João

User avatar
Morbius
Posts: 554
Joined: Mon Nov 26, 2007 11:07 am
Location: Massamá

Re: Ferrari F190

Post by Morbius » Sat Jun 21, 2008 8:29 am

tb o Ferrari f189 que tens ai para mim tb vai dar ca 1 pica.....
ja ando a recolher material fotografico.... :badgrin:
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
viewtopic.php?f=5&t=9303" onclick="window.open(this.href);return false;
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421" onclick="window.open(this.href);return false;

" So Many Idiots ... So Few Bullets" :(

Post Reply