MODELOS "AO NATURAL", OU SEM TINTA

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
Aldo Carvalho
Posts: 153
Joined: Sat May 10, 2008 7:21 pm

MODELOS "AO NATURAL", OU SEM TINTA

Post by Aldo Carvalho » Sun Jun 01, 2008 10:23 pm

Já comentei algumas vezes em tópicos de modelos concluídos acerca de experiências com polimento de carrocerias, a exemplo do meu Corvette 53 da Carrera Panamericana. Mostro aqui os outros dois que fiz - Ferrari 126 C2 Protar e Porsche Carrera 10 Tamiya, ambos na 1/12. Esta técnica ( ou ausência dela) pode ser interessante para iniciantes que se sintam inseguros na pintura de superfícies maiores e não prejudica em nada o plástico do kit se a opção final for pela pintura se o resultado não agradar. Os materiais usados são de fácil acesso e econômicos - Tamiya Compound Coarse e dentifrício branco aplicados com chumaços de algodão macio e Tamiya Modelling Wax após as decais.
Abraços
Aldo

Image

Image

Image

Image

Image

Image

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: MODELOS "AO NATURAL", OU SEM TINTA

Post by nuno22467 » Mon Jun 02, 2008 12:07 am

Viva Aldo,
É caso para dizer que os seus modelos são fantásticos sempre: com ou sem tinta!!! :lol:
De qualquer forma, a técnica de polimento usada não será mais «difícil» do que a simples pintura?
Compreendo que não se corre o risco de estragar o modelo, mas certamente um polimento perfeito como o que as suas fotos apresentam não é pêra doce de conseguir!
Venha daí um tutorial, pois fiquei bastante curioso, =D> =D> =D>
Abraço,
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: MODELOS "AO NATURAL", OU SEM TINTA

Post by Adolfo » Mon Jun 02, 2008 9:34 am

Acho que é uma boa opcção a ter em conta para quem não têm muita prática/técnica para pintar o modelo,
e com este polimento os modelos nem ficam com um brilho qb. Bem visto :)
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: MODELOS "AO NATURAL", OU SEM TINTA

Post by JMCARC1 » Mon Jun 02, 2008 12:06 pm

Aldo,

Para variar esses seus modelos estão impecáveis... gosto particularmente do Ferrari, ao qual apenas fazia um reparo: tem o numero do Pironi! :lol: Aparte de brincadeiras, acho que o 27 fica mais elegante pq os números não ficam tão distantes um do outro.

O brilho que consegue do próprio plástico é de facto muito bom... está de parabéns.

João

Aldo Carvalho
Posts: 153
Joined: Sat May 10, 2008 7:21 pm

Re: MODELOS "AO NATURAL", OU SEM TINTA

Post by Aldo Carvalho » Mon Jun 02, 2008 3:41 pm

Nuno, Adolfo e João, obrigado pelas visitas e comentários.
Nuno: não tem segredo nenhum no polimento e é pouca energia que se aplica. O Compound é muito fácil de espalhar e é um trabalho ótimo para ser feito no sofá assistindo TV. O dentifrício é só para dar um complemento mas ainda tenho dúvida se é realmente necessário. Quanto à cera da Tamiya, uso-a sempre no final de qualquer tipo de montagem porque dá uma perfeita proteção ao tato.
João: não há dúvida que eu quis usar o mítico 27, mas por falta de sorte, uma das decais foi prejudicada e tive que passar o carro para o Pironi. Na ocasião que fiz essas fotos, ainda faltavam o parabrisas que eu não tinha pintado a faixa preta e as marcas do cinto de segurança. São uns pequenos detalhes que vão ficando para tras, mas agora está mesmo concluído.
Abraços
Aldo

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: MODELOS "AO NATURAL", OU SEM TINTA

Post by Adolfo » Wed Jun 04, 2008 10:06 am

Já agora em relação ao mitico número 27 e 28, alguém me poderá esclarecer o porquê dos ferraris terem sempre estes números ?
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: MODELOS "AO NATURAL", OU SEM TINTA

Post by JMCARC1 » Wed Jun 04, 2008 5:19 pm

Adolfo wrote:Já agora em relação ao mitico número 27 e 28, alguém me poderá esclarecer o porquê dos ferraris terem sempre estes números ?
Na temporada de 1973, os números dos pilotos das equipas de F1 passaram a ser fixos. Não sei muito bem pq ordem foi organizada esta distribuição na época, mas aos Ferraris formam atribuidos os números 3 e 4.

Na temporada seguinte, os numero continuaram fixos, mas foram novamente organizados em função da classificação por equipas na temporada anterior. Assim aos Ferrari, que tiveram uma temporada para esquecer, foram atribuidos o nº 11 e 12, em virtude do seu 6º lugar no campeonato de marcas. Em 1975, os Ferrari voltaram a ostentar os nº 11 e 12, mas no ano seguinte passaram a 1 e 2 (Lauda eram campeão em titulo) tendo a McLaren ficado com os 11 e 12. Em 1977, voltaram a trocar (Hunt - McLaren era campeão em titulo) e os Ferrari voltaram a ser 11 e 12.

Na temporada de 1978, Os Ferrari mantiveram o mesmo numero, uma vez que Niki Lauda saiu para a Brabham. Nessa temporada a Lotus venceu o campeonato e passou a ostentar os nº 1 e 2 (em 1979) que perdeu no ano seguinte para a Ferrari. Em 1980, o campeão foi Alan Jones, num Williams, cujo numero era o 27. Assim, no ano seguinte, a Williams ficou com o 1 e 2 e a Ferrari com o 27 e 28 que manteve durante quase 10 anos até que o campeão Alain Prost trocou a McLaren pela Ferrari.

No anos de 1981 e 1982, com o numero 27, o Canadiano Gilles Villeneuve fez sonhar os adeptos da F1 e os Ferraristas em particular até perder a vida nos treinos de qualificação para o GP da Belgica, imortalizando, se fosse necessário, o 27 como numero associado à Ferrari.

Tirando o ano de 1990 (com Prost) e 1996 (com Schumacher), a Ferrari ostentou sempre o 27 e 28 pois nunca foi capaz de se impor com vencedora do titulo de pilotos.

A partir de 1997, a numeração passou a ser atribuida pela ordem do campeonato de marcas do ano anterior, pelo dificilmente os Ferraris voltaram a ter este mitico numero (os McLaren este anos tem o 21 e 22.

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: MODELOS "AO NATURAL", OU SEM TINTA

Post by Adolfo » Wed Jun 04, 2008 7:46 pm

JMCARC1.... um muito obrigada pela excelente explicação, se tinha dúvidas fiquei sem elas :)
Por mim sempre que a ferrari não ganha-se titulos, deus queira que isso seja raro :), devia de optar pelos númeos 27 e 28..... pelos vistos são míticos.
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

Post Reply