Ferrari 250 LM 1/24 Academy

Mostra aqui os teus projectos finalizados
Aldo Carvalho
Posts: 153
Joined: Sat May 10, 2008 7:21 pm

Ferrari 250 LM 1/24 Academy

Post by Aldo Carvalho » Sun Jun 01, 2008 10:36 pm

Mais uma montagem pra lá de simples de um carro cuja forma me agrada muito.
Abraços
Aldo

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image
Pintura de Michael Turner

User avatar
lupisenna
Posts: 216
Joined: Tue May 20, 2008 7:51 pm

Re: Ferrari 250 LM 1/24 Academy

Post by lupisenna » Mon Jun 02, 2008 7:06 am

Olá Aldo,
mais um modelo irrepreensível e que me cativa, particularmente. Sou um grande fã das provas de LeMans e foi precisamente um Ferrari 250LM, que venceu no ano em que eu nasci!
Obrigado por mostrar o seu excelente trabalho.
Um abraço,
Sérgio
Attachments
Ferrari 250 LM.jpg
este foi o vencedor de 65
Ferrari 250 LM.jpg (61.22 KiB) Viewed 6884 times

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Ferrari 250 LM 1/24 Academy

Post by Adolfo » Mon Jun 02, 2008 9:37 am

[quote="Aldo Carvalho"]Mais uma montagem pra lá de simples de um carro cuja forma me agrada muito.
Abraços
Aldo


Pra lá de simples....... isto está um show, até a cor é bonita :)
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Ferrari 250 LM 1/24 Academy

Post by JMCARC1 » Mon Jun 02, 2008 12:26 pm

Olá Aldo,

Mais uma irrepreensível montagem. Parabéns pelo modelo.

Uma pergunta? As jantes de raios são as de origem? Tinha lido "cobras e lagartos" delas, mas não parecem assim tão más.

João

Aldo Carvalho
Posts: 153
Joined: Sat May 10, 2008 7:21 pm

Re: Ferrari 250 LM 1/24 Academy

Post by Aldo Carvalho » Mon Jun 02, 2008 4:16 pm

Sérgio, excelente foto deste carro que fica uma maravilha no seu típico vermelho. E dá uma boa idéia de que existe imperfeição na fidelidade do kit Academy que não retrata o carro tão esguio como ele é. E quanto ao ano de nascimento, o meu é o que aparece no avatar que estou usando.
Adolfo, também gosto dos Ferraris amarelos e as decais são originais do kit, além de uma segunda versão para carroceria vermelha. Curiosamente, as instruções não trazem o posicionamento para esta opção, mas a net é farta de referências do carro real.
João, as rodas ou jantes como são chamadas por aí são originais do kit e não sei se por cromeação fraca ou pela idade do kit, o fundo das rodas ficou naturalmente preto e destacou os raios que eu protegi ao final com verniz Tamiya para ver se dura o aspecto. Eu também li cobras e lagartos sobre estas peças no site do Italianhorses, onde tem uma versão deste kit muito bem feita e com rodas de aftermarket.
A todos meu muito obrigado pela visita e comentários simpáticos.
Aldo

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Ferrari 250 LM 1/24 Academy

Post by JMCARC1 » Mon Jun 02, 2008 4:45 pm

Aldo Carvalho wrote:Sérgio, excelente foto deste carro que fica uma maravilha no seu típico vermelho. E dá uma boa idéia de que existe imperfeição na fidelidade do kit Academy que não retrata o carro tão esguio como ele é. E quanto ao ano de nascimento, o meu é o que aparece no avatar que estou usando.
Aldo, a versão reproduzida pela Academy é a de "nariz curto", enquanto a da foto do Sérgio é a de "nariz longo" que venceu LeMans. Não sei se o modelo está correctamente reproduzido - no Italianhorses diz que sim! - mas a enorme diferença deve-se a isto.

João

PS: Obrigado pela explicação das rodas ou jantes

ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Re: Ferrari 250 LM 1/24 Academy

Post by ProfeSM » Mon Jun 02, 2008 9:11 pm

:D Boas Aldo. Muitos parabéns por mais esta excelente montagem. Trata-se de um carro bem lindo e ainda por cima bastante acessível.
Aldo como também tenho um igual que gostava de fazer com as cores da Maranello Concessionaires queria lhe fazer duas perguntas:
1 - Não acha que a altura do carro ao solo está um pouco elevada no modelo da Academy? Parece-me que se cortar-mos um bocadinho os amortecedores e a estrutura de base for refeita ficará com um aspecto mais real?
2 - Os aros de protecção dos faróis em photoetchd não são utilizados nas versões de competição?
Um grande abraço e parabéns do ProfeSM.

Aldo Carvalho
Posts: 153
Joined: Sat May 10, 2008 7:21 pm

Re: Ferrari 250 LM 1/24 Academy

Post by Aldo Carvalho » Mon Jun 02, 2008 10:19 pm

Simão, antes de mais nada obrigado pela tua visita. Tua observação sobre a altura do carro tem toda razão de ser e com uma ligeira rebaixada o modelo ficaria mais real. Essa minha montagem tem uma história não muito boa, pois foi começada há bastante tempo e depois estacionou porque simplesmente perdi boa parte das peças do carro. Quando as encontrei e dei sequência, a carroceria já estava pintada e decalcada e me arrependi muito de na ocasião não ter feito as aberturas vazadas e com tela, o que daria um aspecto muito melhor. E com as rodas foi mais ou menos igual, só me interessava terminar logo um trabalho tão antigo e só depois de feito vi que a frente ficou alta e esquisita. Quanto às molduras dos faróis, eu acho que as peças em metal que vem com o kit são inviáveis tanto em escala como na rigidez do metal. Se vacilar pode até cortar a mão com aquilo. Eu achava que todas as versões usaram molduras em metal (como na perfeita montagem que se vê no Italianhorses) mas depois de ver a foto que o amigo Sérgio mostrou acima, me parece que nem sempre a moldura esteve presente.
Um abraço e muito sucesso em tua montagem.
Aldo
P.S. Toma cuidado com a junção das partes da transparência que vai colada no interior da cabine e a do fechamento posterior da mesma porque será preciso fazer algum ajuste que eu infelizmente não fiz a tempo. Repare na primeira foto colorida (traseira do carro) e veja a falha no encontro das partes.

User avatar
GUSTAVO
Posts: 533
Joined: Tue Jan 17, 2006 4:48 pm
Location: Vila do Conde

Re: Ferrari 250 LM 1/24 Academy

Post by GUSTAVO » Mon Jun 02, 2008 10:28 pm

Caro Aldo, parabéns pela montagem e obrigado por partilhar.

Realmente este modelo da Academy ( do qual possuo um exemplar) peca talvez pela inexactidão da escala visto o modelo ser mais esguio no modelo real.

Um único reparo constructivo, talvez se demarcasse os painéis das portas a preto poderia realçar um pouco o modelo?!

Mais uma vez,

obrigado por partilhar o seu trabalho,

G.

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Ferrari 250 LM 1/24 Academy

Post by rosso corsa » Mon Jun 02, 2008 11:37 pm

Antes de mais os meus parabéns por mais uma excelente montagem de um "quase" vencedor de Le Mans, se não fosse um pneu estourar a 4 h do final muito provávelmente este seria o vencedor em 1965. Concordo que o modelo dá a ideia de ser um pouco atarracado, talvez esteja um pouco alto, ou então demasiado curto, mas não deixa de ser um modelo fantástico.
Mas, se me permite gostaria de chamar a atenção para algumas incorrecções, que não retiram qualquer valor á montagem, mas que a meu ver impedem que o modelo esteja 100% correcto e que são, a cor das jantes, que não são cromadas mas sim cinza metalizado, e isto é válido para practicamente todas as jantes raiadas de carros de competição. A luz de matrícula, essa sim cromada. E os decalques do logo Ferrari nas laterais não existiam, nesse local estavam umas bolas amarelas e por baixo as letras que estão colocadas atrás das portas.

Quanto aos frisos dos faróis, que já foram aqui falados, realmente todos os 250LM os tinham em LeMans 65, a foto do nº 21 que o sérgio coloca é actual, de uma exposição ou concurso de beleza.

Uma vez mais os meus parabéns pelo seu trabalho, e pela forma como consegue de uns kits simples obter umas peças de um nível tão elevado.

Aldo Carvalho
Posts: 153
Joined: Sat May 10, 2008 7:21 pm

Re: Ferrari 250 LM 1/24 Academy

Post by Aldo Carvalho » Mon Jun 02, 2008 11:55 pm

Amigos Gustavo e Rosso Corsa, obrigado pela visita e comentários.
Gustavo, eu tenho um certo receio às vezes de fazer as linhas dos rebaixos, principalmente em preto que acho que destaca demais. Talvez um tom mais escuro de amarelo ou mesmo um cinza desse o ar de profundidade desejável e é algo que ainda pode ser tentado. No Corvette 53 que mostro em outro tópico eu comecei fazendo em tom de cinza médio, acho que apareceu demais e fui rebaixando o tom até quase próximo do branco de volta.
Rosso Corsa, eu sabia que haviam incorreções na montagem, mas algumas eu não havia percebido e agora saltam nos meus olhos. A lanterna sobre a matrícula eu vou fazer correndo, mas quanto aos decais, paciência... outra coisa que me arrependo foi não ter feito a moldura das lanternas traseiras, mas a dos faróis naquele PE primitivo que vem com o kit, não deu mesmo para usar.
Abraços
Aldo

User avatar
lupisenna
Posts: 216
Joined: Tue May 20, 2008 7:51 pm

Re: Ferrari 250 LM 1/24 Academy

Post by lupisenna » Tue Jun 03, 2008 12:57 am

Olá Aldo,
a foto que anexei foi a que eu encontrei com mais qualidade, da pesquisa que fiz na net.

Isto deixa-me num dilema, porque também tenho este modelo para fazer e gostaria de representar o vencedor de 65... o rosso corsa refere a ausência do logo lateral, o João (JMCARC1) refere o "nariz longo"...
Agradecia imenso se os colegas pudessem indicar documentação para este modelo.

Relativamente ao carro do seu avatar é um Mercedes 300SLR, não é?

Aldo Carvalho
Posts: 153
Joined: Sat May 10, 2008 7:21 pm

Re: Ferrari 250 LM 1/24 Academy

Post by Aldo Carvalho » Tue Jun 03, 2008 11:51 am

Sérgio, pelo que eu sei, o carro que correu Le Mans em 65 é igual ao que aparece na foto, com marcas laterais retangulares e apenas tinha mais aquele círculo amarelo por cima (não conheço a a razão daquela marcação). A Model Factory Hiro produz também este modelo e seria interessante tentar obter suas decais e transfers. Aqui eu encontrei rodas Borrani Hiro para venda, mas o preço superava em muito o do próprio kit e não tenho muita crítica quanto às peças originais, tendo em vista que minha proposta de montagem foi realmente simples. O que não me conformo mesmo foi não ter feito as aberturas com telas. Um outro detalhe que enriquece visualmente a montagem mas tenho dúvida quanto à veracidade é a colocação de cinto de segurança como no modelo mostrado no Italianhorses.
Meu avatar é o Mercedes W196 do Fangio, um eterno campeão.
Bom sucesso na empreitada.
Aldo
Last edited by Aldo Carvalho on Tue Jun 03, 2008 12:00 pm, edited 1 time in total.

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Ferrari 250 LM 1/24 Academy

Post by rosso corsa » Tue Jun 03, 2008 11:54 am

Aqui estão algumas fotos dos dois carros, o vencedor e o 2º classificado.
A grande diferença entre os dois é sem duvida o nariz, de resto penso que são iguais (excepto na decoração, é claro).

Sérgio, o problema das fotos actuais dos carros é que muito dificilmente eles estão como na prova que queremos representar, eu tento sempre tomar como referência fotos de época comparativamente com fotos actuais. Actualmente os coleccionadores/investidores colocam nos carros uma decoração similar à da prova em que o carro teve o seu melhor resultado, mas muito raramente são fieis, penso que será apenas uma forma de chamar a atenção para o palmarés do carro e aumentar o seu valor.
Neste caso além dos frisos dos faróis, e da falta das opticas rectangulares, noto que o letring dos numeros não é o correcto.
Attachments
65lm21[1].jpg
65lm21[1].jpg (56.37 KiB) Viewed 6671 times
65lm21b[1].jpg
65lm21b[1].jpg (61.21 KiB) Viewed 6670 times
65lm21e[1].jpg
65lm21e[1].jpg (64.09 KiB) Viewed 6671 times
65lm21f.jpg
65lm21f.jpg (21.73 KiB) Viewed 6666 times
65lm21g.jpg
65lm21g.jpg (60.38 KiB) Viewed 6668 times
65lm26[1].jpg
65lm26[1].jpg (46.66 KiB) Viewed 6666 times
65lm26a[1].jpg
65lm26a[1].jpg (38.13 KiB) Viewed 6665 times
65lm26b[1].jpg
65lm26b[1].jpg (91.06 KiB) Viewed 6664 times

Aldo Carvalho
Posts: 153
Joined: Sat May 10, 2008 7:21 pm

Re: Ferrari 250 LM 1/24 Academy

Post by Aldo Carvalho » Tue Jun 03, 2008 12:13 pm

Bela documentação, Rosso Corsa. Dá para perceber muito bem a diferença entre as duas frentes e suas diferentes aberturas e angulação do capô. Agora, numa proposta de montagem bem fiel, me parece que o kit Academy serve apenas para o carro amarelo.
Obrigado por enriquecerem este tópico.
Aldo

Post Reply