Não me considero entendido na materia, até porque tenho dois aerografos e ainda não foram usados uma unica vez, mas aqui deixo a minha explicação.
Como o Marco e o Petter disseram, o aerografo é uma ferramenta de precisão delicada e que necessecita de uma rigorosa manutenção após a sua utilização! ( limpeza interna e externa )...
Existem 4 caracteristicas essenciais nos aerografos:
- Mistura interna
- Mistura externa
- Regulavel em pressão e fluxo de tinta com um só bico ( Revell, etc... )
- Regulavel em pressão e fluxo de tinta com diversos bicos ( Aztek entre outros )
Na compra de um aerografo á que ter em conta diversos aspectos:
- A funcionalidade
- O peso
- A forma como se molda á nossa mão
- A Durabilidade
- A facilidade de limpeza
- A existência de peças de substituição no mercado
- Os acessórios
- As opções que permite ter
- Etc...
A meu ver os aerografos que não tem afinação na largura do traço da tinta são os mais faceis de trabalhar, vem munidos de diversos bicos e cada um vem preparado para um tipo de pintura desde o bico que faz só um traço tipo lapis até ao bico que parece um Spray.
Conheço alguns artista do aerografo e quase todos eles me dizem que os aerografos de um so bico são os que conseguem ter o melhor resultado, mas com um inconveniente, tens que conhecer muito bem o aerografo e ter uma pratica de pintura excepcional!
Aconcelho que na compra de um aerografo comprem tambem um bom compressor!
Espero ter ajudado...
Dentro em breve vou começar a utilizar os meus aerografos... estou só a acabar a cabine de pintura!!!
Marco, vou parecer um politico novamente mas... assim que poder tiro fotos dos meus aerografos, do meu compressor e da cabine de pintura...