Shelby Cobra Daytona 1965

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Shelby Cobra Daytona 1965

Post by nuno22467 » Wed Jul 01, 2009 3:50 pm

Olá a todos!
Inscrito que está o Cobra, passemos aos preparativos a ver se isto fica até ao fim de Agosto!
Note-se que este modelo foi originalmente concebido para derrotar a Ferrari, daí serem notórias algumas semelhanças, como bem disse o Art ao Devil... :twisted: :twisted: :twisted:. Felizmente para mim, gosto de ambos, :wink:
As peças em metal já foram todas escovadas no Dremel e a carroçaria levou a primeira mão de primário. Junto umas fotos do cenário actual...
Abraço,
Nuno.
Attachments
Dsc04175.jpg
Dsc04175.jpg (57.12 KiB) Viewed 9281 times
Dsc04177.jpg
Dsc04177.jpg (78.17 KiB) Viewed 9281 times
Dsc04178.jpg
Dsc04178.jpg (100.4 KiB) Viewed 9281 times
Dsc04185.jpg
Dsc04185.jpg (66.28 KiB) Viewed 9281 times
Last edited by nuno22467 on Wed Aug 05, 2009 11:32 pm, edited 1 time in total.
ImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Post by borntobedevil » Wed Jul 01, 2009 3:56 pm

Com o teu ritmo além de ficar este pronto ainda vais fazer outro!!!! :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Post by Adolfo » Wed Jul 01, 2009 4:38 pm

E VÃO 3 VOLTAS............
Mais um que vai ficar uma maravilha, pelos vistos o kit têm peças para detalhar bem o "menino"
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Post by DFV » Mon Jul 06, 2009 5:19 pm

Belo. O Viking Blue é a cor de 64 (Guardsman Blue em 65, mais escuro). Mas as riscas largas são de 65 - estreitas e finas em 64. Para fazer um 64 correcto e partindo do principio que o kit GS é o chassis 2299, haveria alguns pormenores a rever, já que o kit representa CSX2299 em 65 e em diante: nariz "achatado" e com diferentes tomadas de ar para os travões, dois limpa para-brisas, mais uma tomada de ar no capot, pequenos "alargamentos" nas cavas de rodas traseiras e saidas de ar na face traseira tapadas.

Mas isto são pormenores, o que conta é o que fizeres dele. Deixo aqui duas imagens da carroçaria desse kit em versão 64 (enfim, tanto quanto me consegui aproximar :lol: ).

Bom trabalho.
Attachments
P9110056.JPG
P9110056.JPG (76.27 KiB) Viewed 9250 times
P9110062.JPG
P9110062.JPG (71.87 KiB) Viewed 9250 times

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Post by nuno22467 » Mon Jul 06, 2009 10:17 pm

Viva Zé,
Obrigado pelas informações.
Na verdade as modificações seriam mais que muitas, já que a Gunze-Sangyo moldou o carro a partir de um Cobra que se estampou, e que nunca voltou a ficar igual ao original, sobretudo na dianteira.
De qualquer forma, neste modelo não vou fazer adaptações nem qualquer «scratch», por isso vou declinar um tanto a minúncia histórica;
Escolhi o Azul Viking por ser a cor de 1964, mas gosto mais do Azul Cobra-Guardsman. Tenho aqui um frasco desta última, ainda estou a estudar;
As listas seriam as paralelas «Shelby» ou as «Cobra» com círculos brancos (sem números), apesar das «tuas» serem bastante bonitas, o que talvez seja um item a considerar;
Finalmente, mas mais fatalmente, não sei o que se passou, mas a tinta reagiu muito mal (muito mal mesmo) com o primário Tamiya (supostamente compatível) e tenho a rara e delicada carroçaria em óleo de travões há 24 horas, mas sem grandes melhorias. Grande parte da tinta saiu depois de escovada, mas muita ficou entranhada no primário, e o aspecto é rugoso e áspero, :( :( :(
Aceito sugestões!
Abraço,
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Post by borntobedevil » Mon Jul 06, 2009 10:26 pm

Nuno acredita que lamento o que aconteceu a carroçaria, pois é uma pena!!!
Mas penso que com calma vais lá, não te aconselho a ter muito tempo a carroçaria no óleo, pois fica quebradiça. Já me aconteceu isso de ficar lá muita tinta e a única maneira que vi para resolver o problema foi muita paciência e lixa, tudo o resto que me lembrei fiquei com medo de estragar!! E nessa é muito pior que qualquer uma das minhas, pois eram vulgares!


Sorte com isso!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Post by nuno22467 » Mon Jul 06, 2009 10:46 pm

Oi Devil,
Pois isto é que foi um revés... não estava nada à espera.
Foi uma questão de segundos: mal acabei de pintar, reparei que a tinta literalmente ressequiu e empolou com o primário.
Uma vez que levou umas três boas demãos de primário, vai ficar mais um dia no óleo; no capot e laterais já surte resultados, mas não me vou livrar da lixa...
Mas desistir não é uma opção!
Obrigado e abraço,
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Post by Adolfo » Tue Jul 07, 2009 9:20 am

Nuno, só me aconteceu isso uma vez, mas n utilizei oleo de travões, preferi utilizar acetona "do pindo doce" num bocado de algodão e com paciência vou "escovando" o modelo, acredita que sai a tinta e o primário, fiz isso no toyota corolla que é de plástico voltei a pintar e ainda está inteiro, só aconselho a fazer isso num local arejado pois aquilo dá uma moca brutal :mrgreen:
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Post by nuno22467 » Tue Jul 07, 2009 9:13 pm

Adolfo wrote:Nuno, só me aconteceu isso uma vez, mas n utilizei oleo de travões, preferi utilizar acetona "do pindo doce" num bocado de algodão e com paciência vou "escovando" o modelo, acredita que sai a tinta e o primário, fiz isso no toyota corolla que é de plástico voltei a pintar e ainda está inteiro, só aconselho a fazer isso num local arejado pois aquilo dá uma moca brutal :mrgreen:
Adolfo
Pois é,
Depois do óleo, lá tive de me render à acetona... já tinha saudades de apanhar uma moca, :badgrin:
... mas qual quê de acetona para as unhas?! Nem assim a tinta desencrostou, :shock:
Tive de recorrer a medidas mais enérgicas, e lá foi saindo alguma coisita com «acetona 100%»... :?
Quando voltar a ter força nos dedos vou lixar e suavizar a carroçaria.... :doubt:
Já agora, uma vez que me parece ser o solvente da tinta muito forte, que primário é que os distintos colegas sugerem para o efeito?
O Motip acrílico reage/interage bem com o plástico?
Agradeço a vossa melhor atenção, :wink:
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Post by borntobedevil » Tue Jul 07, 2009 9:17 pm

Nuno no primário não te posso dar grande ajuda!!!!
Sempre usei o Tamyia e nunca me dei mal! :)

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Post by Adolfo » Tue Jul 07, 2009 9:20 pm

O que interessa é que atinta já era :)
Eu agora utilizo primário da vallejo, pois por mais uns 2 euros que o tamiya trás 2 ou 3 vezes mais produto.
já utilizei este primário com tintas Tamiya e latas de tinta do aki, acho q é motip.
mas pelo sim pelo não faz um teste antes de pintares :)
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Post by borntobedevil » Tue Jul 07, 2009 9:26 pm

Adolfo o Vallejo que utilizas é em spray????
É que tenho aqui uma lata dessa, já experimentei sem ser em modelos e não me parece grande coisa!!!!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Post by Adolfo » Tue Jul 07, 2009 9:29 pm

borntobedevil wrote:Adolfo o Vallejo que utilizas é em spray????
É que tenho aqui uma lata dessa, já experimentei sem ser em modelos e não me parece grande coisa!!!!

Devil
sim é... utilizei no toy e é muito fixe, só tem uma coisa tens que "agitar" muito bem a lata pois caso contrário ao aplicares o primário este fica "tipo lixa" no kit, aconteceu isso comigo, mas depois agitei aquilo bem e o resultado foi uma pelicula estilo tinta e que seca até depressa, mas é como tudo antes de levar tinta é melhor passar uma lixa ou então lavar-lhe os dentes com pasta :)
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Post by DFV » Wed Jul 08, 2009 10:11 am

[quote="nuno22467O Motip acrílico reage/interage bem com o plástico?
Agradeço a vossa melhor atenção, :wink:
Nuno.[/quote]

A carroçaria em cima (igual à tua, portanto) foi pintada com Motip. Não me lembro se usei primário (cinza) tamiya por baixo ou não; quer dizer, usei e muito durante a modificação da carroçaria mas não sei se o deixei ficar antes do primário Motip.


User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Shelby Cobra Daytona 1964

Post by rosso corsa » Wed Jul 08, 2009 1:57 pm

Boa tarde Nuno,

as ZeroPaints são acrilicas de gama automovel, como as que eu uso, com a agravante de serem muito diluidas o que provoca a reacção com mais facilidade. Sempre que pinto em plástico dou primeiro primario da Tamiya e depois novamente primario, mas acrilico de gama automovel, primeiro uma demão mais grossa e depois duas mais diluidas.
A mais grossa para não reagir com tanta facilidade com o primario da Tamiya, que não é acrilico e as seguintes para ficar com a superficie mais lisa. Sempre demãos ligeiras para a pintura não ficar muito grossa com tantas demãos.
Assim nunca tive um caso de reacção do primário com primário, o mesmo não posso dizer de tinta com tinta que nunca se dão bem se forem de bases diferentes.
Atenção se for necessário lixar a segunda camada de primario, pois pode deixar á mostra o da Tamiya e provocar recções nesses sitios.
Atenção também ao verniz, penso que não podes uzar o da Tamiya sobre essas tintas, tens de usar um acrilico, se for dois componentes melhor.

Vai com calma com esse, é um grande carro.
Um abraço.

Post Reply