Re-Iniciação em WRC 1/24

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
Post Reply
Rui Roseno
Posts: 13
Joined: Sun Jan 24, 2010 11:44 pm

Re-Iniciação em WRC 1/24

Post by Rui Roseno » Sat Jan 30, 2010 3:15 pm

Boas, quando era mais novo tinha uma paixão pelo modelismo e cheguei a fazer algumas coisas como aviões de guerra, F1's e outras coisas mas que com o passar no tempo ficaram arrumadas e estragaram-se por não ter tido cuidado. Agora quero levar isto mais a sério e quero terminar um projecto que deixei parado há quase 3 anos.

Tenho um Ford Focus WRC da edição de '99 cujo interior já o pintei completamente há 3 anos atrás e parei porque para pintar a carroçaria não tinha aerógrafro. Agora voltou-me a vontade e foi me oferecido no natal pela minha namorada um Subaru WRC de '99 que quero levar à séria, portanto o que resta pintar do Focus será mais para teste.

Então mandei vir do ebay todas as tintas que vou precisar, ficando assim a um preço ridiculamente abaixo de metade do que gastava cá se as comprasse. Antes de me iniciar já pesquisei no forum e já estou elucidado do processo mas tenho uma dúvida acerca da pintura:

Portanto na pintura de exterior deve-se partir por estes passos:
- primário
- spray
- verniz
- decalques
- verniz
- polish

correcto? (qual o verniz da tamiya que me aconselham? em spray)

Agora a minha dúvida vem de que comprei todas as tintas acrílicas Tamiya em jarros e ao ler as instruções diz que (qualquer que seja a tinta) deve ser diluída em Tamiya Acrylic Thinner (X-20A). A mim as tintas já me parece mais que diluídas mas pronto é a minha opinião. Isto é mesmo necessário? é que para pintar a pincel só vai ser no interior e isso não vai ter relativamente muito detalhe. Pelo menos eu as do focus pintei directamente do frasco e ficou com um aspecto porreiro

Se realmente é preciso o Thinner, qual a quantidade que acham necessária para pintar todo um kit 1/24 tendo em média 20 cores a usar?

Muito obrigado!

User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Re: Re-Iniciação em WRC 1/24

Post by scirocco » Sat Jan 30, 2010 3:40 pm

Viva Rui, sê bem vindo.
As tintas acrilicas eu diluo com alcool, sai mais barato e o efeito é o mesmo na minha opinião.
Na relação de diluição não sou nada exacto, isto é, vai a olho, após algumas tentativas frustadas lá comecei a ganhar percepção das quantidades, mas reconheço que é um mau metodo e não o aconselho a ninguem pelo que é melhor aguardar por melhores ajudas neste campo.

Scirocco
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Re-Iniciação em WRC 1/24

Post by art » Sat Jan 30, 2010 4:15 pm

scirocco wrote:As tintas acrilicas eu diluo com alcool
Olá, Rui.

As tintas da Tamiya são por mim diluídas numa percentagem de 50/50 de álcool e água.

Não te esqueças de colocar umas fotos dos teus progressos.

Art

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Re-Iniciação em WRC 1/24

Post by Adolfo » Sat Jan 30, 2010 4:36 pm

Não sei como os outros fazem, mas eu nunca dilui as tintas se vou pintar com pincel, pequenos pormenores,!!!!!, só se as usar no aerografo, mas ultimamente utilizo as tintas vallejo que tem uma gama já diluida para aerografo.
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

Post Reply