Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982
Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982
Nos últimos tempos tenho andado às voltas com estas 2 máquinas antigas da Kawasaki do ano de 1982.
Uma participante no Campeonato Mundial de 500 c.c., agora mais conhecido como MotoGP, com o piloto Sul-Africano Kork Ballington.
A outra participava no Campeonato Americano de Superbikes com o piloto Eddie Lawson, tendo vencido o campeonato em 1981 e 1982.
O kit produzido pela Tamiya, como não podia deixar de ser e apesar da idade (1983), tudo encaixa certinho sem grandes preocupações, só precisando de algum betume em certas uniões nas carenagens e quadro.
Comecei pela montagem das carenagens, quadro/depósito e motor.
Pensei em começar a pintar as carenagens para poder colocar os decalques, mas como teria que fazer máscaras para tapar algumas zonas que têm que ficar brancas, e após alguma análise de como o fazer, decidi deixá-las para o fim para ver se seria necessária alguma cosmética de encaixe.
Descobri, após olhar para as instruções da colocação dos decalques, que o depósito de uma das motas teria que ser pintada de verde e não de prateado como o fiz. Enfim, é o que dá as pressas.
Passei então ao quadro e motor, e utilizando a revista japonesa Racers, pintei o quadro e sobretudo o motor com misturas de tintas para conseguir o tom de cor das fotos.
Já não sei como misturei e as quantidades que usei para pintar o bloco motor e os carburadores, mas foram utilizados os castanhos de base XF-10 Flat Brown (carburadores) e XF-59 Desert Yellow (Bloco) com XF-56 Metalic Grey, X-12 Gold, XF-16 Aluminium, XF-1 Black, X-10 Gun Metal.
Tudo isto aplicado a pincel seco após as peças terem sido pintadas de preto XF-1.
Por agora é tudo, quando houver tempo vou ver se avanço mais um bocado.
Decalques da Studio27, que também têm decalques para fazer uma KR1000 das 8 horas de Suzuka de 1980.
Uma participante no Campeonato Mundial de 500 c.c., agora mais conhecido como MotoGP, com o piloto Sul-Africano Kork Ballington.
A outra participava no Campeonato Americano de Superbikes com o piloto Eddie Lawson, tendo vencido o campeonato em 1981 e 1982.
O kit produzido pela Tamiya, como não podia deixar de ser e apesar da idade (1983), tudo encaixa certinho sem grandes preocupações, só precisando de algum betume em certas uniões nas carenagens e quadro.
Comecei pela montagem das carenagens, quadro/depósito e motor.
Pensei em começar a pintar as carenagens para poder colocar os decalques, mas como teria que fazer máscaras para tapar algumas zonas que têm que ficar brancas, e após alguma análise de como o fazer, decidi deixá-las para o fim para ver se seria necessária alguma cosmética de encaixe.
Descobri, após olhar para as instruções da colocação dos decalques, que o depósito de uma das motas teria que ser pintada de verde e não de prateado como o fiz. Enfim, é o que dá as pressas.
Passei então ao quadro e motor, e utilizando a revista japonesa Racers, pintei o quadro e sobretudo o motor com misturas de tintas para conseguir o tom de cor das fotos.
Já não sei como misturei e as quantidades que usei para pintar o bloco motor e os carburadores, mas foram utilizados os castanhos de base XF-10 Flat Brown (carburadores) e XF-59 Desert Yellow (Bloco) com XF-56 Metalic Grey, X-12 Gold, XF-16 Aluminium, XF-1 Black, X-10 Gun Metal.
Tudo isto aplicado a pincel seco após as peças terem sido pintadas de preto XF-1.
Por agora é tudo, quando houver tempo vou ver se avanço mais um bocado.
Decalques da Studio27, que também têm decalques para fazer uma KR1000 das 8 horas de Suzuka de 1980.
Last edited by 212colors on Wed Apr 06, 2016 11:54 pm, edited 1 time in total.
Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982
Continuas um grande modelista amigo....tudo parece real à escala 1/1
Continuo a observar por tb tenho algumas e agora que ja regressei da terra do tio Sam vamos ao plastico....
Continuo a observar por tb tenho algumas e agora que ja regressei da terra do tio Sam vamos ao plastico....
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
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1/6 Mv Agusta 750 :
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1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
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1/24 Ferrari F1 87:
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" So Many Idiots ... So Few Bullets"
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- DIOGO_TIAGO
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- Location: Moita-Montijo
Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982
Espectacular amigo ! Adoro as motas construídas por ti
Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982
Boas,
Fantástico!
PedroGomes
Fantástico!
PedroGomes
“ No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna
Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982
Obrigado.Morbius wrote:Continuas um grande modelista amigo....tudo parece real à escala 1/1
Continuo a observar por tb tenho algumas e agora que ja regressei da terra do tio Sam vamos ao plastico....
Então começa lá a montá-las para todos as vermos!
DIOGO_TIAGO wrote:Espectacular amigo ! Adoro as motas construídas por ti
Obrigado, Diogo e Pedro.Rally24 wrote:Boas,
Fantástico!
PedroGomes
Aqui vai mais um pequeno avanço.
Acabei a montagem e pintura do braço oscilante. Na montagem decidi não seguir as instruções em que diziam para montar pinhão/corrente/cremalheira dum lado, apoio da maxila de travão do outro lado e só então unir as duas metades do braço e a roda.
Colei primeiro as duas metades do braço oscilante, cortei a corrente na parte de cima, numa zona em que fica escondida por um dos ferros laterais.
Assim a união das metades do braço ficou mais forte e foi mais fácil pintar tudo junto.
Um problema que existe é que na moto do Lawson as jantes têm 7 raios e embora nas instruções digam que as de uma Yamaha YZR 500 de 1983 sirvam, na realidade o diâmetro é muito maior o que dificulta a montagem da roda na suspensão da frente ficando a tocar no guarda-lamas.
Entre ter que fazer do zero e colocar as que vêm com o kit, ficaram as que vêm com o kit. Talvez um dia com paciência eu decida fazê-las.
Agora vou atacar as suspensão frontal. Para isso já mergulhei as suspensões em óleo dos travões mas só a parte de baixo, porque quero ficar com o cromado da parte de cima.
Furei os buracos no pinhão. Também se pode ver onde fiz os cortes para passar a corrente pelo braço oscilante.
E furei os rasgos nos discos todos. Aqui só estão os da frente e os da esquerda ainda não estão feitos.
Aqui se pode ver a diferença de diâmetro entre as jantes que deveria utilizar (cima) e as de origem da mota (baixo).
A diferença é muito grande particularmente na jante da frente (dir.)
A solução química milagrosa, assim espero... às vezes não resulta.
Last edited by 212colors on Wed Apr 06, 2016 11:55 pm, edited 1 time in total.
Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982
Muito bom !
- DIOGO_TIAGO
- Posts: 1607
- Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
- Location: Moita-Montijo
Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982
Está fantástico ! Que solução química é essa e para que serve?
Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982
Boas,
Ainda nos matas de curiosidade
PedroGomes
Também quero saber....DIOGO_TIAGO wrote:Está fantástico ! Que solução química é essa e para que serve?
Ainda nos matas de curiosidade
PedroGomes
“ No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna
Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982
Óleo dos travões Dot4.
Tem é já muita tinta misturada daí aquela cor avermelhada!
Por isso a chamei de solução quimica.
Tem é já muita tinta misturada daí aquela cor avermelhada!
Por isso a chamei de solução quimica.
Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982
Boas
Grande trabalho nessas motos, vamos acompanhar de certeza
Já agora quando quero tirar cromados que vem nos kit´s original o mais fácil é mergulhar em LIXIVIA pura, deixar de um dia para o outro e é tudo dissolvido, a grande vantagem é que não ataca o plástico.
Já utilizei principalmente nas jantes comprovado
Continuação de bom modelismo
abraço
Paulo Costa ( fura )
Grande trabalho nessas motos, vamos acompanhar de certeza
Já agora quando quero tirar cromados que vem nos kit´s original o mais fácil é mergulhar em LIXIVIA pura, deixar de um dia para o outro e é tudo dissolvido, a grande vantagem é que não ataca o plástico.
Já utilizei principalmente nas jantes comprovado
Continuação de bom modelismo
abraço
Paulo Costa ( fura )
" nem sempre digo o que penso.... mas penso sempre no que digo "
Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982
Eu confirmo. A lixivia faz uma limpeza espetacular
Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982
Lagas wrote:Eu confirmo. A lixivia faz uma limpeza espetacular
Pois eu usaria a lixívia se ela não me provocasse náuseas e mau estar.fura wrote:Boas
Grande trabalho nessas motos, vamos acompanhar de certeza
Já agora quando quero tirar cromados que vem nos kit´s original o mais fácil é mergulhar em LIXIVIA pura, deixar de um dia para o outro e é tudo dissolvido, a grande vantagem é que não ataca o plástico.
Já utilizei principalmente nas jantes comprovado
Continuação de bom modelismo
abraço
Paulo Costa ( fura )
Mas depois de descobrir o Mistolin acho que vou passar a usar isso para sempre.
Ah! E o cheiro é mais suave.
Quanto às Kawas, avancei mais um pouco, conforme vou tendo tempo e disposição.
Comecei por tentar tirar o cromado com óleo dos travões e ao fim de 2 dias estava assim, tendo que se raspar para tirar o resto da tinta.
Lembrei-me então de tentar usar um produto que a esposa usa para limpar a gordura dos fogões e afins.
Ao fim de minutos estava limpinho sem precisar se raspar cromado nenhum.
Tapei os buracos interiores das jarras com plástico.
E decidi fazer os feitios de um dos lados da jarra também, seguindo-me pelas fotos do livro.
Depois foi pintar as suspensões.
As baínhas foram pintadas com Alclad Chrome, sendo a sequência de pintura, primeiro primário, segundo preto, terceiro verniz e no final o Chrome. Nas jarras Alclad White Aluminium.
Nas pinças mais uma mistura maluca para se aproximar do que vejo nas fotos.
E quando me preparava para pintar todas as peças necessárias para montar a suspensão, reparei que o copo do óleo dos travões, nada tinha a ver com o que eu via nas fotos e mais uma vez toca a cortar e refazer com plástico os copos.
Não está bem mas está melhor do que estava.
Entretanto também comecei a adiantar os colectores e as ponteiras dos escapes.
Comecei por cortar a pontinha das ponteiras e abrir o buraco central.
A seguir foi encher os buracos que os colectores tinham. Uns com plástico outros com massa de enchimento usada na pintura automóvel.
Os que levaram plástico foi porque depois teria que colar tirinhas para imitar as nervuras das soldaduras.
Neste momento duas já estão, já só faltam 6.
Last edited by 212colors on Wed Apr 06, 2016 11:57 pm, edited 2 times in total.
Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982
Continuando a construção muito suavemente...
Antes de começar a pintar os escapes ainda acrescentei um pedaço de plástico para fazer o prolongamento da chapa na zona onde estava oco.
Desta vez utilizei um processo um pouco diferente na pintura das soldaduras.
Normalmente uso o aerógrafo mas desta vez tentei utilizar o processo que é utilizado nos veiculos militares, os "wash" e "filters".
Comecei por uma mistura de preto/castanho e meti à volta das soldaduras deixando o meio em prateado.
A seguir utilizei tinta azul, vermelho e laranjas transparentes Tamiya, numas zonas sozinhas, noutras misturadas para ir dando tonalidades diferentes em cada zona.
A seguir utilizei Mr. Masking Sol Neo, um liquido verde que quando seca fica uma pelicula tipo latéx e é usado para tapar as zonas que não são para se pintar. Neste caso para tapar as zonas das soldaduras.
Depois de aplicar o liquido, pintei os colectores com X-32 Titanium Silver, seguido de mais um "wash" desta vez com tinta transparente laranja/vermelho/amarelo em várias zonas orientando-me pelas fotos da real.
Os silenciadores foram pintados em dourado, ficando assim tudo pronto para ser montado.
Com os escapes prontos, virei-me para a finalização das suspensões frontais.
Faltava terminar os guiadores principalmente os do acelerador/travão frontal, cortando e os encaixes para os cabos de acelerador, porque em vez de 4 têm na realidade só 2.
E como não podia deixar de acontecer no meio do processo, queda e esmagamento de um dos guiadores.
Alguns furos, pedaços de arame e supercola 3 ficou novamente como novo.
Depois de tudo pintado, foi montar/colar todas as peças e cabos de travão.
Algumas fotos do que está feito até agora, já falta menos coisas para fazer.
Antes de começar a pintar os escapes ainda acrescentei um pedaço de plástico para fazer o prolongamento da chapa na zona onde estava oco.
Desta vez utilizei um processo um pouco diferente na pintura das soldaduras.
Normalmente uso o aerógrafo mas desta vez tentei utilizar o processo que é utilizado nos veiculos militares, os "wash" e "filters".
Comecei por uma mistura de preto/castanho e meti à volta das soldaduras deixando o meio em prateado.
A seguir utilizei tinta azul, vermelho e laranjas transparentes Tamiya, numas zonas sozinhas, noutras misturadas para ir dando tonalidades diferentes em cada zona.
A seguir utilizei Mr. Masking Sol Neo, um liquido verde que quando seca fica uma pelicula tipo latéx e é usado para tapar as zonas que não são para se pintar. Neste caso para tapar as zonas das soldaduras.
Depois de aplicar o liquido, pintei os colectores com X-32 Titanium Silver, seguido de mais um "wash" desta vez com tinta transparente laranja/vermelho/amarelo em várias zonas orientando-me pelas fotos da real.
Os silenciadores foram pintados em dourado, ficando assim tudo pronto para ser montado.
Com os escapes prontos, virei-me para a finalização das suspensões frontais.
Faltava terminar os guiadores principalmente os do acelerador/travão frontal, cortando e os encaixes para os cabos de acelerador, porque em vez de 4 têm na realidade só 2.
E como não podia deixar de acontecer no meio do processo, queda e esmagamento de um dos guiadores.
Alguns furos, pedaços de arame e supercola 3 ficou novamente como novo.
Depois de tudo pintado, foi montar/colar todas as peças e cabos de travão.
Algumas fotos do que está feito até agora, já falta menos coisas para fazer.
Last edited by 212colors on Wed Apr 06, 2016 11:59 pm, edited 1 time in total.
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- Joined: Fri Oct 10, 2014 11:11 am
Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982
Espetacular!!!
Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982
Não consigo gostar das linhas de soldadura, de resto fantástico
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