Fórmula 1 - 2004

Tudo o que nao é relacionado com modelismo é aqui
User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Thu May 06, 2004 2:53 am

Depois de passar prai uns 40 minutos a ler os vossos testamentos vou opinar agora hehehe!

Acho que quando falam aqui que reduzir a cilindrada é bom para a competição da F1, discordo! Nas epocas em que a F1 era renhida usava-se os V8, V10 e V12, portanto, não é com a cilindrada que eles se devem preocupar mas sim com a cavalagem (já sei que falaram aqui disto!)

A nivel dos pneus: Uma marca de pneus? Sim! Acho que aqui a coisa muda de figura. Os pneus são os sapatos de muitos cavalos, as diferenças são notaveis e se pudessem manter apenas uma marca a coisa equilibrava mais, da mesma forma que a gasolina é igual para todos! Nem mais nem menos uma octana!!!! Nos pneus a coisa deveria ser igual.. nem mais nem menos o factor "aderencia"!

Limitações electronicas? Venham elas! é aqui que se sente mais o desiquilibrio! Façam o teste: Joguem o velhinho GP2 para PC com os controlos desligados e vejam se conseguem dar uma volta à pista sem que a coisa trema! depois joguem com tudo ligado e vejam logo se não dão uns 10 segundos ao 2º classificado!

O Schumacker que saia da competição e a coisa muda de figura! porque é que não se promovem novos pilotos? Talvez porque há um que é o centro das atenções de uma forma extremamente exagerada e os patrocinadores não investem nas equipas porque não ganham nada, as equipas sem dinheiro não apostam nos pilotos...
Os pilotos das ultimas grelhas são meninos cheios de "carcanhol" que andam lá a passear... quase que a época sai do bolso deles!

Bem... exagerei no testemunho! tava a falar de voçês e acabei por ser igual!

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Fri May 07, 2004 1:13 pm

Mais um FDS e mais uma corrida de F1.
Desta vez o Grande Premio de Espanha.
Como vai ser? Uma corrida emotiva cheia de ultrapassagens e mudanças de lider ou apenas mais uma soneca no sofá ao fim de apenas 15 voltas?
As estatisticas apontam estrondosamente para a segunda hipotese.
De qualquer maneira aqui vão os horarios. Treinos (espera-se) e corrida transmitidos em directo pela RTP1. Sabado ás 16h00 e Domingo ás 13h00.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Fri May 07, 2004 2:43 pm

No fundo, no fundo, o que nós queremos é disto:

http://kamiru.xcool.net:8888/zboard/dat ... vie/Gv.wmv

=P~ =P~ =P~ =P~

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Fri May 07, 2004 4:34 pm

Conheço muito bem esta luta. É por estas e muitas outras que o Gilles Velleneuve continua a ser um dos meus pilotos favoritos de todos os tempos. Pois é, estas imagens até dão vontade de chorar comparado com o que acontece hoje em dia. O filho ainda herdou alguma coisa, com aquela ultrapassagem divina que fez em 96 ao passar o Schumacher no interior da parabólica do Estoril. Estranho, antigamente os carros podiam rodar em alta velocidade e em curva uns atras dos outros o que não acontece hoje. E podiam travar bem tarde na curva. Hoje se fizerem isso vão para a gravilha. Porque será?
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Fri May 07, 2004 10:46 pm

Será do Guaraná?

Bem, a mim até me pareceu que os carros iam bem mais rápido que na actualidade...

Lembrei-me de uma coisa. Eu costumo participar num jogo de F1 da autohoje online, onde faz-se uma previsão do resultado do gp (os primeiros 10) e envia-se por sms, e até se podem ganhar uns prémios... Podíamos fazer uma coisa parecida por aqui (com excepção dos prémios) Tínhamos até sábado às 0:00 para colocar aqui um prognóstico, e depois víamos quem acertava e quem falhava.

Que acham?

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Sun May 09, 2004 2:32 pm

Bem, mais uma dobradinha!

É a única coisa positiva. Eu nem "vi" este gp. Tinha a tv ligada no canal 1 e estava a fazer máscaras ao Lancia, e apenas estava atento a alterações no tom de voz monocórdico dos comentadores...

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Sun May 09, 2004 2:47 pm

Zzzzzzzzzzzzzzzzzz. Humm? Já terminou?
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
dias
Posts: 2559
Joined: Wed Feb 11, 2004 3:13 pm
Location: Cacém - Lisboa

Post by dias » Tue May 11, 2004 2:02 pm

É por essas e por outras que eu elegi os rallys como o meu desporto motorizado preferido.
Há tantos factores que podem influenciar numa prova...
Image

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Post by lucas » Tue May 11, 2004 4:02 pm

akira, hoje isso não acontece porque os f1 de hoje rentabilizam a aerodinamica ao máximo, na practica quando carro chega à trazeira de outro, é como se tivesse um muro de betão a separa-los, o de trás perde carga aerodinamica, como consequência perde tracção, logo a justificação da ausência de ultrapassagens.
Para termos outra vez corridas de jeito, o regulamento deve cortar e muito nas asas. espero ter sido claro,(num tunel de vento, vê-se melhor estas coisas) tecnicamente o fenomeno q ocorre chama-se efeito turbulento do fluido aerodinâmico.
espero ter sido claro, 1 abraço

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Tue May 11, 2004 7:18 pm

lucas, acho que estás enganado..Por acaso estou a estudar uma cadeira agora que é a Mecânica dos Fluidos, e um dos exemplos que abordamos é mesmo este, o da F1. Quando um carro chega à traseira de outro, ele GANHA impulso, através de uma força de pressão que se gera na esteira do escoamento. Se o posicionamento for correcto, o piloto nem sequer precisa de carregar no acelerador, essa força de pressão "empurra-o" para a frente....
Mas OK, chega de paleio técnico...:D

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Tue May 11, 2004 7:45 pm

Eu sei Lucas, estava só a ser irónico ;)
Por isso é que digo que a redução da dependência aerodinâmica é um dos pontos essenciais para que se possa voltar a ter um pouco de competição e ultrapassagens, não andar a meter motores que duram mais e rasgos nos pneus.
É que nos tempos em que a McLaren dominava pelo menos havia luta de pilotos, entre o Senna e o Prost. Agora é sempre a mesma historia com o banana do Barrichello a acarretar as ordens para não incomodar a vedeta. Tenho mais emoção a ver uma corrida de Formula 3 do que o campeonato inteiro de F1.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Tue May 11, 2004 8:04 pm

petter, em relação ao último post, isso era verdade, até há uns anos atrás. Neste momento passa-se mais ou menos isto:

(foi tirado de outro forum, mas já li sobre isto há algum tempo)
Mas o problema das ultrapassagens é iminentemente técnico, e técnico até um ponto onde poucos suspeitavam até há muito pouco tempo: sabem, por exemplo qual é a primeira razão REAL e FUNDAMENTAL pela qual a FIA retirou um dos planos às asas traseiras para 2004? Não foi simplemente para reduzir o apoio e restante credo que todos vocês já leram e ouviram; não, foi sobretudo por algo que se fala em voz baixa no meio técnico da F1 e que a FIA descobriu e comprovou ser verdade: as equipas de topo desenvolveram de tal modo a aerodinâmica dos monolugares que não resistiram a uma última tentação: utilizar a aerodinâmica para lá do benefício próprio, isto é, para travar e prejudicar os adversários. Migeot, um aerodinamista francês, chamou à atenção da FIA para o facto da estranheza da flexibilidade das asas traseiras dos Williams e das suas implicações na dinâmica do acidente que Verstappen teve com JPM em Interlagos 2002 (?). A FIA apanhou a pista e procedeu a testes sobre a hipótese de Migeot: a flexibilidade de perfis da asa traseira não visava simplesmente o benefício próprio, já que era notório o desenvolvimento de vórtices em posições geométricamente capitais para perturbar o fluxo de ar extraído nas proximidades de tais perfis flexíveis.

A FIA, durante os seus testes, logo notou que não era só a Williams que trabalhava esta vertente, como também foi descobrindo que existiam várias abordagens para chegar ao mesmo resultado: maximizar a perturbação do fluxo aerodinâmico após a sua utilização na asa traseira. A FIA foi-se apercebendo que só com a redução da complexidade das asas se podia retirar (ou diminuir) tais possibilidades de autêntico «anti-jogo». Contudo a FIA também sabe que não pode atacar as grandes equipas de qualquer modo, pelo que a alteração foi pretendida negociada, pacífica e sem alardes mediáticos.

Mas a FIA sabe também da complexidade aerodinâmica dos actuais monolugares, e que os engenhosos técnicos da F1 podem sempre encontrar formas que permanecerão ocultas durante algum tempo, para poder gerir a extracção do colossal fluxo de ar (milhares de litros por segundo que significam muita força...) em prejuízo de quem vem atrás e não apenas como mera extracção anódina e sem intenções outras senão a de tornar o seu monolugar simplesmente mais eficiente.

Parece ser este uma das parecelas do preço a pagar pela sofisticação técnica de um desporto essencialmente tecnológico, e da sua aliança aos máximos interesses não desportivos desse mundo da F1 que se tornou desde a década de 80 essencialmente comercial.

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Post by lucas » Wed May 12, 2004 1:39 pm

petter não confundas o efeito de aspiração com pertubação do comportamento aerodinamico.
Garanto-te q a falta de ultrapassagens é a ausência de "grip" e isso só tens, se existir carga aerodinamica.
Se o que disseste fosse verdade não verias carros + rápidos 30 voltas atrás de outros + lentos.
os f1 actuais devido à subita perca de carga, não conseguem atingir o ponto q tu referes o cone de aspiração.
p.s. tb tive a cadeira q tu referes, equação de Ber...., até à morte,não? 1 abraço

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Post by DFV » Wed May 12, 2004 3:16 pm

Os extractores, senhores, não se esqueçam dos extractores. Os extractores na parte inferior traseira do carro, ao acelerarem o ar (criando um depressão, logo sucção) e, "cuspindo-o" para quem vem atrás, são responsáveis por grande parte da perca de aderência de quem vem atrás.
De facto, as asas criam uma turbulência atrás do carro (uma zona de baixa pressão), que cria o famoso "efeito de aspiração", Quanto mais abrupta for a queda entre as linhas fluidas do carro e a sua traseira, mais se acentua este turbilhão que, se "trava" o carro, dá muito jeito para evacuar (à força) o ar quente do motor e os gases de escapes.

E não levanta problemas de "lift", tipicos de carros com traseiras muito bem profiladas, a acabar em "gota" ou "em bico" (para ganhar velocidade de ponta). Exemplos notórios dos efeitos perversos destas "caudas longas": o primeiro Porsche 917 e o Audi TT.

A equação tem sempre que ter aerodinâmica e pneus. Porque os pneus usados são insuficientes para "agarrar" o carro, ficando inteiramente dependente de ter ar limpo para "afundar" a asa do nariz. Logo, a solução: menos aerodinâmica, mais pneu ("grip" mecânico). O defeito está na concepção global dos carros, mais que em detalhes.

...desculpem, entusiasmei-me...

User avatar
GuiTorres
Posts: 139
Joined: Sat May 01, 2004 6:17 pm

Post by GuiTorres » Wed May 12, 2004 5:12 pm

Eu concordo que a questão da aerodinâmica é uma das mais importantes, mas acho também que aí entra a redução na potência dos motores, a redução na aerodinâmica tem que vir junto com a redução de potência, pois a aerodinâmica evoluiu especialmente para que fosse possível se segurar monstros de 900cv grudados ao chão.
Concordo com DFV e acho que a extrema dependência dos carros atuais à aerodinâmica os tornou muito instáveis atrás de outro carro, aonde há muita turbulência, realmente existe o efeito de vácuo que o petter descreveu, porém o carro perde estabilidade nessa situação e a coisa piora quando o piloto tenta sair para a ultrapassagem.
" Eu prefiro ser essa metaformose ambulante,
do que ter aquela velha opinião formada sobre
tudo."
Raul Seixas

Post Reply