Fórmula 1 - 2004

Tudo o que nao é relacionado com modelismo é aqui
PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Thu Apr 22, 2004 4:21 pm

Estou em perfeita sintonia com o que o Nuno disse! :D

Não tenho nada contra o Schumacker mas depois da atitude que teve quando morreu o Senna para mim deixou de ser um piloto apreciavel...

Desde então que somente vejo a largada das provas... depois o resultado nos programas desportivos! :lol:

É pena que a F1 tenha perdido o interesse de á uns anos atrás quando existia o Senna, o Prost, o Mansell, quando a F1 não era só electronica... ainda exixtia motor e mãozinhas.... Hehe 8)

User avatar
Toyota_Trueno 86
Posts: 30
Joined: Tue Apr 13, 2004 9:46 am
Location: Sintra

Post by Toyota_Trueno 86 » Thu Apr 22, 2004 7:36 pm

A minha team preferida é a Mclaren...e o meu pilo preferido de sempre foi Mika Hakkinen e nunca me vou esquecer o que é que o Schumacker fez ao Hakkinen na última volta do grande prémio de Macau...foi uma barbaridade...por isso que me dá gana ver Schumacker a correr...grrrrrrrrrrr
"A essência da amizade consiste em aceitar os princípios de humildade e compaixão ao próximp" (Teoria 1-0/1-1)

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Sat Apr 24, 2004 2:42 pm

Bem, a rtp já chega ao cumulo de não transmitir os treinos cronometrados. Que tristeza. :doubt:
Aqui ficam os resultados, de salientar o brilhante primeiro lugar do Button (eu estava a falar a serio quando dizia que ele pode muito bem chegar á sua primeira vitoria este ano) e mais uma decepcionante qualificação para a McLaren, Coulthard em 11º e Raikkonen em 20º.

1.ª linha:
Jenson Button (ING/BAR-Honda), 1:19.753 (média: 222,673 km/h)
Michael Schumacher (ALE/Ferrari), 1:20.011
2.ª linha:
Juan Pablo Montoya (COL/Williams-BMW), 1:20.212
Rubens Barrichello (BRA/Ferrari), 1:20.451
3.ª linha:
Ralf Schumacher (ALE/Williams-BMW), 1:20.538
Fernando Alonso (ESP/Renault), 1:20.895
4.ª linha:
Takuma Sato (JAP/BAR-Honda), 1:20.913
Mark Webber (AUS/Jaguar-Cosworth), 1:20.921
5.ª linha:
Jarno Trulli (ITA/Renault), 1:21.034
Cristiano Da Matta (BRA/Toyota), 1:21.087
6.ª linha:
David Coulthard (ESC/McLaren-Mercedes), 1:21.091
Felipe Massa (BRA/Sauber-Petronas), 1:21.532
7.ª linha:
Olivier Panis (FRA/Toyota), 1:21.558
Christian Klien (AUT/Jaguar-Cosworth), 1:21.949
8.ª linha:
Giorgio Pantano (ITA/Jordan-Ford), 1:23.352
Nick Heidfeld (ALE/Jordan-Ford), 1:23.488
9.ª linha:
Gianmaria Bruni (ITA/Minardi-Cosworth), 1:26.899
Zsolt Baumgartner (HUN/Minardi-Cosworth), 1:46.299
10.ª linha:
Giancarlo Fisichella (ITA/Sauber-Petronas), sem tempo
Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes), sem tempo
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Sat Apr 24, 2004 5:37 pm

Felizmente, passaram os treinos para a NTV. Quanto à pole position do Button, acredito que tenha sido devido a um carro bem mais leve, para fazer boa figura frente aos patrocinadores, por forma a aproveitar a boa forma que a equipa tem demonstrado nas corridas.

Amanhã vemos :)

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Sun Apr 25, 2004 2:40 pm

Bem, eu para mim já me chega de Formula 1 para este ano. Se ao menos o Barrichello ainda desse luta e houvesse alguma discussão pela vitoria. Assim não há pachorra para tanto tédio. [-(
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Post by DFV » Mon Apr 26, 2004 11:58 am

Alguém viu uma ultrapassagem?... (não estou a falar daquela coisa triste que é ´passar no reabastecimento).

Vamos lá a ver se uma corrida em que toda a gente anda atrás uns dos outros, com duas tentativas de ultrapassar (que acabaram mal) é considerada "uma corrida emocionante!".
Credo!!

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Tue May 04, 2004 11:40 pm

Novas medidas propostas :

" As propostas apresentadas hoje, que pretendem essencialmente reduzir os custos e tornar o campeonato mais competitivo, devem ser introduzidas em 2006, ou seja, dois anos antes do que tinha sido inicialmente previsto.

As medidas contemplam o fim do controlo de tracção nos monolugares, todas as equipas passam a receber pneus apenas de uma marca, vão ser reduzidos ou banidos os testes e será introduzido um novo tipo de qualificação, que ainda está em fase de estudo.

Foi também deixado em aberto a possibilidade de entrarem novas equipas e nas próximas quatro semanas vai ser analisada a hipótese de todos os monolugares passarem a utilizar motores V8 com 2.400 de cilindrada. "
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Tue May 04, 2004 11:46 pm

É o que eu digo... Vão nivelar a F1 por baixo. O que é sempre mau. Pneus apenas de uma marca... É desta que a F1 perde o resto dos adeptos...

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Wed May 05, 2004 12:15 am

Marco, estou completamente em desacordo contigo! Acho que a medida de tornar os pneus todos da mesma marca vai beneficiar a F1. Assim é mais uma tentativa de, como dizes, "nivelar" todas as equipas, ainda que isso possa ser muito relativo. O mesmo se passa no DTM, onde toda a gente usa Dunlops!
Acerca da cilindrada máxima, e o número de cilindros, também concordo. Cada vez mais os motores são mais potentes, hoje em dia chegam quase aos 900 CV. Se continuar com o ritmo de evolução dos últimos anos, chegará aos 1000 CV muito rapidamente. Acho que esta medida é apenas para tentar limitar a potência, e por conseguinte, aumentar a segurança. Além disso, há também a questão económica
"(...)os novos motores custarem menos 50% do que os actuais, facto que facilitaria o acesso das equipas independentes aos motores competição-cliente... sem que a aquisição destes absorva quase todo o orçamento destas equipas, que, por acaso, são aquelas que menos dinheiro têm para gastar.(...)"

Por outro lado, o fim das ajudas electrónicas vai trazer muito mais espectáculo, já que assim é que se vai ver quem tem "unhas", e não quem sabe melhor carregar nos botões, como acontece actualmente....Dentro do "fim das ajudas electronicas", acho que está incluido também o fim da caixa de velocidades semi-automática, passado a ser manual, à luz do DTM.

Na minha opinião, acho que isto vai trazer muita competitividade à F1, mas a ver vamos...

Além disso, soube que o patrão da Volkswagen, Bernd Pischtsrieder, esteve no GP do Bahrain. Ao que parece, a VW vai entrar no "Circo" com a SEAT...Pelo menos contactos com a Sauber já existem, e até já estão a usar o túnel de vento construido o ano passado por esta equipa! Li também algures que Peter Sauber não se importaria de vender esta estrutura "por bom dinheiro".
Para ser muito franco, gostaria imenso de ver outra marca alemã na F1, principalmente a VW (ainda que indirectamente, caso fosse avante este "sauber-seat" :D)....E como este Bernd até foi o responsável pelo regresso da BMW à F1, nunca se sabe!!

Desculpem o testamento, mas eu TINHA de dar a minha opinião! :D :D

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Wed May 05, 2004 12:47 am

Bem, a minha opinião neste assunto é muito própria.

Acho que a Formula 1 é para quem pode, e não para quem quer. Se é necessário gastar muito dinheiro, só lá deve estar quem tem esse dinheiro.

A F1 sempre teve uma mística muito própria porque é o campeonato onde se podem ver coisas que não se veem em mais lado nenhum. Se isso quer dizer que vou ver um motor de 1000 cavalos, que seja. Não veria isso noutro campeonato.

É a montra da tecnologia. Não vejo qual é o problema de uma caixa semi ou automática. Mesmo com todas as ajudas electrónicas, são poucos os que conseguem chegar a um F1 e pilotá-lo. Não se esqueçam que as velocidades também aumentaram bastante, e o humanos têm limites, e ainda está longe o dia em que o piloto deixa de ser essencial.

Quanto aos pneus, o facto de haver apenas um fornecedor vai parar o desenvolvimento da tecnologia dos mesmos. Ou pelo menos, iremos assistir a uma evolução bem menor. Afinal, não há vantagem competitiva em desenvolver um pneu mais rápido...

Claro que muitos argumentam que o estado actual da F1 deve-se ao facto dos custos muito elevados, e que isso prejudica as equipas mais pequenas. São coisas que acontecem. Eu já disse isto a muita gente. Na minha opinião, o futura da F1 pertencerá aos construtores de automóveis, com grandes orçamentos e capacidade tecnológica. Ou alguém acha que a F1 ganha alguma coisa com mais meia dúzia de Minardis? Por mais tempo que vivam, em agonia financeira, já nem para rampa de lançamento de pilotos servem. Estão apenas atrasar os mais capazes.

Sim, eu sei que é um pouco como a lei da selecção natural. Mas se a F1 perder a imagem de topo que possui, vai passar a ser apenas mais um campeonato como tantos outros. Quem sabe daqui a uns anos, não limitam as equipas a um só chassis...

Resumindo, sou a favor do avanço da tecnologia automóvel na F1 e contra limitações que só a querem nivelar por baixo.

Desculpem o testamento, mas custa-me ver o que querem fazer a um dos meus desportos favoritos :(

P.S.: Para não falar do número de soluções inovadoras proporcionadas pela F1 que posteriormente foram utilizadas nos carros "normais".

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Post by DFV » Wed May 05, 2004 4:14 pm

Não concordo...nem discordo...muito pelo contrário...
Marco, estou em (profundo) desacordo contigo quando falas "das Minardis" da vida e que, o futuro é só dos grandes construtores. Como já tive oportunidade de dizer noutro forum, eu acredito na circularidade da história. E o que a história nos ensina é isto: os grandes construtores não ficarão para sempre na F1. Vejamos (só na F1 moderna - de 1950 em diante):

Na década de 50, a F1 foi dominada pelos construtores: Alfa-Romeo, Mercedes, Maserati, Ferrari. Na 2ª metade dessa década, os construtores forma-se afastando, à medida que cumpriam os seus objectivos ou, outras prioridades se levantavam. E surgiram os "construtores" de "kit-cars" - os ingleses que faziam os chassis na garagem , com peças "picadas" daqui e dali e, iam comprar motores para por no carro. Este movimento floresceu e fez a F1 tal como a maioria de nós a conhecemos. De facto, só no final da década de 70 voltam os "industriais" - Renault, BMW, depois a Honda... - e a tendencia inverte-se, até aquilo que é hoje.

Recusar o espaço à "pequena" equipa - eu prefiro dizer, à equipa especializada - é o mesmo que dizer que:
Não havia F1 com motor central (John Cooper, 59)?
Ainda usavam chassis tubulares (Colin Chapman, 63)?
Não usavam ailerons (Colin Chapman, Jim Hall, 67)?
Não teria havido caixas semi-automáticas, suspensões auto-adaptáveis, efeito de solo, ...?

A verdade é que, por detrás dos nomes dos grandes construtores, continuam a estar sempre as equipas especializadas. Os motores Mercedes são feitos na Illmor; os Jaguar na Cosworth; o chassis do Honda de F1 de 67 era um Lola; (se pesquisarmos mais, mais encontramos).

Para não ser muito radical: uns precisam de outros.

Pequena história: havia na F1, no final da década de 60, um vendedor de carros usados que usava chassis de 2ª (3ª?!) categoria e motores "usados"; e assim andou, pelas ruas da amargura, até 77/78, quando conseguiu o patrocínio dos petro-dólares da Saudi Arabia. O seu nome: Frank Williams. Está tudo dito.

Não concordo com carros "standard", porque isso sim, matará o "livre pensamento" que sempre caracterizou a F1. Mas acho que, como os regulamentos técnicos e desportivos estão hoje, está provado que não funciona.

Venham pois os carros com pneus slick, mais largos atrás e mais estreitos à frente, faça-se transferencia de tecnologia (venda de motores e chassis) entre equipas e, que ganhe o melhor.

(Desculpem o testamento)

PS: a Seat também vai entrar na F1...

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Wed May 05, 2004 4:17 pm

PS - eu já tinha dito isso! :D :D

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Post by DFV » Wed May 05, 2004 4:39 pm

Sorry :oops: :oops:

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Wed May 05, 2004 4:51 pm

DFV, aquilo que escreveste é verdade, e acho que as equipas privadas foram importantíssimas na evolução do desporto. No entanto, essa F1 não é a F1 que temos hoje em dia. Já ninguém constrói um chassis nem desenvolve um motor numa garagem e entra na F1.

Os graus de exigência e de conhecimentos aumentaram de tal forma, que, aos privados, fica muito difícil acompanhar o ritmo de evolução das equipas da frente. E isso é perfeitamente compreensível. Agora o que eu não concordo, é que se ponha em causa a evolução tecnológica que tem de acontecer num desporto como a F1.

Que criem uma Formula 1-B para os privados com custos controlados ou coisa parecida. Agora deixem é os grande evoluírem. Prefiro ter um campeonato com 14 carros capazes de andar pelo menos meia corrida na mesma volta, que ter 20 ou 22 carros, dos quais 6 ou mais, passadas 10 voltas, já estão a perder voltas para os da frente...

Mas como disse anteriormente, é mesmo uma opinião muuito pessoal :)

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Wed May 05, 2004 7:43 pm

Também não podemos esquecer o primeiro carro de nariz levantado por um tal lenhador de nome Ken Tyrrell que agora é moda corrente nos últimos anos.
Bem a minha visão pessoal é a seguinte.
Primeiro que tudo, para mim a Formula 1 é um desporto e no desporto quer-se competição e espectáculo acima de tudo. E isso é coisa que não se tem visto nos últimos anos. Sempre se fala da F1 ser uma mostra de tecnologia. O DTM também o é e lá as coisas funcionam. Alem disso grande parte dessas inovações nunca poderão ser aplicadas aos veículos normais e de nada vão servir aos compradores normais. Não vamos ter motores de 900cv, monocoques em favo de mel, grandes asas, componentes em cerâmicas raras e peças em titânio e urânio. Isso só pode ser aproveitarão pelos super-desportivos que basicamente são carro de corrida sem patrocínios. Umas alterações e vão para as pistas.
Já está mais do que visto que a F1 actual não está a funcionar. Prefiro bem mais de ver 26 F1’s menos tecnológicos a lutarem durante 70 voltas por varias posições do que ter a actual montra tecnológica a rodar em comboio durante duas horas.
Mosley, se estás a ler isto a ver se aprendes de vez, pneus slicks sem rasgos e rodas maiores nas traseiras, nada de ajudas electrónicas e caixas manuais, travões em aço e menos dependência aerodinâmica para os carros poderem rodar uns atras dos outros em curvas rápidas para terem velocidade para passar nas rectas. Penso eu de que.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

Post Reply