Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Partilha aqui os teus dotes de modelista
JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Thu Sep 18, 2008 11:45 am

Olá pessoal,

Obrigado pelas vossas palavras. Aos poucos (e muito demoradamente :lol: ) as coisas vão-se compondo, embora ainda haja muito trabalho a fazer até ter o chassis todo unido... isto, partindo do principio que vai tudo bater bem eh, eh.
borntobedevil wrote:Marco tens razão, é mesmo demais e o pior pelo que vi nas compras a seguir vamos ter outro :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Pois Devil, mas esse projecto ainda deve demorar muito até avançar (sem esquecer que está um Alfa Guilia GTA e um Ferrari 512TR na lista de espera eh, eh). É que o trabalho, as aulas e o mestrado vão "roubar" todo o tempo disponível que tenho. Claro que vou sempre tentar arranjar uns bocadinhos para fazer qq coisa, mas advinha-se um ano pouco produtivo.

De qq maneira, estão mais umas actualizações "no forno" que espero colocar no fórum no final da semana, principio da próxima :wink:

João

alfinha gtv 74
Posts: 2
Joined: Tue Jul 22, 2008 1:49 am
Location: Porto Alegre, RS, Brasil

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by alfinha gtv 74 » Fri Sep 19, 2008 12:39 pm

achei otimo seu trabalho, acabamento e pesquisa, parabens, tenho um bentley para montar, vou seguir vendo tua montagem para me inspirar, parabnes mesmo.
vou quere ver esta GTA tambem, hehehe
abraços
alfinha

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Fri Sep 19, 2008 4:07 pm

Obrigado Alfinha.

Espero que goste de vir aqui dar uma vista de olhos e possamos inspirarmos-nos mutuamente.

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Mon Sep 22, 2008 7:57 pm

Olá a todos,

Como prometido, aqui vão mais umas fotos. Desta vez não estão relacionadas com o chassis e respectivas longarinas, mas com a 2 versão do depósito de combustível.

Aproveitando a necessidade de encortar ligeiramente o deposito, decidi fazer algumas alterações ao metodo que já tinha utilizado anteriormente. No fundo, aproveitei a experiência anterior para melhorar alguns aspectos com os quais não estava contente.

Assim, desenhei os templates de acordo com os desenhos originais da Alfa, e construi uma estrutura interior mais rígida e correcta, com reforços centrais na zona dos rebites interiores.

Image

Image

Image

No fundo, a ideia foi criar um esqueleto interno rígido onde iria colar a cobertura exterior.

Em seguida, cortei uma placa de evergreen e 0,25 mm de espessura com as dimensões da cobertura planificada. De forma a simular o remate exterior do deposito, cortei duas pequenas tiras de 2 mm de largura, que foram coladas nas extremidades. Em seguida abri os furos necessários para a simulação dos rebites (mais de 130 :badgrin: ) usando uma pequena broca de 0,5 mm de diâmetro. Para simular os rebites, usei pequenos pedaços de vareta circular de 0,5 mm de diâmetro (obrigado António :wink: ), mas apenas os colocando nas zonas laterais.

Image

Image

Image

Image

Se na versão anterior tinha usado pedaços de suporte estirados com calor, esta opção pelo evergreen permite obter um resultado mais uniforme, ao reduzir a irregularidade visual.

Em seguida colei a cobertura exterior.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Esta colagem foi feita lentamente, deixando cada troço secar muito bem, antes de passar para o seguinte. Em seguida betumei a junta (que vai ficar para dentro).

Image

No entanto, a fragilidade da cobertura exterior (em evergreen de 0,25 mm) é elevada, e a estrutura interior "feriu" o revestimento.

Image

Assim, foi necessário betumar tb a parte que vai ficar para o exterior do chassis, para eliminar este problema, que penso que poderia ter sido evitado caso tivesse preenchido os espaços abertos da estrutura interior com poliestireno, à semelhança da versão anterior!

Agora falta lixa tudo, voltar a abrir os furos centrais e colocar os pequenos cilindros de evergreen que simular os rebites interiores... :roll:

Espero que estejam a gostar.

João

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by art » Mon Sep 22, 2008 8:28 pm

"Very Impressive" :shock: :shock: :shock: :shock:

Art

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by borntobedevil » Mon Sep 22, 2008 9:14 pm

Estás mesmo doido João... Mas admiro muito a tua loucura =D> =D>

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by alvarol » Mon Sep 22, 2008 11:36 pm

Só posso dizer que estás a dar um "exemplão!" de preserverança e determinação em levares esta máquina até bom porto! é sinal de que se gosta do que se está a fazer, da minha parte também estou a apreciar, e as ideias que te vão surgindo para contornares as dificuldades desse modelo funcionam como "motor" para quem gosta destas coisas! não há nada como vermos as nossas ideias a funcionar e ganhar forma!

Força nisso João!... 8)
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

Carlos Jorge
Posts: 302
Joined: Fri Dec 17, 2004 4:44 pm
Location: Constância
Contact:

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by Carlos Jorge » Tue Sep 23, 2008 9:22 am

Boas João,

Este parece-me muito mais pequeno que o anterior, ou é impressão minha pela foto?
Claro que mais uma vez estás a fazer um trabalho impecável, não dá lugar a criticas... Quase que me dás vontade de voltar a pegar no Castrol NSX (lembras-te desse?), mas agora modelismo só daqui a uns tempos, quando acabar a mudança e me ambientar ao apartamento.


Cumprimentos,
Carlos Jorge
Image
Image
Image

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by rosso corsa » Tue Sep 23, 2008 11:03 am

Magistral, parabéns João.

=D> =D> =D>

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Tue Sep 23, 2008 12:41 pm

Obrigado pelas vossas palavras. Sim, estou um pouco maluquinho, mas acho que é uma maluquice saudável eh, eh

Acho que esta versão ficou bem melhor que a anterior, e no fundo era algo que eu devia ao modelo. Na 1ª versão, a vontade e experimentar algo novo confundiu-se um pouco com a preguiça de fazer as coisas como deviam. Agora, tive a possibilidade de reparar esta situação.
Carlos Jorge wrote:Este parece-me muito mais pequeno que o anterior, ou é impressão minha pela foto?
(...)Quase que me dás vontade de voltar a pegar no Castrol NSX (lembras-te desse?).
Olá Carlos,

Este depósito é um pouco mais curto (cerca de 2mm) e ligeiramente mais baixo que o anterior. A Julieta quando o viu a primeira vez acho que não havia diferença, mas depois de colocar um ao pé do outro, dá sempre para notar algo. Aqui ficam duas fotos.

Image

Image

Ainda me lembro do Honda e acho que, depois da mudança, era uma boa altura de lhe pores as mão em cima, aproveitando o embalo aqui do pessoal :wink:
alvarol wrote:Só posso dizer que estás a dar um "exemplão!" de preserverança e determinação em levares esta máquina até bom porto! é sinal de que se gosta do que se está a fazer, da minha parte também estou a apreciar, e as ideias que te vão surgindo para contornares as dificuldades desse modelo funcionam como "motor" para quem gosta destas coisas! não há nada como vermos as nossas ideias a funcionar e ganhar forma!

Força nisso João!... 8)
Alvarol,

É de facto muito bom quando conseguimos por as nossas ideias a funcionar. Tenho aprendido muito com este modelo, ao ponto de olhar para os outros modelos em progresso que tenho e identificar muitas coisas que ou tenho que refazer, ou não teria feito assim.

Mas tb tenho algum receio do momento em que todos estes pequenos componente vão ser unidos, pois começa a serem muitos pontos de interface e muitos compromissos pelo caminho! Claro que estas dificuldades é que nos motivam a seguir em frente, mas tb já tenho saudades de acabar qq coisa, saudades estas que aumentam nas alturas em que se aproximam as férias e começam a surgir novos modelos finalizados. Mas isso tem de ser encarado como mais um elemento para a motivação.

Ontem "dei-me ao luxo" de "perder" 2h a tentar desenhar a peça de fixação dos pneus suplente ao deposito e ao chassis, usando a peça do Alfa da Pocher como ponto de partida, apenas para chegar à conclusão de que está completamente errada ](*,) Já andei a ver todas as imagens de referência que tenho e penso ter descoberto a forma correcta, que agora terei de desenhar e rezar que encaixe bem nas peças já feitas, sobre pena de ter de refazer qq coisa.

Vamos ver se entre as aulas, o trabalho, o mestrado e outras ocupações, vou sendo capaz de encontrar uns bocados para não deixar este modelo esmorecer...

João

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by art » Tue Sep 23, 2008 4:38 pm

JMCARC1 wrote:Ontem "dei-me ao luxo" de "perder" 2h a tentar desenhar a peça de fixação dos pneus suplente ao deposito e ao chassis, usando a peça do Alfa da Pocher como ponto de partida, apenas para chegar à conclusão de que está completamente errada ](*,) Já andei a ver todas as imagens de referência que tenho e penso ter descoberto a forma correcta, que agora terei de desenhar e rezar que encaixe bem nas peças já feitas, sobre pena de ter de refazer qq coisa.
Porra, João, até parece que estás a fazer um Toyota :D :D :D

Art

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Tue Sep 23, 2008 6:16 pm

art wrote:
Porra, João, até parece que estás a fazer um Toyota :D :D :D

Art
Credo!!!!! Mas por acaso o modelo original era japonês eh, eh.

O meu problema é falta de informação sobre este Alfa. Ou melhor, falta de informação de detalhe. O que a juntar a alguma paranóia de preciosismo reprodutivo faça com que cada nova peça pareça uma tortura. Como se não bastasse, nesta época, os modelos eram feitos por carroçadores especializados, de acordo com os desejos e gostos dos seus cliente (tipo alfaiate), pelo que muitas vezes não existem dois modelos iguais.

Mas parece que já encontrei o fio à meada :roll:

João

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by borntobedevil » Tue Sep 23, 2008 6:44 pm

Se fosse Toyotas estes útimos rebites tinhas ficado bem à primeira :badgrin: :badgrin:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Tue Sep 23, 2008 7:12 pm

Mas os rebites ficaram bem à primeira... as dimensões da reprodução japonesa é que não estavam bem e estragaram todo o trabalho já feito... :wink:

João

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by art » Tue Sep 23, 2008 7:13 pm

borntobedevil wrote:Se fosse Toyotas estes útimos rebites tinhas ficado bem à primeira :badgrin: :badgrin:

Devil
Claro que sim, a ferrugem taparia todas as imperfeições! :D :D :D

Art

Post Reply