Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Post Reply
JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Sat Oct 20, 2007 10:38 pm

kandrix wrote:E a saga continua.... ehehe
Afinal, não foram precisas as chapitas de metal para as molas... Estão mesmo porreiras, assim como o resto dos progressos.
Força nisso!!! :)
Obrigado Kandrix.

Sim, acho que o resultado é bastante razoável. O plástico é mais fácil de trabalhar que se fosse em metal e isso é bastante positivo até para corrigir alguns detalhes.

No entanto, penso que ainda vou tentar em latão (caso consiga latão de 0,5 mm de espessura) :roll: É que o aspecto e "toque" do metal podem acrescentar algo ao modelo... se não a este, quem sabe senão ao próximo...

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Fri Oct 26, 2007 4:27 pm

Olá a todos.

Aqui estou eu para um mini-update, na tentativa de dar novidades todas as semanas :roll:

Após ter acabado as molas de suspensão (e enquanto não há progressos no eixo de transmissão eh, eh), voltei-me para os restantes elementos da suspensão e em especial para os amortecedores de fricção. Para tal, fiz o esquemas das peças necessárias.

Image

De forma genérica, as peças reproduzem:

1 - Suportes das molas ao chassis. São necessárias 4 por mola, 16 no total;
2 - Braços dos amortecedores de fricção traseiros. São necessários, 4 por conjunto, 2 conjuntos por mola... 16 no total
3 - Braços dos amortecedores de fricção dianteiros. São necessários 4 por conjunto, 1 por mola, no total de 8.
4 - Espaçadores dos amortecedores de fricção... 3 por amortecedor, 18 no total
5 - Tampas dos amortecedores... 2 por amortecedor, 12 no total

Após ver estas quantidades (acho que o modelo só vai estar pronto para a Replica 2009 :lol: ), e na tentativa de reduzir o trabalho e melhorar a qualidade de reprodução lembrei-me de um tópico do António Pereira no Racingrid (http://racingrid.com/index.php?topic=326.0) onde ele cortou as tiras de evergreen para fazer um cilindro da mota a laser....

Assim, e com a prestável ajuda e colaboração do António - obrigado mais uma vez!!! - consegui que as peças fossem cortadas a laser. O ideial teria sido em foto-incisão, mas isso era demais eh, eh.

O resultado não foi o que esperava, principalmente devido à escala a a um desenho que ia um pouco para lá dos limites da tecnologia. Mas representa um imenso avanço... afinal só preciso de retocar as peças em vez de as fazer do nada!

Image

Image

Image

Assim, acho que vou passar os próximos dias a lixar peças com 5 mm de comprimento.... :lol:

João

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Post by art » Fri Oct 26, 2007 4:47 pm

ehehehe, trabalho de ourives!

Bom apetite :D

Art

El boss
Posts: 773
Joined: Thu Jan 20, 2005 7:17 pm
Location: MAIA

Post by El boss » Fri Oct 26, 2007 11:25 pm

So agora vi este topico, e claro que nao resisti em ler tudo...
e nem sei o que dizer... :shock:

Extremamente Maravilhoso! 8)
Image

User avatar
rookie
Posts: 951
Joined: Tue Aug 31, 2004 1:14 am

Post by rookie » Sat Oct 27, 2007 7:10 pm

Isto é muito Pro :shock:
continua [-o< estou adorar

!!Cumps!!
Miguel

ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Deslumbrante

Post by ProfeSM » Mon Oct 29, 2007 11:45 pm

:D Olá João.
Olha é bom que quando tiveres a oportunidade de expor esta maravilha arranjes uma colecção de fotos com todas as fases de construção é que no final as pessoas nem se vão aperceber do enorme trabalho de scratch que aqui está.
Muitos parabéns, tanto pela forma detalhada como estás à procura da perfeição como por colocares tudo isso para a apreciação do pessoal.
Já agora o GT 1300 também é um projecto bem engraçado, como estás a pensar fazê-lo?
Um grande abraço do ProfeSM e boa construção.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Tue Oct 30, 2007 12:33 pm

Obrigado pelos vossos comentário...
art wrote:ehehehe, trabalho de ourives!

Bom apetite :D

Art
Muito obrigado :lol: :lol: :lol:

Tive aqui uma pequena questão sobre como refazer a argola mais pequena dos tirantes do amortecedor, mas com a ajuda do rookie já se resolveu.... obrigado rookie.
ProfeSM wrote::D Olá João.
Olha é bom que quando tiveres a oportunidade de expor esta maravilha arranjes uma colecção de fotos com todas as fases de construção é que no final as pessoas nem se vão aperceber do enorme trabalho de scratch que aqui está.
(...)
Olá ProfeSM,

Parece que vai ter de ser, nem que seja para incentivar outros modelistas a dares o passo seguinte, caso queiram detlhar um pouco mais os seus modelos... afinal, nada do que está aqui é "do outro mundo!
ProfeSM wrote:(...)
Já agora o GT 1300 também é um projecto bem engraçado, como estás a pensar fazê-lo?
Um grande abraço do ProfeSM e boa construção.
Este Alfa Guilia GTA foi iniciado para um concurso do Racingrid no ano passado, mas, como acontece a muitos outros exemplares, acabou por não ser acabado a tempo. A ideia foi ir um pouco mais longe no detalhe do modelo... para variar...

Vou ver se abro um tópico para este modelo, pois deverá ser, possivelmente, o Sr que se segue... lá para 2010 :roll:

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Tue Oct 30, 2007 2:47 pm

ProfeSM,

Já abri um tópico com os progressos do Alfa Giulia 1600 GTA. Ainda não está totalmente actualizado, mas aqui fica o link:

topic3921.html

Espero que goste(m)...

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Tue Nov 06, 2007 7:07 pm

Olá a todos.

Depois de uma pequena interrupção, cá estou eu para um novo update.

Neste momento tenho dividido o tempo em 3 áreas: finalização do eixo traseiro, preparação das peças para os amortecedores de fricção - cada uma demora cerca de 45 min :( e uma pequena surpresa..... :wink: ... a apresentar brevemente.

No eixo traseiro, e em especial e na caixa do diferencial faltava reproduzir a tampa traseira de acesso. Assim, cortei um pedaço de evergreen para a reproduzir de acordo com os esquema anterior.

Image

Image

No entanto, e embora seja este o esquema reproduzido pela Pocher e pela Bandai, reparei que nos modelos reais haviam algumas diferenças.... que se repetiam por varios modelo.

Image

Assim, decidi reproduzir esta solução. Para tal, rebarbei as paredes laterais da caixa do diferencial (obrigado António pela broca... é mesmo boa!) e lixei o pedaço de evergreen da parte central.

Image

Image

Image

Para betumar as juntas, recorri a uma técnica que me foi indicada pelo António Pereira: em vez de aplicar o betume com um palito, dilui-o com diluente celuloso e apliquei-o com um pincel, tal e qual como se estivesse a pintar!!!

Image

Image

Com esta técnica, consegue-se chegar a locais mais difíceis de chegar e dosear a aplicação de material, reduzindo o desperdício e o trabalho de lixagem. António, já não estou a ser preguiçoso, né? :lol:

Na imagem de referência pode-se observar que existe um bocal de enchimento/remoção de oleo do diferencial. Para o reproduzir, fiz um rebaixo na tampa e colei um pedaço de evergreen dobrado com a forma apropriada.

Image

Image

Image

Image

Depois, foi só desbastar a parte inferior que forma a reproduzir correctamente a forma da peça.

Image

Agora, é betumar tudo de novo - esta caixa é maciça e moldada em alumínio - antes de reproduzir as aletas....

Espero que antes do final da semana possa colocar aqui mais novidades.

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Tue Nov 13, 2007 9:10 pm

Bem, demorou mais um pouco, mas aqui vão as novidades prometidas.

Ainda não foi desta que terminei o veio de transmissão - vou ter de o aumentar um pouco pois os tambores traseiros estão muito em cima das molas....!

Desde o inicio que tinha pensado fazer substituir a estranha tampa do carter do modelo.

Image

Todo o conjunto de motor-caixa de velocidades é reproduzido de forma extremamente simplificada e incorrecta, de acordo com a filosofia geral do modelo. Ainda me passou pela cabeça usar o mesmo conjunto do modelo "Gran Sport" da Bandai e que vem em duplicado! No entanto, não só o modelo da Bandai é a 1/20, com está incorrectamente reproduzido em comprimento - está mais comprido!!!!

Só me restou a opção de reproduzir a peça :lol:

Tinha duas opções:
1. reproduzir a forma geral e colar posteriormente as aletas;
2. reproduzir o conjunto por tiras que coladas, comporiam o conjunto.

Com as aletas da 1ª opção teriam cerca de 0,2/0,3 mm de altura, achei melhor tentar a opção 2.

Assim elaborei os desenhos técnicos das peças e colei as impressões em tiras de evergreen. Para esta colagem usei supercola3, que pode ser facilmente lixada caso fique algum pedaço de papel no final.

Image

Usando as impressões como templates, recriei as peças necessárias.

Image

Image

Para fazer o "corpo" principal com as aletas, colei as diversas tiras com cola liquida da Revell, pois permitia um melhor ajuste, embora a custa de um mais longo período de secagem.

Image

Image

Image

Image

No final nem ficou muito mal, embora a parte central não tenha ficado como esperava, mesmo depois de betumada!!!!

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Tue Nov 13, 2007 9:16 pm

Para corrigir a parte central, colei um pedaço de evergreen com a forma apropriada. Em seguida lixei a prte superior de forma a reduzir a espessura e betumei com betume diluido. Aproveitei para fazer o mesmo as reentrâncias das aletas de forma a corrigir qq possível imperfeição.

Image

Image

Image

Na parte inferior, abri os furos destinados aos parafusos e removi o papel que serviu de template.

Image

Image

No final, passadas mais de 32 horas, e ainda faltando alguns ajuste e afinações, acabei a minha peça... agora só falta a parte da caixa de velocidades :lol:

Image

Image

Image

O que acham do resultado final? Pela minha parte estou contente com o resultado.... se bem que só depois da peça toda finalizada é que vou ter a certeza :roll:

João

User avatar
casper
Posts: 158
Joined: Thu Feb 08, 2007 1:31 am
Location: Lisboa

Post by casper » Tue Nov 13, 2007 10:59 pm

ja pensaste que mais valia não teres comprado o modelo e fazeres de raiz o carro? :twisted: :twisted: :twisted:

está muito bom como o resto do carro

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Wed Nov 14, 2007 1:17 pm

casper wrote:ja pensaste que mais valia não teres comprado o modelo e fazeres de raiz o carro? :twisted: :twisted: :twisted:
:lol: :lol: :lol: ... e até já tenho umas ideias meias malucas para fazer um Alfa P2 (de que não há modelos!) a 1/20. Mas isso é hoje. Há 1 ano atrás nem me passava pela cabeça fazer isto assim... era só para fazer umas rodas com raios e pouco mais!

Seja como for, é sempre "reconfortante" ter uma base de trabalho :wink:

João

User avatar
Tigre
Posts: 1111
Joined: Wed Aug 18, 2004 9:39 am

Post by Tigre » Wed Nov 14, 2007 3:21 pm

Como é que se diz em inglês ? SPEECHLESS ! :shock: :shock: :shock: (em Português: estou marabilhado !) :)

Belíssimo trabalho e ainda melhor o tutorial ! =D> =D> =D>
1abraço
Luis Miguel

Carlos Jorge
Posts: 302
Joined: Fri Dec 17, 2004 4:44 pm
Location: Constância
Contact:

Post by Carlos Jorge » Wed Nov 14, 2007 5:29 pm

Continuas com a mesma medicação... mas acho que devias reforçar a dose que isso não está a fazer grande efeito :D.

Parabéns pelo trabalho, acho que valeu bem a pena o esforço de fazer mais uma parte em scratch, isso um dia ainda te vai pagar a casa :D.

Essa técnica de colares os desenhos técnicos nas tiras de Evergreen é uma excelente ideia, permite-te ter uma base visual na propria peça... Já te tinha visto a fazer isso (ou algo do estilo) e estava para te perguntar caso não tivesses explicado ;).

Continuação de boa inspiração...


Cumprimentos,
Carlos Jorge
Image
Image
Image

Post Reply