Olá a todos.
Depois de uma pequena interrupção, cá estou eu para um novo update.
Neste momento tenho dividido o tempo em 3 áreas: finalização do eixo traseiro, preparação das peças para os amortecedores de fricção - cada uma demora cerca de 45 min
e uma pequena surpresa.....
... a apresentar brevemente.
No eixo traseiro, e em especial e na caixa do diferencial faltava reproduzir a tampa traseira de acesso. Assim, cortei um pedaço de evergreen para a reproduzir de acordo com os esquema anterior.
No entanto, e embora seja este o esquema reproduzido pela Pocher e pela Bandai, reparei que nos modelos reais haviam algumas diferenças.... que se repetiam por varios modelo.
Assim, decidi reproduzir esta solução. Para tal, rebarbei as paredes laterais da caixa do diferencial (obrigado António pela broca... é mesmo boa!) e lixei o pedaço de evergreen da parte central.
Para betumar as juntas, recorri a uma técnica que me foi indicada pelo António Pereira: em vez de aplicar o betume com um palito, dilui-o com diluente celuloso e apliquei-o com um pincel, tal e qual como se estivesse a pintar!!!
Com esta técnica, consegue-se chegar a locais mais difíceis de chegar e dosear a aplicação de material, reduzindo o desperdício e o trabalho de lixagem. António, já não estou a ser preguiçoso, né?
Na imagem de referência pode-se observar que existe um bocal de enchimento/remoção de oleo do diferencial. Para o reproduzir, fiz um rebaixo na tampa e colei um pedaço de evergreen dobrado com a forma apropriada.
Depois, foi só desbastar a parte inferior que forma a reproduzir correctamente a forma da peça.
Agora, é betumar tudo de novo - esta caixa é maciça e moldada em alumínio - antes de reproduzir as aletas....
Espero que antes do final da semana possa colocar aqui mais novidades.
João