BMW M1 Procar Niki Lauda 1979

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
casper
Posts: 158
Joined: Thu Feb 08, 2007 1:31 am
Location: Lisboa

BMW M1 Procar Niki Lauda 1979

Post by casper » Tue Oct 23, 2007 11:59 pm

Este vai ser o meu primeiro projecto que vou tentar detalhar com uns fios e foto incisões. Tive algumas dificuldades em descobrir fotos do motor em vários ângulos, mas lá encontrei qualquer coisa junto com um projecto interessante que me inspirou.

Foi pena que este carro não mereceu a glória do que era capaz em termos desportivos e automobilísticos.

Aqui já vão algumas fotos do que fiz até agora e agradecia que criticassem o projecto para algum pormenor que não veja ou alguma sugestão estão bem vindos.
Attachments
DSC_0047.jpg
os discos como vinhão e depois de cortados um bocadinho para ser colados no lugar
DSC_0047.jpg (101.24 KiB) Viewed 9215 times
breather-ref_01_800.jpg
como se pode ver os casquilhos são bem altos e o da revell eram quase lisos
breather-ref_01_800.jpg (87.37 KiB) Viewed 9219 times
DSC_0045.jpg
foi um bom trabalho de lupa lol
DSC_0045.jpg (51.17 KiB) Viewed 9224 times
DSC_0044.jpg
fiz isto com duas medidas o cilindro de baixo tem 1,1mm e o de cima 0,75mm vai servir para fazer os casquilhos para as velas
DSC_0044.jpg (107.34 KiB) Viewed 9224 times
DSC_0041.jpg
peça original que vai ser cortada para levar uma correia mais fina pois e muito grossa
DSC_0041.jpg (46.63 KiB) Viewed 9223 times

Bru_No
Posts: 137
Joined: Fri Aug 31, 2007 9:43 am
Location: Leiria

Post by Bru_No » Wed Oct 24, 2007 8:16 am

Bem, só pelo que estou a ver, vai ser um trabalho excelente. :)

Continua!

Abraço
Bruno Faustino...

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Post by lucas » Wed Oct 24, 2007 12:19 pm

sempre gostei desse modelo, ainda vou me aventurar na versão para ralis de gr b, que correu em frança.
Belo projecto, força nisso.

User avatar
cpmonteiro
Posts: 324
Joined: Sat Apr 09, 2005 5:17 pm
Location: Santo Tirso

Post by cpmonteiro » Wed Oct 24, 2007 2:41 pm

Excelente projecto. Esse modelo é espectacular.
boa sorte

Abraço
Monteiro

User avatar
casper
Posts: 158
Joined: Thu Feb 08, 2007 1:31 am
Location: Lisboa

Post by casper » Fri Oct 26, 2007 9:25 pm

Pintei mais algumas peças. Não sei o que raio aconteceu que na foto aparece na parte debaixo do chassi umas “covinhas” que na realidade não as vejo ou então não existe mesmo.

Vou experimentar uma técnica que vi na Internet que era utilizar válvulas dos pipos das rodas vamos lá ver como vai correr.

Abri os furos nas cornetas de admissão não sei se hei-de tirar aquela espécie de injectores porque para estarem bem devia estar inclinados e não na perpendicular a corneta. Não sei se hei-de mudar.
Attachments
DSC_0061.jpg
DSC_0061.jpg (54.78 KiB) Viewed 9093 times
DSC_0051.jpg
DSC_0051.jpg (150.51 KiB) Viewed 9097 times
DSC_0049.jpg
DSC_0049.jpg (109.85 KiB) Viewed 9094 times

User avatar
cpmonteiro
Posts: 324
Joined: Sat Apr 09, 2005 5:17 pm
Location: Santo Tirso

Post by cpmonteiro » Fri Oct 26, 2007 11:10 pm

Olá Casper
Essas "covinhas" que vês, são devidas à contração do plastico após ser injectado, na tamyia é comum isso aparecer no fundo plano dos F1. Nada de grave um pouco de putty e problema resolvido.
Quanto aos injectores, posso dizer que nas fotos de referencia por vezes o mesmo modelo tem algumas variaçoes, de prova para prova ou porque evoluiram ao longo da temporada. Para fazer os tubos de gasolina eu uso fio de pesca transparente, fiz isso no RE30B e gostei do aspecto final.

Bom trabalho
Monteiro

User avatar
rookie
Posts: 951
Joined: Tue Aug 31, 2004 1:14 am

Post by rookie » Sat Oct 27, 2007 7:14 pm

Parece promissor :wink:
Continua..

!!Cumps!!
Miguel

User avatar
casper
Posts: 158
Joined: Thu Feb 08, 2007 1:31 am
Location: Lisboa

Post by casper » Sun Oct 28, 2007 5:24 pm

cpmonteiro wrote: Para fazer os tubos de gasolina eu uso fio de pesca transparente, fiz isso no RE30B e gostei do aspecto final.

Esses fios não são um bocado grossos demais?

User avatar
cpmonteiro
Posts: 324
Joined: Sat Apr 09, 2005 5:17 pm
Location: Santo Tirso

Post by cpmonteiro » Sun Oct 28, 2007 7:28 pm

casper wrote: Esses fios não são um bocado grossos demais?
Olá Casper.
Tens fios desde 0.1 mm de espessura, eu utilizei de 0,4 mm.

Abraço
Monteiro

User avatar
casper
Posts: 158
Joined: Thu Feb 08, 2007 1:31 am
Location: Lisboa

Post by casper » Sun Oct 28, 2007 7:36 pm

muito obrigado Monterio

ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Bom trabalho

Post by ProfeSM » Mon Oct 29, 2007 11:53 pm

:D Olá Casper.
O teu trabalho está a ir muito bem, e tens aí um bom modelo em perspectiva.
Pelo que vejo é uma base da Revell? Por isso um conselho de quem já fez dois (1 Revell - Motul e 1 Esci - POOH, que podes ver nos concluídos). Tenta encaixar todas as peças sem colar, para fazeres experiências, e muita atenção aos encaixes entre a estrutura e a carroçaria. É que no meu caso a junção das duas partes foi um quebra-cabeças na versão mais actual da Revell e só reparei nisso quando estava numa fase muito avançada da construção. Resultado a carroçaria estava completamente empenada e só 3 rodas acentavam no chão!!! Para teres uma ideia a carroçaria do M1 da Esci com mais de 20 anos ligava muito melhor.
Um abraço e boa construção do ProfeSM.

User avatar
casper
Posts: 158
Joined: Thu Feb 08, 2007 1:31 am
Location: Lisboa

Re: Bom trabalho

Post by casper » Wed Nov 07, 2007 1:03 am

ProfeSM wrote::D Olá Casper.
O teu trabalho está a ir muito bem, e tens aí um bom modelo em perspectiva.
Pelo que vejo é uma base da Revell? Por isso um conselho de quem já fez dois (1 Revell - Motul e 1 Esci - POOH, que podes ver nos concluídos). Tenta encaixar todas as peças sem colar, para fazeres experiências, e muita atenção aos encaixes entre a estrutura e a carroçaria. É que no meu caso a junção das duas partes foi um quebra-cabeças na versão mais actual da Revell e só reparei nisso quando estava numa fase muito avançada da construção. Resultado a carroçaria estava completamente empenada e só 3 rodas acentavam no chão!!! Para teres uma ideia a carroçaria do M1 da Esci com mais de 20 anos ligava muito melhor.
Um abraço e boa construção do ProfeSM.
Sim ProfeSM é o da revell espero que não aconteça isso com o meu. Tambem vi as suas fotos como referência.

Mais um update o motor que so falta a fiarada; o tavões de traz ja pintaditos e os novos injectores postos nas trombetas.
Attachments
DSC_0124.jpg
DSC_0124.jpg (60.69 KiB) Viewed 8902 times
DSC_0122.jpg
DSC_0122.jpg (108.38 KiB) Viewed 8901 times
DSC_0115.jpg
DSC_0115.jpg (56.64 KiB) Viewed 8904 times
DSC_0111.jpg
DSC_0111.jpg (65.79 KiB) Viewed 8904 times

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Wed Nov 07, 2007 12:59 pm

Olá Casper.

Gostei muito dos injectores... estão muito certos e mesmo a pedir a reprodução dos fios de alimentação. Como estás a pensar fazer-los?

Em relação ao motor, tb gostei do realçar dos parafusos. Apenas sugeria que desses um "wash" ao motor de forma a "avivar" os detalhes. É que depois de colocado no local, estes pequenos detalhes conferem um ar mais detalhado ao conjunto :wink:

Fico à espera das novidades.

Boa continuação.

João

User avatar
casper
Posts: 158
Joined: Thu Feb 08, 2007 1:31 am
Location: Lisboa

Post by casper » Wed Nov 07, 2007 8:00 pm

JMCARC1 wrote:Olá Casper.

Gostei muito dos injectores... estão muito certos e mesmo a pedir a reprodução dos fios de alimentação. Como estás a pensar fazer-los?

Em relação ao motor, tb gostei do realçar dos parafusos. Apenas sugeria que desses um "wash" ao motor de forma a "avivar" os detalhes. É que depois de colocado no local, estes pequenos detalhes conferem um ar mais detalhado ao conjunto :wink:

Fico à espera das novidades.

Boa continuação.

João
Em relação aos tubos de alimentação vou fazer como me foi sugerido por cpmonteiro com fio de nylon de 0,4 mm e em relação ao "wash" gostava de dar so que n sei com o fazelo ja li nas tecnicas que se dilui o preto e aplicase e depois limpase, neste caso não sei com o que? a tinta é enamel. Tambem estou com um bocado de medo que faza algo de mal ja que o projecto esta a correr tao bem que ate me estou admirar.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Wed Nov 07, 2007 8:40 pm

casper wrote:
Em relação aos tubos de alimentação vou fazer como me foi sugerido por cpmonteiro com fio de nylon de 0,4 mm e em relação ao "wash" gostava de dar so que n sei com o fazelo ja li nas tecnicas que se dilui o preto e aplicase e depois limpase, neste caso não sei com o que? a tinta é enamel. Tambem estou com um bocado de medo que faza algo de mal ja que o projecto esta a correr tao bem que ate me estou admirar.
Casper,

existem algumas técnicas de aplicar um "wash". Eu tb não as domino lá muito bem, mas que valorizam o modelo, valorizam, em especial quando te dás ao trabalho de ir um pouco mais longe no aperfeiçoamento do teu trabalho.

Eu, normalmente, faço uma "aguada" muito diluida de X-19 (smoke) ou X-18 acrílico da Tamiya e aplico sobre o motor. Como a tinta está muito diluida, acumula-se nos recantos, ampliando o aspecto de profundidade, sem necessitar de grande (ou nenhum) trabalho de limpeza. Experimenta numa peça à parte.

Existe quem use tintas de oleo para obter o mesmo efeito. Nunca experimenteie, a avaliar pelas fotos de "how-to" que vi, é um trabalho um pouco "sujo" e que pode correr mal.

Não tenhas medo de que existam determinados aspectos ou fases que corram mal... fazem parte da aprendizagem e do desafio. É importante termos calma e não desanimar se algo não correr como esperávamos. Só assim podemos ir um pouco mais longe... :wink: ... e olha que o resultado final compensa!

João

Post Reply