Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias

Partilha aqui os teus dotes de modelista
prorallye43
Posts: 371
Joined: Thu May 11, 2006 10:37 am
Location: Leiria

Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias

Post by prorallye43 » Mon May 26, 2008 1:12 am

Olá Caros Amigos,

Ao fim de quase um ano e meio de estágio de aprendizagem é chegado o momento de partilhar com este Forum o projecto final resultante.

Há uns anitos atrás, quando o Autosport ainda dedicava umas páginas ao modelismo, o nosso inspirador Jorge Curvelo publicou nesses espaços uns artigos muito educativos, intitulados "A Vida de uma Carroçaria". Seguindo modestamente o seu exemplo aqui vos coloco, sem plágio, "A Vida de umas Carroçarias".

O objectivo do projecto era e é a produção, para mim e para um amigo meu Francês, nickname Olep no forum Dakardantan (um apaixonado do Dakar, inspirador dos meus projectos inerentes ao ano de 1983, no qual assistiu à prova em Africa pois estava em Argel), de raíz ("from scratch" como diria o nosso amigo Art) de modelos dos seguintes participantes no Dakar de 1983:

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

photos in: http://www.dakardantan.com e gentimente cedidas pelo meu amigo Olep

Todas as viaturas são Peugeot's 504 Dangel, sendo que as duas primeiras, na sua versão de base, existem no mercado à escala 1/43, embora com muitas deficiências, contrariamente à terceira, uma versão protótipo inscrita pelos irmãos Maussi, que nunca foi reproduzida a nenhuma escala.

Para esta última, os primeiros passos foram a produção de uma versão de base em resina (com recurso a moldes já efectuados anteriormente) e a sua transformação, bem como a produção de um conjunto de peças adicionais e alguns detalhes em master:

Image
Image
Image
Image
Image

Em seguida estes master's foram objecto de moldagem em silicone bicomponente, conforme exemplifico:

Image

Daqui resultou o conjunto de moldes necessários para a produção do modelo:

Image
Image
Image


Para que se pudesse efectuar o enchimento, estes moldes tiveram que ser objecto de uma preparação com pó de talco:

Image

Em seguida preparou-se, com o recurso a pipetas graduadas, a resina (1ª imagem) com o endurecedor (2ª imagem), obtendo-se a mistura (3ª imagem) para o enchimento (4ª imagem) dos moldes:

Image
Image
Image

Image

By the way, a resina não é marca "Água de Castelo", é da Esprit Composite, uma empresa Francesa especializada neste tipo de produtos.

Cheios os moldes, a secagem processa-se em cerca de 15 minutos:

Image

Permitindo a desmoldagem:

Image

Saindo as peças em bruto:

Image
Image
Image

Já agora, os pneus foram cheios com uma borracha da Micromark que produz muito bons resultados:

Image
Image

As várias peças foram e irão sendo acabadas pelos processos normais de preparação de kits em resina.

Seguiu-se a pintura das três Dangel (por fases como podem ver, primeiro a Elle & Vire e a Maussi e ainda só em primário a Esso Peugeot):

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Em paralelo, com o recurso a alguns truques de Excel e a uma imprescindível impressora ALPS (capaz de imprimir brancos, prateados e dourados), foram-se preparando os decalques, vectorizados como é inevitável nestes casos:

A Impressora (modelo de 1999, adquirida nos USA, via ebay):

Image
Image

A vectorização para a versão inédita (Freres Maussi):

Image

Em variadíssimas camadas, pois o processo de formação de cor na ALPS implica que cada cor seja formada a partir da impressão sucessiva de cores spot (primárias) e ainda que no final seja aplicada uma camada de finalizador fotográfico (fazem-se em média, para cada folha de decalques, cerca de 25 a 30 impressões em overlay, isto é, sobreposição):

Um exemplo de uma camada para impressão de uma só cor:
Image
Um exemplo da camada de finish:
Image

Destes esforços resultou, para este projecto, o seguinte:

Image

Que já se começou a aplicar com extremo cuidado, dada a sensibilidade dos decalques, resultante do facto de que não utilizo nenhum spray de acabamento para preservar a sua espessura:

Image
Image
Image
Image
Image

Importa aqui referir que algumas das imperfeições ainda visiveis, nomeadamente naquilo que considero o meu carma no modelismo, os contornos de vidros, ainda serão corrigidas aquando dos acabamentos a dar a cada modelo.

Nota: como puderam constatar, na fase do enchimento de moldes, algumas das fotos foram tiradas já após pintura dos primeiros dois modelos, a Elle & Vire e a Maussi, pois a ganância no primeiro enchimento não me deixou tempo para fotografar.

Et voila, é o que está feito até esta data... updates will follow shortly... bem, não muito em breve, pois isto demora algum tempo a fazer...

Salutations amicales pour toi Olep et merci par ton inspiration et aide ! a bientôt!

Até lá.

Um abraço.

Ciclotron
Image

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias

Post by art » Mon May 26, 2008 6:47 am

Começa a "saga" :D :D :D

Temos de nos encontrar outra vez, pois há umas coisas giras que poderemos fazer em conjunto.

Quanto ao trabalho, fabuloso de rigor, fidelidade e paciência!

A bientôt! :D

Art

User avatar
lmadureira
Posts: 1458
Joined: Mon Jul 04, 2005 10:02 pm
Location: Espinho (Aveiro) - Portugal
Contact:

Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias

Post by lmadureira » Mon May 26, 2008 10:06 am

Está a ficar fantástico... Continua com esse excelente trabalho.
Já agora, deixo uma pergunta: os modelos em resina podem ser pintados da mesma forma que os de plástico, certo?
//Cumps
Luis Madureira
Don't sweat the details, just build the sucker the way you want it!.

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias

Post by art » Mon May 26, 2008 10:14 am

lmadureira wrote:os modelos em resina podem ser pintados da mesma forma que os de plástico, certo?
Espero que a pergunta não tenha sido directamente dirigida ao Ciclotron.
As resinas para modelismo têm a desvantagem, em relação ao plástico, de ser necessário muito mais trabalho de preparação para pintura.
Quanto aos mateirais a utilizar, têm a vantagem de receber tanto as tintas acrílicas e enamel (como o plástico), mas também as celulósicas, que "derretem" os plásticos.

Art

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias

Post by Adolfo » Mon May 26, 2008 10:38 am

Bem..... fiquei de boca aberta ao ver isto, tal a qualidade do trabalho, materiais envolvidos e acima de tudo paciência e rigor neste projecto, os meus parabéns pela coragem de enfrentar este projecto a este nível.
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias

Post by JMCARC1 » Mon May 26, 2008 11:43 am

:shock: :shock: :shock:

Mas que grande projecto para aqui vai.... um dia ainda hei-de conseguir fazer algo parecido.

Os meus sinceros parabéns. Fico ansiosamente à espera da continuação.

João

dino

Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias

Post by dino » Mon May 26, 2008 7:26 pm

Parabéns Ciclotron! Isto é que é ser Modelista!!!!!Fabuloso

User avatar
Pedro F. Gouveia
Posts: 217
Joined: Wed May 19, 2004 10:25 am
Location: Funchal - Madeira
Contact:

Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias

Post by Pedro F. Gouveia » Mon May 26, 2008 8:28 pm

Grande Ciclotron.
Excelente trabalho ao nível dos melhores
que tenho visto na net por esse mundo fora.
Parabéns.

Pedro Gouveia

nota : imagino o trabalhão empregue nessas obras de arte !

User avatar
Moura
Posts: 221
Joined: Tue Aug 14, 2007 5:27 pm

Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias

Post by Moura » Mon May 26, 2008 10:16 pm

Sem comentários!!

Isso é de um professinal =D> =D> =D>

Mas posso te garantir que se a TAMIYA REVELL HASEGAWA ITARELI e afins ve este post....acredito que tenhas a cabeça a premio :D isso é concorrencia bruta :)

parabens

ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias

Post by ProfeSM » Mon May 26, 2008 11:37 pm

:D Olá Ciclotron. Mais um trabalho fantástico e o que se aprende com o teu tópico, como referm os demais isto é um trabalho muito profissional. Muitos parabéns e obrigado pela partilha. Um abraço do ProfeSM.


User avatar
dias
Posts: 2559
Joined: Wed Feb 11, 2004 3:13 pm
Location: Cacém - Lisboa

Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias

Post by dias » Tue May 27, 2008 1:38 pm

Simplesmente fantástico.
Excelente projecto e grande coragem em o realizar.

Parabéns Ciclotron!! =D>

Fico à espera de mais progressos...
Image

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias

Post by lucas » Tue May 27, 2008 3:56 pm

os meus parabéns, quero tb ser assim, tens que nos dar umas aulas.

User avatar
lupisenna
Posts: 216
Joined: Tue May 20, 2008 7:51 pm

Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias

Post by lupisenna » Tue May 27, 2008 11:58 pm

Olá Ciclotron,
por aquilo que eu consigo ver está um trabalho verdadeiramente fantástico!
Não sei o que se passa com o meu computador, só consigo ver partes das imagens... e os comentários das mesmas.

Provavelmente refere a marca do latex que usou, tal como refere da resina. Se fosse possível, gostaria de saber onde é que comprou o latex, pois preciso de reproduzir umas peças e um amigo meu que já trabalhou numa fábrica de cerâmica, disse-me que só se consegue arranjar embalagens de 5L!
Obrigado e parabéns pelo projecto,
Sérgio

User avatar
Marshall
Posts: 135
Joined: Sat Apr 05, 2008 2:14 am
Location: Amadora

Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias

Post by Marshall » Wed May 28, 2008 12:02 am

Ora bem, queria meia dúzia do primeiro, quatro do segundo e kilo e meio do terceiro. :mrgreen:
Tava a brincar, mas com esse andamento e a fazer moldes desse género a tamiya e outras que se cuidem, abre um tópico nos classificados e passa uma boas férias nas Caraíbas. :mrgreen:
Os meus parabens =D> =D> =D>

Abraço
Provérbio chinês: Desmanchar e fazer, tudo é aprender.

Post Reply