Page 1 of 3

Mini Cooper Revell 1/24

Posted: Mon Jul 07, 2008 9:51 pm
by Moura
Boas caros modelistas.

Cá vai as fotos do meu 1º modelo

Depois de me cultivar com os "prós" do modelismo aqui no forum, resumi-me a minha insignificancia :D

Utilizei primario (vallejo branco), nunca tinha utilizado nao consegui ver grandes falhas no modelo, nao sei se por ter sido "branco" ou falta de vista.

Tive alguns "problemas" que vou aqui citar:

1º Usei putty para tapar uma fenda,(nunca tinha utilizado) o cheiro é algo de brutal ate fiquei zonzo :oops: nao sei como vcs aplicam eu utilizei a mao com uma luva para tapar, mas aquilo seca muito rapido, nao sei se tem alguma tecnica mas fica a espera das vcs opinioes

2º Pintei a spray azul metalizado, aqueci um "banho maria" depois de o primario dado e lixado; o que me aconteceu foi perto dos farois umas bolhinhas de ar/tinta acumulada :? (dei 2 de mao) tambem tive um salpico de tinta branca quase invisivel no capo... Como tenho o compound da tamiya para usar (1º vez que vou utilizar) nao sei se ao aplicar esses salpicos desaparecem, visto (penso eu) o compound "disfarçar" a tinta??

3º Mascarei os ditos frisos do carro, e deparei-me com dificuldades em fazer uma mascara em curva, por cima do pneu.... usei a tape da tamiya; num lado cortei um pedaço grande e fui colando e curvando.
Noutro lado resolvi colar em excesso e depois cortar com um x-acto, o que nao ficou grande coisa (ver fotos).

4º Nao sei se fiz bem em pintar primeiro o nucleo duro do carro e depois ir para os frisos :?

Ajudas, criticas e dicas sao bem vindas

Ficam as fotos (desculpem serem muitas) em breve vou colocando conforme a evoluçao de momento esta em stand bye temporário.

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Posted: Mon Jul 07, 2008 10:10 pm
by Adolfo
Não sou a pessoa mais indicada para dar dicas mas aqui vai...
A pintura está muito fixe mas eu tinha pintado todo o medelo e depois tinha feito uma mascara ao contrário do que tu fizestes, tinha optado por mascarar e depois cortar com xacto (se possivel com uma ponta nova) depois de cortar precionava a fita muito bem dava tinta e tirava a fita antes da tinta secar, atenção que isto é um maçarico a falar e falar é sempre mais fácil :)
Força ai nesse modelo :)
Adolfo

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Posted: Mon Jul 07, 2008 10:16 pm
by Moura
Boas adolfo

Tambem pensei nisso depois de ter pintado, fiquei na duvida se depois ao mascarar em cima da pintura principal nao saltara a mesma.... em relaçao a ponta era nova :lol: acho que ficou a faltar foi jeito mesmo.

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Posted: Mon Jul 07, 2008 10:17 pm
by borntobedevil
Tava a ver que tinha que te pedir por favor para pores fotos :mrgreen:

Olha lá... não devia ser laranja?!!!!! :twisted:

Não parece assim tão mau como tu dizes, eu com a pouca experiencia que tenho (3 vezes o GT40 no óleo de travões) tinha feito ao contrario, tinha dado azul enamel no carro todo, isolava a carroçaria e pintava os frisos a acrílico pois era mais fazil de retocar com "ajax", o que tens também acho que vai ao sítio com paciência e lixa.

Tens sempre a solução do óleo de travões!!!!!!!!! :twisted: É porreira!!!! :roll:

Não desmoralizes e supera-te ou pelo menos tenta, não sou perito mas não está muito mal.

Devil

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Posted: Mon Jul 07, 2008 10:19 pm
by borntobedevil
Oh Adolfo que é isso de te adiantares e dizeres o mesmo que eu??!!!!!!!! :twisted:

Devil

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Posted: Mon Jul 07, 2008 10:25 pm
by Moura
Para já....vou tentar fazer uma mascara porreira e pintar os frisos, se nao me agradar vai ao "oleo".

A pintura tambem nao esta assim tao mal o borntobedevil :cry:

:D

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Posted: Mon Jul 07, 2008 10:29 pm
by Adolfo
borntobedevil wrote:Oh Adolfo que é isso de te adiantares e dizeres o mesmo que eu??!!!!!!!! :twisted:

Devil
Ehehhehehe, só queria ajudar :), e aliás tu destes outra dica (o belo do ajax).
Outra coisa a fita da tamiya podes utilizar á vontade em cima da tinta que n salta, pelo menos comigo nunca saltou, mas eu tambem pinto o modelo e depois deixo secar +/- uma semana.

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Posted: Tue Jul 08, 2008 9:25 am
by art
Eu pintaria todo o modelo e depois, com tinta muito diluída e com diversas demãos iria pintando os frisos.
Mas isso sou eu, que sou maluco.

Mesmo pintando à mão, tenho a certeza de que os frisos ficariam muito mais certinhos do que com máscaras. penso que cortado a "x-acto" não se consegue um trabalho simétrico.

Há por aí (tópico da Réplica?) um Triumph TR7 cujos frisos foram pintados à mão. Disse um expert que, à vista desarmada, não encontrou defeitos.

Boa sorte para o resto

Art

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Posted: Tue Jul 08, 2008 9:56 am
by Moura
Obrigado art, vou pesquisar...

Em relaçao aos salpicos de tinta no capo, o compound disfarça??

Obrigado

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Posted: Tue Jul 08, 2008 10:02 am
by art
Eu nao sei o que e o "compound" :oops: :oops: :oops:
Penso que seja algum produto para os kits de plástico, que não uso, obviamente.

Aquilo com que retiro "coisas" sem estragar a pintura que está por debaixo (decalques e tampografia) é a simples massa de polir.
Com infinita paciência as "coisas" acabam por sair.

Art

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Posted: Tue Jul 08, 2008 10:08 am
by Moura
O compound salvo erro acaba por ser uma massa de polir.... como sao salpicos muito pequenos mesmo penso que ao passar eles desapareçam.

Obrigado

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Posted: Tue Jul 08, 2008 10:10 am
by pikuinhas08
Moura wrote: Tive alguns "problemas" que vou aqui citar:

1º Usei putty para tapar uma fenda,(nunca tinha utilizado) o cheiro é algo de brutal ate fiquei zonzo :oops: nao sei como vcs aplicam eu utilizei a mao com uma luva para tapar, mas aquilo seca muito rapido, nao sei se tem alguma tecnica mas fica a espera das vcs opinioes
Boas...

quanto ao Putty, eu costumo diluir o Putty com acetona e aplicar com um pincel velho...
para diluir não uso uma receita certa... faço consoante quero o Putty mais ou menos liquido...
desta forma fica mais facil não so de aplicar, mas tambem de lixar pois fica mais liso e bem espalhado, para alem de que como está mais liquido penetra nas falhas mais facilmente...

saudações

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Posted: Tue Jul 08, 2008 2:31 pm
by lmadureira
borntobedevil wrote:Tava a ver que tinha que te pedir por favor para pores fotos :mrgreen:

Olha lá... não devia ser laranja?!!!!! :twisted:

Não parece assim tão mau como tu dizes, eu com a pouca experiencia que tenho (3 vezes o GT40 no óleo de travões) tinha feito ao contrario, tinha dado azul enamel no carro todo, isolava a carroçaria e pintava os frisos a acrílico pois era mais fazil de retocar com "ajax", o que tens também acho que vai ao sítio com paciência e lixa.

Tens sempre a solução do óleo de travões!!!!!!!!! :twisted: É porreira!!!! :roll:

Não desmoralizes e supera-te ou pelo menos tenta, não sou perito mas não está muito mal.

Devil

Já tentei procurar óleo dos travões mas não encontro... não me sabes dizer aonde poderei encontrar?

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Posted: Tue Jul 08, 2008 3:26 pm
by borntobedevil
Em qualquer hiper,loja de conveniência e loja de peças de automóveis (por acaso no chineses nunca vi :D ).
E escusas de comprar DOT4 basta DOT3 que para o caso serve porque não o vais aquecere é mais barato ( os DOT indicam a ressistência a temperatura sem alteração)

Devil

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Posted: Tue Jul 08, 2008 7:42 pm
by nuno22467
Olá,
A pintura está bastante boa, não creio que o teu Mini precise de ir ao óleo de travões. Humedece um pouco de lixa 1000 e passa-a suavemente nas bolhas até elas desaparecerem. Aproveita e procura outros pequenos defeitos e repete o processo. Depois dá um banho ao carro com água morna e escova-o com pasta dos dentes. Usa uma escova bem gasta.
Quando estiver bem seco, é só dar-lhe spray outra vez; primeiro uma mão bem superficial e uma hora depois uma mão molhada. Atenção: faz regra de ouro que o spray tem de estar pelo menos a 30 cm do modelo, senão há bolhinhas pela certa!
Podes dispensar a máscara uma vez que os rebordos são em antracite, portanto mais escuros. Depois do carro pintado, basta fazê-los com um bom pincel e pouca pressa.
Espero que tenhas lido isto antes do óleo de travões... :)
Abraço e bom progresso,
Nuno.