Conversão Lotus 99T em Lotus 98T 1/20

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Post Reply
ft.michel
Posts: 61
Joined: Fri Feb 13, 2009 6:54 pm

Conversão Lotus 99T em Lotus 98T 1/20

Post by ft.michel » Mon Jul 25, 2011 10:51 pm

Conforme havia colocado, tenho algumas imagens do trabalho de conversão da Lotus 99T 1;/20 da Tamiya em uma Lotus 98T.
O trabalho foi efetuado na base da tentativa e erro e durou cerca de três meses.
Por fim gostei bastante dos resultados. As imagens falam mais que as palavras:

Image
Acima as fotos do kit, uma 99T, pintada de preto e decalcada com decais de Slotcars, muito ruim mesmo... Mas na época foi o máximo que minhas habilidades permitiam.

Image
Tudo foi desmontado cuidadosamente e levado a um demorado banho em soda caústica, acima o resultado da limpeza.

Image

Image

Image

Image
A sequência de imagens acima, apresenta as peças já limpas e algumas pré montagens para estudar o que fazer. A mecânica, por assim dizer o bloco e alguns outros pormenores mecânicos vieram de metal de um CLUB M. (Cópias que consegui com um amigo).

Image

Image

Image
Começo da sessão picadinho, o tanque da 98T é mais baixo e mais longo, a base do projeto veio daqui.

Image

Image
Os radiadores também são muito diferentes, usei os de uma BT50 como base, as comparações, estão aí...
Esses radiadores também são importante pois dão a estrutura do perfil lateral do carro.

Image

Image

Image

Image
O assoalho é bem diferente, aqui a imagem do original, e o início dos trabalhos nele...

Image

Image
A partir de referências e Corel, cheguei a esse formato para as air boxes laterais. Na verdade a base vem das dimensões dos radiadores, a partir delas, você produz as peças no estireno. Elas serão muito importante, pois em conjunto com o motor vão definir as proporções da 98T, claro, sempre em função de referências.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Aqui os trabalhos na cobertura do carro, destaco que a cobnertura é mais comprida no final, mas quadrada e mais longa nas caixas de ar, a parte superior é mais encorpada também. Os coletores de ar dos intercoolers são mais traseiros, as aberturas para os radiadores são maiores. A estapa anteriormente comentada, é que dá a base para as modificações necessárias. No mais as imagens falam muito mais.

Image

Image
Essas duas imagens apresentam uma mudança de rumos no projeto, a parte posterior, no início foi preenchida com massa plástica, mas na hora de colocar a mecânica, ficou ruim, resolvi arrancar tudo e produzir dom pequenos pedaços de estireno, como um mosaico, o resultado foi muito melhor!

Image

Image

Image
Muitas horas, primer e lixa ( que esqueci de registrar em virtude da empolgação) a cobertura pronta com 3 mãos de preto aplicadas, a peça apenas aguarda os decais.

Image

Image
Como em algumas referências, as lâminas das asas foram cobertas com decais de Fibra de Carbono após terem sido pintadas de preto. Por último coloquei os decais da TABU.

Image

Image

Image
Carenagem decalcada.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image
A sequência acima apresenta alguns pequenos detalhes que não podem ser esquecidos nas suspensões, nos coletores de ar dos freios e no painel.

Image

Image
Aqui os ajustes nos escapamentos e turbinas... Bem difícil, tentei ser fiel ao 1/1 ao máximo possível, isso aqui demorou muito!!!

Image

Image
Modificações no assoalho terminadas.

Image

Image

Image

Image
Monocoque finalizado, foi todo revestido em decais de FC.

Image

Image

Image

Image

Image
Aqui, a carenagem, as asas e o Monocoque já estão envernizados e polidos. Agora é casar tudo, para instalar a mecânica e fazer tudo fechar...

Image

Image
Detalhes do motor e suspenões traseiras, esse escapamento deu trabalho para ajustar no motor, assoalho e monocoque, mas valeu a pena.

Image

Image

Image

Image

Image
Esses radiadores do turbo e suas caixas coletores deram muito trabalho, além do mais eram determinantes para o resultado final do projeto, usei como base as peças da 99T, tudo foi feito na tentativa e erro...

Image

Image

Image
O casamentos das etapas anteriores deu nisso daqui!

Image

Image
Carenagem por cima para ver se tudo casou como devia.

Image

Image

Image

Image
Acima, a instalação das asas, roll bar, suspensões e algumas partes no motor.

Image

Image
Vamos ver se tudo fecha...

Image

Image
Mais alguns detalhamentos mecânicos.

Image

Image
Eu não tinha essas tampas dos cabeçotes, fiz um PE sob encomenda, gostei bastante do resultado, valeu o envestimento!

Image

Image

Image
O trabalho nos Pneus...

Image

Image

Image
Aqui o trabalho está quase finalizado.

Image

Image
Aqui a versão final.

Bom, sei que faltaram algumas imagens, mas na empolgação da montagem vez por outra esquecia de fotografar, mas acredito que deu para ter uma idéia do trabalho.
É meu primeiro Passo a Passo que posto aqui neste fórum!
Obrigado pelo espaço!!!
Last edited by ft.michel on Mon Aug 01, 2011 9:26 pm, edited 1 time in total.

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: Conversão Lotus 99T em Lotus 99T 1/20

Post by DIOGO_TIAGO » Tue Jul 26, 2011 12:04 am

Sem palavras =O

Que trabalho de mestre =D> =D>

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Conversão Lotus 99T em Lotus 99T 1/20

Post by tito » Tue Jul 26, 2011 12:25 pm

Fantástico!!
Parabéns por um trabalho de conversão bem feito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

ft.michel
Posts: 61
Joined: Fri Feb 13, 2009 6:54 pm

Re: Conversão Lotus 99T em Lotus 99T 1/20

Post by ft.michel » Tue Jul 26, 2011 12:43 pm

Obrigado Tito e Diogo!
Estou cadastrado a bastante tempo neste Fórum, porém, acabei postando poucos trabalhos nele!
Obrigado pelas considerações positivas!
Vou ver se contribuo mais por essas bandas!
Contribuindo e principalmente aprendendo com os colegas!

Post Reply