Conforme havia colocado, tenho algumas imagens do trabalho de conversão da Lotus 99T 1;/20 da Tamiya em uma Lotus 98T.
O trabalho foi efetuado na base da tentativa e erro e durou cerca de três meses.
Por fim gostei bastante dos resultados. As imagens falam mais que as palavras:
Acima as fotos do kit, uma 99T, pintada de preto e decalcada com decais de Slotcars, muito ruim mesmo... Mas na época foi o máximo que minhas habilidades permitiam.
Tudo foi desmontado cuidadosamente e levado a um demorado banho em soda caústica, acima o resultado da limpeza.
A sequência de imagens acima, apresenta as peças já limpas e algumas pré montagens para estudar o que fazer. A mecânica, por assim dizer o bloco e alguns outros pormenores mecânicos vieram de metal de um CLUB M. (Cópias que consegui com um amigo).
Começo da sessão picadinho, o tanque da 98T é mais baixo e mais longo, a base do projeto veio daqui.
Os radiadores também são muito diferentes, usei os de uma BT50 como base, as comparações, estão aí...
Esses radiadores também são importante pois dão a estrutura do perfil lateral do carro.
O assoalho é bem diferente, aqui a imagem do original, e o início dos trabalhos nele...
A partir de referências e Corel, cheguei a esse formato para as air boxes laterais. Na verdade a base vem das dimensões dos radiadores, a partir delas, você produz as peças no estireno. Elas serão muito importante, pois em conjunto com o motor vão definir as proporções da 98T, claro, sempre em função de referências.
Aqui os trabalhos na cobertura do carro, destaco que a cobnertura é mais comprida no final, mas quadrada e mais longa nas caixas de ar, a parte superior é mais encorpada também. Os coletores de ar dos intercoolers são mais traseiros, as aberturas para os radiadores são maiores. A estapa anteriormente comentada, é que dá a base para as modificações necessárias. No mais as imagens falam muito mais.
Essas duas imagens apresentam uma mudança de rumos no projeto, a parte posterior, no início foi preenchida com massa plástica, mas na hora de colocar a mecânica, ficou ruim, resolvi arrancar tudo e produzir dom pequenos pedaços de estireno, como um mosaico, o resultado foi muito melhor!
Muitas horas, primer e lixa ( que esqueci de registrar em virtude da empolgação) a cobertura pronta com 3 mãos de preto aplicadas, a peça apenas aguarda os decais.
Como em algumas referências, as lâminas das asas foram cobertas com decais de Fibra de Carbono após terem sido pintadas de preto. Por último coloquei os decais da TABU.
Carenagem decalcada.
A sequência acima apresenta alguns pequenos detalhes que não podem ser esquecidos nas suspensões, nos coletores de ar dos freios e no painel.
Aqui os ajustes nos escapamentos e turbinas... Bem difícil, tentei ser fiel ao 1/1 ao máximo possível, isso aqui demorou muito!!!
Modificações no assoalho terminadas.
Monocoque finalizado, foi todo revestido em decais de FC.
Aqui, a carenagem, as asas e o Monocoque já estão envernizados e polidos. Agora é casar tudo, para instalar a mecânica e fazer tudo fechar...
Detalhes do motor e suspenões traseiras, esse escapamento deu trabalho para ajustar no motor, assoalho e monocoque, mas valeu a pena.
Esses radiadores do turbo e suas caixas coletores deram muito trabalho, além do mais eram determinantes para o resultado final do projeto, usei como base as peças da 99T, tudo foi feito na tentativa e erro...
O casamentos das etapas anteriores deu nisso daqui!
Carenagem por cima para ver se tudo casou como devia.
Acima, a instalação das asas, roll bar, suspensões e algumas partes no motor.
Vamos ver se tudo fecha...
Mais alguns detalhamentos mecânicos.
Eu não tinha essas tampas dos cabeçotes, fiz um PE sob encomenda, gostei bastante do resultado, valeu o envestimento!
O trabalho nos Pneus...
Aqui o trabalho está quase finalizado.
Aqui a versão final.
Bom, sei que faltaram algumas imagens, mas na empolgação da montagem vez por outra esquecia de fotografar, mas acredito que deu para ter uma idéia do trabalho.
É meu primeiro Passo a Passo que posto aqui neste fórum!
Obrigado pelo espaço!!!
Conversão Lotus 99T em Lotus 98T 1/20
Conversão Lotus 99T em Lotus 98T 1/20
Last edited by ft.michel on Mon Aug 01, 2011 9:26 pm, edited 1 time in total.
- DIOGO_TIAGO
- Posts: 1607
- Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
- Location: Moita-Montijo
Re: Conversão Lotus 99T em Lotus 99T 1/20
Sem palavras =O
Que trabalho de mestre
Que trabalho de mestre
Re: Conversão Lotus 99T em Lotus 99T 1/20
Fantástico!!
Parabéns por um trabalho de conversão bem feito
Parabéns por um trabalho de conversão bem feito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy
Re: Conversão Lotus 99T em Lotus 99T 1/20
Obrigado Tito e Diogo!
Estou cadastrado a bastante tempo neste Fórum, porém, acabei postando poucos trabalhos nele!
Obrigado pelas considerações positivas!
Vou ver se contribuo mais por essas bandas!
Contribuindo e principalmente aprendendo com os colegas!
Estou cadastrado a bastante tempo neste Fórum, porém, acabei postando poucos trabalhos nele!
Obrigado pelas considerações positivas!
Vou ver se contribuo mais por essas bandas!
Contribuindo e principalmente aprendendo com os colegas!