Williams FW10 - De um FW11 DECAIS VERNIZ 08/08
Williams FW10 - De um FW11 DECAIS VERNIZ 08/08
Tenho a intenção de ter em minha coleção particular o maior número possível de carros pilotados por Nelson Piquet em sua passagem pela F1.
Isso incluí esse carro emblemático, a Williams FW10, carro onde ele realizou seus primeiros testes com a Williams em 1985.
Esse kit foi produzido pela ST27, porém para a versão do GP de Mônaco, e encontra-se fora de catálogo, adoro o Scratch e não resisti a tentação de converter uma Williams FW11 da Tamiya em uma FW10B.
Esse é um dos projetos que está atualmente em minha bancada, vamos as imagens!
Quero ver se no final chego a algo parecido com isso!
Partindo disso!
Esses diagramas ajudam um pouco...
O doador de peças será essa sucata...
Depois da velha e boa soda caústica, chegamos a isso.
Analisando dados, o diagrama e outras figuras, percebe-se que a FW10 tem o entre-eixos menor, é mais alta e mais curta do que a FW11. O início do trabalho será no recuo do entre eixo, o início dessa tarefa foi separando o assoalho em um baixo relevo que ele já apresenta, o recorte é na orde dos 6 mm.
Assim, o monocoque teve que ser cortado, para encustar o carro e acompanhar o assoalho (em breve verão que isso poderia ser feito de outra forma, mas enfim...)
Fixei a parte que sustenta as suspensões dianteiras no monocoque, a parte posterior da tampa do motor também foi ajustada no monocoque, tudo em função do assoalho encurtado, essa sempre é a referência inicial.
Uma das diferenças marcantes, dis respeito a FW10, ser mais achatada e ter uma subida repentina no castelo do monocoque, aqui a sequência inicial de modificações para chegar a esse resultado.
O tanque é mais curto, porém bem mais alto. 5 mm, então, tudo feito no estireno, para reposicionar e acertar as formas de acordo com o 1/1...
Na sequência, é possível perceber o trabalho na dianteira, já dá um ar, de FW10... Fixei uma placa de estireno para dar o angulo do perfil lateral da tampa do motor, isso já a partir da nova altura que o carro tem. Tentei iniciar as laterais novas...
Para dar continuídade na construção das caixas coletoras de ar, para os radiadores, é necessário ter uma base para trabalhar. Novamente modificações no assoalho são necessárias.
A base das caixas de ar tem uma curvatura, olhando a soluções que adotei, verifiquei que seria muito difícil atingir simetria entre direita e esquerda. Outro problema, as paredes nas laterais do cockpit ficaram muito finas e frágeis.
Visto os problemas apontados acima resolvi modificar completamente o enfoque. Até aqui estava querendo criar um modelo Curbside, a partir de então coloquei na cabeça que irei fazer um modelo que irá mostrar o motor. Resolvi dar um talho na lateral.
A partir do corte, resolvi substituir toda lateral por estireno, eu teria que levantar as laterais do monocoque, seriam tantos remendos, que arrancar tudo é muito mais viável, efetuei medidas nos pontos extremos e produzi uma peça em estireno. A borda superior teve uma pequena régua de estireno colada para permitir o arredondamento das bordas do Monocoque no futuro. Essa idéia surgiu à partir dos ótimos resultados obtidos no bico, onde apenas colei uma placa de estireno e obtive o resto com desgaste por gabarito.
Aqui, já se verifica o trabalho de desgaste naquela placa plana de estireno, para conseguir uma curvatura ideal nas laterais trabalhei com um gabarito, assim direita e esquerda ficarão rigorosamente iguais.
Essas imagens mostram bem que a nova solução é muito melhor que o que pensava em fazer inicialmente. Reparem que as laterais do monocoque já apresentam o tamanho adequado.
Após estudar as referências, recortei a chapa que vai dar a base para as laterais (eu errei nessa peça, tive que corrigir depois, em breve vocês verão).
A primeira peça foi colada na parte superior, isso deu a base para as caixas coletoras de ar das laterais, claro que o restante foi conseguido lixando no gabadito de madeira, repito, há um erro, mas já foi corrigido, a lateral ficou muito alta e angulada em relação ao 1/1.
Essa sequência mostra a caixa de ar lateral, ainda muito elevada, eu colei uma placa de estireno dom 0,2mm de espessura, para fazer um detalhe em alto relevo, próximo a entrada de ar, entre a suspensão e a abertura do air intake. Por fim, um período sem fotos, onde fechei a parte posterior da tampa do motor.
Foi nessa altura do projeto, que percebi que as laterais estavam muito altas. O lado esquerdo estava bem, teria que retirar a direita e recomeçar o processo.
Então, resolvi serrar tudo novamente, agora com mais tranquilidade, pois sabia o caminho a percorrer. Para obter maior rigidez, usei uma placa única na parte posterior, ancorando na esquerda para dar suporte na direita, claro que tive que descontar algum material, mas tudo muito simples de se resolver.
Aqui do lado direito, fotografei um pouco mais os processos para confeccionar a parte curvilínea da lateral. Por cima, uma placa de 0,2 mm de espessura para dar o formato.
Aqui um pouco mais de detalhamento, da construção da caixa coletora de ar lateral, essa eu já fiz mais baixa, e aproveitei para corrigir o outro lado!
Mais uma vez acabei me empolgando no processo e fiquei um tempo sem fotografar, resumindo, terminei o que é a base das laterais e fechei a tampa do motor, acabei separando tudo. Porém, na hora de juntar, surpresa, obviamente quando cortei, mudou toda a rigidez da peça e ela não fechava corretamente.
Em compensação, a parte dianteira ficou muito boa no meu ver, claro que vários ajustes ainda devem ser efetuados. Resolvi mudar um detalhe no bico, cortei o fundo na parte dianteira, isso vai dar um acabamento melhor na peça nesse ponto. Casando o motor, com o assoalho e o monocoque, vi que tudo vai indo bem, exceto pela tampa. Esse é o próximo desafio!
Críticas e sugestões sempre são bem vindas!!!
Isso incluí esse carro emblemático, a Williams FW10, carro onde ele realizou seus primeiros testes com a Williams em 1985.
Esse kit foi produzido pela ST27, porém para a versão do GP de Mônaco, e encontra-se fora de catálogo, adoro o Scratch e não resisti a tentação de converter uma Williams FW11 da Tamiya em uma FW10B.
Esse é um dos projetos que está atualmente em minha bancada, vamos as imagens!
Quero ver se no final chego a algo parecido com isso!
Partindo disso!
Esses diagramas ajudam um pouco...
O doador de peças será essa sucata...
Depois da velha e boa soda caústica, chegamos a isso.
Analisando dados, o diagrama e outras figuras, percebe-se que a FW10 tem o entre-eixos menor, é mais alta e mais curta do que a FW11. O início do trabalho será no recuo do entre eixo, o início dessa tarefa foi separando o assoalho em um baixo relevo que ele já apresenta, o recorte é na orde dos 6 mm.
Assim, o monocoque teve que ser cortado, para encustar o carro e acompanhar o assoalho (em breve verão que isso poderia ser feito de outra forma, mas enfim...)
Fixei a parte que sustenta as suspensões dianteiras no monocoque, a parte posterior da tampa do motor também foi ajustada no monocoque, tudo em função do assoalho encurtado, essa sempre é a referência inicial.
Uma das diferenças marcantes, dis respeito a FW10, ser mais achatada e ter uma subida repentina no castelo do monocoque, aqui a sequência inicial de modificações para chegar a esse resultado.
O tanque é mais curto, porém bem mais alto. 5 mm, então, tudo feito no estireno, para reposicionar e acertar as formas de acordo com o 1/1...
Na sequência, é possível perceber o trabalho na dianteira, já dá um ar, de FW10... Fixei uma placa de estireno para dar o angulo do perfil lateral da tampa do motor, isso já a partir da nova altura que o carro tem. Tentei iniciar as laterais novas...
Para dar continuídade na construção das caixas coletoras de ar, para os radiadores, é necessário ter uma base para trabalhar. Novamente modificações no assoalho são necessárias.
A base das caixas de ar tem uma curvatura, olhando a soluções que adotei, verifiquei que seria muito difícil atingir simetria entre direita e esquerda. Outro problema, as paredes nas laterais do cockpit ficaram muito finas e frágeis.
Visto os problemas apontados acima resolvi modificar completamente o enfoque. Até aqui estava querendo criar um modelo Curbside, a partir de então coloquei na cabeça que irei fazer um modelo que irá mostrar o motor. Resolvi dar um talho na lateral.
A partir do corte, resolvi substituir toda lateral por estireno, eu teria que levantar as laterais do monocoque, seriam tantos remendos, que arrancar tudo é muito mais viável, efetuei medidas nos pontos extremos e produzi uma peça em estireno. A borda superior teve uma pequena régua de estireno colada para permitir o arredondamento das bordas do Monocoque no futuro. Essa idéia surgiu à partir dos ótimos resultados obtidos no bico, onde apenas colei uma placa de estireno e obtive o resto com desgaste por gabarito.
Aqui, já se verifica o trabalho de desgaste naquela placa plana de estireno, para conseguir uma curvatura ideal nas laterais trabalhei com um gabarito, assim direita e esquerda ficarão rigorosamente iguais.
Essas imagens mostram bem que a nova solução é muito melhor que o que pensava em fazer inicialmente. Reparem que as laterais do monocoque já apresentam o tamanho adequado.
Após estudar as referências, recortei a chapa que vai dar a base para as laterais (eu errei nessa peça, tive que corrigir depois, em breve vocês verão).
A primeira peça foi colada na parte superior, isso deu a base para as caixas coletoras de ar das laterais, claro que o restante foi conseguido lixando no gabadito de madeira, repito, há um erro, mas já foi corrigido, a lateral ficou muito alta e angulada em relação ao 1/1.
Essa sequência mostra a caixa de ar lateral, ainda muito elevada, eu colei uma placa de estireno dom 0,2mm de espessura, para fazer um detalhe em alto relevo, próximo a entrada de ar, entre a suspensão e a abertura do air intake. Por fim, um período sem fotos, onde fechei a parte posterior da tampa do motor.
Foi nessa altura do projeto, que percebi que as laterais estavam muito altas. O lado esquerdo estava bem, teria que retirar a direita e recomeçar o processo.
Então, resolvi serrar tudo novamente, agora com mais tranquilidade, pois sabia o caminho a percorrer. Para obter maior rigidez, usei uma placa única na parte posterior, ancorando na esquerda para dar suporte na direita, claro que tive que descontar algum material, mas tudo muito simples de se resolver.
Aqui do lado direito, fotografei um pouco mais os processos para confeccionar a parte curvilínea da lateral. Por cima, uma placa de 0,2 mm de espessura para dar o formato.
Aqui um pouco mais de detalhamento, da construção da caixa coletora de ar lateral, essa eu já fiz mais baixa, e aproveitei para corrigir o outro lado!
Mais uma vez acabei me empolgando no processo e fiquei um tempo sem fotografar, resumindo, terminei o que é a base das laterais e fechei a tampa do motor, acabei separando tudo. Porém, na hora de juntar, surpresa, obviamente quando cortei, mudou toda a rigidez da peça e ela não fechava corretamente.
Em compensação, a parte dianteira ficou muito boa no meu ver, claro que vários ajustes ainda devem ser efetuados. Resolvi mudar um detalhe no bico, cortei o fundo na parte dianteira, isso vai dar um acabamento melhor na peça nesse ponto. Casando o motor, com o assoalho e o monocoque, vi que tudo vai indo bem, exceto pela tampa. Esse é o próximo desafio!
Críticas e sugestões sempre são bem vindas!!!
Last edited by ft.michel on Mon Aug 29, 2011 8:18 pm, edited 5 times in total.
Re: Williams FW10 - De um FW11 Tamiya
O trabalho de conversão está a ir muito bem. De certeza que no fim vai estar excelente. Força nisso
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy
Re: Williams FW10 - De um FW11 Tamiya
Obrigado Tito!
Esse aqui vai dar trabalho, mas por ser do mestre Piquet, vai ter um emepenho extra!!
Esse aqui vai dar trabalho, mas por ser do mestre Piquet, vai ter um emepenho extra!!
Re: Williams FW10 - De um FW11 Tamiya
Agora vou contribuir com mais algumas imagens do desenvolvimento do Projeto.
Vou apresentar o trabalho que desenvolvi nas asas.
A asa dianteira é menor, tanto nas lâminas, como nas laterais. A traseira tem uma lâmina a menos e não apresenta o suporte no meio.
Eias as imagens:
Esse foi o trabalho efetuado na asa traseira. A última foto adianta um pouco do que em breve vou mostrar, o trabalho carroceria, que atualmente está quase pronto.
A asa dianteira, teve início, sendo dividida, isso é feito para melhorar o resultado final no bico do carro. depois separei, aquela pequena lâmina superior, medi, e efetuei cortes para ajustar as partes. Como o local de fixação muda um pouco, tive que "inxertar" algum estireno, tudo foi feito com cola plástica, que por fim, fundo tudo. O acabamento foi dado instalando uma pequena lâmina superior. Ainda não fotografei o ajuste na lateral.
Em breve novidades!
Vou apresentar o trabalho que desenvolvi nas asas.
A asa dianteira é menor, tanto nas lâminas, como nas laterais. A traseira tem uma lâmina a menos e não apresenta o suporte no meio.
Eias as imagens:
Esse foi o trabalho efetuado na asa traseira. A última foto adianta um pouco do que em breve vou mostrar, o trabalho carroceria, que atualmente está quase pronto.
A asa dianteira, teve início, sendo dividida, isso é feito para melhorar o resultado final no bico do carro. depois separei, aquela pequena lâmina superior, medi, e efetuei cortes para ajustar as partes. Como o local de fixação muda um pouco, tive que "inxertar" algum estireno, tudo foi feito com cola plástica, que por fim, fundo tudo. O acabamento foi dado instalando uma pequena lâmina superior. Ainda não fotografei o ajuste na lateral.
Em breve novidades!
Re: Williams FW10 - De um FW11 Tamiya Atualizado 27/07
Bom,
Continuando a saga.
Como foi mostrado, já separei a tampa traseira da parte dianteira, tudo estava bem alinhado, mas na hora de separar a rigidez do conjunto foi afetada e a tampa empenou muito, resolvi partir do zero, deixando tudo separada, seguindo apenas os alinhamentos:
A tampa até tinha ficado ajeitadinha... Mas vou ter que sacrificar, pois a base das laterais é necessária para fazer a peça nova.
Aqui começa a nova tampa, já esquartejei a peça antiga, agora estudar bem para ir alinhando o conjunto.
Aqui retirei a parte superior das tampas laterais, e outro detalhe, coloquei o outro pedaço de estireno que vai dar a forma do castelo.
Usando as duas partes laterais, da FW11 original como base, alinhei tudo com o assoalho e a parte anterior que já está bem encaminhada, cobri tudo com uma placa de estireno, assim o alinhamento fica 100%, por fim e coloquei por cima um pedaço de estireno na largura e comprimentos adequados.
A placa colocada por cima anteriormente, deu a projeção para o perfil, assim também alonguei uma base, para garantir o alinhamento da parte final.
Depois, a partir de desenhos em cortes, foi feita uma estrutura parecida com o esqueleto de uma navio.
Bom, agora já temos uma estrutura para a tampa do motor satisfatória, ainda existe muito a fazer, mas já é uma luz!
Continuando a saga.
Como foi mostrado, já separei a tampa traseira da parte dianteira, tudo estava bem alinhado, mas na hora de separar a rigidez do conjunto foi afetada e a tampa empenou muito, resolvi partir do zero, deixando tudo separada, seguindo apenas os alinhamentos:
A tampa até tinha ficado ajeitadinha... Mas vou ter que sacrificar, pois a base das laterais é necessária para fazer a peça nova.
Aqui começa a nova tampa, já esquartejei a peça antiga, agora estudar bem para ir alinhando o conjunto.
Aqui retirei a parte superior das tampas laterais, e outro detalhe, coloquei o outro pedaço de estireno que vai dar a forma do castelo.
Usando as duas partes laterais, da FW11 original como base, alinhei tudo com o assoalho e a parte anterior que já está bem encaminhada, cobri tudo com uma placa de estireno, assim o alinhamento fica 100%, por fim e coloquei por cima um pedaço de estireno na largura e comprimentos adequados.
A placa colocada por cima anteriormente, deu a projeção para o perfil, assim também alonguei uma base, para garantir o alinhamento da parte final.
Depois, a partir de desenhos em cortes, foi feita uma estrutura parecida com o esqueleto de uma navio.
Bom, agora já temos uma estrutura para a tampa do motor satisfatória, ainda existe muito a fazer, mas já é uma luz!
Re: Williams FW10 - De um FW11 NOVIDADES 01/08
Dando continuidade ao projeto.
Obviamente, a tampa não casou 100% com o restante do chassis, para o resultado ficar bom, são necessários os ajustes com massa plástica.
Primeiro fita metálica nas proximidades da emenda, depois, vaselina por cima. Destaco que no final do chassis instalei um perfil de estireno para dar suporte as tampa, já faz tempo, mas não comentei nas imagens anteriores.
A idéia é colocar massa por cima da massa para ir ajustando a tampa e melhorando o encaixe.
Essa é a ideia, já que preparei massa, a primeira parte para ajustar a dianteira também foi feita. Consegui separar tudo e reencaixar, logo, missão cumprida!
Esculpindo a parte posterior para aprimorar o encaixe, depois, revestir tudo com fita metálica, vaselina e massa no chassis, aproveitei para dar a primeira lixada na parte anterior, como era esperado, algumas falhas, então nessa nova massa, vou melhorar a cobertura da dianteira.
Agora estou postando os progressos feitos no assoalho. O assoalho inclusive já andou levando as primeiras mãos do Primer para ver as falhas de acabamento.
Fiz uma sequência retomando o trabalho lá no início, por fim separei a ponta e por último uma imagem com ele pronto para a última mão do primer e o motor posicionado.
Após muita massa e lixa, a base da tampa do motor ficou pronta.
Aproveitei e refiz a parte onde irão ser instaladas as barras do Santo Antônio, estava muito raso.
Faltavam alguns detalhes na tampa, existem algumas tomadas de ar que ficaram para fazer. Foi de propósito, pois seria o "Ó" fazer antes. Então primeiro medi certinho, e fiz um corte.
Aqui o resultado. É só repetir do outro lado.
Faltavam as nacas, eis elas prontas.
Aqui, já apliquei uma mão bem leve de primer branco, depois aquela pré montagem para ver se está no caminho certo.
O banco, ainda falta retirar os cintos injetados.
A sequência acima foi a última mão do primer.
Três de mão de branco puro, aproveitei para premontar e ver como tudo está encaixando.
Máscaras para fazer o amarelo.
As três de mão.
Após remover as máscaras.
Máscaras para o azul.
As três de mão.
Como ficou.
Preto puro no interior.
Depois de fechar essa etapa da pintura tô acreditando que é uma FW10.
Ainda preciso dar uns retoques na pintura.
Agora é aguardar os decais exclusivos da FW10 que encomendei, enquanto isso vou usando o que der da folha da FW11.
Críticas e sugestões são bem vindas.
Abs.
Obviamente, a tampa não casou 100% com o restante do chassis, para o resultado ficar bom, são necessários os ajustes com massa plástica.
Primeiro fita metálica nas proximidades da emenda, depois, vaselina por cima. Destaco que no final do chassis instalei um perfil de estireno para dar suporte as tampa, já faz tempo, mas não comentei nas imagens anteriores.
A idéia é colocar massa por cima da massa para ir ajustando a tampa e melhorando o encaixe.
Essa é a ideia, já que preparei massa, a primeira parte para ajustar a dianteira também foi feita. Consegui separar tudo e reencaixar, logo, missão cumprida!
Esculpindo a parte posterior para aprimorar o encaixe, depois, revestir tudo com fita metálica, vaselina e massa no chassis, aproveitei para dar a primeira lixada na parte anterior, como era esperado, algumas falhas, então nessa nova massa, vou melhorar a cobertura da dianteira.
Agora estou postando os progressos feitos no assoalho. O assoalho inclusive já andou levando as primeiras mãos do Primer para ver as falhas de acabamento.
Fiz uma sequência retomando o trabalho lá no início, por fim separei a ponta e por último uma imagem com ele pronto para a última mão do primer e o motor posicionado.
Após muita massa e lixa, a base da tampa do motor ficou pronta.
Aproveitei e refiz a parte onde irão ser instaladas as barras do Santo Antônio, estava muito raso.
Faltavam alguns detalhes na tampa, existem algumas tomadas de ar que ficaram para fazer. Foi de propósito, pois seria o "Ó" fazer antes. Então primeiro medi certinho, e fiz um corte.
Aqui o resultado. É só repetir do outro lado.
Faltavam as nacas, eis elas prontas.
Aqui, já apliquei uma mão bem leve de primer branco, depois aquela pré montagem para ver se está no caminho certo.
O banco, ainda falta retirar os cintos injetados.
A sequência acima foi a última mão do primer.
Três de mão de branco puro, aproveitei para premontar e ver como tudo está encaixando.
Máscaras para fazer o amarelo.
As três de mão.
Após remover as máscaras.
Máscaras para o azul.
As três de mão.
Como ficou.
Preto puro no interior.
Depois de fechar essa etapa da pintura tô acreditando que é uma FW10.
Ainda preciso dar uns retoques na pintura.
Agora é aguardar os decais exclusivos da FW10 que encomendei, enquanto isso vou usando o que der da folha da FW11.
Críticas e sugestões são bem vindas.
Abs.
Re: Williams FW10 - De um FW11 PINTURA 08/08
Olá Michel,
Exatamente, agora depois da pintura já acreditamos que é um FW10.
E tinhas alguma duvida? eu não, desde o primeiro post que venho acompanhando e acreditando no resultado final.
Está muito perto, e concerteza este será uma referencia para quando me atrever a fazer um tambem.
Grande abraço
Exatamente, agora depois da pintura já acreditamos que é um FW10.
E tinhas alguma duvida? eu não, desde o primeiro post que venho acompanhando e acreditando no resultado final.
Está muito perto, e concerteza este será uma referencia para quando me atrever a fazer um tambem.
Grande abraço
Re: Williams FW10 - De um FW11 PINTURA 08/08
Muito Obrigado Tunyco!
Aproveitando, as últimas fotos com os decais aplicados, falta o Verniz.
Esses decais aí foram adaptados a partir da folha da FW11 da Tamiya, estou aguardando os decais das asas que encomendei que são específicos para a FW10.
Agora irei aplicar decais de FC no cockpit e aplicar o verniz.
Aproveitando, as últimas fotos com os decais aplicados, falta o Verniz.
Esses decais aí foram adaptados a partir da folha da FW11 da Tamiya, estou aguardando os decais das asas que encomendei que são específicos para a FW10.
Agora irei aplicar decais de FC no cockpit e aplicar o verniz.
Re: Williams FW10 - De um FW11 PINTURA 08/08
Seguem os progressos do projeto!
Abaixo as imagens após o verniz, ainda falta polir direitinho.
Fixei a suspensão dianteira e as asas. Falta alinhar tudo, mas isso vai ficar para quando colocar as rodas e ver o comportamento final do conjunto. Tem alguns acabamentos na pintura também, mas vai no mesmo esquema, quando terminar de instalar os PE´s e demais acabamentos.
Abraço a todos!
Abaixo as imagens após o verniz, ainda falta polir direitinho.
Fixei a suspensão dianteira e as asas. Falta alinhar tudo, mas isso vai ficar para quando colocar as rodas e ver o comportamento final do conjunto. Tem alguns acabamentos na pintura também, mas vai no mesmo esquema, quando terminar de instalar os PE´s e demais acabamentos.
Abraço a todos!
Re: Williams FW10 - De um FW11 DECAIS VERNIZ 08/08
Os últimos progressos:
Os decais que faltavam em relação a folha da FW11, foram feitos no Corel e impressos em gráfica com uma amigo.
Eis as imagens:
Instalei o assoalho no chassis, coloquei alguns decais de FC no assoalho e nas tomadas de ar, e para finalizar uma tela na entrada.
Fixei a suspensão dianteira e as asas. Falta alinhar tudo, mas isso vai ficar para quando colocar as rodas e ver o comportamento final do conjunto.
Estou chegando nos finalmentes, eis os progressos.
Primeira vez, depois de muito tempo que fotografo a mecânica, falta detalhar com os cabos e mangueiras.
Detalhes, substituí os discos de freio, os duplos da FW11 são inadequados.
Além dos freios, rodas e pneus, também acrescentei os cintos e outros detalhes no cockpit.
Ainda falta colocar alguns PE´s de parafusos na asa traseira, nas rodas coloquei bicos de ar e chumbos de balanceamento.
Detalhei um pouco o motor, alguns detalhes não ficaram exatos como no 1/1, mas fiquei satisfeito com o resultado!
Mais fotos no post destinado aos trabalhos finalizados!
Obrigado a todos que acompanharam!
Críticas e sugestões sempre são bem vindas!
Os decais que faltavam em relação a folha da FW11, foram feitos no Corel e impressos em gráfica com uma amigo.
Eis as imagens:
Instalei o assoalho no chassis, coloquei alguns decais de FC no assoalho e nas tomadas de ar, e para finalizar uma tela na entrada.
Fixei a suspensão dianteira e as asas. Falta alinhar tudo, mas isso vai ficar para quando colocar as rodas e ver o comportamento final do conjunto.
Estou chegando nos finalmentes, eis os progressos.
Primeira vez, depois de muito tempo que fotografo a mecânica, falta detalhar com os cabos e mangueiras.
Detalhes, substituí os discos de freio, os duplos da FW11 são inadequados.
Além dos freios, rodas e pneus, também acrescentei os cintos e outros detalhes no cockpit.
Ainda falta colocar alguns PE´s de parafusos na asa traseira, nas rodas coloquei bicos de ar e chumbos de balanceamento.
Detalhei um pouco o motor, alguns detalhes não ficaram exatos como no 1/1, mas fiquei satisfeito com o resultado!
Mais fotos no post destinado aos trabalhos finalizados!
Obrigado a todos que acompanharam!
Críticas e sugestões sempre são bem vindas!
Re: Williams FW10 - De um FW11 DECAIS VERNIZ 08/08
Bem, não conheço muito de formula 1, mas o trabalho parece perfeito. Isto é trabalho de quantas horas?
Penso que depois de tudo o foi feito e para manter o nível o motor, discos e outro pormenores mereciam mais atenção, não sei exactamente o que melhorar, mas é só uma opinião.
Parabéns e continuação de um bom trabalho
Penso que depois de tudo o foi feito e para manter o nível o motor, discos e outro pormenores mereciam mais atenção, não sei exactamente o que melhorar, mas é só uma opinião.
Parabéns e continuação de um bom trabalho
Hugo Peixoto
01 - Toyota Celica vvti
02 - Toyota Celica 4WD - Monte Carlo Rally
03 - LandRover 109" LWB - GNR
01 - Toyota Celica vvti
02 - Toyota Celica 4WD - Monte Carlo Rally
03 - LandRover 109" LWB - GNR
Re: Williams FW10 - De um FW11 DECAIS VERNIZ 08/08
Quem trabalho de transformação...
Estaria a aplaudir de pé não fossem os pormenores apontados pelo Huggo.
Não estou a aplaudir de pé, mas aplaudo na mesma.
Abraço
PedroGomes
Estaria a aplaudir de pé não fossem os pormenores apontados pelo Huggo.
Não estou a aplaudir de pé, mas aplaudo na mesma.
Abraço
PedroGomes
“ No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna
Re: Williams FW10 - De um FW11 DECAIS VERNIZ 08/08
Belíssimo trabalho. Dá-me orgulho saber que é um piloto brasileiro e morador daqui da minha cidade (Brasília).
Parabéns pela obra!
Parabéns pela obra!