Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by DIOGO_TIAGO » Sat Apr 19, 2014 12:17 am

Eu estou ansioso por ver isto numa fase mais evoluída, é o que digo :badgrin:

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Sat Apr 19, 2014 12:58 am

DIOGO_TIAGO wrote:Eu estou ansioso por ver isto numa fase mais evoluída, é o que digo :badgrin:
Eu tb, mesmo se não sei se lá chega :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

João

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by Rally24 » Sat Apr 19, 2014 2:41 pm

Boas,
JMCARC1 wrote:
DIOGO_TIAGO wrote:Eu estou ansioso por ver isto numa fase mais evoluída, é o que digo :badgrin:
Eu tb, mesmo se não sei se lá chega :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

João
Como eu vos entendo... :D


Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

User avatar
lumeboo2
Posts: 402
Joined: Wed Nov 14, 2007 4:31 pm
Location: Espanha (El Ferrol, Galicia)
Contact:

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by lumeboo2 » Thu May 15, 2014 6:41 pm

:shock:

Joao, vn a procura do teu velho trabalho sobre o 8C2300 da Union e encontro todo isto ¡nao paras!

es um artista amigo meu
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Thu May 15, 2014 7:06 pm

lumeboo2 wrote::shock:

Joao, vn a procura do teu velho trabalho sobre o 8C2300 da Union e encontro todo isto ¡nao paras!

es um artista amigo meu
Obrigado pelas tua palavras Luís. Depois de algum tempo parado, voltei ao modelismo e, segundo parece, aos projeto malucos eh, eh. Muito em breve espero apresentar os desenvolvimentos nestes modelos. E após terminar estes, segue o 8C 2300 LM ;-)

Abraço.

João

User avatar
lumeboo2
Posts: 402
Joined: Wed Nov 14, 2007 4:31 pm
Location: Espanha (El Ferrol, Galicia)
Contact:

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by lumeboo2 » Thu May 15, 2014 8:48 pm

Eu tamén ando a trabalhar en un GTV6 de resina:

Image
Image

E no 8C da Unión (mandeite un MP sobre elo)
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Sat May 17, 2014 12:27 am

lumeboo2 wrote:Eu tamén ando a trabalhar en un GTV6 de resina:
Huuummmm... está com bom aspeto! É o modelo da Narton? Se sim tb tenho ali um à espera :-) Ainda me passou pela cabeça incluir o motor - aquele V6 é emblemático, mas acho que vai ficar assim e reproduzo o V6 no Alfa SZ eh, eh.

Vai mostrando os desenvolvimentos ;-)

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Sat May 17, 2014 1:19 am

Como prometido, aqui ficam as imagens dos progressos efetuados nos últimos tempos.

Depois de uma fase de destruição, centrei a atenção na reprodução dos detalhes do chassis. Para tal tive que tapar as zonas abertas recorrendo a tiras de PVC. A opção pelo PVC - em detrimento do PS (evergreen) - deveu-lhe à sua menor resistência superficial e maior porosidade, o que facilita a marcação das zonas de cortes, por um lado, e a maior aderência às nervuras que irão ser coladas por cima. O lado negativo é que qualquer toque mais firme facilmente marca o plástico!

Image

Image

Como se pode ver na primeira imagem, e de forma a criar uma estrutura robusta, a placa de PVC encaixa em entalhes existentes na estrutura original.

Seguidamente desenhei os templates das nervuras laterais segundo as imagens de referência que encontrei, e colei em tiras de evergreen com as espessuras apropriadas.

Image

Aqui usei como base, papel reciclado, mais poroso, de forma a garantir que este ficava bem impregnado de supercola 3 e permitia uma colagem resistente sobre o PVC, ao mesmo tempo que irá facilitar as posteriores operações de remate e lixagem!

Image

Image

Em seguida foi cortar todas as pequenas tiras de evergreen e colar em cima do template em papel. Cada nervura teve de ser retificada e arredondada antes de colar a seguinte!

Image

No final passei uma aguada de betume para preencher pequenas fissuras e permitir um remate mais correto.

Image

Image

Depois de cerca de 3h de trabalho, estava contente com o resultado...

Image

Image

Faltava apenas fazer o mesmo do outro lado... :lol:

Image

Image

O resultado final parece-me bem mais convincente, não?

Image

Agora só falta fazer o mesmo para as cavidades ao lado do túnel central do escape. E atendendo aos resultados, estou tentado a fazer o mesmo ao Alfa Spider... :roll:

O que acham?

João

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by Rally24 » Sat May 17, 2014 1:36 am

João,

Já disse uma vez e volto a repetir, para mim este trabalho é ..."watch and learn".

=D> =D> =D> =D> =D>

Fico à espera de mais...

Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

User avatar
lumeboo2
Posts: 402
Joined: Wed Nov 14, 2007 4:31 pm
Location: Espanha (El Ferrol, Galicia)
Contact:

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by lumeboo2 » Tue May 20, 2014 3:27 pm

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Impresionante Joao, eres unha bestia modelística, no melhor senso da palavra eh eh :wink:
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"

User avatar
lumeboo2
Posts: 402
Joined: Wed Nov 14, 2007 4:31 pm
Location: Espanha (El Ferrol, Galicia)
Contact:

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by lumeboo2 » Thu Jun 05, 2014 3:57 pm

JMCARC1 wrote:
lumeboo2 wrote:Eu tamén ando a trabalhar en un GTV6 de resina:
Huuummmm... está com bom aspeto! É o modelo da Narton? Se sim tb tenho ali um à espera :-) Ainda me passou pela cabeça incluir o motor - aquele V6 é emblemático, mas acho que vai ficar assim e reproduzo o V6 no Alfa SZ eh, eh.

Vai mostrando os desenvolvimentos ;-)

João
Sí, é o da Narton, si tes un vai preparandote, eu fiquei con dor de cabeça. Foi unha final desesperante, vela eiquí tes unha fotos do resultado:

http://maquetas.mforos.com/480447/11341 ... -de-corse/
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"

User avatar
Lagas
Posts: 381
Joined: Fri Jun 13, 2008 1:05 pm

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by Lagas » Sat Jun 07, 2014 4:34 pm

Está a ficar do outro mundo esse chassi =D> =D> =D> =D> =D>

Eu acho que sim... que deves avançar de forma igual para o Spider... Haja tempo e paciência :D

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Wed Sep 17, 2014 11:48 pm

Caros colegas modelistas,

Peço desculpa pela falta de novidades, mas algum trabalho, e a necessidade de recolher mais informação sobre os chassis destes modelos limitou os progressos e as atualizações. O costume...! :? Em cima disto, tb avancei um pouco o chassis do Alfa 159, usando os mesmo princípios que estou a fazer nestes dois modelos. Afinal são todos baseados na mesma plataforma.

Neste momento estou a ver se termino o Alfa 159 Sportwagon para um amigo, após o qual espero regressar aos Type 939 :roll: Pelo meio espero aprender algumas técnicas de pintura de forma a valorizar o restante trabalho...
lumeboo2 wrote:Sí, é o da Narton, si tes un vai preparandote, eu fiquei con dor de cabeça. Foi unha final desesperante, vela eiquí tes unha fotos do resultado:

http://maquetas.mforos.com/480447/11341 ... -de-corse/
Luis, que tem e mal este modelo? A parte do aileron dianteiro estar muito alto (vem quase até ao chão) acho que o modelo está com muito bom aspeto! Eu pessoalmente gosto e muito! Infelizmente acabei por vender o meu modelo a com colega do forum que lhe irá dar um destino bem melhor, apesar de ainda ter na ideia fazer uma versão de Gr.A mas do ETCC. Afinal é o campeão de marcas durante alguns anos eh, eh.

João

Post Reply