Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Partilha aqui os teus dotes de modelista
JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Sun Mar 02, 2014 1:17 am

Olá a todos.

Depois de cerca de quase 4 anos praticamente parado, fiz a promessa de me esforçar por voltar ao modelismo em 2014. E nada melhor que abrir um tópico aqui no fórum como forma de me obrigar a não parar. É que durante este tempo fiz algumas tentativas que acabaram por esmorecer!

Dado que também prometi que não começava mais nenhum projeto sem terminar alguns dos que estão começados, optei por centrar a atenção no Alfa Romeo Spider (Tipo 939) de 2006.

Image

Este modelo baseado no Alfa Romeo Brera foi desenhado e produzido pela Pininfarina entre 2006 e 2010. O seu sucesso comercial não foi muito expressivo, em especial devido ao elevado peso do chassis (derivado do Alfa 159) e desenvolvido originalmente para a Opel e para a SAAB. A este facto juntou-se motorizações pouco vivas até ao aparecimento da versão 1750 TBi, que não evitou o declínio das vendas, muito por culpa da nova orientação dada à marca e da qual o Alfa Romeo 4C é o primeiro exemplo.

Como ponto de partida vou recorrer ao modelo à escala de 1/24 fabricado pela Welly.

Image

É um die-cast com boa qualidade e com mais detalhes que alguns modelos que tenho de marcas como a Fujimi ou a Tamiya. Existe nas versões com capota fechada ou aberta. Infelizmente, dado que a capota é aparafusada à base, para fazer as duas versões é necessário comprar as duas versões. Ainda bem que tenho a ideia de fazer o Brera também eh, eh!

Image

Image

Image

Image

Image

Image

O modelo reproduz a versão equipada com o motor V6 e transmissão integral.

O objetivo é evitar complicar muito, fazendo o modelo sem grandes invenções ou destruições, caso seja capaz eh, eh. É que não termino um desde meados de 2005! :oops: Para tal, desisti da ideia de abrir o porta-bagagens e estou a pensar colar as portas. Afinal é um descapotável...

Como este modelo pretendo voltar a ganhar o vicio, ter a satisfação de terminar algo e aprender algumas coisas para outros projetos mais esquisitos que estão à espera nas caixas, em especial os "Frankenstein" Alfa 159 e Alfa Brera.... :badgrin:

Image

Image
Last edited by JMCARC1 on Mon Mar 24, 2014 1:13 am, edited 4 times in total.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Spider (Type 939)

Post by JMCARC1 » Sun Mar 02, 2014 1:41 am

Infelizmente eu não tirei fotografias no inicio do projeto. Após desmontar o modelo dediquei-me a corrigir as formas dos para-choques e das cavas das rodas que eram ligeiramente "anémicas" no modelo.

Image

O betume usado foi o de poliéster uma vez que o da Motip não adere à liga do modelo. Só após uma camada deste é que posso usar o segundo para retoques. Este é um processo demorado pois estas formas são delicadas de encontrar...

Ao mesmo tempo tentei corrigir um problema que existe na versão a 1/24 da Welly (mas que está correta na versão a 1/18!): o capo-motor fecha mal!

Image

Ora, o problema não está só nas juntas, mas sim na dimensão do capot que é curto fazendo com que o "Scudetto" esteja mal reproduzido! :( Assim tive de alterar a frente, corrigindo o problema...

Image

Image

Devido a esta alteração, o capot-motor fica mais natural, mas vai obrigar a preencher uma folga que se abre junto ao para-brisas!

Image

Image

Image

Image

Infelizmente preciso de arranjar primário para metal pois o "normal" acaba por saltar quando aplicado sobre esta liga. Até lá não vou conseguir acertar tudo, em espcial alguns pequenos detalhes...

Image

Entretanto, ficam aqui duas fotografias para ir sonhando com o modelo final. Em principio irei usar estas jantes roubadas ao Brera da Motorama e que são idênticas às das primeiras imagens de divulgação.

Image

Image

Será que me vou aguentar sem começar a cortar isto tudo? :roll:

Espero que gostem.

João

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Alfa Romeo Spider (Type 939) - Welly - 1/24

Post by Rally24 » Sun Mar 02, 2014 1:54 am

Boas João,

Projecto a não perde e logo um Alfa... haver carros mais bonitos??? :D


Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Spider (Type 939) - Welly - 1/24

Post by JMCARC1 » Tue Mar 04, 2014 3:42 pm

Rally24 wrote:(...) e logo um Alfa... haver carros mais bonitos??? :D
Pedro, eu sou suspeito, mas na minha opinião houve poucos carros tão bonitos como estes. Mas em vez de UM Alfa, serão DOIS Alfas :lol:

É que estive a pensar, e não faz muito sentido fazer um modelo agora, para mais tarde repetir grande parte do trabalho para fazer o outro! Assim, decidi que vou juntar o Alfa Brera ao Spider na bancada. É verdade que a minha ideia era ter um Brera mais complexo, a abrir as portas e a exigir outra atenção em alguns detalhes, mas no fundo eles são duas caras da mesma moeda.

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Tue Mar 04, 2014 4:20 pm

Alfa Brera

No Salão de Genebra de 2002, era apresentado pela Italdesign, o Alfa Brera, de autoria de Giorgetto Giugiaro. Este concept car era equipado com um motor V8 de origem Maserati (na altura sobre a esfera da Ferrari) que debitava 390 cv. Podendo ser visto como o herdeiro do celebre Montreal da década de 1970, este concept car foi aclamado por todos e viria a ser lançado no salão de Genebra de 2005.

O modelo final manteve a maioria dos traços do concept car, mas numa menor escala, passando a ser considerado um coupé médio destinado a substituir o GTV. A plataforma e motorizações eram as do Alfa 159, do qual herdou igualmente o elevado peso que limitou a sua performance comercial e foi alvo de numerosas criticas.

O modelo que pretendo reproduzir é um MY 2009 baseado no Alfa Brera V6S preparado pela Prodrive, e que segundo os críticos, representava aquilo que o modelo deveria ter sido desde o inicio.

Image

O ponto de partida é o modelo à escala de 1/24 fabricado pela Cararama.

Image

Este modelo, também disponível na coleção do centenário disponível em Itália (e no ebay) é um pouco desilusão. Se a traseira é razoável, a frente, os interiores e o chassis reproduzem mal ou de forma muito simplificada este bonito modelo italiano.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Um dos pontos fortes deste modelo é a abertura do porta-bagagens, que devido à sua forma não convencional é interessante de ser reproduzido. Outro aspeto bem reproduzido são as dimensões. O modelo foi todo medido (alguns já conhecem a minha fobia por este aspeto) e está tudo correto :D

O maior problema é aquela frente....! :cry:

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Tue Mar 04, 2014 4:34 pm

Durante muito tempo, pensei no Brera como algo que nunca chegaria a ser feito, uma vez que o trabalho de correção envolvido não compensava o gosto que tenho pelo modelo. No entanto, um dia em que estava a "sonhar" com os meus projetos surgiu uma ideia meia maluca: por que não usar as partes boas do modelo da Cararama em cima dos restantes componentes de um Alfa Spider da Welly?

Image

Após algum tempo de estudo e de ganhar coragem, surgiu o meu "Frankenstein V1" como o passei a conhecer.

Image

Image

Do Cararama aproveite toda a traseira até meio da lateral atrás das portas e todo o tejadilho até ao pilar A; do Welly aproveitei a frente, o chassis e as portas. Também irei aproveitar os interiores (ou pelo menos a parte dianteira destes) e o motor.

Devido à resistência do metal em que estes die-casts são injetados, os cortes laterais não foram fáceis de fazer, nem foi fácil de prever os alinhamentos das duas metades. Para limitar problemas de encaixe, o corte nos paneis laterais da carroçaria foi feito em L, aumentando a junta de colagem e garantindo uma melhor área de resistência a esforços (que assim podem ser em 2 sentidos). O espaço excedente devido a erros de corte foi preenchido com evergreen.

Image

Image

A colagem foi feita recorrendo a araldite de secagem rápida, usando a experiência previamente adquirida com o projeto do Alfa 156 (viewtopic.php?f=14&t=6174" onclick="window.open(this.href);return false;)

Ainda faltavam algumas correções e ajustes, bem como todo o tratamento que o Alfa Spider já sofreu. Mas para ajudar a sonhar ficam aqui umas fotografias com umas jantes do Alfa Mi.To que são ligeiramente diferentes e mais pequenas que as do Brera...

Image

Image

Image

Espero que estejam a gostar. Conto ter mais novidades brevemente.

João

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Alfa Romeo Spider (Type 939) - Welly - 1/24

Post by Rally24 » Tue Mar 04, 2014 11:11 pm

JMCARC1 wrote:
Rally24 wrote:(...) e logo um Alfa... haver carros mais bonitos??? :D
Pedro, eu sou suspeito...
.. e eu? Para mim basta ser Alfa para ser uma obra de arte... :D

Os meus preferidos são estes:
alfa-romeo-4c-pics-136.jpg
alfa-romeo-4c-pics-136.jpg (89.47 KiB) Viewed 12195 times
alfa-romeo-8c-competizione_100185883_m.jpg
alfa-romeo-8c-competizione_100185883_m.jpg (94.52 KiB) Viewed 12195 times

Mas principalmente este:
alfa_disco_volante.jpg
alfa_disco_volante.jpg (43.69 KiB) Viewed 12195 times

Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Wed Mar 05, 2014 12:18 am

Eh, eh... boas escolhas.

Para alem desses, eu juntava estes:

Alfa 6C 1750 Gran Sport
Image

Alfa 6C 1750 Flying Star
Image

Alfa 8C 2300 Monza
Image

Alfa 8C 2900B Longo
Image

Alfa 8C 2800B LM
Image

Alfa 6C 2500 Villa d'Este
Image

Alfa Guilietta Sprint
Image

Image

Alfa Giulia GTA
Image

Alfa Giulia GTAm
Image

Alfa Tipo 33/2 Stradale
Image

Alfa 156
Image

Alfa 8C Spider
Image

Todos estes suspeitos estão ali no monte à espera de saírem das caixas... E o Alfa 4C já está anunciado pela Welly eh, eh.

Sim, é uma doença :roll: (e nem estou a contar com os desportivos puros e duros como o P2, P3, 159. 33/3....)

João

User avatar
Lagas
Posts: 381
Joined: Fri Jun 13, 2008 1:05 pm

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by Lagas » Wed Mar 05, 2014 12:44 am

E eu ainda juntava mais este:
giulietta_x_00.jpg
giulietta_x_00.jpg (79.92 KiB) Viewed 12189 times
Entre outros... :wink:

De facto a Alfa Romeo é uma marca a parte, caracterizada pelo o seu design único. Mas acho que hoje ela até está num bom caminho, junta o seu design único à boa qualidade e performances :)

Quanto ao projeto, venha mais que estou curioso para ver como isto acaba :P

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by Rally24 » Thu Mar 06, 2014 1:36 am

Boas,

Que falha!!! [-(
...e este?
MiToGTA.jpg
MiToGTA.jpg (81.32 KiB) Viewed 12171 times
Fico á espera de mais episódios da série Brera & Spider :D


Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Sun Mar 09, 2014 1:30 am

Olá a todos.

Depois de uma mostra das belezas e tradição da marca transalpina, aqui vão mais umas novidades destes modelos, em particular no Brera.

Após o trabalho de corte e costura, foi preciso suavizar as uniões, disfarçando os remates e corrigindo alguns detalhes como a carroçaria na zona dos vidros laterais traseiros, que é mais sinuosa no Spider que no Brera. Também aproveitei para corrigir as laterais e a zona dianteira do para-choques frontal a exemplo do que tinha sucedido no Spider.

Image

Image

O para-choques do modelo da Welly é separado da carroçaria, sendo aparafusado a esta. Este facto permite a montagem mais fácil do conjunto dos faróis e outras peças. Se no Spider eu tinha colados estas peças, no Brera optei por o não fazer, seja pq a folga entre as peças fica mais similar às restantes, seja porque facilita a montagem como já referido.

Image

Na parte traseira, abri o rasgo dedicado ao defletor aerodinâmico traseiro.

Image

Neste momento, comecei-me a dedicar à parte inferior do chassis, enquanto espero pelo primário de metal que me permitirá corrigir melhor as zonas de intervenções e garantir que estará tudo correto.

Pelo meio ainda decidi que vou canibalizar as jantes do Alfa Giulietta da Cararama (do qual não sou particular apreciador) e que com umas pequenas correções, serão ideais para este Brera. Quem sabe não as duplico e ainda salvo o Guilietta? Afinal é o modelo do centenário eh, eh.

Image

Image

Image

O resultado final parece-me estar a ficar convincente na reprodução do carácter deste belo modelo italiano. O que acham?

Espero que estejam a gostar.

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Sun Mar 09, 2014 1:42 am

Rally24 wrote:
...e este?
MiToGTA.jpg
Pedro,

Penso que o Mi.To GTA teria sido um modelo muito interessante caso tivesse sido produzido. No entanto, após ter andado num Mi.To Quadrifoglio Verde penso que seria necessário muito trabalho e investimento para o aspeto estar de acordo com as qualidades dinâmicas expectáveis num modelo destes. Não sei se a plataforma do Grande Punto era assim tão capaz. Mas que se perdeu um modelo formidável perdeu!

Foi por causa deste Mi.To GTA que eu parei o meu projeto do Mi.To QV.

Image

João

User avatar
Lagas
Posts: 381
Joined: Fri Jun 13, 2008 1:05 pm

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by Lagas » Sun Mar 09, 2014 1:42 pm

Muito bom trabalho =D>

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Sun Mar 23, 2014 4:56 pm

Boa tarde a todos.

Enquanto as carroçarias esperam pelo primário - e aproveito para que o betume fique totalmente consistente - dediquei-me ao chassis. Dado que estes carros são relativamente recentes, ainda é difícil encontrar boas imagens de referência na internet. Mas aos poucos alunas coisas vão aparecendo.

Assim recorrendo ao que encontrei, e com a ajuda da parte inferior de um Alfa 159 Sportwagon da Mondo Motors - que me parece extremamente bem conseguido - identifiquei as áreas de intervenção:

Image

a. Melhoria dos detalhes do chassis e cobertura do vão do motor, abrindo a cava das rodas;
b. Construção dos detalhes da suspensão dianteira, em particular o triângulo inferior;
c. Remoção dos suporte de fixação do modelo à base de transporte;
d. Melhoria dos detalhes da suspensão traseira, em particular na zona dos tirantes e fixação à ponte traseira. Nesta área é possível que existam dificuldade uma vez que os detalhes do sistema de transmissão integral utilizados não abundam!

Pondo mãos à obra, Abri o vão das cavas das rodas, seguindo os detalhes reproduzidos no modelo...

Image

Image

... removi os suporte de fixação centrais...

Image

... antes de olhar para a suspensão/diferencial traseiros. Aqui removi o túnel de passagem do eixo das rodas existente no modelo, bem como todos os reforços associados.

Image

Aproveitei igualmente para começar a modelar os terminais dos tubos de escape, de forma a que a parte final justo aos silenciadores fique mais realista.

Image

Olhando para os detalhes da ponte de suspensão traseira, surgiu uma grande dúvida:

Image

Pelo que conheço dos modelos da Welly, não é frequente grandes erros de reprodução nos detalhes. Ora, junto ao diferencial traseiro estão duas estruturas aparafusadas de onde partem os tirantes inferiores do sistema multilink. No entanto, tanto no ePER da FIAT (catalogo online de peças), como nas peças à venda na net (salvaguardando a raridade dos modelos com transmissão integral), a forma do componente é diferente. Alem disso, no ePER, o componente tem um código diferente do que o do usado nos modelos de tração dianteira, apesar do esquema ser idêntico!

Ora, até ver, aquelas estruturas ficam junto ao diferencial :?

Por acaso não há por aqui ninguém que tenha uma informação sobre este tema não? :roll:

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Sun Mar 23, 2014 5:49 pm

Entretanto, enquanto procurava por informação referente à suspensão traseira destes modelos, o Brera ficou neste estado:

Image

Como uma vez disse um amigo meu, eu "preciso de alguém que me salve de mim mesmo!" ... ainda bem que era uma coisa simples para ganhar o gosto! :oops:

Post Reply