Alfa Romeo 8C2300 SS - Le Mans winner 1931

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
lumeboo2
Posts: 402
Joined: Wed Nov 14, 2007 4:31 pm
Location: Espanha (El Ferrol, Galicia)
Contact:

Alfa Romeo 8C2300 SS - Le Mans winner 1931

Post by lumeboo2 » Wed Jun 18, 2014 11:48 am

logo de darlhe muitas voltas, pensar nun scratch, ou modelos rarinhos, en muitas marcas... a cabra tira ó monte e tuve que ir a unha criatura do Biscione :mrgreen:

Eiquí ponho un pouco da historia sobre o modelo elegido

Alfa Romeo 8C 2300 Super Sport - 1931- Chasis 2111005

Dorsal: #16
Ganhador na sua clase e ganhador geral
Equipo: Francis Curzon
Pilotos: Francis Curzon e Henry Birkin
Categoría: 2001/3000
184 voltas, 3.017,654 km, Velocidade media: 125,735 km/h

IMÁGENS HISTÓRICAS
Image

Image

Image

Image

FOTOS ACTUALES DO MODELO
Image

Image

Image

Image
Crédito imágens: Auto Restoration

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Motor: 8 cilindros en línea, capacidad: 2.3L
Aspiración: compresor Roots
Potencia: 145 BHP / 108 KW
Transmisión: 4 velocidades, manual.
Unidades fabricadas 188
Chasis: Telaio lungo
Carrocería: Spider Zagato

HISTORIA DO MODELO
Este Alfa Romeo 8C ganó las 24 horas de Le Mans en 1931 en las manos de los pilotos ingleses Tim Birkin y Lord Howe. Tim Birkin recibió incluso un telegrama de Mussolini felicitándole por su "victoria para Italia".
Fue la primera de cuatro victorias consecutivas para Alfa Romeo en este evento y puso fin a otras cuatro victorias consecutivas de Bentley.
Después de 1931, el coche pasó un tiempo en Nueva Zelanda donde corrió pilotado por Don Ransley and Bruce Webster, entre otros, siendo posteriormente vendido a un nuevo propietario.
En los años 90, Auto Restorations somete al 8C a una restauración completa que le devuelve las especificaciones de campeón de Le mans de 1931. Así compite en el Laguna Seca Historics de 1994, alcanzando la segunda plaza de su clase en el concurso de elegancia de Pebble Beach al día siguiente.
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"

User avatar
lumeboo2
Posts: 402
Joined: Wed Nov 14, 2007 4:31 pm
Location: Espanha (El Ferrol, Galicia)
Contact:

Re: Alfa Romeo 8C2300 SS - Le Mans winner 1931

Post by lumeboo2 » Wed Jun 18, 2014 11:51 am

Para facer este modelo, tenho pensado usar o kit da Union E:1/24

Image
Image
Image
Image

Pero dado o básico que e o kit, por nao decir outra cosa, penso que votarei man de pezas donadas polo kit da Heller do 6C1750, algunhas de elas sobrantes do kit que ja montei, o mismo da Heller pero baijo a marca Airfix.

Image
Image
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"

User avatar
lumeboo2
Posts: 402
Joined: Wed Nov 14, 2007 4:31 pm
Location: Espanha (El Ferrol, Galicia)
Contact:

Re: Alfa Romeo 8C2300 SS - Le Mans winner 1931

Post by lumeboo2 » Wed Jun 18, 2014 11:52 am

Image
Matrícula : 36979MI
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"

User avatar
lumeboo2
Posts: 402
Joined: Wed Nov 14, 2007 4:31 pm
Location: Espanha (El Ferrol, Galicia)
Contact:

Re: Alfa Romeo 8C2300 SS - Le Mans winner 1931

Post by lumeboo2 » Wed Jun 18, 2014 11:52 am

Piezas aprovechables del kit del 6C1750 de Heller

Image

Algunas fotos del kit de Union ¿Alguien dijo miedo? :roll:

Image
Image
Image
Image

¡Jerónimooooooo!

Image
Image
Image
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"

User avatar
lumeboo2
Posts: 402
Joined: Wed Nov 14, 2007 4:31 pm
Location: Espanha (El Ferrol, Galicia)
Contact:

Re: Alfa Romeo 8C2300 SS - Le Mans winner 1931

Post by lumeboo2 » Wed Jun 18, 2014 11:53 am

Empezamos...
El chasis lo hice a partir del chasis del 6C1750 de Heller, alargando y modificando lo necesario
Image

El gran trabajo de investigación, esquemas, planos, recopilación de documentación, etc. hecho por mi buen amigo João (JMCARC1 en el foro Automodelista) me vino de perlas. João es el más insigne alfista-modelista portugués.
Image

El chasis enmasillado y lijado y a falta de darle una capa de imprimación.
Image

La mitad trasera del suelo de la carrocería decidí tomarla también del 6C1750 de Heller.
Image

Para ello hubo que separarla de las aletas y corregirle el ancho.
Image

Con Evergreen ajusto medidas y tapo los laterales del depósito de cmbustible.
Image

La mitad delantera del suelo de la carrocería la saco del 8C2300 de Union, también habrá que corregir errores del kit tanto en ancho como en forma. También tuve que eliminar la parte del chasis que va integrada en la misma pieza. Luego retiraré los burdos soportes del eje delantero y de las ballestas.
Image

Probando...
Image

Probando las partes de la carrocería
Image

Image
Image
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"

User avatar
Lagas
Posts: 381
Joined: Fri Jun 13, 2008 1:05 pm

Re: Alfa Romeo 8C2300 SS - Le Mans winner 1931

Post by Lagas » Thu Jun 19, 2014 9:34 pm

Quando começam a cortar fico doido :shock:!

É fantástico ver modelista saberem onde cada corte leva e reconstruir o modelo para ficar perfeito :D.

Força para o projeto 8)

User avatar
lumeboo2
Posts: 402
Joined: Wed Nov 14, 2007 4:31 pm
Location: Espanha (El Ferrol, Galicia)
Contact:

Re: Alfa Romeo 8C2300 SS - Le Mans winner 1931

Post by lumeboo2 » Tue Sep 16, 2014 3:28 pm

Obrigado pelas tuas palavras, amigo Lagas.

Eiquí os deijo unhos avances

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C2300 SS - Le Mans winner 1931

Post by JMCARC1 » Wed Sep 17, 2014 11:38 pm

Olá Luís,

Que grande trabalho que aqui vai! O modelo da Union, pode ser um boa base de partida (como motivação), mas pelo que consegui aprender por experiência própria, à parte das jantes e pneus, e mais 2 ou 3 peças, acaba por não ter mais nada de jeito! :lol:

Quando comecei o meu projeto, também pensei usar o Alfa 6C 1750 GS da Heller como ponto de partida, mas acabei por encontrar algumas diferenças, o que me fez parar. Estas são subtis mas fazem alguma diferença. E essas diferenças aparecem no teu projeto... cuidado! (Espero ainda ir a tempo!)

1. A Suspensão dianteira entre o 6C e o 8C é diferente!

Image

A suspensão do 6C é baseada no Alfa P2, tendo as molas fixas diretamente às longarinas por baixo. No entanto, o Alfa 8C já usa um sistema diferente, com as molas fixas no lado exterior das longarinas, através de uns tirantes de fixação. Isto vai influenciar igualmente o eixo da direção. Caso optes por alterar as molas, penso que as do 8C são mais compridas que as do 6C. Não sei se te enviei os templates das molas, mas se quiseres e não os tiveres diz que eu envio!

Image
Esquema da suspensão dianteira do chassis 8C 2300

2. A distância entre eixos do 8C para o 6C é diferente, pois o primeiro é a versão "Longa" usada em Le Mans 1931 enquanto o modelo da Heller é um "Corto" que correu nas Mille Miglias e outras provas. Ou seja, a caixa de torque do veio de transmissão deve ser maior de forma a o motor/caixa de velocidades estarem no sitio certo a contar da frente!

3. O motor 6C compressore tem o compresso na frente do bloco, enquanto o 8C tem o compressor na lateral do motor, acionada pelas correntes de distribuição

Alfa 8C 2300
Image

Alfa 6C 1750 GS
Image

Este facto, leva a que tenhas um erro na frente do bloco do motor. No lugar do compressor do 6C deve estar a travessa que fixa o radiador e o motor do 8C

Image

Claro que isto só será importante se olhares para baixo e levemente quando visto de lado, mas pode criar problemas caso optes por fazer uma versão com motor, uma vez que depois as coisas podem não bater certo!

De resto estou desejoso de ver isto terminado! Quem sabe se não me dá a vontade de recomeçar o meu projeto? Afinal tenho algumas novidades.... :wink:

Bom trabalho.

João

User avatar
lumeboo2
Posts: 402
Joined: Wed Nov 14, 2007 4:31 pm
Location: Espanha (El Ferrol, Galicia)
Contact:

Re: Alfa Romeo 8C2300 SS - Le Mans winner 1931

Post by lumeboo2 » Thu Sep 18, 2014 4:34 pm

Olá meu amigo João:

É bem perceptível que levas muito tempo estudando a 8C :lol: . Muito obrigado pelas tuas correções, penso que poden ser corrigidas sen muito trabalho exceto a da suspensão dianteira (este erro já tinha sido visto) , mais vou tentar de corrigirlo tamén.

Um abraço :wink:
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C2300 SS - Le Mans winner 1931

Post by JMCARC1 » Thu Sep 18, 2014 5:40 pm

lumeboo2 wrote:Olá meu amigo João:

É bem perceptível que levas muito tempo estudando a 8C :lol: .
:lol: :lol: :lol:

Tanto tempo como aqueles em que nos conhecemos! Eu enviei-te o 1º email quando comecei a analisar estes modelos. Tinhas um Alfa 8C 2300 LM Touring de 1932 feito a 1/32, e acabaste por me enviares uma serie de informação que apenas me aguçou mais o apetite! Penso que foi em 2007 ou 2008! :roll:

Continuação de bom trabalho. Ficamos à espera dos progressos ;-)

João

User avatar
Lagas
Posts: 381
Joined: Fri Jun 13, 2008 1:05 pm

Re: Alfa Romeo 8C2300 SS - Le Mans winner 1931

Post by Lagas » Sun Sep 28, 2014 9:57 pm

Esta malta domina o assunto... até assusta :D !

User avatar
lumeboo2
Posts: 402
Joined: Wed Nov 14, 2007 4:31 pm
Location: Espanha (El Ferrol, Galicia)
Contact:

Re: Alfa Romeo 8C2300 SS - Le Mans winner 1931

Post by lumeboo2 » Tue Oct 21, 2014 9:44 pm

Un buen avance al 8C, colocar los guardabarros con nuevas sujecciones en unos casos y las originales del kit modificadas en otros me dió mucho trabajo.
También he empezado a detallar un poco el anclaje de las ballestas delanteras , la carrocería ya está ajustada al chasis y como guinda quiero colocarle el piloto. Me dió mucho trabajo encontrar y adaptarlo a una postura natural y que inspire acción, estoy contento con el resultado, otra cosa será pintarlo...

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"

User avatar
lumeboo2
Posts: 402
Joined: Wed Nov 14, 2007 4:31 pm
Location: Espanha (El Ferrol, Galicia)
Contact:

Re: Alfa Romeo 8C2300 SS - Le Mans winner 1931

Post by lumeboo2 » Fri Oct 31, 2014 8:24 pm

El piloto casi listo para imprimar, me falta decidirme a convertirle el casco en un gorro de esos que llevaban también en la época o a ponerle al casco una de esas curiosas pantallas faciales que también usaban con estos cascos.

Image
Image
Image

No me acababa de convencer la manivela de arranque, sobretodo porque en carrera no la levaban :roll:
Image

He modificado completamente las cajas esas que lleva el coche ancladas en los largueros del chasis.
Image
Image
Image
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"

User avatar
lumeboo2
Posts: 402
Joined: Wed Nov 14, 2007 4:31 pm
Location: Espanha (El Ferrol, Galicia)
Contact:

Re: Alfa Romeo 8C2300 SS - Le Mans winner 1931

Post by lumeboo2 » Sat Nov 01, 2014 6:08 pm

Realización del soporte del motor:

Image
Image
Image
Image

Empiezo a pensar que haré con los radios de las llantas... :roll:
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Alfa Romeo 8C2300 SS - Le Mans winner 1931

Post by Rally24 » Sat Nov 01, 2014 10:13 pm

Lumeboo2,

Muito bom! Watch and learn. :D


PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

Post Reply