[Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Post Reply
User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

[Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima

Post by DIOGO_TIAGO » Tue Oct 07, 2014 9:55 pm

Quem se lembra deste kit ?

Image

Eis o motivo do nome do tópico... Um restauro :(

Image
Image
Image
Image

Pois é, o verniz do Aristo estalou por completo !! Já me interroguei mil vezes sobre o que poderia ser a causa e cheguei a uma conclusão. Foi mesmo o estado de conservação do spray. Já devia ter tempo a mais e não abrangia todas as condições necessárias, então fez estragos... Estou a falar do High Gloss da Motip
A prova em que me baseei para concluir a minha interrogação foi que durante a limpeza dos meus kits, vi que um capo em carbono do meu AE86 vermelho também estava estalado. Se estalou sobre o decal de carbono, então não era origem da tinta azul da Tamiya.

Este kit foi feito com enorme entusiasmo e babei-me por completo no final pois foi o primeiro que poli com 100% de resultado e para mim, nem glória chegou a ter pois 2 meses depois ficou assim :roll: Caiu-me tudo e a vontade de continuar nos kits até diminuiu, mas isso não se agravou ! Prova disso foi o BJ40 e o BMw E36 que fiz depois

Sendo assim, vamos lá dar novamente vida a este kit que não pode continuar nestas condições :mrgreen:
Mais fotos brevemente

Luis Carreiro
Posts: 120
Joined: Fri Feb 01, 2013 8:14 pm

Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima

Post by Luis Carreiro » Wed Oct 08, 2014 12:28 pm

Já me aconteceu e foi por excesso de verniz amigo!
só uns meses depois de curar e secar bem é que estalou.
Vai para o banho?
sei que o recuperas!

User avatar
Pedro.Cruz
Posts: 12
Joined: Fri Jan 18, 2013 10:13 pm

Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima

Post by Pedro.Cruz » Wed Oct 08, 2014 6:58 pm

Tem que ser aos poucos muito devagar.
Last edited by Pedro.Cruz on Sat Sep 26, 2015 7:58 pm, edited 1 time in total.

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima

Post by DIOGO_TIAGO » Wed Oct 08, 2014 10:09 pm

Eu entre camadas espero ai 3 ou 4 horas e são sempre camadas leves. Tempo total de secagem após a última camada deixei ai 1 uma semana e depois é que lhe toquei.

Isto só pode ter sido do verniz :?

O que aconselham como método para tirar a tinta? óleo de travões eu sei, mas como ? Mergulhar a carroçaria completamente ou aos poucos ?

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima

Post by JMCARC1 » Wed Oct 08, 2014 11:20 pm

DIOGO_TIAGO wrote:O que aconselham como método para tirar a tinta? óleo de travões eu sei, mas como ? Mergulhar a carroçaria completamente ou aos poucos ?
Eu costumo usar óleo dos travões e mergulho a carroçaria por inteiro. Nunca tive grandes problemas! No entanto, com as "lacas" da Tamiya o resultado é mais ou menos e sempre tive que ajudar o processo raspando a tinta. Com os sprays acrílicos da MOTIP sempre foi simples e na maior parte dos casos a tinta os se dissolveu, ou saiu em placas.

No entanto, parece-me que o verniz da MOTIP é ligeiramente diferente na sua constituição.

Quanto aos motivos, eu apontava tb para o curto período de secagem entre camadas :-/

Boa sorte

User avatar
212colors
Posts: 91
Joined: Wed Dec 22, 2010 6:20 pm
Location: Ílhavo - Aveiro
Contact:

Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima

Post by 212colors » Fri Oct 10, 2014 8:14 pm

Nos últimos dias e por causa de tirar o cromado de algumas peças, fui ao armário dos produtos de limpeza da esposa e usei o Mistolin desengordurante.
Em poucos minutos retirou o cromado das peças sem precisar de as raspar.
Depois experimentei numa carenagem de mota pintada há alguns anos e que está para ser recuperada e ao fim de mais ou menos 1 hora dissolveu a tinta sem afectar o plástico.
Agora só me falta experimentar em algo já com verniz, portanto se conseguir encontrar este produto pode ser que ajude.
Óleo dos travões fica sempre tinta que se tem que raspar.

Image

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima

Post by DIOGO_TIAGO » Sun Oct 12, 2014 2:44 pm

Obrigado pelas sugestões amigos :)

Para o cromado eu uso lixivia, tira tudo facilmente.

Para a tinta e já com verniz vou experimentar o óleo de travão

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima

Post by FSousa » Mon Nov 24, 2014 11:26 pm

Olá, isso já me aconteceu (penso que já postei aqui no caso do Porsche do António Nogueira) e na altura não entendi o motivo.
No entanto, passados uns tempos e por diversos motivos deixei de usar as tintas da motip e passei a usar tintas Valejo com aerografo.
Isto não aconteceu em "situações de trabalho em série", ou seja: imagina que pintei 4 miniaturas ao mesmo tempo, mas só uma aconteceu isso.
Com as Valejo voltou a acontecer o mesmo tanto nos modelos à escala como em outros trabalhos que fiz.
Mas nunca aconteceu em todos os trabalhos em que usei essa a mesma tinta, ou seja, aconteceu num esporadicamente.
Um abraço.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima

Post by DIOGO_TIAGO » Tue Aug 25, 2015 3:26 pm

Passado muitoooooooooooooooooooooo tempo da criação do tópico, aqui vou postar avanços.

Fui ontem comprar óleo de travões dot4 e comecei a tirar a tinta da carroçaria. Até agora sem problemas. É preciso paciência é certo, mas vai saindo aos poucos. De notar que eu meti 3 camadas de primário, 4 de cor e 3 de verniz. 10 camadas para dissolver é muita coisa

Aqui vão as fotos da carroçaria com rachadelas e já com alguma tinta tirada

Vou usar a técnica do 212colors, usar mistolin quando a tinta já estiver cerca de 80 90% retirada


Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Faiscas
Posts: 42
Joined: Sat Feb 28, 2015 2:46 am

Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima

Post by Faiscas » Tue Aug 25, 2015 9:47 pm

hummmmm, ora com este andamento, em 2016 das primario, 2017 pintas e 2018 das o novo verniz :p!!! vai mostrando progressos e o que esse oleo fez a tinta!! abraço

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima

Post by DIOGO_TIAGO » Sat Aug 29, 2015 4:32 pm

Até parece mal não é? Mas infelizmente já não consigo dedicar tanto tempo aos kits como gostaria. Este ano nem ao Modelscala consigo ir...

Enfim, mas nem tudo é mau. Já está totalmente sem tinta após um dia inteiro mergulhado em óleo com várias sessões de raspagem à unha e com escova de dentes. Para finalizar, apliquei mistolin em zonas especificas como faróis e ranhuras e com a ajuda do riscador tirar toda a tinta.
Depois, apliquei logo uma camada de primário no interior. No exterior nada mais foi feito, mas é simples, basta dar uma passagem com lixa 1000 e água e siga primário. Vamos lá ver é quando, mas espero que não passe desde ano pois é um kit que gosto imenso de ver na vitrine juntamente com os outros.

Fotos... Ainda com bastante tinta. Nota-se o plástico (verde), primário (cinza) e ainda o azul

Image

Image

Image

Já com o primário no interior

Image

Image

Image

Image

Image

Image

O local merecido junto dos restantes...mas no elevador

Image


Até breve

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima

Post by DIOGO_TIAGO » Tue Nov 24, 2015 8:07 pm

Bem! Mais umas novidades, poucas face à atualidade do projeto, pois neste momento já está pintado e envernizado, fotos é que nada

Depois da primeira camada de primário aplicada, vieram ao de cima defeitos causados pela remoção de tinta. Então aproveitei para preencher com putty Tamiya algumas zonas e corrigir outras para garantir um aspeto mais limpo nesta pintura.

Image

Image

Image

Image

Até breve!

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: [Restauro] Toyota Aristo VIP - Aoshima

Post by Rally24 » Thu Nov 26, 2015 12:17 am

Boas Diogo,

De volta ao plástico e logo com um restauro.
Força!

Vou acompanhar.

PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

Post Reply