Ferrari F40 POCHER 1:8 - Restaurando a glória perdida

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Post Reply
RACP
Posts: 20
Joined: Thu Feb 19, 2015 2:53 pm

Ferrari F40 POCHER 1:8 - Restaurando a glória perdida

Post by RACP » Thu Dec 14, 2017 2:45 am

Boa noite caros colegas de fórum.

Venho partilhar convosco algo que não pensava tão cedo vir a conseguir adquirir, mas fui bafejado pelos Deuses do Modelismo…Ou então foi simplesmente sorte :mrgreen: .
Há uns dias comprei um kit da Pocher do Ferrari F40 a um preço de saldo…. Um preço tão bom que nem quis saber de estar a comprar um carro com algumas peças em falta e outras partidas, estaladelas, riscos, porcaria até dizer chega, carradas de cola e… no meu entendimento, na cor errada (preferia vermelho), mas não se pode ter tudo, não é verdade?
Falando em concreto do kit, o senhor a quem comprei em mão o Kit e com o qual conversei, disse-me que o comprou logo quando saiu em 1992 e que o montou de forma básica, era ainda adolescente. Com o passar dos anos o carro foi estando em exposição em móveis e em mudanças contínuas de locais, tendo perdido algumas peças, os vidros apresentam igualmente estaladelas e a pintura algumas falhas e riscos…
Como fiquei sempre com a ideia de poder vir a ter um Pocher F40 vermelho, ainda ponderei pintar este de vermelho, mas achei a empreitada grande demais para os meus ainda modestos conhecimentos…e além disso, se foi produzido em amarelo e é amarelo desde 1992, pois bem que fico com este em amarelo e se um dia as coisas se proporcionarem, arranjarei outro em vermelho, para fazer companhia a este amarelo e ao Enzo 1:10 vermelho da Planeta Agostini, que por enquanto são os “bichos” maiores que por aqui repousam.

Aqui ficam umas fotos do bicho no estado muito pouco glorioso em que chegou às minhas mãos…
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Aqui se percebe bem a camada de sujidade que trazia…desde 1992 a acumular pó… um pano húmido fez logo milagres!
Image
Aqui está na fase em que se encontra neste momento…desmontado para uma “tentativa” de limpeza e para me tentar aperceber do que se encontra em falta, ou, não estando em falta, está mal montado… Não é tarefa fácil porque não tenho instruções, há que analisar outras fotos que circulam na net para tentar perceber o que está bem e o que está mal!

Image


O objectivo deste projecto para já é apenas limpar e corrigir as falhas evidentes que estiverem ao meu alcance, tentando devolver algum do brilho que os anos e o “abandono” lhe retiraram…

Sumariamente, tenciono:
- Substituir o símbolo frontal e o traseiro
- Substituir os “vidros” estalados
- Colocar a peça da jante traseira que está em falta (tampão)
- Colocar o cano de escape central que está em falta
- Colocar a linha preta em falta na porta do pendura
- Corrigir os amortecedores, pois o peso do carro é tanto que os eixos cedem e o carro fica meio “empenado”… (neste momento já lhe coloquei uns suportes para que as rodas não toquem no solo e evite danificar ainda mais a estrutura).
-Eliminar os excedentes de cola que o anterior dono lhe colocou aquando da montagem
- Perceber se alguma coisa está erradamente montada no carro e corrigir
- Pequenas correções de pintura nos locais onde a tinta descascou ou está raspada… ainda preciso de ver como será a melhor forma de o fazer…

Posteriormente, consoante o engenho e a arte e a facilidade com que vou conseguir ou não comprar as peças em falta, poderei evoluir para algo mais detalhado, dependendo também das vossas sugestões…

Alguma recomendação? Todas as sugestões são importantes para mim!

Vou mantendo o fórum a par assim que o trabalho no modelo for evoluindo…

Um abraço

Post Reply