Abro mais um tópico neste GB.
Este projecto nasceu da minha admiração por Gilles Villeneuve e pelos bons momentos que proporcionou a todos os amantes do desporto rei. Apesar de na altura ser muito novo com o passar dos tempo fui ouvindo falar e vendo algumas corridas e fui ganhando uma grande admiração pelo príncipe da F1, um daqueles que merecia vencer um campeonato do mundo mas que o destino decidiu pregar uma partida…Tal como a Henri Toivonen.
Este é também um trabalho de homenagem ao meu avô, que faleceu pouco depois de eu iniciar este projecto e de quem eu herdei o gosto pelo detalhe e a paciência, embora ele não fizesse modelos à escala era um artista a fazer móveis.
No início do projecto a ideia era fazer um dois em um, o Ferrari 126 C2 Turbo de 1982 nas versões de San Marino e de USA West, um dos mais belos F1´s de sempre, concebido para ser campeão mas que não o foi devido às tragédias de Villeneuve e Pironi. No entanto por ter perdido uma das peças (recentemente recuperada graças à HLJ) acabei por deixar o USA West encostado e concentrar-me no de Imola.
Em relação a este carro, tem sido construído a conta gotas. No início a ideia era fazer o carro out of box, sem detalhes extra, no entanto decidi detalhá-lo o mais possível e por isso tem avançado aos poucos, até porque tenho feito bastante trabalho de pesquisa acerca deste carro.
Sem mais conversa, deixo aqui as fotos do que já fiz…Embora nestes últimos tempos o trabalho já esteja bem mais desenvolvido, mas não tive tempo de colocar mais fotos, coisa que farei nos próximos tempos…
O carro que pretendo reproduzir, a versão do GP de Imola:


A foto do meu ídolo:

O arranque do projecto:



As peças prontas a serem pintadas:

Fotos de referência do famoso V6 Turbo da Ferrari, o primeiro motor de todos a ser utilizado pela Ferrari na F1.






A primeira dúvida que me surgiu neste projecto foi a cor das saias laterais, uma vez que havia fotos de pelo menos 2 cores: Dourado e preto. Após alguma pesquisa finalmente encontrei fotos que comprovam que no GP de Imola o carro do Gilles tinha as saias pintadas de dourado, como nesta foto:

e aqui as saias pintadas:

As jantes foram a primeira coisa a ficar pronta:

Algumas peças já pintadas:




Cockpit quase pronto:


Chegado a este ponto, e tendo iniciado o motor, achei que era um crime não o detalhar. Vai daí decidi fazer umas aquisições:

A primeiras parte a detalhar foi no cockpit. Após ver no livro fotos do mesmo reparei que de lado ele tinha uns canais por onde passavam fios que iam do motor ao cockpit:

Decidi recriar estes canais utilizando duas peças:

Desta parte falta colocar os fios…
Do motor disto :

cheguei a isto:

Mas infelizmente tive que retroceder uns passos na construção porque as coisas correram mal na ligação dos tubos de vinil :S:S
Isto deveu-se à minha azelhice, porque este é o primeiro carro que faço a tentar detalhar.
Neste momento da parte do motor adquiri tubos microscópicos em metal para fazer a ligação aos tubos de vinil, e no local de ligação dos tubos cor de laranja fiz uns buracos e vou colocar conectores eléctricos.
A carenagem está quase pronta. Sábado levou mais uma demão

A asa traseira também me está a dar água pela barba :/
Vou ter que meter forza para decapar novamente e ver se consigo lixar a peça de forma conveniente.
Bem, por agora é tudo. Este projecto é, tal como o Tyrrell, pra ser levado com calma uma vez que o tempo é pouco e muito precioso…
Abraços
Tito