A pintura fica com granulado, afinar aerógrafo?

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
DaCosta
Posts: 17
Joined: Wed Jan 30, 2008 1:03 am
Location: Cinfães, Viseu

A pintura fica com granulado, afinar aerógrafo?

Post by DaCosta » Sat Mar 08, 2008 12:20 pm

Viva, estou na fase de pintura (é o primeiro), estou a pintgar com aerógrafo, tintas tamia acrilicas.
Acho que estou a fazer tudo direitinho, dilui as tintas com àgua (50/50), adicionei 2 ou 3 gotas de clear (tamia).

Apliquei o primário da tamia (dilui com o thinner 50/50) e também este ficou com granulado, utilizei uma lixa de grão muito pequeno para diminuir o grão. Apliquei a tinta mas o granulado voltou a aparecer, tive que utilizar o mestre FORZA (limpa fornos) para tirar a tinta.

Apliquei novamente o primário mas o granulado voltou.
Alguém sabe o que devo fazer? Será que é do aerógrafo (proinsa), o compressor é da mesma marca.
Last edited by DaCosta on Sat Mar 08, 2008 6:15 pm, edited 1 time in total.
Cumprimentos

Firmino Costa

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: A pintura fica com granulado

Post by nuno22467 » Sat Mar 08, 2008 12:43 pm

Olá,
O granulado pode dever-se a muitas coisas, em particular a consistência da tinta. Esta tem de ser muito bem mexida enquanto é diluida para ficar 300% uniforme e bem liquida (como leite), de preferência um pouco aquecida em «banho maria». Outra causa frequente é a regulação da agulha do aerografo que, se estiver muito «esganada» e a tinta não estiver bem fluida, «borrifa» tudo em vez de pintar. Quanto ao compressor, não há nada de errado, apenas regula a pressão q.b. e não aproximes demasiado o aérografo quando estiveres a pintar.
Espero que ajude,
Cumps,
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

DaCosta
Posts: 17
Joined: Wed Jan 30, 2008 1:03 am
Location: Cinfães, Viseu

Re: A pintura fica com granulado

Post by DaCosta » Sat Mar 08, 2008 2:38 pm

Obrigado pela resposta, quanto á agulha é que não tenho a certeza, já uma vez tive que o limpar e desmontei aquilo tudo, pensei que nunca mais ia montar, mas consegui e já pintei com ele. Só que não sei regular a agulha, o que fiz foi empurrar a agulha ao máximo para a frente, penso que será daí o problema mas como não tenho experiência no assunto, por favor dêem-me umas dicas acerca da afinação.
Cumprimentos

Firmino Costa

DaCosta
Posts: 17
Joined: Wed Jan 30, 2008 1:03 am
Location: Cinfães, Viseu

Re: A pintura fica com granulado, afinar aerógrafo?

Post by DaCosta » Mon Mar 10, 2008 10:23 am

Ninguém diz nada!!!
Cumprimentos

Firmino Costa

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: A pintura fica com granulado, afinar aerógrafo?

Post by art » Mon Mar 10, 2008 11:50 am

A agulha não tem um afinador na parte posterior?
Tem de se gastar um pouco de tinta e diluente em diferentes afinações, até se encontrar a que sirva.
Não se consegue "resolver" um problema desses, escrevendo, é impossível. Só mesmo tentando...

Art

Post Reply