Duvida de sequencia!!
Duvida de sequencia!!
BOAS!!!Sou novo por aqui. Ja quando era mais novo andava nisto mas nos avioes!!agora virei para os carros. Comprei o meu primeiro modelo neste fim de semana! Um fantastico r5 turbo!!Aproveitei e foi logo tambem tintas acrilicas tamia e ts 13!!
Agora a minha duvida:
Eu ja lixei a carroçaria toda, e ja ta a lavar no alguidar com sabao, antes de ir para cama fica a secar e amanha ja começo.Mas ai nascem as duvidas.eu nao lhe dei nem vou dar de primario, vou pintar varias camadas, a carcaça é branca(vou pintar como o de rally) como faço?primeiro colo e depois pinto?ou primeiro pinto e depois colo?basta isso?obrigado desde já
Agora a minha duvida:
Eu ja lixei a carroçaria toda, e ja ta a lavar no alguidar com sabao, antes de ir para cama fica a secar e amanha ja começo.Mas ai nascem as duvidas.eu nao lhe dei nem vou dar de primario, vou pintar varias camadas, a carcaça é branca(vou pintar como o de rally) como faço?primeiro colo e depois pinto?ou primeiro pinto e depois colo?basta isso?obrigado desde já
Bem, para já, muito bem vindo, _NOS_. Peço-te que passes no tópico das apresentações e deixes lá o teu contributo com o nome, idade e localização, e tudo o mais que querias deixar
Quanto às tuas dúvidas, devo dizer que começas bem! Lavar a carroceria é um óptimo procedimento! Já agora, qual é o modelo que compraste? Falaste em branco, e que vais pintar como o de rally.....eheheh
Seguinte: colas o quê e pintas o quê? Assim estamos um pouco à nora para te podermos responder! Mesmo assim, a "regra" geral é colar as peças que são da mesma cor e só depois pintar. As de cor diferente, primeiro pinto, depois colo...
Um abraço,
Pedro.
Quanto às tuas dúvidas, devo dizer que começas bem! Lavar a carroceria é um óptimo procedimento! Já agora, qual é o modelo que compraste? Falaste em branco, e que vais pintar como o de rally.....eheheh
Seguinte: colas o quê e pintas o quê? Assim estamos um pouco à nora para te podermos responder! Mesmo assim, a "regra" geral é colar as peças que são da mesma cor e só depois pintar. As de cor diferente, primeiro pinto, depois colo...
Um abraço,
Pedro.
- Patrick Bateman
- Posts: 1157
- Joined: Fri Feb 13, 2004 7:02 pm
- Location: Linda-a-Velha
Oi NoS
acho q eu teu nick calha memso bem, és muito speedado!
vamos com calma. como petter disse, lavar as peças é bom. mas há q ver o seguinte: se sao peças que é suposto formarem um único componente (como o depósito de gasolina de uma moto, p. ex) deves ensaiar os encaixes, para n haver surpresas, depois colar, dar betume (putty) nas uniões, e depois lixar. entre cada passo destes, eu deixo passar 24 horas. depois lavas a peça, secas, dás primário, + 24 horas e nova lavagem, secagem e e agora sim, tinta para cima dele!!!!!!
se estiveres a falar de duas peças distintas, então tratas e pintas as peças separadamente e depois colas no fim.
claro q há modelistas q usam outras técnicas. a minha é esta e tem funcionado (até agora)
confuso? n desesperes. aqui no fórum podes ver sequências execelentes destes processos nos Modelos em progresso.
qq dúvida mais, manda brasa
cumps
patrick bateman
acho q eu teu nick calha memso bem, és muito speedado!
vamos com calma. como petter disse, lavar as peças é bom. mas há q ver o seguinte: se sao peças que é suposto formarem um único componente (como o depósito de gasolina de uma moto, p. ex) deves ensaiar os encaixes, para n haver surpresas, depois colar, dar betume (putty) nas uniões, e depois lixar. entre cada passo destes, eu deixo passar 24 horas. depois lavas a peça, secas, dás primário, + 24 horas e nova lavagem, secagem e e agora sim, tinta para cima dele!!!!!!
se estiveres a falar de duas peças distintas, então tratas e pintas as peças separadamente e depois colas no fim.
claro q há modelistas q usam outras técnicas. a minha é esta e tem funcionado (até agora)
confuso? n desesperes. aqui no fórum podes ver sequências execelentes destes processos nos Modelos em progresso.
qq dúvida mais, manda brasa
cumps
patrick bateman
Bem, pra começar, se te assustas com o que gastaste....prepara-te pa morreres do coração com o preço de algumas coisas....
Em relação aos preços que pedes, estes foram os que eu paguei:
Putty (basic type): € 5,60
Compound: € 2,64
Cera ModellingWax €13,60
Mas consegues muito melhores preços no http://www.mediamixhobby.com.sg...
Em relação aos preços que pedes, estes foram os que eu paguei:
Putty (basic type): € 5,60
Compound: € 2,64
Cera ModellingWax €13,60
Mas consegues muito melhores preços no http://www.mediamixhobby.com.sg...
assim muito resumidamente, qual a diferença da cera para o compound?para k serve um e o outro??
Outra coisa, quando tive na loja perguntei ao homem como era com o primario, ele disse k nao presizava pk ia pintar com branco e amarelo, e a carcaça vêm em branco, so presizava se fosse pintar em cores mais fortes, em k fikamos afinal , leva primario ou pinto logo depois de lixada e do banho?? Para k serve o primario??(desculpem serem tantas perguntas, mas é o primeiro carrinho)
Outra coisa, quando tive na loja perguntei ao homem como era com o primario, ele disse k nao presizava pk ia pintar com branco e amarelo, e a carcaça vêm em branco, so presizava se fosse pintar em cores mais fortes, em k fikamos afinal , leva primario ou pinto logo depois de lixada e do banho?? Para k serve o primario??(desculpem serem tantas perguntas, mas é o primeiro carrinho)
Esses dois produtos são basicamente a mesma coisa: lixa líquida. Só que o compound é muito mais grosso (imagina lixa 100), enquanto a cêra é superfino (imagina lixa 1000). O compound serve para polir a tinta, enquanto que a cera serve para trazer aquele brilho especial..
Quanto ao primário, a situação é um pouco complicada. Há muita gente que não usa primário e tem resultados magníficos. Eu uso sempre, que é para criar uma base onde a tinta possa agarrar, além de que pode, eventualmente, proteger a carroçaria de tintas mais nefastas, como as celulosas.
Outra coisa...esse homem da loja também constrói, ou só dá dicas?
Quanto ao primário, a situação é um pouco complicada. Há muita gente que não usa primário e tem resultados magníficos. Eu uso sempre, que é para criar uma base onde a tinta possa agarrar, além de que pode, eventualmente, proteger a carroçaria de tintas mais nefastas, como as celulosas.
Outra coisa...esse homem da loja também constrói, ou só dá dicas?
Bem, acho que os meus colegas já fizeram um excelente trabalho a explicar as varias duvidas que levantaste. Eu é assim, mais de metade (bem mais) dos modelos que montei não utilizei primário pois nem sabia que existia, e eles nem estão maus.
Só que o primário tem uma serie de vantagens mesmo para carros brancos a serem pintados de branco. Primeiro é uma excelente base para a tinta agarrar. Segundo permite não só tapar os efeitos da lixa na carroçaria como detectar falhas que necessitam depois de ser tapadas. Quanto ao resto é tudo uma questão de opção.
Só que o primário tem uma serie de vantagens mesmo para carros brancos a serem pintados de branco. Primeiro é uma excelente base para a tinta agarrar. Segundo permite não só tapar os efeitos da lixa na carroçaria como detectar falhas que necessitam depois de ser tapadas. Quanto ao resto é tudo uma questão de opção.
- Patrick Bateman
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- Joined: Fri Feb 13, 2004 7:02 pm
- Location: Linda-a-Velha
dear all
este tópico está ficar engraçado!
Petter : "Outra coisa...esse homem da loja também constrói, ou só dá dicas?" acho q aqui estiveste bem!!
como o Akira disse, aqui há 20 anos ninguém dava primário, mas agora ninguém dispensa.
NOS: resumindo e baralhando, afinal de contas qual é a tinta q vais usar para a carroceria? é q tu dizes ter comprado tintas acrílicas (n dizes quais) e ts13, q é um verniz sintético. desde já te aconselho a n fazeres essa combinação!
o melhor é esclareceres a malta sobre as tintas q vais usar, para se chegar a uma solução.
abraço
Patrick
este tópico está ficar engraçado!
Petter : "Outra coisa...esse homem da loja também constrói, ou só dá dicas?" acho q aqui estiveste bem!!
como o Akira disse, aqui há 20 anos ninguém dava primário, mas agora ninguém dispensa.
NOS: resumindo e baralhando, afinal de contas qual é a tinta q vais usar para a carroceria? é q tu dizes ter comprado tintas acrílicas (n dizes quais) e ts13, q é um verniz sintético. desde já te aconselho a n fazeres essa combinação!
o melhor é esclareceres a malta sobre as tintas q vais usar, para se chegar a uma solução.
abraço
Patrick