Duvida de sequencia!!

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
_NOS_
Posts: 100
Joined: Mon Jun 28, 2004 8:25 pm

Duvida de sequencia!!

Post by _NOS_ » Mon Jun 28, 2004 8:31 pm

BOAS!!!Sou novo por aqui. Ja quando era mais novo andava nisto mas nos avioes!!agora virei para os carros. Comprei o meu primeiro modelo neste fim de semana! Um fantastico r5 turbo!!Aproveitei e foi logo tambem tintas acrilicas tamia e ts 13!!
Agora a minha duvida:
Eu ja lixei a carroçaria toda, e ja ta a lavar no alguidar com sabao, antes de ir para cama fica a secar e amanha ja começo.Mas ai nascem as duvidas.eu nao lhe dei nem vou dar de primario, vou pintar varias camadas, a carcaça é branca(vou pintar como o de rally) como faço?primeiro colo e depois pinto?ou primeiro pinto e depois colo?basta isso?obrigado desde já

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Mon Jun 28, 2004 9:04 pm

Bem, para já, muito bem vindo, _NOS_. :D Peço-te que passes no tópico das apresentações e deixes lá o teu contributo com o nome, idade e localização, e tudo o mais que querias deixar :D

Quanto às tuas dúvidas, devo dizer que começas bem! Lavar a carroceria é um óptimo procedimento! Já agora, qual é o modelo que compraste? Falaste em branco, e que vais pintar como o de rally.....eheheh
Seguinte: colas o quê e pintas o quê? Assim estamos um pouco à nora para te podermos responder! Mesmo assim, a "regra" geral é colar as peças que são da mesma cor e só depois pintar. As de cor diferente, primeiro pinto, depois colo...

Um abraço,
Pedro.

_NOS_
Posts: 100
Joined: Mon Jun 28, 2004 8:25 pm

Post by _NOS_ » Mon Jun 28, 2004 9:47 pm

sim!o plastico da carcaça é branco, e eu vou pintar de branco e amarelo!!
O modelo é o da heller!a carroçaria ta ponta a pintar amanha?? tendo ficado hoje a noite toda a secar do banho??

User avatar
Patrick Bateman
Posts: 1157
Joined: Fri Feb 13, 2004 7:02 pm
Location: Linda-a-Velha

Post by Patrick Bateman » Mon Jun 28, 2004 11:03 pm

Oi NoS
acho q eu teu nick calha memso bem, és muito speedado!
vamos com calma. como petter disse, lavar as peças é bom. mas há q ver o seguinte: se sao peças que é suposto formarem um único componente (como o depósito de gasolina de uma moto, p. ex) deves ensaiar os encaixes, para n haver surpresas, depois colar, dar betume (putty) nas uniões, e depois lixar. entre cada passo destes, eu deixo passar 24 horas. depois lavas a peça, secas, dás primário, + 24 horas e nova lavagem, secagem e e agora sim, tinta para cima dele!!!!!!
se estiveres a falar de duas peças distintas, então tratas e pintas as peças separadamente e depois colas no fim.
claro q há modelistas q usam outras técnicas. a minha é esta e tem funcionado (até agora)
confuso? n desesperes. aqui no fórum podes ver sequências execelentes destes processos nos Modelos em progresso.
qq dúvida mais, manda brasa
cumps
patrick bateman
Image

Nekima
Posts: 13
Joined: Wed May 19, 2004 9:57 am

Post by Nekima » Tue Jun 29, 2004 10:09 am

Patrick falas de betume (putty) já agora para q serve e onde posso arranjar isso? O nome é mesmo esse?
Nekima STi

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Tue Jun 29, 2004 10:29 am

Esse betume (putty) serve para tapar irregularidades, buracos, encher fallhas! :wink:

Encontras com muita facilidade em qualquer loja de modelismo, existe de diversas marcas ( Revell, Tamiya, Humbrol, etc... ) :D

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Post by lucas » Tue Jun 29, 2004 11:30 am

e deves aplicar um primário, de seguida branco e no final o amarelo.
respeitando os tempos de secagem.
pelo q me parece deves também ter um pouco de CALMA, pois a pressa é inimiga da perfeição.
O r5 é 1/24?

_NOS_
Posts: 100
Joined: Mon Jun 28, 2004 8:25 pm

Post by _NOS_ » Tue Jun 29, 2004 12:01 pm

Sim o r5 é 1/24. Eu logo a noite meto aki fotos do bixo!
O primario é mesmo obrigatorio??É que ja gastei tanto dinheiro kom isto k até me assusto!
Já agora podem-me dizer o preço +- do compound do putty e da cera modeling wax!
Obrigado

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Tue Jun 29, 2004 12:16 pm

Bem, pra começar, se te assustas com o que gastaste....prepara-te pa morreres do coração com o preço de algumas coisas....:D
Em relação aos preços que pedes, estes foram os que eu paguei:
Putty (basic type): € 5,60
Compound: € 2,64
Cera ModellingWax €13,60

Mas consegues muito melhores preços no http://www.mediamixhobby.com.sg...

_NOS_
Posts: 100
Joined: Mon Jun 28, 2004 8:25 pm

Post by _NOS_ » Tue Jun 29, 2004 5:33 pm

assim muito resumidamente, qual a diferença da cera para o compound?para k serve um e o outro??
Outra coisa, quando tive na loja perguntei ao homem como era com o primario, ele disse k nao presizava pk ia pintar com branco e amarelo, e a carcaça vêm em branco, so presizava se fosse pintar em cores mais fortes, em k fikamos afinal , leva primario ou pinto logo depois de lixada e do banho?? Para k serve o primario??(desculpem serem tantas perguntas, mas é o primeiro carrinho)

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Tue Jun 29, 2004 6:31 pm

Esses dois produtos são basicamente a mesma coisa: lixa líquida. Só que o compound é muito mais grosso (imagina lixa 100), enquanto a cêra é superfino (imagina lixa 1000). O compound serve para polir a tinta, enquanto que a cera serve para trazer aquele brilho especial..

Quanto ao primário, a situação é um pouco complicada. Há muita gente que não usa primário e tem resultados magníficos. Eu uso sempre, que é para criar uma base onde a tinta possa agarrar, além de que pode, eventualmente, proteger a carroçaria de tintas mais nefastas, como as celulosas.
Outra coisa...esse homem da loja também constrói, ou só dá dicas? :D

_NOS_
Posts: 100
Joined: Mon Jun 28, 2004 8:25 pm

Post by _NOS_ » Tue Jun 29, 2004 6:58 pm

Ele tambem monta carros e avioes. E ficam muito bacanos, alguns ele vende la na loja! A tinta com k vou pintar é a tamiya acrilica.Resumindo nao presizo de primario é isso?
Obrigado pelas respostas pettercardoso

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Tue Jun 29, 2004 7:01 pm

"Precisar" é uma palavra muito forte. É claro que não "precisas", mas eu aconselho-te a usar.

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Tue Jun 29, 2004 9:13 pm

Bem, acho que os meus colegas já fizeram um excelente trabalho a explicar as varias duvidas que levantaste. Eu é assim, mais de metade (bem mais) dos modelos que montei não utilizei primário pois nem sabia que existia, e eles nem estão maus.
Só que o primário tem uma serie de vantagens mesmo para carros brancos a serem pintados de branco. Primeiro é uma excelente base para a tinta agarrar. Segundo permite não só tapar os efeitos da lixa na carroçaria como detectar falhas que necessitam depois de ser tapadas. Quanto ao resto é tudo uma questão de opção. ;)
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
Patrick Bateman
Posts: 1157
Joined: Fri Feb 13, 2004 7:02 pm
Location: Linda-a-Velha

Post by Patrick Bateman » Tue Jun 29, 2004 9:39 pm

dear all
este tópico está ficar engraçado!
Petter : "Outra coisa...esse homem da loja também constrói, ou só dá dicas?" acho q aqui estiveste bem!!
como o Akira disse, aqui há 20 anos ninguém dava primário, mas agora ninguém dispensa.
NOS: resumindo e baralhando, afinal de contas qual é a tinta q vais usar para a carroceria? é q tu dizes ter comprado tintas acrílicas (n dizes quais) e ts13, q é um verniz sintético. desde já te aconselho a n fazeres essa combinação!
o melhor é esclareceres a malta sobre as tintas q vais usar, para se chegar a uma solução.
abraço
Patrick
Image

Post Reply