Pronto-Cera acrílica para cerâmica(novas fotos)

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
FSousa
Pronto-Cera acrílica para cerâmica(novas fotos)

Post by FSousa » Wed Nov 19, 2008 8:01 am

Viva grandes mestres do modelismo :mrgreen: .
Hoje chegou-me (via Maria, do hipermercado) uma embalagem de "Pronto" que fui logo "obrigado" a experimentar na tejoleira e azulejos, mas isso é outra "estoria"... :doubt:
Embora tenha experimentado numas miniaturas "velhas" e cheias de pó "fiquei em pulgas" porque o resultado é excepcional.
Ficaram como novas, :badgrin: acrescento que apliquei com um pano macio, por toda a miniatura,vidros incluídos.
Enquanto húmido fica um pouco pegajoso, mas depois de secar forma uma película "agradável à vista".
No entanto e antes de "aprovar" o produto gostaria que me dessem mais umas dicas:
1-Aplicam na carroçaria por imersão ou pode ser com um pano humido?
2-Podemos dar verniz acrilico da Motip depois de aplicado ?
3-Se aplicar por cima dos decalques, sobre brancos, acetatos ou faróis não terá tendência para "amarelecer" com o passar do tempo?

Em jeito de complemento coloco aqui umas fotos:
Esta é a embalagem.
Pronto-frente.JPG
Pronto-frente.JPG (38.79KiB)Viewed 8301 times
Pronto-verso.JPG
Pronto-verso.JPG (71.13KiB)Viewed 8300 times
Agora um pequeno teste numa miniatura antiga antes de aplicar o Pronto com um pano humido:
Antes do  Pronto1.JPG
Antes do Pronto1.JPG (33.32KiB)Viewed 8298 times
Antes do Pronto2.JPG
Antes do Pronto2.JPG (43.96KiB)Viewed 8296 times
Agora depois de secar, inflizmente o amarelado dos decalques não saiu :(
Depois do  Pronto1.JPG
Depois do Pronto1.JPG (34.49KiB)Viewed 8296 times
Depois do Pronto2.JPG
Depois do Pronto2.JPG (38.76KiB)Viewed 8292 times
Agora um exemplo numa miniatura de cor, no Nº 184 apliquei o Pronto, o outro não.
Range Rover 2.JPG
Range Rover 2.JPG (55.13KiB)Viewed 8292 times
Gostaria de vos mostrar um líquido do tipo "Polish" para automóveis que tenho usado mas que é necessário chegar com um pano humido, deixar secar e depois polir com um pano seco.
Polishe.JPG
Polishe.JPG (34.98KiB)Viewed 8290 times
Este produto é bastante bom em cores vivas como o vermelho, não ataca os decalques (pelo menos até agora) e também se pode aplicar em vidros, pena é ser um pouco "carote", costou €18.00

Se poderem esclarecer-me agradecia, é que pelo que vi, "adeus massas de polir" :badgrin:

Já agora,, descobri isto acerca do "Future", vão aqui: http://www.webkits.com.br/news/template ... &zoneid=30
Um GRANDE OBRIGADO pela dica =D>
FSousa.
Last edited by FSousa on Wed Nov 19, 2008 6:56 pm, edited 3 times in total.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

Adolfo

Re: Pronto-Cera acrílica para cerâmica

Post by Adolfo » Wed Nov 19, 2008 10:26 am

Eu tambem vou experimentar isso no toyota wrc, vou aplicar somente na carroçaria, sem os vidros, mas pelo que andei a "pesquisar" o Pronto serve de verniz no que toca á protecção do kit e tambem dá um pouco de brilho ao mesmo, já sei que á modelistas que mergulham peças pequenas no pronto e em peças grandes á quem aplique com panos ou pinçeis... eu no toyota vou tentar aplicar com um pano "de limpar os óculos" mas jantes e outras peças vão ser mergulhadas, depois no final seja o que deus quiser :)
Um abraço
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

borntobedevil

Post by borntobedevil » Wed Nov 19, 2008 11:34 am

Fernando primeiro deves um almoço :D
Segundo só te dou algumas dicas quando acabares de passar o Pronto pela casa toda!!!!! :badgrin: :badgrin: :badgrin:
1- Ainda só experimentei mergulhar umas jantes e dar com pincel em cima duns decalques nas mesmas.
2- Verniz se for acrílico não deve dar problemas, sublinho "não deve", mas devias aplicar ao contrario penso eu, primeiro o verniz e depois a cera, ou por outra se a cera funcionar bem para que queres o verniz? :D
3- Ainda não passou tempo suficiente para saber se amarelam ou não! :badgrin: :badgrin: Mas penso que não.

Fora as tuas questões, tudo que puderes ler em sites de modelismo sobre "Future" ou "Clair" aproveita porque são a mesma coisa, só mudam os nomes de comercialização nos diversos paises, cá pelo burgo já vários modelistas usam Future que traziam do estrangeiro, mandavam vir de amigos ou compravam cá a lojas de modelismo que descpbriram a galinha dos ovos de ouro e que compravam elas lá fora dividiam em frasquinhos e ainda vendiam mais caros os frasquinhos do que lhe custou o Future! :doubt:

Um abraço

Devil

P.S. Não te esqueças do jantar e de acabar de passar o Pronto na casa! :twisted:
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

valdispert

Post by valdispert » Wed Nov 19, 2008 12:46 pm

Já exprimentei Pronto, Jontec, Future e Klir e produzem resultados semelhante. Klir e Future aplicam-se melhor pincel e aerógrafo, e também dão mais brilho. Funcionam muito melhor do que Jontec e Pronto por imersão. Jontec e Pronto convém diluir para aerógrafo. Não vale a pena mandar vir de fora nem pagar mais, o que a gente encontra cá chega bem :)

borntobedevil

Post by borntobedevil » Wed Nov 19, 2008 12:53 pm

Valdi eu só experimentei o Pronto, e tens razão é Klir e não Clair :D

Mas do que vi do Pronto gostei bastante, um promenor, experimentei o para cerámica, pois penso que há outri para madeira!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76

valdispert

Post by valdispert » Wed Nov 19, 2008 2:00 pm

O Klir é um bocadinho mais baço e não cheira a maçã como o Future, de resto acho que é igual. As alternativas tuga é que são um bocadinho diferentes mas o resultado acaba por ser semelhante.
Eu passo verniz de base celulósica sobre a cera, como camada final, e só tive problemas quando não a deixei curar bem (fica estalada). Deixar secar de um dia para o outro é pouco, mais vale jogar pelo seguro.

Caracol_kitado

Post by Caracol_kitado » Wed Nov 19, 2008 3:12 pm

Eu experimentei o pronto para selar o allclad chrome e o resultado foi excelente. Apliquei a aerografo e nem sequer diluí. Depois dei uma camada de verniz da gunze (acrílico) e não reagiu. Como tal está aprovado.
ImageImage

pikuinhas08

Post by pikuinhas08 » Wed Nov 19, 2008 3:26 pm

mete la mas é ai uma foto do produto...

pa ver se é aquilo que a mulher compra ca para casa...

saudações
Image

Na Bancada:

M-923 A1 BigFoot Sucateiro...
EM HIBERNAÇÃO:
Mercedes SL500 Street Racer
Ford Panel Truck Delivery Van

R. Vieira

Re: Pronto-Cera acrílica para cerâmica(novas fotos)

Post by R. Vieira » Wed Nov 19, 2008 8:39 pm

Boas!

Desculpem a ignorância, estas ceras também funcionam bem com tintas acrilicas e sprays acrílicos porque é nestes que noto maior perda de brilho? Se não funcionarem será que o spray brilhante da Tamiya é a melhor solução?

Saudações modelisticas

borntobedevil

Post by borntobedevil » Wed Nov 19, 2008 10:04 pm

Pikuinhas o Fernando já te presenteou com as fotos, agora não digas à Maria que é para o modelismo!!!! :twisted:

Vieira funciona muito bem com tintas acrílicas, já que é com que eu pinto :D

Devil

Adolfo

Post by Adolfo » Thu Nov 20, 2008 10:19 am

Eheheheh isto de um gajo andar a mexer nos produtos de limpeza da casa, um dia dá molho :)
Bem resolvi experimentar este produto (comprado no AKI) num kit antigo, o meu primeiro wrc, já conta com uns bons anos logo tem decalques amarelhos e aprópria pintura baça, ou antes... tinha pois a cera realmente fez milagres, o decalques estão na mesma amarelos mas o resto do kit ficou muito bom, agora só com mais uns anos é que posso comprovar se proteje todo o carro ou não, apliquei com pincel e depois passei com um pano de limpar os oculos :), gostei do resultado e por isso o Lancia 037 e o toyota vão ao banho :)
Um abraço
Adolfo
Attachments
cera.jpg
resultado depois de aplicada a cera
cera.jpg (148.16KiB)Viewed 8206 times

borntobedevil

Post by borntobedevil » Thu Nov 20, 2008 12:04 pm

Adolfo vais começar a limpar a casa... vais... vais :twisted:

Devil

pikuinhas08

Post by pikuinhas08 » Thu Nov 20, 2008 3:49 pm

mas todos esses são de um liquido transparente certo???

é que só tenho encontrado uns ou vermelhos ou de uma cor assim a atirar para o leitoso...

saudações
Image

Na Bancada:

M-923 A1 BigFoot Sucateiro...
EM HIBERNAÇÃO:
Mercedes SL500 Street Racer
Ford Panel Truck Delivery Van

borntobedevil

Post by borntobedevil » Thu Nov 20, 2008 3:54 pm

Pikuinhas o Pronto é um líquido leitoso a atirar para o amarelado, mas depois de seco é transparente. Alias o verniz acrílico Microscale Gloss també é assim :D

Devil

Adolfo

Post by Adolfo » Thu Nov 20, 2008 3:56 pm

pikuinhas08 wrote:mas todos esses são de um liquido transparente certo???

é que só tenho encontrado uns ou vermelhos ou de uma cor assim a atirar para o leitoso...

saudações
Este que eu utilizei é "leitoso" ao aplicar com pincel, algumas zonas ficam com um tom branco,
por exemplo os vidros, mas depois de "puxar o lustro" ficam com brilho.

Post Reply