Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
-
- Posts: 371
- Joined: Thu May 11, 2006 10:37 am
- Location: Leiria
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Olá Caros Amigos,
Antes de mais um grande obrigado por todos os simpáticos elogios e pelo interesse demonstrado por este tópico.
Este fim de semana não foi muito produtivo, mas ainda assim avançou-se alguma coisa, nomeadamente no que toca a algo que despertou alguma curiosidade, a produção dos vidros.
O sistema que utilizo é similar ao que os fabricantes de kits em resina utilizam, a formação a quente, através de um sistema de vácuo, de folhas de Rodhoid (vulgo acetato)... sistema conhecido por termoformação.
A maquineta que o suporta foi construída por mim e não passa de um caixote de madeira, com uma placa intermédia no seu interior onde se encontra fixado um motor de aspirador, tudo fechado, vedado e coberto por uma estrutura onde se encontra inserida uma grelha metálica que, com o recurso a fita isoladora, vou adaptando às diversas dimensões dos moldes.
Para o aquecimento utilizo uma resistência de grelhador eléctrico e para suportar o Rodhoid uma moldura em metal, com uma contra-moldura em madeira e com um braço de manuseamento.
Aqui vos apresento sucintamente o sistema:
A Resistência:
A Moldura de Suporte:
A Termoformadora:
O Molde:
Com tudo isto, para as Peugeot em produção, obtêm-se os seguintes resultados:
Em bruto:
Cortado:
E pronto, do trabalho do fim de semana, tirando isto, ficaram ainda colocados mais alguns decalques, pintada a base da Dangel Proto, algumas jantes e pintada a primeira cor da Dangel Esso Peugeot (sem foto, pois ainda não retirei as máscaras).
Por enquanto é o que há, updates will follow shortly.
Um abraço.
Ciclotron
Antes de mais um grande obrigado por todos os simpáticos elogios e pelo interesse demonstrado por este tópico.
Este fim de semana não foi muito produtivo, mas ainda assim avançou-se alguma coisa, nomeadamente no que toca a algo que despertou alguma curiosidade, a produção dos vidros.
O sistema que utilizo é similar ao que os fabricantes de kits em resina utilizam, a formação a quente, através de um sistema de vácuo, de folhas de Rodhoid (vulgo acetato)... sistema conhecido por termoformação.
A maquineta que o suporta foi construída por mim e não passa de um caixote de madeira, com uma placa intermédia no seu interior onde se encontra fixado um motor de aspirador, tudo fechado, vedado e coberto por uma estrutura onde se encontra inserida uma grelha metálica que, com o recurso a fita isoladora, vou adaptando às diversas dimensões dos moldes.
Para o aquecimento utilizo uma resistência de grelhador eléctrico e para suportar o Rodhoid uma moldura em metal, com uma contra-moldura em madeira e com um braço de manuseamento.
Aqui vos apresento sucintamente o sistema:
A Resistência:
A Moldura de Suporte:
A Termoformadora:
O Molde:
Com tudo isto, para as Peugeot em produção, obtêm-se os seguintes resultados:
Em bruto:
Cortado:
E pronto, do trabalho do fim de semana, tirando isto, ficaram ainda colocados mais alguns decalques, pintada a base da Dangel Proto, algumas jantes e pintada a primeira cor da Dangel Esso Peugeot (sem foto, pois ainda não retirei as máscaras).
Por enquanto é o que há, updates will follow shortly.
Um abraço.
Ciclotron
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Desculpe a minha ignorância: isso é "die-cast", não é?
Estes "tutorials" continuam a ser bastante instrutivos e informativos.
Como já tive oportunidade de constatar "in loquo", o aspecto final e a consistência dos "vidros" são rigorosamente o dos modelos comerciais, posso assegurar.
Boa malha!
Art
Estes "tutorials" continuam a ser bastante instrutivos e informativos.
Como já tive oportunidade de constatar "in loquo", o aspecto final e a consistência dos "vidros" são rigorosamente o dos modelos comerciais, posso assegurar.
Boa malha!
Art
Last edited by art on Mon Jun 02, 2008 5:44 pm, edited 1 time in total.
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Eh, eh. A ver as fotos até parece muito fácil, mas penso que requer (bastante) afinação, não?
Parabéns pelos progressos e pelo tutorial.
João
Parabéns pelos progressos e pelo tutorial.
João
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Mais uma vez, parabéns!!!
Abraço
nvl68
Abraço
nvl68
-
- Posts: 371
- Joined: Thu May 11, 2006 10:37 am
- Location: Leiria
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Olá Caros Amigos.
Caro Art, isto lá Cast é de certeza, Die é que não sei, porque com o trabalho que dá... nunca mais Die... if You know what i mean...
Agora a sério, muito obrigado pelos comentários e elogios.
Um grande abraço a todos.
Ciclotron
Caro Art, isto lá Cast é de certeza, Die é que não sei, porque com o trabalho que dá... nunca mais Die... if You know what i mean...
Agora a sério, muito obrigado pelos comentários e elogios.
Um grande abraço a todos.
Ciclotron
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Ciclotron ....gostei do teu trabalho , e acho que me vou aventurar logo que tenha o ferrari em resina adquirido ao marshall ( antes das ferias penso eu de que)
no entanto tb ja tratei com este mundo das madres e dos moldes a nivel cerâmico.
Duvida1 - A resina e endurecedor que tens é normal, ou seja pelo que me lembro ...na altura que fazia surf usava-se muito para remendar as pranchas, essa resina dá?
como fazes tu os moldes? crias a superficie de enchimento com o lego com que produto? lembro-me ser necessario nas madres ou modelo original , pelo menos no caso do gesso tinhas de fazer 1 boca de enchimento e passar o master muito bem com sabão industrial.
fazes o molde e depois....
help
no entanto tb ja tratei com este mundo das madres e dos moldes a nivel cerâmico.
Duvida1 - A resina e endurecedor que tens é normal, ou seja pelo que me lembro ...na altura que fazia surf usava-se muito para remendar as pranchas, essa resina dá?
como fazes tu os moldes? crias a superficie de enchimento com o lego com que produto? lembro-me ser necessario nas madres ou modelo original , pelo menos no caso do gesso tinhas de fazer 1 boca de enchimento e passar o master muito bem com sabão industrial.
fazes o molde e depois....
help
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
viewtopic.php?f=5&t=9303" onclick="window.open(this.href);return false;
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421" onclick="window.open(this.href);return false;
" So Many Idiots ... So Few Bullets"
viewtopic.php?f=5&t=9303" onclick="window.open(this.href);return false;
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421" onclick="window.open(this.href);return false;
" So Many Idiots ... So Few Bullets"
- fernando leal
- Posts: 29
- Joined: Tue Jun 03, 2008 3:33 pm
- Location: Amadora
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Depois de ver isto, no meu regresso ao mundo do modelismo, o melhor é desistir. (Não desisto)
Fantástico
Os meus parabéns
Fantástico
Os meus parabéns
Fernando
-
- Posts: 371
- Joined: Thu May 11, 2006 10:37 am
- Location: Leiria
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Olá Caros Amigos,
Segunda Feira é tempo de update.
Ainda faltava fazer o pára-choques com as respectivas palas de protecção para a Dangel Proto, mesmo procedimentos que para os restantes componentes, Master, Molde e Reprodução:
Os bancos estavam prontos para pintura e acabamento:
Portanto foi necessário pintá-los com o esquema de cores meio esquisito do Proto (optei por não fazer decalque para a marca dos cintos, porque é pouco habitual e visto de fora quase não se vai notar):
A bagagem e os capacetes foram concluídos:
E os interiores levaram também um avanço, com direito a colchão de campanha enrolado junto ao arco de segurança, ainda incompleto, Depósito de Gasolina e tudo.
O esquema de cores, também esquisito, é o real:
Sem bancos:
Com bancos:
Entretanto a Dangel Elle & Vire também levou mais um avanço na aplicação de decalques (pintura à faca):
A Esso Peugeot continua em fase de pintura, que, logo que acabada será mostrada.
Enfim foi o que se pode este fim de semana.
Obrigado pelos Vossos comentários.
Um abraço.
Ciclotron
Segunda Feira é tempo de update.
Ainda faltava fazer o pára-choques com as respectivas palas de protecção para a Dangel Proto, mesmo procedimentos que para os restantes componentes, Master, Molde e Reprodução:
Os bancos estavam prontos para pintura e acabamento:
Portanto foi necessário pintá-los com o esquema de cores meio esquisito do Proto (optei por não fazer decalque para a marca dos cintos, porque é pouco habitual e visto de fora quase não se vai notar):
A bagagem e os capacetes foram concluídos:
E os interiores levaram também um avanço, com direito a colchão de campanha enrolado junto ao arco de segurança, ainda incompleto, Depósito de Gasolina e tudo.
O esquema de cores, também esquisito, é o real:
Sem bancos:
Com bancos:
Entretanto a Dangel Elle & Vire também levou mais um avanço na aplicação de decalques (pintura à faca):
A Esso Peugeot continua em fase de pintura, que, logo que acabada será mostrada.
Enfim foi o que se pode este fim de semana.
Obrigado pelos Vossos comentários.
Um abraço.
Ciclotron
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
O "Dakar" para mim, é o último estádio antes de se chegar aos "tanques"
Não me motiva nada esta temática, mas em termos modelísticos isto está um trabalho do "catano".
Vamos mas é a acabar isso, "Xôr" Ciclotron, que a gente quer, a seguir, é carros de rali
Art
Não me motiva nada esta temática, mas em termos modelísticos isto está um trabalho do "catano".
Vamos mas é a acabar isso, "Xôr" Ciclotron, que a gente quer, a seguir, é carros de rali
Art
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
O que me agrada no Dakar, são os vários prótotipos e "invenções" que por lá correram. É um tema giro. Espero a longo prazo conseguir montar os grupo B que por lá passaram (não são muitos).
Quanto a este trabalho, está 5 estrelas, e o mais interessante é a forma como é apresentado, partilhando conhecimentos e explicando todos os passos. Parabéns
Quanto a este trabalho, está 5 estrelas, e o mais interessante é a forma como é apresentado, partilhando conhecimentos e explicando todos os passos. Parabéns
-
- Posts: 371
- Joined: Thu May 11, 2006 10:37 am
- Location: Leiria
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Olá Caros Amigos,
Depois do encontro no Sábado com dois grandes amigos animadores deste forum, que foi um enorme prazer e no qual se alinhavaram alguns projectos comuns bem interessantes, ainda deu tempo para fazer mais qualquer coisita nas Dangel, principalmente na colocação de decalques, uma vez que já se encontravam paradas há algumas semanas por falta de tempo.
Assim e só para actualizar o tópico, aqui ficam três fotos do trabalho:
Obrigado Art e Nvl68 por um excelente Sábado de troca de ideias modelísticas.
Um abraço.
ciclotron
Depois do encontro no Sábado com dois grandes amigos animadores deste forum, que foi um enorme prazer e no qual se alinhavaram alguns projectos comuns bem interessantes, ainda deu tempo para fazer mais qualquer coisita nas Dangel, principalmente na colocação de decalques, uma vez que já se encontravam paradas há algumas semanas por falta de tempo.
Assim e só para actualizar o tópico, aqui ficam três fotos do trabalho:
Obrigado Art e Nvl68 por um excelente Sábado de troca de ideias modelísticas.
Um abraço.
ciclotron
Last edited by prorallye43 on Mon Jul 07, 2008 11:42 am, edited 1 time in total.
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Eu é que agradeço a tarde bem passada na vossa companhia.
Abraço ao Ciclotron e ao Art
nvl68
Abraço ao Ciclotron e ao Art
nvl68
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Obrigado, CICLOTRON e NVL68 pelas largas horas bem dispostas...
.. e por me terem dado cabo do portátil, com as vossas "torradeiras" Windows
Nem sei o que fazer à minha vida, agora. Tudo o que tinha estava dentro desse portátil.
Só espero que não tenha sido o disco a estragar-se. Desde que consiga recuperar o que lá está dentro, o resto é lata.
Ainda não tinha 6 meses de uso
A minha parte do projecto vai ter de ficar em "stand-by", por isso. Todos os meus programas de vectorização estão lá dentro...
Mas aquele Sábado foi memorável!
Um abraço
Art
.. e por me terem dado cabo do portátil, com as vossas "torradeiras" Windows
Nem sei o que fazer à minha vida, agora. Tudo o que tinha estava dentro desse portátil.
Só espero que não tenha sido o disco a estragar-se. Desde que consiga recuperar o que lá está dentro, o resto é lata.
Ainda não tinha 6 meses de uso
A minha parte do projecto vai ter de ficar em "stand-by", por isso. Todos os meus programas de vectorização estão lá dentro...
Mas aquele Sábado foi memorável!
Um abraço
Art
- borntobedevil
- Posts: 4971
- Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
- Location: Chaves
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Oh Art não eras tu que tinhas um Mac que nunca te deu problemas?!!!!
Brincadeira
Devil
Brincadeira
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Era, nunca tinha dado problemas até o ligar a um certo disco formatado em Windows/DOS.borntobedevil wrote:Oh Art não eras tu que tinhas um Mac que nunca te deu problemas?!!!!
Brincadeira
Devil
Foi o disco completamente para o lixo. Com pouco mais de 5 meses de uso.
E nem pude dizer ao centro de assistência o porquê, pois tive medo de que não me fizessem a substituição no âmbito da garantia.
Acho que o ligar-me a "electrodomésticos" não faz parte do contrato
Agora estou a escrever de um portátil G4 com 6 anos, que nunca avariou o disco. E continua a bombar!
De notar que este nunca foi ligado a "torradeiras" Windows/Janelinhas.
Portanto o meu lema continua a ser: NO Windows and NO Gates
Art