Alfa Giulia Super - 1/24
Re: Alfa Giulia Super - 1/24
este rapaz tem que escavacar com o trabalho todo de um "pobre Sr./Sr.ª que montou isto" - já não há respeito por quem trabalha é o que é 
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista 
Andava eu à caça de imagens de referência, e reparei num pormenor curioso na zona da fixação dos faróis dianteiros. Segundo o manual de peças da Alfa, e que serve para os modelos Giulia Ti, Giulia Ti Super e Giulia Super, o aro de fixação dos faróis é completo.

No entanto, ainda não encontrei nenhuma fotos da carroçaria com esta característica. Encontrei vários com o aro aberto na zona central.

E agora? qual das duas versões estará correcta?
É que penso que esta zona especifica é visível ao lado do radiador!
Bem, já andava com saudades da "caça ao tesouro" eh, eh.
João

No entanto, ainda não encontrei nenhuma fotos da carroçaria com esta característica. Encontrei vários com o aro aberto na zona central.

E agora? qual das duas versões estará correcta?
Bem, já andava com saudades da "caça ao tesouro" eh, eh.
João
- borntobedevil
- Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm
O aro deve ser fechado, o iluminados dos reconstrutores é que dever cortar isso por acham que os engenheiros da Alfa estavam errados!!!!!
Com o aro completo deve atrapalhar os reconstrutores para montar qualquer coisa!!!!
Devil
Com o aro completo deve atrapalhar os reconstrutores para montar qualquer coisa!!!!
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
Hummm... não tenho tanta certeza assim. O Giulia Ti Super, tinha os faróis centrais removidos e substituídos por rede para melhor refrigerar e alimentar o motor. Segundo o que consegui perceber do catalogo de peças da Alfa, as carroçarias do Giulia Ti Super e a primeira serie do Giulia Super são similares. E alguns dos modelos que encontrei são restaurados por profissionais muito conceituados.borntobedevil Escreveu:O aro deve ser fechado, o iluminados dos reconstrutores é que dever cortar isso por acham que os engenheiros da Alfa estavam errados!!!!!
Com o aro completo deve atrapalhar os reconstrutores para montar qualquer coisa!!!!![]()
![]()
Devil
Mas por outro lado, para que fariam eles um aro cortado, se lá iria encaixar um farol? Se calhar, tinham muitas peças estampadas para os Giulia Ti e Ti Super, que acabaram por usar no Giulia Super. É que este ultimo modelo não estava previsto existir de inicio, mas devido à necessidade de aumentar a potência de forma fiável, usaram o motor do Giulia GTA (que sofreu um ligeiro downgrade a nível de potência e passou a usar apenas um vela por cilindro) e criaram uma super berlina sem grande aumento de preço, que foi um sucesso comercial assinalável. Pudera...!
Tenho que tirar isto a limpo, mas devo avançar para a versão integral, pois é mais fácil de cortar caso esteja errada.
Agora vazar aquilo tudo é que não sei bem como fazer.....
João
scirocco Escreveu:Este homem inventa cada coisa para evitar acabar os trabalhos
O que me vai impedir de continuar é que este "estado de graça" acaba daqui a 3 semanas !!!! Por isso, não vale a pena entrar em grandes trabalhos, pois o(s) modelo(s) vai(ão) sempre para a caixa outra vez
Mas até lá, sempre dá para fazer qq coisa.
João
- borntobedevil
Eu vou entrar em contacto com a sede para ver se arranjam uma maneira que tu não durmas, para teres tempo para o modelismo!!!!!
Oooooohhhh Zé, liga-me para a sede!!!!
Devil
Oooooohhhh Zé, liga-me para a sede!!!!
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
- borntobedevil
O meu acessor não me atende, deve estar a adinatr o Toyota!!!!
Liguei para a sede pessoalmente, arranjaram-me solução para o teu problema, dizem que és capaz de estar acordado durante semanas, se tomares um comprimidos azuis da Pfizer, a única coisa que eles têm muitas dúvidas se vais conseguir aproveitar esse tempo roubado ao sono, a fazer Alfas!!!!
Não percebi quais são os efeitos secundários para eles dizerem isso!!!!
Devil
Liguei para a sede pessoalmente, arranjaram-me solução para o teu problema, dizem que és capaz de estar acordado durante semanas, se tomares um comprimidos azuis da Pfizer, a única coisa que eles têm muitas dúvidas se vais conseguir aproveitar esse tempo roubado ao sono, a fazer Alfas!!!!
Não percebi quais são os efeitos secundários para eles dizerem isso!!!!
Devil
Agora, a fazer nos Alfas....borntobedevil Escreveu:a única coisa que eles têm muitas dúvidas se vais conseguir aproveitar esse tempo roubado ao sono, a fazer Alfas!!!!
João
Olá a todos.
Costuma-se dizer que "quem procura sempre encontra".
Junto com informação que recolhi para o futuro projecto "Spider Duetto/Fastback", vinham alguns manuais de peças relativos ao chassis 105 da Alfa, o mesmo que é usado nos Guilia Berlina e Sprint e seus derivado e Spider.
Observando a evolução das peças, deu para perceber que ambas as frentes anteriormente apresentadas estão correctas:
a primeira, com o aros de suporte dos faróis completos, foi utilizada nos Alfa Giulia Berlina até 1969.

As versões a apartir de 1969 (inclusive) apresentam os aros cortados na sua extremidade interior, possivelmente devido ao faróis estarem embutidos nas grelha plástica.

Assim, a como a versão que estou a fazer é a inicial (pré-1969), estes aros tem de ser inteiros...!
João
Costuma-se dizer que "quem procura sempre encontra".
Junto com informação que recolhi para o futuro projecto "Spider Duetto/Fastback", vinham alguns manuais de peças relativos ao chassis 105 da Alfa, o mesmo que é usado nos Guilia Berlina e Sprint e seus derivado e Spider.
Observando a evolução das peças, deu para perceber que ambas as frentes anteriormente apresentadas estão correctas:
a primeira, com o aros de suporte dos faróis completos, foi utilizada nos Alfa Giulia Berlina até 1969.

As versões a apartir de 1969 (inclusive) apresentam os aros cortados na sua extremidade interior, possivelmente devido ao faróis estarem embutidos nas grelha plástica.

Assim, a como a versão que estou a fazer é a inicial (pré-1969), estes aros tem de ser inteiros...!
João
- borntobedevil
Eu não sabia dessa história toda e disse logo que eram inteiros!!!!
Devil
Devil
Pois, se tivesses dito que tens os contactos que tens no Museu...!borntobedevil Escreveu:Eu não sabia dessa história toda e disse logo que eram inteiros!!!!![]()
João
Viva, tenho acompanhado ao "de leve" este trabalho, mas existem certas coisas que se vão aprendendo com os "erros" e acima de tudo evitar a tentação de querer fazer tudo de uma só vez.JMCARC1 Escreveu:Por isso é que preferi fazer com quem sabia e tinha alguns meios do que inventar em casa, e ainda "estragar" qq coisa.borntobedevil Escreveu:Estas-te a lamentar e já sabes mais que eu!!!!!!!!!!!![]()
As minhas primeiras experiências e as seguintes nunca tive esse equipamento todo à disposição!!!!!
No silicone não ficam grandes bolhas se utilizares só 5%, na resina é que é preciso muito mais cuidado.
A balança não é muito cara - 10/20€ - e é uma ajuda fantástica. Quanto à serra de fita, pensei em substituir pelo compressor do meu aerógrafo (sim, já usei uma vez para experimentar eh, eh) que é do tipo "borbulhador de aquários"
Como podes ver entretanto, a resina é que correu mal! O que está feito, foi habilidade do Miguel e não minha![]()
Pois... já sabes conduzir, podes ser piloto de F1borntobedevil Escreveu:Se já fizeste duas portas, também já fazes uma carroçaria!![]()
![]()
Agora a sério, penso que fazer o molde para uma peça como a que o FSousa colocou no tópico do Alfa 156 não é difícil, e até penso que já seria capaz. Agora fazer apenas a carroçaria oca é que já é areia demais para a minha camioneta!!!!
João
As resinas de poliester não são grande coisa para estes trabalhos, a vulgar resina de "fibra de vidro" é boa mas em conjunto com a malha que ajuda a endurecer, sem essa malha podemos usar-la no modelismo, mas devemos juntar pó de talco ou gesso devidamente bem misturado e mexido, ajuda a secar e a retirar a transparência e para dar a cor que pretendemos existem pigmentos para isso.
Quando uso essa resina (do Dinis dos Santos) transparente para faróis, tenho sempre o cuidado de deixar secar cerca de 48 Horas, depois lavo as peças em diluente da Tamya e deixo secar antes de usar, mas mesmo assim é muito quebradiça (existe um flexibilizador para a tornar mais maleável).
Para este tipo de trabalho será melhor a resina de poliuretano.
Em relação à mistura da borracha de Silicone, a chave de fenda não é um bom misturador
Para finalizar devo dizer que ao moldar uma peça existe sempre aquela situação em que a peça que tiramos em resina (seja fibra de vidro ou poliuretano) fica sempre (um pouco) mais pequena que a original, acho que será pela elasticidade da borracha e não pelo suposto erro da mistura de resina.
Digo isto porque esta situação não acontece com moles em metal...
Continuação de bom trabalho.
FSousa
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...
Olá FSousa,
Obrigado pelos teus conselhos. Anda a dar os primeiros passos, mas ainda não consegui completar verdadeiramente nada. Mas, pelo menos, já é um principio eh, eh.
Espero poder contar com a tua ajuda e conhecimentos, pois vão surgir muitas duvidas. Neste momento, em função das ideias e projectos que tenho em mente, vou necessitar de duplicar alguns conjunto como sejam o motor, a trnasmissão ou até mesmo o chassis. Claro que de momento é demasiado para os meus muito poucos conhecimentos, mas espero que este projecto seja um ponto de partida para conseguir fazer algo mais... e melhor!
É verdade que a versão com "micro-esferas" pareceu bastante melhor. Ainda não lhe toquei, mas parece que está a reagir melhor!
Estive para comprar resina de poliuretano, mas não consegui antes de vir de férias. Sem dúvida que vou experimentar em Setembro.
Tb me chamaram a atenção para o facto de a resina sobre contracções, que, em alguns casos, não são evitadas pela geometria dos moldes de silicone. Em especial nas zonas mais espessas! Nos moldes de metal, devido à sua rigidez inata, isso não pode suceder.
João
Obrigado pelos teus conselhos. Anda a dar os primeiros passos, mas ainda não consegui completar verdadeiramente nada. Mas, pelo menos, já é um principio eh, eh.
Espero poder contar com a tua ajuda e conhecimentos, pois vão surgir muitas duvidas. Neste momento, em função das ideias e projectos que tenho em mente, vou necessitar de duplicar alguns conjunto como sejam o motor, a trnasmissão ou até mesmo o chassis. Claro que de momento é demasiado para os meus muito poucos conhecimentos, mas espero que este projecto seja um ponto de partida para conseguir fazer algo mais... e melhor!
Eu usei esta resina pq era a única que havia disponível na altura. è usada para fazer protótipos de garrafas, e, à escala real, tem permitido fazer peças impresionantes. Mas à nossa escala, nunca me pareceu muito apropriada, seja pela textura ou por parecer muito quebradiça.FSousa Escreveu: As resinas de poliester não são grande coisa para estes trabalhos, a vulgar resina de "fibra de vidro" é boa mas em conjunto com a malha que ajuda a endurecer, sem essa malha podemos usar-la no modelismo, mas devemos juntar pó de talco ou gesso devidamente bem misturado e mexido, ajuda a secar e a retirar a transparência e para dar a cor que pretendemos existem pigmentos para isso.
É verdade que a versão com "micro-esferas" pareceu bastante melhor. Ainda não lhe toquei, mas parece que está a reagir melhor!
Hummm... ainda vou a tempo de experimentar! Obrigado pela dicaFSousa Escreveu:Quando uso essa resina (do Dinis dos Santos) transparente para faróis, tenho sempre o cuidado de deixar secar cerca de 48 Horas, depois lavo as peças em diluente da Tamya e deixo secar antes de usar, mas mesmo assim é muito quebradiça (existe um flexibilizador para a tornar mais maleável).
Para este tipo de trabalho será melhor a resina de poliuretano.
Estive para comprar resina de poliuretano, mas não consegui antes de vir de férias. Sem dúvida que vou experimentar em Setembro.
Eh, eh. A chave de fendas foi para a foto. Obrigado pela sugestão. O que é uma caixa de vácuo?FSousa Escreveu: Em relação à mistura da borracha de Silicone, a chave de fenda não é um bom misturador, qualquer berbequim ou máquina de furar adaptada com uma anilha recortada na sua circunferência e posteriormente dobrada com um alicate é perfeitamente "aparafusada" num parafuso (em contra fêmea) que vai servir de mexedor bem ao estilo de "varinha mágica", faz menos bolhas e mistura melhor. (ou então usar uma caixa de vácuo)
Para finalizar devo dizer que ao moldar uma peça existe sempre aquela situação em que a peça que tiramos em resina (seja fibra de vidro ou poliuretano) fica sempre (um pouco) mais pequena que a original, acho que será pela elasticidade da borracha e não pelo suposto erro da mistura de resina.
Digo isto porque esta situação não acontece com moles em metal...
Tb me chamaram a atenção para o facto de a resina sobre contracções, que, em alguns casos, não são evitadas pela geometria dos moldes de silicone. Em especial nas zonas mais espessas! Nos moldes de metal, devido à sua rigidez inata, isso não pode suceder.
João
- borntobedevil
João, agora é que estragaste tudo!!!!!!!!!!!!!
Eu não me esqueço que foi o FSousa que me pos a fazer peças em resina minimamente aceitaveis!!!!!!!!!!
Esse efeito em ti pode ser catastrófico!!!!!!!
Devil
Eu não me esqueço que foi o FSousa que me pos a fazer peças em resina minimamente aceitaveis!!!!!!!!!!
Esse efeito em ti pode ser catastrófico!!!!!!!
Devil