Alfa Romeo 156

Partilha aqui os teus dotes de modelista
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Re: Alfa Romeo 156

Mensagem por JMCARC1 »

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Estava a ver que te tinha de bater para voltares ao modo certo! :wink:

O modelo é para ir fazendo dentro das possibilidades. Ao contrário dos outros projectos que eram para serem feitos, este é para ir fazendo... pelo menos até ter mais tempo. No entanto é necessário "caçar" a forma correcta em "master" para o poder duplicar.

Em breve vou por aqui as fotos do "curso intensivo", uma vez que a experiência vai ser util para este projecto. Tb estou a ver se duplico o motor do Alfa Giulia e ir experimentando duplicação em resina. Em Fevereiro, com o fim previsto do mestrado, penso mudar de estratégia... desde que não tenha de pintar nada !!! (embora esteja a "cravar" o Pedro Costa para umas dicas de pintura eh, eh... sou um "chulo"!!!)

João
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

Mensagem por Adolfo »

borntobedevil Escreveu:Oh Longarinas, antes só achava que inventavas para não chegar à pintura.
Agora tenho a certeza!!!!!!! :twisted:

Com o curso rápido mas intensivo que tiraste, já tinhas o modelo feito de raiz e pintado!!!!! :twisted:

Devil

PS Este comentario foi única e exclusivamente dirigido ao JMCARC1
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Mensagem por borntobedevil »

JMCARC1 Escreveu::(embora esteja a "cravar" o Pedro Costa para umas dicas de pintura eh, eh... sou um "chulo"!!!)
Eu isso nunca te iria chamar!!!!!! Mas foste tu que disseste!!!!!!!!!!! :twisted: :twisted: :twisted:
A ti a única coisa que te posso chamar é "mau agoiro", pois em fim de semana de corridas não se pode estar contigo!!!!!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Mostra lá as fotos do curso para ver se aprendo mais qualquer coisinha!!!!!! 8)
Se não aprender eu pode ser que o FSousa aprenda!!!!! :twisted: :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

borntobedevil Escreveu:A ti a única coisa que te posso chamar é "mau agoiro", pois em fim de semana de corridas não se pode estar contigo!!!!!!! :twisted: :twisted: :twisted:
Eu tb pensei isso, mas este fim-de-semana não estive a ver a corrida ao pé de ninguem e foi o espectáculo que se viu! :roll:
borntobedevil Escreveu:Mostra lá as fotos do curso para ver se aprendo mais qualquer coisinha!!!!!! 8)
Se não aprender eu pode ser que o FSousa aprenda!!!!! :twisted: :twisted:
Ainda tenho que tirar a alguns pormenores para se perceber melhor os resultados, mas não devias estar assim tão desejoso... aquilo é mau para a tua reputação!!!
borntobedevil Escreveu:
JMCARC1 Escreveu::(embora esteja a "cravar" o Pedro Costa para umas dicas de pintura eh, eh... sou um "chulo"!!!)
Eu isso nunca te iria chamar!!!!!! Mas foste tu que disseste!!!!!!!!!!! :twisted: :twisted: :twisted:
Pois claro. Eu sei bem o que sou. Mas sou um "chulo" porreiro pois troco as pinturas pela resina. Ele ensina-me a pintar; eu inicio-o nas duplicações. Pena ele ser melhor na sua área que eu na minha... :mrgreen:

João
Adolfo

Mensagem por Adolfo »

Pelos trabalhos que eu conheço ao vivo de alguns membros deste fórum, como tu sabes, fostes escolher o melhor professor em termos de pintura, com os teus conhecimentos de "avacalhar" um modelo isso vai ser explosivo :mrgreen:
Adolfo
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Adolfo Escreveu:Pelos trabalhos que eu conheço ao vivo de alguns membros deste fórum, como tu sabes, fostes escolher o melhor professor em termos de pintura, com os teus conhecimentos de "avacalhar" um modelo isso vai ser explosivo :mrgreen:
Adolfo
Eh, eh... foi o que pensei. Mas tb já sabes que só lá para 2030... :wink:

João
borntobedevil

2030 se tudo correr pelo melhor! 8)

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Tal como tinha identificado anteriormente para o capot, tb o 3º volume estava um pouco curto demais. Não era muito - cerca de 1 mm :lol: - mas o suficiente para que a traseira perdesse expressão e parecesse "atarracada".

Numa primeira fase, pensei em forrar toda esta zona com evergreen, aproveitando para acertar alguns pormenores menos bem conseguidos.

Imagem

No entanto, esta técnica não só era complexa, como criava mais problemas. A outra hipótese era... cortar a traseira para acrescentar o material em falta! :wink:

Imagem

Imagem

Mas ao invés de cortar a direito, ou seja, na vertical, decidi criar um ângulo que permitisse a absorção da energia de torção da junta segundo duas direcções. Esta ideia deveu-se ao facto da espessura na zona inferior ser muito fina, da araldite demorar algum tempo a secar firmemente (cerca de 12h) e de facilitar o acrescento e remate da zona a corrigir.

Imagem

Em seguida colei um pedaço de evergreen de 2mm (a espessura em falta mais a espessura do corte) e atei o conjunto com linha para garantir um aperto firme. Nas duas zonas a aplicar cola foram feitos rasgos com o X-acto para aumentar a rugosidade (como descrito anteriormente).

Imagem

Imagem

Imagem

Após o período de secagem, a placa de evergreen foi rematada, e passei à colagem da zona traseira, peça que, curiosamente, pesa tanto como toda a zona frontal, em virtude da zona traseira do para-choques ser maciça! Segui o mesmo principio que para a colagem longitudinal, usando as mesmas estratégias.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O evergreen das cavas das rodas, devido à diminuta de colagem acabou por saltar, pelo que foi preenchido por araldite, que após secar, funciona como resina e permite obter uma junta firme, rija e trabalhável. Para garantir que estas zonas laterais ficavam estáveis durante a secagem, usei linha de costura, mais fácil de apertar e sem obrigar a movimentos tão violentos na manipulação das peças.

Imagem

No final, pelo menos de traseira, o modelo parece mais proporcionado. Pelo menos, esta zona tb já pode ser usada como referencial para as restantes zonas...!

João
borntobedevil

Tres coisas:
- Continuas por todos os meios a arranjar desculpa para não acabares essa carroçaria! 8)
- Podias montar um "rápido", pois os pontos estão muito bem dados!
- Não te aconselho a alta costura, pois essa profissão em homens traz uns vícios mais esquisitos que o da cola!!!!! :twisted: :twisted:

Pelos vistos o Pedro vai ter muito que esperar para fazer resinas!!! :twisted: :twisted:

Devil
Adolfo

Mensagem por Adolfo »

Tu se tivesses uma oficina e um carro a 1:1 para mexer eras um perigo :mrgreen:
Realmente a tua força de vontade e animo para estas trasformações todas saõ de louvar, fazes yoga para teres essa pachora toda?
Continua assim nós aprendemos mais um bocado, eu cada vez que vejo as rodas do meu kit da Honda penso no teu Alfa mas depois volto a meter as rodas na caixa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Adolfo
FSousa
Registado: segunda set 29, 2008 2:58 pm

Mensagem por FSousa »

Quem corta, cola e volta a cortar, ou não tem nada que fazer ou...
Anda-nos a empatar... :badgrin:
Será que nunca vai chegar a pintar ? :D
Já agora, acho que o capô do motor está "comprido" de mais... É melhor cortar. :mrgreen:
Estou muito " :shock:" com o que vai sair daqui. :doubt:
Vou seguindo... força ai com a serrinha. :D
FSousa
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...
alvarol
Registado: quinta jan 24, 2008 9:42 pm

Mensagem por alvarol »

Então João? por favor não "desligues a tomada" outra vez! gostava de poder vêr a continuação desta verdadeira aventura!...com um chapéu e um chicote, eras o "Indiana Jones" do modelismo nacional! :D ... Sempre à procura de novas fronteiras! isto é mais adictivo do que o "morangos com açucar! e já fui aprendendo umas coisas com as tuas experiências, por favor, dá-me mais uns episódios! ok? 8)

Quase que adivinho a tua relação com o modelismo, procuras algo que não está lá! e como não está, fazes-te ao desafio, e o que não estava, passou a estar! (parece a conversa de um maluco, mas espero que me tenham percebido! :D )

Continuo a admirar a tua coragem e a facilidade com que dissecas um modelo, e penso que não estarei longe da verdade quando penso que de toda essa perseverança e "experimentação" um dia teremos um novo fabricante artesanal no mercado modelístico!...engano-me? nã!...bem sei que gostavas! e que muíto modelismo vai nessa "Alma"...(pontinhos)
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
Marcio Horácio

Mensagem por Marcio Horácio »

Sem qualquer desprimor para o modelista, bem pelo contrário, este trabalho "Chop Shop" está deveras interessante. :badgrin: :badgrin:
Estou curioso pelo resultado final. Continua.
Um Abraço
M.H.
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Obrigado pelos vossos comentários. Esta é uma ideia para se ir fazendo. Não tenho nenhum plano para o terminar, apenas o que quero fazer: pretendo fazer um modelo completo, com chassis correcto e motor, que permita a abertura das 4 portas, do capot-motor e da bagageira.

Numa segunda fase, queria fazer uma segunda versão deste modelo, na versão 156 GTA do ETCC e, quem sabe, se uma outra versão da Sportwagon :roll:

Mas para tal, tenho de obter uma base que me pareça um Alfa 156. Pode parecer um trabalho meio aparvalhado, mas, aos poucos, vou ficando mais satisfeito com o resultado. Este fim-de-semana, recebi um incentivo do Pedro Costa que, comparando a minha versão com a original, reconheceu que o trabalho efectuado até agora tem evoluído na direcção certa. Naturalmente, apenas perante a comparação é que as diferenças são perceptíveis, mas isso é o suficiente para mim! Até pq ele próprio começou a identificar algumas incorrecções que ainda existem :badgrin:

É verdade que um trabalho desta natureza requer muita atenção e motivação, implicando que não me possa dedicar a outras coisas. Mas neste momento da minha vida, não posso fazer melhor que isto. Gostava de terminar alguns dos outros projectos que tenho em curso, mas vão ter de esperar mais um pouco.
FSousa Escreveu:Quem corta, cola e volta a cortar, ou não tem nada que fazer ou...
Anda-nos a empatar... :badgrin:
Será que nunca vai chegar a pintar ? :D

Obrigado pelas dicas que me tens dado. Seja para este ou para outro, vão ser sempre uteis :wink:

FSousa Escreveu: Já agora, acho que o capô do motor está "comprido" de mais... É melhor cortar. :mrgreen:
Por acaso, até penso que a frente está ligeiramente curta demais, em especial na zona dianteira do para-choques. Já pensei em cortar o capot-motor transversalmente e acrescentar material (como fiz para a traseira), mas não estou convencido de que o problema não esteja apenas no para-choque. Assim que tenha algum tempo, vai ser a zona a observar cuidadosamente...

alvarol Escreveu:Então João? por favor não "desligues a tomada" outra vez! gostava de poder vêr a continuação desta verdadeira aventura!...com um chapéu e um chicote, eras o "Indiana Jones" do modelismo nacional! :D ... Sempre à procura de novas fronteiras! isto é mais adictivo do que o "morangos com açucar! e já fui aprendendo umas coisas com as tuas experiências, por favor, dá-me mais uns episódios! ok? 8))
Alvarol, sejas bem aparecido :badgrin:

Não tenho nada de novo para apresentar, até pq as alterações que posso ir fazendo são difíceis de fotografar e apresentar sem cair na repetição e se tornar enfadonho (nem que seja para alguns!). Há que betumar e lixar, medir, betumar e lixar, até considerar que está correcto. E como as proporções estão relacionadas, muitas vezes é necessário mexer noutra zona pois o erro está ai e não onde parece. Ontem à noite descobri que as cavas das rodas traseiras estão 2 mm mais para a frente que deveriam, e apenas me apercebi disso pq a correcção da traseira o mostrou!

Não tenho a experiência (e a capacidade) de alguns produtores do mercado, ou até de alguns modelista que com projectos parecidos que podemos acompanhar na net, mas tb reconheço que este não é o modelo ideal para começar nestas aventuras. Um Lancia Delta HF Integrale 16V a 1/12 era mais fácil... :roll:

Mas tenho algumas fotos de um "workshop" de férias que devo colocar aqui para evitar abrir mais um tópico sem nexo. Afinal, a experiência destina-se a este modelo e não ao utilizado. Se estivesse pronto, teríamos aqui mais alguns Alfas 156 eh, eh

alvarol Escreveu:Quase que adivinho a tua relação com o modelismo, procuras algo que não está lá! e como não está, fazes-te ao desafio, e o que não estava, passou a estar! (parece a conversa de um maluco, mas espero que me tenham percebido! :D )

Continuo a admirar a tua coragem e a facilidade com que dissecas um modelo, e penso que não estarei longe da verdade quando penso que de toda essa perseverança e "experimentação" um dia teremos um novo fabricante artesanal no mercado modelístico!...engano-me? nã!...bem sei que gostavas! e que muíto modelismo vai nessa "Alma"...(pontinhos)
Obrigado. De facto quero algumas coisas que não existem, e tento obtê-las. Mas não posso deixar de ficar algo frustrado qd vejo vídeos como o do showroom da MFH ou até os modelos acabados em exposições. É que esta permanente insatisfação acaba por impedir a finalização dos modelos, seja pq quero sempre mais, seja pq me acabo por dispersar. E se tenho modelos excelentes à espera de ser feitos...!

Adolfo Escreveu: Realmente a tua força de vontade e animo para estas trasformações todas saõ de louvar, fazes yoga para teres essa pachora toda?
Continua assim nós aprendemos mais um bocado, eu cada vez que vejo as rodas do meu kit da Honda penso no teu Alfa mas depois volto a meter as rodas na caixa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Nem sempre tenho vontade para pegar neste modelo. Não fosse gostar tanto dele, e querer à força ter um, que já teria voado algumas vezes. Tb tenho os meus ataques de fúria eh, eh. Mas o que custa é começar... depois entranha-se :wink:

borntobedevil Escreveu: - Não te aconselho a alta costura, pois essa profissão em homens traz uns vícios mais esquisitos que o da cola!!!!! :twisted: :twisted:

João
lumeboo2
Registado: quarta nov 14, 2007 4:31 pm
Contacto:

Mensagem por lumeboo2 »

Sempre me deijas impresionado cos teus projectos amigo João. Espero màis avances.
Unha aperta.
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"
Responder