Ferrari 512 TR

Partilha aqui os teus dotes de modelista
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Re: Ferrari 512 TR

Mensagem por art »

Pois é, João, perdendo tanto tempo a elaborar esta história toda, depois queixe-se que tem pouco tempo para o Modelismo... :D :D

Mas que história magnífica!
E ainda há quem não goste dos Ferrari! Mesmo depois de observar estas magníficas imagens!

AVANTI!!!

Art
scirocco
Registado: segunda jan 08, 2007 10:06 am

Mensagem por scirocco »

Já me sinto um pouco melhor, afinal a minha "bacurada" serviu de ponto de partida para uma impressionante aula de história.
Obrigado João, de facto apenas conhecia os modelos de 56 e 57, os primeiros da dinastia.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Mensagem por JMCARC1 »

art Escreveu:Pois é, João, perdendo tanto tempo a elaborar esta história toda, depois queixe-se que tem pouco tempo para o Modelismo... :D :D
Eh, eh. Por acaso já tinha o levantamento histórico começado para ter colocado nos primeiros posts, mas acabei por pensar que ninguem iria gostar. Antes de começar um modelo, gosto de saber a sua história e o que representa para a marca e para a história do automóvel em geral... ajuda a ganhar inspiração.
scirocco Escreveu:Já me sinto um pouco melhor, afinal a minha "bacurada" serviu de ponto de partida para uma impressionante aula de história.
Obrigado João, de facto apenas conhecia os modelos de 56 e 57, os primeiros da dinastia.
Não há problema :D Tb já tinha lido essa explicação algures, mas na altura apenas sorri. A
verdade, é que são essas ideias que ajudam a alimentar o "mito".

Ainda bem que gostou.

João
art

Mensagem por art »

JMCARC1 Escreveu:Eh, eh. Por acaso já tinha o levantamento histórico começado para ter colocado nos primeiros posts, mas acabei por pensar que ninguem iria gostar. Antes de começar um modelo, gosto de saber a sua história e o que representa para a marca e para a história do automóvel em geral... ajuda a ganhar inspiração.
Por acaso já tinha pensado a mesma coisa. Poderíamos abrir um género de "nova era" neste sub-fórum.
Ao publicitarmos um novo "trabalho em progresso", colocaríamos uma síntese que focasse a história e importância do carro real, bem como uma pequena avaliação do kit que o representasse.

Era só uma idéia, que precisaria de ser trabalhada. Colaboração precisa-se...

Art
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

art Escreveu:Por acaso já tinha pensado a mesma coisa. Poderíamos abrir um género de "nova era" neste sub-fórum.
Ao publicitarmos um novo "trabalho em progresso", colocaríamos uma síntese que focasse a história e importância do carro real, bem como uma pequena avaliação do kit que o representasse.

Era só uma idéia, que precisaria de ser trabalhada. Colaboração precisa-se...

Art
Eu alinho disso!

João
alvarol
Registado: quinta jan 24, 2008 9:42 pm

Mensagem por alvarol »

Boas Pessoal !, podem contar comigo, na verdade o meu (eventualmente, o nosso!?) entusiasmo pelo modelismo vem da minha paixão pela escala 1/1.

Muitas vezes é não só o fascínio pelas belas formas e linhas dos de tamanho real, mas também a história e os mitos que por vezes surgem no seguimento da mesma! a boa prova disso foi o post do nosso colega Scirocco, que tendo lido algures "o mito" aqui o afixou, por isso de certa forma o mito também faz parte da história... :D

Quanto à vossa ideia, ela agrada-me imenso! assim podemos não só partilhar conhecimentos e aprendermos todos um bocadinho uns com os outros! e acho que enriquecendo muito este nosso fórum... 8)
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
art

Mensagem por art »

Porreirinho, vou fazer isso já com o meu próximo modelo (visto que terminei o Ford Focus)
Art
scirocco
Registado: segunda jan 08, 2007 10:06 am

Mensagem por scirocco »

alvarol Escreveu: Quanto à vossa ideia, ela agrada-me imenso! assim podemos não só partilhar conhecimentos e aprendermos todos um bocadinho uns com os outros! e acho que enriquecendo muito este nosso fórum... 8)
Quando apresento um novo trabalho tento fazer um pouco isso (casos do Mustang e do 959), nada que se compare a maravilhosa aula de história realizada pelo amigo João, mas dentro dos meus parcos conhecimentos tento enquadrar o modelo no espaço, no tempo e eventualmente acrescentando uma ou outra curiosidade acerca do mesmo. Penso que é uma mais valia que enriquece o tópico e por consequencia o Forum, pois aumenta as fontes de partilha de conhecimentos.
Espero é não cometer mais nehuma "calinada" :mrgreen: , nem que seja "mitológica". E se tal acontecer, conto convosco para me corrigir, como fez e muito bem o Alvarol.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Morbius
Registado: segunda nov 26, 2007 11:07 am

Mensagem por Morbius »

Podem contar comigo logo que a MvAgusta esteja concluida...
No que diz respeito a Ferrari tenho ai uns 50 livros sobre o assunto ( e 1 doenca eu sei) por isso qqer duvida
ha tb muito material penso que o ainda existente Ferrari clube de Lisboa
as fotos e algumas fontes e que desconhecia...
nas motas tb tenho la imensa tralha...usem e abusem
:twisted:
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
viewtopic.php?f=5&t=9303" onclick="window.open(this.href);return false;
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421" onclick="window.open(this.href);return false;

" So Many Idiots ... So Few Bullets" :(
nuno22467
Registado: segunda fev 19, 2007 10:29 pm

Mensagem por nuno22467 »

Viva a todos,
Não podia estar mais de acordo neste ponto!
São tantas as curiosidades «de bastidor», tantos os mitos, tantos os sucessos e fiascos e tantos os números e letras mágicos na História do automóvel, que divulgá-los e debatê-los só pode completar de forma (ainda mais) interessante e didática a arte do modelismo.
Se já fazia anteriormente algumas referências históricas, agora vou passar a apresentar sempre os meus modelos nesse contexto.
Bem Hajam as boas ideias!
Já agora, João, dou-lhe os meus parabéns pela ciência e método com que tem apresentado tanto o 512TR, bem como o «stand-by» Alfa.
Cumprimentos,
Nuno.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
ProfeSM
Registado: segunda mai 24, 2004 5:55 pm
Contacto:

Mensagem por ProfeSM »

:D Boas João, e eu é que sou o Professor!!? Como diria o Scolari... Que grande aula, muito obrigado pelas informações, fotos e pela dualidade de não só termos acesso privilegiado a esta excelente montagem como à descrição completa do modelo envolvido. Muitos parabéns e boa continuação do trabalho. De Beja um abraço do ProfeSM.
Morbius
Registado: segunda nov 26, 2007 11:07 am

Mensagem por Morbius »

Ja agora ProfeSM 1 questão :
É normal quase todos os anos dar 1 pulo à ja tão conhecida OVIBEJA ,em grande parte graças às transcendentes iguarias que é frequente haver...
Como se diz ....pela boca morre o peixe ,ou sera o estomago.... :P
Vcs ja pensaram alguma vez fazer la qqer coisa que diga respeito a este nosso hobby?
assim era o util ao agradavel....
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
viewtopic.php?f=5&t=9303" onclick="window.open(this.href);return false;
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421" onclick="window.open(this.href);return false;

" So Many Idiots ... So Few Bullets" :(
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Ainda bem que o texto de introdução histórica foi apreciado eh, eh. Afinal todos temos um pouco de professores, mesmo se alguns é que tem de ser avaliados :lol:

No defunto Racingrid, costumava colocar a introdução história antes de apresentar o modelo, mas como não era habito por aqui, achei que o melhor seria passar logo ao assunto... afinal gostamos todos de uma boa história...

Qt ao 512TR, tenho andado a ganhar coragem para o passo seguinte: reproduzir o interior das portas... é que, devido à forma da carroçaria, metade tem de ser feito na carroçaria, metade no chassis.... medo! Espero colocar ainda esta semana algumas fotos deste passo :wink:

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Bem, e como o prometido é devido, aqui ficam umas fotos dos pequenos progressos da semana.

Continuando nas portas, colei as aletas características do modelo.

Imagem

O modelo original tem 5 aletas, mas apenas a 2 e 4 se prolongam da vista exterior para o interior da portas.

Imagem

Esta característica é extremamente difícil de moldar, particularmente devido à necessidade da inclinação da saida do molde. A solução escolhida pela Tamiya passa pela união das duas peças ficar na zona de inicio das aletas.

Imagem

Se esta opção já dificultava um pouco, as contas da marca Japonesa tb não ficaram bem feitas. É verdade que isto apenas se nota no caso de termos aberto a porta... :lol:

Imagem

Em seguida cortei a peça interior, de forma a separar as duas metades...

Imagem

Imagem
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Voltando ao exterior das portas, desbastei a junta de união das peças que formam as aletas, primeiro com o x-acto, e depois com uma lixa...

Imagem

... e betumei as juntas, com betume diluido aplicado com um pincel, tanto na união transversal como na longitudinal.

Imagem

Imagem

Em seguida, foi o lento trabalho de lixa, feito com muito jeitinho, pois as aletas são bastante frágeis.

Imagem

No final, o resultado é bem melhor....

Imagem

Imagem

E é nesta fase que estou... espero que estejam a gostar de acompanhar.

João
Responder