Projecto MODEL ART 43: Mitsubishi Gardemeister RP2007

Mostra aqui os teus projectos finalizados
Post Reply
art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Projecto MODEL ART 43: Mitsubishi Gardemeister RP2007

Post by art » Sun Mar 22, 2009 12:30 pm

Bom dia:

Finalmente, termino um modelo com decalques inteiramente vectorizados e impressos a "micro dry".
Claro que se seguirão, muito brevemente, outros que estão na "linha de montagem".

Decidi acabar este primeiro, devido ao facto de terem sido deste carro alguns dos primeiros decalques impressos em transferência térmica, como experiência, pensava eu, condenada ao fracasso.
Foram alguns destes os primeiros a passar a decalque, apenas para "fazer a mão". Surpreendentemente, ficaram tão bons que decidi fazer o resto do carro.

Para tal, usei um modelo que adquiri, bem baratinho, na Automobilia de Aveiro. Penso ser da Altaya, pois se fosse da IXO tal seria mencionado no fundo da base, o que não acontece.
01.jpg
01.jpg (80.34 KiB) Viewed 8131 times
Rali: Vodafone Rali de Portugal 2007
Modelo: Mitsubishi Lancer WRC
Piloto/Navegador: T.Gardemeister/J.Honkanen
Classificação Final: Abandono PEC 4
Miniatura: Base Altaya (?)
Pintura: Spray "Motip", após decapagem da base
Decoração: Decalques caseiros, impressão "micro dry"
Interiores: Inclusão de algum "scratch built", com recurso a videos recolhidos pelo autor no local
Jantes: Em resina, "duplicated by Devil" :D (muito obrigado, Rui!) "painted by me" :D
Acessórios: "Roll bar", cintos, depósito, grelha frontal, "ganchos" diversos, palas e antenas de produção própria

Art
Attachments
02.jpg
02.jpg (179.01 KiB) Viewed 8133 times
03.jpg
03.jpg (178.39 KiB) Viewed 8130 times
04.jpg
04.jpg (182.99 KiB) Viewed 8126 times
05.jpg
05.jpg (122.87 KiB) Viewed 8121 times

EmidioSousa
Posts: 295
Joined: Tue Mar 14, 2006 2:39 pm

Re: Projecto MODEL ART 43: Mitsubishi Gardemeister RP2007

Post by EmidioSousa » Sun Mar 22, 2009 12:34 pm

Boas Art

ta muito fixe ,os decalques estão muito boms

Cump+
Emidio sousa

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Projecto MODEL ART 43: Mitsubishi Gardemeister RP2007

Post by Adolfo » Sun Mar 22, 2009 2:47 pm

No final o resultado só poderia ser excelente, agora estou de boca aberta pela qualidade dos decalques, e das jantes que estão muito boas :twisted:
Realmente pegando num "carrito" banal da altaya pode-se fazer maravilhas.... únicas.
Um abraço
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Projecto MODEL ART 43: Mitsubishi Gardemeister RP2007

Post by borntobedevil » Sun Mar 22, 2009 4:33 pm

Art quanto aos teus trabalhos já pouco há a dizer, é preciso conhecer muito bem o modelo em questão para te poder apontar algum erro se existir, coisa que não acontece comigo! =D>
Mas deste modelo o que mais gosto é das jantes! :twisted:
Fora brincadeira nunca pensei que o resultado final fosse esse! :D

A parte dos decalques "Micro-Dry" conseguem fazer um modelo muito mais limpo e mais legivel, a diferença é mesmo muito grande!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

josecam
Posts: 550
Joined: Thu Mar 22, 2007 3:11 pm
Location: Ponta Delgada

Re: Projecto MODEL ART 43: Mitsubishi Gardemeister RP2007

Post by josecam » Sun Mar 22, 2009 10:27 pm

Muito bom.
Decalques impecaveis, só uma duvida, não faltam as linhas dos paineis.

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Projecto MODEL ART 43: Mitsubishi Gardemeister RP2007

Post by borntobedevil » Sun Mar 22, 2009 10:50 pm

josecam wrote:Muito bom.
Decalques impecaveis, só uma duvida, não faltam as linhas dos paineis.
Zé no que tu te foste meter!!!!!!!!!! :twisted:
O Art não faz as linhas dos paineis...
Ainda não percebi porque, mas talvez ele explique!!!!!! :twisted:

:twisted: Devil :twisted:
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

EmidioSousa
Posts: 295
Joined: Tue Mar 14, 2006 2:39 pm

Re: Projecto MODEL ART 43: Mitsubishi Gardemeister RP2007

Post by EmidioSousa » Sun Mar 22, 2009 11:20 pm

Boas

heheheh já estão a meter lenha na fogueira .

Cump+
Emidio Sousa

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Projecto MODEL ART 43: Mitsubishi Gardemeister RP2007

Post by borntobedevil » Sun Mar 22, 2009 11:24 pm

Eu???!!!!!! O:)

O:) Devil O:)
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

prorallye43
Posts: 371
Joined: Thu May 11, 2006 10:37 am
Location: Leiria

Re: Projecto MODEL ART 43: Mitsubishi Gardemeister RP2007

Post by prorallye43 » Mon Mar 23, 2009 1:24 am

Boa Noite Caros Amigos,

Art, sem comentários...

No entanto, uma questão (tendo em conta as tabelas de cores combinadas), qual foi a combinação de cores que utilizaste para a impressão dos laranjas e amarelos torrados destes decalques? Estou francamente surpreendido com os resultados.

Obrigado.

Um abraço.

João
Image

User avatar
Pedro Miguel Costa
Posts: 1306
Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
Location: sintra

Re: Projecto MODEL ART 43: Mitsubishi Gardemeister RP2007

Post by Pedro Miguel Costa » Mon Mar 23, 2009 2:01 am

Mais um belo exemplo de modelismo,ficou bem bonito
Parabens
Um abraço

nvl68
Posts: 58
Joined: Sun Sep 02, 2007 1:58 am
Location: Lisboa

Re: Projecto MODEL ART 43: Mitsubishi Gardemeister RP2007

Post by nvl68 » Mon Mar 23, 2009 2:17 am

Boa noite Art,

Vais-me desculpar, mas os números "17" neste carro (nem em outro qualquer) não tinham debrum a branco. Isso é defeito da impressora "Micro Dry" ou usaste uns decalques do comércio?? Estes sim muitas vezes trazem pequenos defeitos.
Eu tenho uma folha de decalque para fazer esta versão, comprada no comércio. Devias seleccionar melhor os teus modelos para não perderes tempo com produções caseiras que existem no mercado a baixo preço e dedicares-te a modelos que não aparecem por aí facilmente.
(Mas isto é só uma opinião pessoal).
E já agora, onde estão as tuas famosas riscas dos painéis? Já deixaste de as fazer?

Abraço
Nvl68

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Projecto MODEL ART 43: Mitsubishi Gardemeister RP2007

Post by art » Mon Mar 23, 2009 5:34 am

Bom, parece que estou a ser "atacado" na minha "honra".
Ena pá, ao que parece, existem folhas de mercado para todos os modelos que faço.
As placas são todas compradas no comércio... enfim... :?

A chatice toda é que gostava de poder provar com os desenhos originais, mas como o faço aqui, pois estão em Illustrator?
Se calhar é melhor nem me dar ao trabalho...

Ah e as "riscas" dos painéis estão lá... não sei qual a dúvida...

Quanto às combinações de cores, que tanto intrigam:
"Kodak Process Orange", "Yellow", "OKI Opaque White", pois o "White" normal não pega por cima das outras - compradas à Tango Papa e à Swift Click. Será necessário mostrar as facturas, ou, só por esta vez, acreditam em mim?

Quanto aos "17" com "debrum": trata-se, efectivamente, de uma falha. O Laranja não ficou EXACTAMENTE por cima do "undercoat" branco. Tenho outros para imprimir (na próxima 4ª Feira, espero eu), pois até ficaram escuros. Espero não terem o tal "debrum". se se reparar, o branco não está a toda a volta dos algarismos. Às vezes há um ligeiríssimo desacerto, nestas impressoras. Se não levasse o "undercoat", o laranja ficaria irreal, pois as cores são translúcidas e não opacas.
Como disse, tratou-se de uma primeira experiência, condenada ao fracasso. Mas até que gostei do aspecto final... se nem todos o consideram, respeito, mas nada posso fazer...

Enfim...

Art

RPR
Posts: 78
Joined: Sat Sep 29, 2007 11:50 pm
Location: Coimbra

Re: Projecto MODEL ART 43: Mitsubishi Gardemeister RP2007

Post by RPR » Mon Mar 23, 2009 2:50 pm

nvl68 wrote:
Eu tenho uma folha de decalque para fazer esta versão, comprada no comércio. Devias seleccionar melhor os teus modelos para não perderes tempo com produções caseiras que existem no mercado a baixo preço e dedicares-te a modelos que não aparecem por aí facilmente.
Boas.

Excelentes modelos =D> =D> =D>
As decalques ficaram ***** :D

Mas como diz o Nuno, esta folha de decalques existe da Provence Miniature, tem um bom acabamento e não dá tanto trabalho :wink: .
A minha miniatura foi feita com essa folha, o único logo que tive de arranjar foi o "ENDLESS" na asa traseira.

Quanto as linhas nos paineis que alguns falam, ..... eu tb nunca as desenho 8) , á escala 1/24 ainda se conseguem fazer bem e ficar com o traço preto bem preenchido, á escala 1/43, o traço não fica bem, mesmo utilizando as canetas indicadas, tem sempre falhas. :|

Um abraço

RPR

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Projecto MODEL ART 43: Mitsubishi Gardemeister RP2007

Post by art » Mon Mar 23, 2009 3:34 pm

Obrigado, RPR, pelo comentário.

Por uma única vez, vou tocar neste assunto, pois não quero alimentar o "diz-tu-direi-eu".
Na realidade, EXISTIU essa folha da Provence (ou será Heco... ou será o-outro-nome dos actuais donos?).
Quando adquiri o kit do Mitsubishi do Araújo, pensei em fazer, também, o do Gardemeister. Só que, dar 130 € por dois kits não estava nos meus planos financeiros, na altura.
Quando me resolvi a comprá-lo, já o Mário Rui - que ambos conhecemos - tinha vendido todo o "stock" a um membro deste Fórum.
Tentei contactar a Provence, mas eles mudaram de dono e soube que a folha está esgotada há muito.
Quando tentei fazer experiências de impressão, foi precisamente o logo da "Koti Idea" que vectorizei, pois fui informado por outro membro do Fórum - o Ciclotron - que seria muito difícil atingir certas cores em "micro dry", nomeadamente, os "laranjas". Foi assim que adquiri, um bocado carotas, duas cartridges da Kodak, as "Process Orange". O resto está à vista e não quero entrar em mais pormenores, pois tornar-se-ia um tanto doloroso.

Em relação às tais linhas, eu sou defensor das mesmas, embora saiba que o RPR não o é. Ambas as posições são defensáveis, é claro. Já fui elogiado, por alguns membros deste mesmo Fórum, por as fazer tão finas. Ao vivo não têm nada a ver com as imagens, creia-me.
Agora, que elas lá estão é um facto. Vêem-se na foto 1 e na foto 2, nesta com muito maior nitidez. Na foto 3 até se nota que eu fiz mal a linha da tampa do depósito (o que já foi corrigido). Sinceramente, não sei porque vocês as não vêem :?

Não vou passar a ser sarcástico, nem passar a mandar "bocas" com segundo sentido, só porque fui acusado de mentiroso (ou falso). Pelo menos, para me acusar de uma coisa mais grave, um dos membros do Fórum enviou-me uma MP.

Agora, peço-lhe um favor: verifique se as placas do rali são iguais às que tem no seu modelo. É que me lembro que as placas da Provence tinham o "lettering" errado. Agradecia que me pudesse confirmar isso.

Um abraço

Art

RPR
Posts: 78
Joined: Sat Sep 29, 2007 11:50 pm
Location: Coimbra

Re: Projecto MODEL ART 43: Mitsubishi Gardemeister RP2007

Post by RPR » Mon Mar 23, 2009 7:14 pm

art wrote:Agora, peço-lhe um favor: verifique se as placas do rali são iguais às que tem no seu modelo. É que me lembro que as placas da Provence tinham o "lettering" errado. Agradecia que me pudesse confirmar isso.
Art
Boas

O "lettring" parace-me igual. :? Elas são é muito "pobres"!!!!.
- As do capot não têm o "degradet" do vermelho da Vodafone para o branco da base e falta tb, " AUTOMOVEL CLUBE DE PORTUGAL" .
- As da porta falta "WRC" e "AUTOMOVEL CLUBE DE PORTUGAL 2007".

No meu modelo, como aproveitei uma folha do A. Araujo, tenho essas placas :( , posteriormente, as caseiras que arranjei, tanto as do capot como da porta e do tejadilho, já estão corrigidas.

Um abraço

RPR

Post Reply