Duvidas sobre Primarios, Verniz????

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
dias
Registado: quarta fev 11, 2004 3:13 pm

Mensagem por dias »

SEICA Escreveu:Bom dia

Peço desculpa por retomar este tópico.... preciso de ajuda quanto aos primários.

Já sei que as cores são cinza e branco....e que a Tamiya tem.

- Mas é em latinhas ou spray ?

- Se eu for a uma drogaria ou ao Max mat ou AKI por exemplo...alguns dos primários que lá vendem servem ? Quais?

Obrigado pela atenção

Cumprimentos a todos e bons trabalhos.

Seica
Usa os da Tamiya... em latinhas de spray.
Eu há pouco tempo comprei um primário da Motip (Aki) que é indicado para modelismo, mas não gostei nada.
Imagem
nuno22467
Registado: segunda fev 19, 2007 10:29 pm

Mensagem por nuno22467 »

Olá,
Os primários em spray Vallejo também são muito bons, há preto, cinzento claro, cinzento escuro e branco. São latas de 400ml e só custam mais ~3Eur.
Cumpts.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
NoBrakes
Registado: terça fev 10, 2004 7:47 pm
Contacto:

Mensagem por NoBrakes »

nuno22467 Escreveu:Olá,
Os primários em spray Vallejo também são muito bons, há preto, cinzento claro, cinzento escuro e branco. São latas de 400ml e só custam mais ~3Eur.
Cumpts.
também só tenho utilizado os da Tamiya, estes da Vallejo parecem ser fixes!

Nuno, o primário branco da Tamiya é mais fino que o cinza, também há este tipo de diferença nos da Vallejo, ou são todos iguais. Já agora, comparativamente aos da Tamiya em termos de grão, são mais parecidos com o cinza ou com o branco

gracias
odraciR
Registado: sexta dez 14, 2007 10:29 am

duvidas...

Mensagem por odraciR »

meus caros, vou aproveitar este tópico para colocar algumas questões...

poderei comprar verniz e promário em lojas tipo MestreMaco ou Aki ou assim??

que caracteristicas tenho de ter em conta?? :-k

em termos de tintas sei que têm de ser acrilicas, mas e para os primários/verniz?? :-k

abraço... :D
3 anos depois... estou de volta!
Imagem
odraciR

Mensagem por odraciR »

ninguém me dá uma ajudinha.. :(

andem lá!!!
Imagem
nuno22467
Registado: segunda fev 19, 2007 10:29 pm

Mensagem por nuno22467 »

Viva,
Não serei a melhor ajuda no que diz respeito primários e vernizes, mas dou-te a minha opinião: o estireno é muito sensível a certos reagentes cáusticos presentes em muitos primários automotivos ou de bricolage, e na dúvida será melhor evitá-los e gastar alguns €€€ nos Tamiya ou Vallejo. Certo que se alguém aqui no Fórum (Hello!!!) já experimentou algum produto bom e barato se manifeste, tanto melhor!
Quanto aos vernizes, eu uso apenas uma cera acrílica «Future Wax Floor», que é própria para encerar tijoleira; é inócua, lava-se e consegue um brilho natural. Mas neste tema, a malta dos Rallies sabe ajudar-te melhor.
Resumindo, na minha modesta opinião, deve-se usar o melhor primário de marcas próprias para modelismo.
Abraço,
Nuno.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
L. Dias
Registado: quinta jun 02, 2005 5:19 pm
Contacto:

Mensagem por L. Dias »

Por esxperiêcia própria: desaconselho vivamente os primários tipo "Aki", pois tendem a atacar ligeiramente o plástico, deixando-o um pouco rugoso. A capacidade de cobertura também não é a melhor.
O único argumento é mesmo o preço, mas não é suficiente, na minha humilde opinião. Refundi-os para um canto esquecido da garagem, de onde só saem para aplicações de bricolage :roll:

Primários para modelos, para mim, só os da Tamiya e da Gunze (GSI Creos).

Quanto ao verniz, optei pelo de poliuretano (bi-componente) e não mudo ;). Tb há quem "jure" pelos vernizes da Gunze.
O TS-13 da Tamiya não é mau, embora um pouco "temperamental" e tem amores e ódios declarados. ;)

Abraço,
Luís
odraciR

Mensagem por odraciR »

muito obrigado pela ajuda..

tenho agora de tentar arranjar uma lata de primário e uma de verniz para ir "atacar" na minha nova frota de modelos :D :D

vamos lá ver se me safo cá em Coimbra..

caso contrário onde poderei arranjar isso (zona do Porto ou Lisboa) fácilmente, e preferêncialmente que me enviem via CTT...
Imagem
Responder